A razão pela qual não existe hardware dedicado para o som quer na PS3, quer na Xbox360 é porque um chip dedicado, por muito bom que fosse, estaria limitado a funções específicas, tais como determinado nº de vozes e canais de som, api's proprietárias, entre outras.
Ora, limitando o som a uma thread, é possível fazer o upgrade ou até a reprogramação total do subsistema de som, adicionando capacidades e compatibilidade com api's que surjam entretanto.
Se isto fosse um codec tipo AC97, o fardo do som tiraria alguma velocidade a um cpu single core, num sistema multi-thread, o problema não se coloca, visto que corre no seu próprio processador real ou virtual.
Imaginem ter uma consola com determinado sistema de som e reprogramá-la para adicionar EAX 5.0 ou Blu-Ray Audio, ripping de música de um novo formato, ou semelhante, de acordo com as necessidades da aplicação, é disto que falo.
Só os conversores limitariam a qualidade máxima.
Não admira que a Creative esteja a atacar em força com o X-Fi, tem de mostrar alguma coisa, embora o custo de uma placa de som com 50 e tal milhões de transístores... será que trás benefícios reais ?