PS3 PlayStation 3 - Discussão Geral

|Oc|CRASH_OVer disse:
imagine the potencial.... 7spe's parados.
Mas espera, o som ainda só é processado pelo Cell.. nao ha chip de som na ps3 segundo a entrevista mais la acima. algum dos spe's deve estar a trabalhar afinal.

Também ainda não percebi que hardware de som vai ter cada consola. Esquisito. :D
 
Nemesis11 disse:
Sim, mas a novidade naquelas declarações é que o Cell também pode aceder à Vram.

Era bom é que algum site fizesse um artigo sobre o hardware destas duas consolas (e que não viesse da Microsoft :p).

Dizem que pode aceder mas não dizem como. Ser calhar a forma não é tão directa como isso.
A diferença entre memória convencional e memória VRAM é que esta última permite escrita e leitura simultânea. Isto é fundamental porque o circuito que gera o sinal para a imagem precisa de estar constantemente a ler a VRAM (framebuffer). Por isso existe a Vram.

É difícil escrever artigos sobre as consolas porque há muita coisa que ainda não se saber (GPU's). Apesar de se conhecer muito bem o Cell, e menos bem o 3PPC, há pormenores ainda não revelados e muita falta de informação acerca dos GPU's.
 
|Oc|CRASH_OVer disse:
devido ao conhecimento "know-how" dos developers em plataforma PC (ati e nvidia), isso nao é para admirar...

Quando se fazem "ports" de pc para ps3/x360 apenas em 2 meses (a x360 n sei qt tempo), algo de muito basico deve ter acontecido.

Ports??? Há Unreal para ***** (Mac). Se calhar faz mais sentido falar em adaptar o Unreal do Mac para a Xbox 360, não?
 
Xpirit disse:
Ports??? Há Unreal para ***** (Mac). Se calhar faz mais sentido falar em adaptar o Unreal do Mac para a Xbox 360, não?

Nao!
Faz mais sentido em falar de uma adaptaçao do PC para o MAC e do PC para a PS3!! ;)
 
Vou a meio da apresentação da PS3. Ainda falta 1 hora da apresentação mas é realmente impossivel não ficar impressionado com as possibilidades da PS3.
 
DJ_PAPA disse:
Nao!
Faz mais sentido em falar de uma adaptaçao do PC para o MAC e do PC para a PS3!! ;)

Ai é? E há alguma razão para isso?
A versão para PC é em DirectX com optimizações para X86
A do Mac é OpenGL com optimizações para *****
A da PS3 é em OpenGL Light com Optimizações para *****.

Vês alguma semelhança entre duas das 3 hipóteses?
 
Metro disse:
Vou a meio da apresentação da PS3. Ainda falta 1 hora da apresentação mas é realmente impossivel não ficar impressionado com as possibilidades da PS3.

Por alguma razão vos tinha dito que este ano deveriam ter mudado o nome à E3. A designação PS3 é mais ajustada. ahahh! :D
 
A razão pela qual não existe hardware dedicado para o som quer na PS3, quer na Xbox360 é porque um chip dedicado, por muito bom que fosse, estaria limitado a funções específicas, tais como determinado nº de vozes e canais de som, api's proprietárias, entre outras.
Ora, limitando o som a uma thread, é possível fazer o upgrade ou até a reprogramação total do subsistema de som, adicionando capacidades e compatibilidade com api's que surjam entretanto.
Se isto fosse um codec tipo AC97, o fardo do som tiraria alguma velocidade a um cpu single core, num sistema multi-thread, o problema não se coloca, visto que corre no seu próprio processador real ou virtual.

Imaginem ter uma consola com determinado sistema de som e reprogramá-la para adicionar EAX 5.0 ou Blu-Ray Audio, ripping de música de um novo formato, ou semelhante, de acordo com as necessidades da aplicação, é disto que falo.
Só os conversores limitariam a qualidade máxima.
Não admira que a Creative esteja a atacar em força com o X-Fi, tem de mostrar alguma coisa, embora o custo de uma placa de som com 50 e tal milhões de transístores... será que trás benefícios reais ?
 
Xpirit disse:
Ai é? E há alguma razão para isso?
A versão para PC é em DirectX com optimizações para X86
A do Mac é OpenGL com optimizações para *****
A da PS3 é em OpenGL Light com Optimizações para *****.

Vês alguma semelhança entre duas das 3 hipóteses?

O OpenGL pode facilmente ser migrado para qlqr sistema, i.e., Doom3 Linux/Mac, versão convertida dos PC's, até para telemóveis, não é por aí...
O motor Unreal desde o início que tem uma versão OGL não suportada em pc, tal como o FarCry.
 
O que tu queres dizer é que ambas não vão ter processador de áudio dedicado.

Hardware de som existe sempre pq tem que debitar cá para fora alguma coisa.
Não se sabe nada quanto a saídas, digitais ou analógicas, etc. Se vai ter DAC's ou não, etc.
Quanto ao processamento do som (isto é, gerar o stream seja ele qual for) creio que é + - claro que será entregue aos respectivos CPU's pelas razões que avançaste. Aliás, arriscaria a dizer que na PS3 o misterioso SPE desaparecido pode estar dedicado ao som.
 
blastarr disse:
O OpenGL pode facilmente ser migrado para qlqr sistema, i.e., Doom3 Linux/Mac, versão convertida dos PC's, até para telemóveis, não é por aí...
O motor Unreal desde o início que tem uma versão OGL não suportada em pc, tal como o FarCry.

O OpenGL não é migrado. Ele existe em qq plataforma. Quem desenvolve a biblioteca é a Sony/Nvidia.
Um jogo em OpenGL é portado para qq plataforma quase apenas com uma recompilação para essa plataforma desde que não exista optimizações específicas de plataforma.

O problema é quando se pega num jogo desenvolvido em DirectX e se quer passar para uma plataforma onde não existe esta biblioteca. Nesse caso o jogo não é portado mas sim desenvolvido noutra api gráfica. Ou se faz isso ou se usam wrappers o que torna os jogos lentos. Por isso alguns jogos em Mac são lentos para xuxu.
 
Última edição:
blastarr disse:
Sem DAC's vai ser difícil ouvires alguma coisa numa televisão sem descodificador de som digital... :rolleyes:

Ora aí está. Qualquer televisão HD tem descodificadores digitais. Aliás, a ligação da PS3 à TV é por HDMI e se calhar não sabes que esta norma é para video e audio digital. Ou seja, não precisas de teres DAC's na PS3.

A minha dúvida é a seguinte. Quem tiver uma televisão corriqueira e precise de sinal analógico como é que faz? Esse sinal analógico é gerado pela PS3 via DAC's ou simplesmente vão lixar no assunto e vendem um adaptador HDMI->Scart ou coisa parecida com conversores digitais/analógicos no próprio adaptador.

É por isso que digo que há dúvidas quanto ao hardware de som de ambas as consolas.
 
Xpirit disse:
Ora aí está. Qualquer televisão HD tem descodificadores digitais. Aliás, a ligação da PS3 à TV é por HDMI e se calhar não sabes que esta norma é para video e audio digital. Ou seja, não precisas de teres DAC's na PS3.

A minha dúvida é a seguinte. Quem tiver uma televisão corriqueira e precise de sinal analógico como é que faz? Esse sinal analógico é gerado pela PS3 via DAC's ou simplesmente vão lixar no assunto e vendem um adaptador HDMI->Scart ou coisa parecida com conversores digitais/analógicos no próprio adaptador.

É por isso que digo que há dúvidas quanto ao hardware de som de ambas as consolas.

HDMI não foi criado só pq leva a informação gráfica e sonora em formato digital num único cabo...
Isso foi areia deitada aos olhos de quem quis acreditar.
Técnicamente, até o DVI pode fazer isso, com as mesmíssimas fichas e tudo.

A razão é muito simples: DRM
O DVI precisava de um upgrade que implementasse flags para proteger direitos de autor e combater a pirataria, seja de jogos, seja de música, seja de filmes.
Basta o autor/detentor da IP (intelectual property) querer e bye, bye, gravadores de dvd ou VHS... scrambled.
Terá de ter DAC's, sem eles na europa vamos ficar todos sem o som dos jogos PS3 durante uns anos...

Adaptador, duvido.
Tal como o DVI, o HDMI tb pode levar sinal analógico, basta se calhar uma peçazita tipo DVI -> D-Sub.
 
Última edição:
Xpirit disse:
Ai é? E há alguma razão para isso?
A versão para PC é em DirectX com optimizações para X86
A do Mac é OpenGL com optimizações para *****
A da PS3 é em OpenGL Light com Optimizações para *****.

Vês alguma semelhança entre duas das 3 hipóteses?

O jogo foi sempre projectado para Direct_X e X86 desde raiz.
De seguida o jogo foi convertido para Opengl e pouco +.
A versao MAC é OpenGL e que eu saiba nao tem optimizaçoes nenhumas. Teve uma conversao conversao rapida, tal como acontece com todos os jogos para MAC!
Tal como há o Unreal em opengl para Linux......

É que fazer um conversao de uma conversao é capaz de nao dar grande resultado.....

Pra PS3 devem ter pegado na versao opengl e terem feito uma conversao rapida para correr na consola deles.
 
blastr,

Andas a inventar e a desconversar.

Primeiro o que eu disse foi que a norma HDMI é para audio e video digital. Isto é falso? Não! Isto é um facto e para a discussão é isto que é relevante. As verdadeiras razões para a sua criação acho que são irrelevantes. http://www.hdmi.org/
São usadas HDMI porque numa TV precisamos de video e audio. Numa televisão com ficha DVI temos que tranportar o audio por outro cabo o que não é prático.
Bom, voltando ao tópico, se a PS3 tem fichas HDMI é pq o audio vai ser enviado digitalmente.


Dizes que tecnicamente o DVI pode fazer o mesmo o que não é verdade. É um standard para video apenas. http://www.interfacebus.com/Design_Connector_Digital_Visual_Interface_DVI_Bus.html

O HDMI pode ser visto como um DVI (single link)+ 8 canais de audio digital.
 
Última edição:
DJ_PAPA disse:
Pra PS3 devem ter pegado na versao opengl e terem feito uma conversao rapida para correr na consola deles.

Tanta conversa para acabares naquilo que disse. Isto é, faz mais sentido pegar na versão para Mac e passá-la para Xbox 360. Não vos percebo. Parece que não chegam sequer a ler o que os outros escrevem.
 
Entre converter de uma versão "capada" na velocidade a que corre por causa dos compromisso que tem com o interface do OS residente, e uma versão que corre a full-speed, duvido que vão pegar na que está "remendada"...
 
Xpirit disse:
Tanta conversa para acabares naquilo que disse. Isto é, faz mais sentido pegar na versão para Mac e passá-la para Xbox 360. Não vos percebo. Parece que não chegam sequer a ler o que os outros escrevem.

Podem ter pegado na versao Linux!

Mas o inicio foi sempre em X86/windows, por isso qq conversao que haja começa sempre nesta.
 
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