Phenom @ 3Ghz com 3 GPUs

Já agora... Podias explicar a diferença entre um Core nativo e um não nativo?

É que eu não sei...





cumpzZz

Neste caso é que simplesmente a AMD está a fazer um quad-core mesmo de raiz.. são 4 cores individuais no mesmo die.

A Intel pega em 2 Core2Duo e junta-os para fazer um quad-core.. o Q6600 é simplesmente 2 E6600 juntos.

Acho que eventualmente a Intel também quer fazer quad-core nativos.. mas sai mais barato fazer assim.. i think.

Cumps
 
Neste momento era melhor colar duas dies no mesmo package do que ter que criar uma nova arquitectura e a arquitectura da Intel como não era assim tão velha por isso este caminho que eles escolheram foi o melhor agora os 4-core nativos seram os Nehalem em 32nm
 
Ai sim??Tens testes que comprovem isso?
isso é o comentário para o barulho pá...o que eu afirmei não é mais que uma questão de bom-senso! uma arquitectura desenvolvida pensando de inicio em 4 nucleos não está sujeita aos problemas de um bundle de 2 cpu de 2 nucleos ligados...ou estou em erro? O.o
 
Sim mas se a arquitectura dos 4-core MCM for superior ao nativo vai ganhar o MCM;) tudo depende da arquitectura
 
Sim mas se a arquitectura dos 4-core MCM for superior ao nativo vai ganhar o MCM;) tudo depende da arquitectura
isso parece-me francamente improvável...um multi-chip é uma opção viável de momento, em que a maior parte das aplicações não está propriamente optimizada para utilizar os 4 cores...mas quando se utilizam 3 (ou os 4 mesmo) dos 4 nucleos, MCM vs quadcore nativo é uma guerra perdida para um MCM...isto, claro tendo em conta a arquitectura dos CPU actuais.
 
isso é o comentário para o barulho pá...o que eu afirmei não é mais que uma questão de bom-senso! uma arquitectura desenvolvida pensando de inicio em 4 nucleos não está sujeita aos problemas de um bundle de 2 cpu de 2 nucleos ligados...ou estou em erro? O.o

Vantagens de Nativo:

Menor latência em aplicações multicore.
No bottleneck em aplicações multicore.
Melhor aproveitamento da cache partilhada.
Melhor aproveitamento do die com menos partes redundantes.
Melhor aproveitamento energético.
In the long run é a única solução.

Vantagens de dois dies colados:

Custos de desenvolvimento mt reduzidos.
Time to market.
CPU bind mais efectito.
Melhores yields por cpu.

Ou seja mais tarde ou mais cedo tem k se ir para nativo a Intel só está a atrasar o inevitável, quando eram um nicho de mercado a Intel fez bem, mas hj em dia os quad core já são mainstream e a Intel vai desperdiçar mt capacidade de produção enquanto n passar para uma solução nativa.
 
Vantagens de Nativo:

Menor latência em aplicações multicore.
No bottleneck em aplicações multicore.
Melhor aproveitamento da cache partilhada.
Melhor aproveitamento do die com menos partes redundantes.
Melhor aproveitamento energético.
In the long run é a única solução.

Vantagens de dois dies colados:

Custos de desenvolvimento mt reduzidos.
Time to market.
CPU bind mais efectivo.
Melhores yields por cpu.

Ou seja mais tarde ou mais cedo tem k se ir para nativo a Intel só está a atrasar o inevitável, quando eram um nicho de mercado a Intel fez bem, mas hj em dia os quad core já são mainstream e a Intel vai desperdiçar mt capacidade de produção enquanto n passar para uma solução nativa.

Contradição pura.
 
Sim a Intel como é normal terá que passar para nativo mas isso não quer dizer que uma solução nativa seja sempre melhor que 2 dies colados
 
Neste momento era melhor colar duas dies no mesmo package do que ter que criar uma nova arquitectura e a arquitectura da Intel como não era assim tão velha por isso este caminho que eles escolheram foi o melhor agora os 4-core nativos seram os Nehalem em 32nm
Dude... Nehalem ainda são a 45nm... ñ te esqueças que a intel tá naquela cena dos tick-tock... estes 1ºs cpu's a 45nm são 1 actualização dos Core-Duo... a nova arquitectura "Nehalem" ainda será lançada a 45nm, com o possível "refresh" a 32nm... Acho muito improvavel a Intel mudar os processos de fabrico nas fábricas apenas para aquilo durar 1 anito... é mta pasta (€€€).
Quanto à AMD... espero que estes Phenom e afins sejam muito bons... para já, para a AMD ganhar uns €urecos que bem estão a precisar... depois porque é preciso muita concorrência para voltar a "picar a mula" pra frente... Ainda se lembram ha 3anos atras que a "mula" (Intel) andava sentadinha à sombra da bananeira?...

Cumps...
 
Última edição:
Contradição pura.

N há contradição nenhuma se vires todos os factores.

A Intel pode ter bons yields por CPU e até ser mais agressiva nos processos de fabrico pk só anda a fazer port da arquitectura existente, com pekenos teaks é claro.

Mas n sendo nativo desperdiça mt waffer já k o CPU tem mais partes redundante k noutro caso n existiriam.
Tb caso fosse uma cache partilhada pelos 4 cores podia ser mais pekena com resultados equivalentes e como sabes a cache é a grande parte do die.

Outro factor é k devido a um consumo energético menor numa solução nativa tinha o potencial de atingir velocidades superiores.
 
Acho que os primeiros Barcelona para server ainda saem este mês não é? Eu ando a ver o que faço enquanto o meu system (podem ver ali ao lado) se aguenta relativamente bem... Já pensei em Core 2 Dua E6850 e Core 2 Quad Q6600 G0 (ja me disseram para ir para o Q6600 aqui no forum) mas ja agora quero ver estes Barcelona em acção ;) Depois quando houverem dados era fixe postarem ai umas Reviews e Comparações :)
 
Acho que os primeiros Barcelona para server ainda saem este mês não é? Eu ando a ver o que faço enquanto o meu system (podem ver ali ao lado) se aguenta relativamente bem... Já pensei em Core 2 Dua E6850 e Core 2 Quad Q6600 G0 (ja me disseram para ir para o Q6600 aqui no forum) mas ja agora quero ver estes Barcelona em acção ;) Depois quando houverem dados era fixe postarem ai umas Reviews e Comparações :)

Devem sair em Setembro só.

amd_launch_425.jpg


Depois os Phenom talvez lá para Novembro ou Dezembro.

Cumprimentos
 
Neps n houve!!
Vou ter de esperar para ver se isto bate a Intel para n comprar um Core 2 e depois isto rebentar com eles :S

De Dec 2007 / Jan 2008 para montar novo PC não passa ;)
 
Eu aguento e sim essas datas sao o meu limite de espera LoL Mas qo que parece Q3 eQ4 2007 promete :P PCI Express 2 e Geforce 9 e ainda AMD Phenom vamos ver o meu PC so fez agora dois anos e o que o lixa todo é grafica mas para os jogos que jogo se não puser AA e AF e tudo a medio/high aguenta-se +/- a 1280x1024 :S começa a lixar-se nos jogos mais recentes mas desess muitos nem com as Mid-Range actuais se safam por isso ... não estou a perder muito

EDIT: Ahh e és da mesma cidade que eu Jasy :P LoL
 
Última edição:
Back
Topo