Pentax K200D

Parece-me que essa pontuação atribuida aos JPEG's é mais para quem vêm das P&S e não sabe ir ao menu alterar mas prontos eles têm de ter alguma base de comparação.

Os pontos mais positivos para mim:

- However, with its rubberized grips and steel chassis it feels more like a 'real camera' than some of the rather plasticy competitors.
- The K200D is the only camera in the entry-level segment that feature a top LCD panel.
- If you can live without Live View with the Pentax K200D you get a well-built and weather-sealed body with a top LCD, in-body image stabilization, 11-point AF and arguably the largest viewfinder in its class.

Fotos em RAW
- On the other hand the Olympus is simply not capturing as much detail as the K200D.
- While the Canon JPEG images are clearly better than their Pentax counterparts, when shooting in RAW there is hardly any difference.
- There is not much difference between these images at all. At close inspection the K200D just pulls a little more detail out of its RAW files than the Nikon D60
 
O JPEG é igualmente importante. Mas... Pah, ir ao menu alterar cenas, não queiras imaginar o quanto relativo isso é, quando tens máquinas que permitem muito mais do que um simples ajuste de sharpness, contraste e pouco mais.

Uma cena: A K200D mostra no viewfinder as mesmas informações que mostra no LCD de cima?
 
O JPEG é igualmente importante. Mas... Pah, ir ao menu alterar cenas, não queiras imaginar o quanto relativo isso é, quando tens máquinas que permitem muito mais do que um simples ajuste de sharpness, contraste e pouco mais.

Uma cena: A K200D mostra no viewfinder as mesmas informações que mostra no LCD de cima?

Pois eu percebo mas pelo que sei já existiu um review pelo menos a uma Nikon Profissional no DPReview em que eles mexeram nas definições do JPEG para mostrarem que produzia imagens iguais a uma Canon qq da mesma gama.

As informações não são exactamente as mesmas no viewfinder e LCD. Pelo que me lembro o Viewfinder têm o "normal" e realmente importante e o LCD têm muita dessa informação e mais algumas coisas...agora só vendo mesmo
 
Pah, o "normal" é relativo. lol Tens indicação do ISO? Compensação de exposição? Do flash? Consegues ajustar todo e qualquer parâmetro sem tirar o olho do viewfinder?
 
Sim claro...nao me lembro de ter de olhar para o LCD para ajustar algum setting que não estivesse no viewfinder...acho que isto pode ajudar
viewfinderdiag.jpg
 
Pessoal, tenho uma duvida, se têm informaçoes no ecrã, porque usar o LCD que está em cima da maquina? Nao vejo muita importancia nesse LCD, visto que no ecrã se pode "por tudo".
 
Pessoal, tenho uma duvida, se têm informaçoes no ecrã, porque usar o LCD que está em cima da maquina? Nao vejo muita importancia nesse LCD, visto que no ecrã se pode "por tudo".

Só tendo o LCD e usando vais conseguir perceber a importância...mas dou-te algumas situações.
- Estás numa posição de relax e não queres olhar para o viewfinder para mudar algumas definições
- Tens sempre disponivel no topo da máquina Velocidade/Abertura/ISO, etc e etc
- Estás a tirar fotos em série e de vez em quando tens de baixar os braços para descansar...podes com a máquina em baixo mexer nas definições e preparar a sequência seguinte.

É muito útil mesmo e por isso é que qq máquina semi ou profissional os têm...só tenho pena de não ter luz. E tendo em conta a pergunta do Rui se tás a pensar no LCD Traseiro pensa na energia que poupas usando o LCD monocromático no topo.
Nunca irei comprar uma máquina que não tenha este LCD...
 
Última edição:
Para simplificar:

1- LCD traseiro vs LCD superior
- Usar o LCD superior poupa muita energia.
- O LCD superior é mais básico e, na maioria das máquinas, tem botões dedicados que te permitem mudar os settings muito mais rápido.
- Permite-te andar a mudar settings, mantendo a máquina virada para a frente ou para cima (há lentes que "caiem" se as virares para baixo), numa posição muito mais natural (até porque se a tiveres pendurada ao pescoço, este LCD fica virado para ti).
- É menos afectado pelo sol.

2- LCD superior vs Viewfinder
- O LCD superior mostra mais informação
- O LCD superior obriga-te a tirar o olho do viewfinder para mudares as coisas
 
Última edição:
Para simplificar:

1- LCD traseiro vs LCD superior
- Usar o LCD superior poupa muita energia.
- O LCD superior é mais básico e, na maioria das máquinas, tem botões dedicados que te permitem mudar os settings muito mais rápido.
- Permite-te andar a mudar settings, mantendo a máquina virada para a frente ou para cima (há lentes que "caiem" se as virares para baixo), numa posição muito mais natural (até porque se a tiveres pendurada ao pescoço, este LCD fica virado para ti).
- É menos afectado pelo sol.

2- LCD superior vs Viewfinder
- O LCD superior mostra mais informação
- O LCD superior obriga-te a tirar o olho do viewfinder para mudares as coisas


x2

Reforço a ideia da bateria, é realmente uma grande diferença.
E a parte do reflexo do Sol, pelo menos para mim um big plus+
 
Este máquina parece-me mais um aparelho típico Pentax ou seja tem uma construção e oferta de "material" (funções mecânicas) acima da média do segmento.

Electronicamente (o que só se vê nas imagens) é um pouco inferior.

Provavelmente a maioria das pessoas que compra um corpo e duas lentes e fica satisfeito com isso ficaria bem melhor com uma opção destas do que com a opção do costume (Canon/Nikon). Os jpegs até estão afinados para essas pessoas.
 
Este máquina parece-me mais um aparelho típico Pentax ou seja tem uma construção e oferta de "material" (funções mecânicas) acima da média do segmento.

Electronicamente (o que só se vê nas imagens) é um pouco inferior.

Provavelmente a maioria das pessoas que compra um corpo e duas lentes e fica satisfeito com isso ficaria bem melhor com uma opção destas do que com a opção do costume (Canon/Nikon). Os jpegs até estão afinados para essas pessoas.

Se leres o review ou os pontos mais importantes que retirei e coloquei num post anterior podes ver que a K200D não é inferior a nenhuma das outras cameras quando em RAW e em JPEG podes configurar para teres os mesmos resultados. A unica máquina que capta um pouco mais de detalhe é a 450D derivado da maior resolução...as outras duas comparadas ficam atrás

Alguns reviews em que mexeram nos settings do JPEG para obter melhores resultados:
Nikon D200
http://www.dpreview.com/reviews/NikonD200/page26.asp
Canon 40
http://www.dpreview.com/reviews/canoneos40d/page23.asp
Olympus E410
http://www.dpreview.com/reviews/OlympusE410/page21.asp
 
Para simplificar:

1- LCD traseiro vs LCD superior
- Usar o LCD superior poupa muita energia.
- O LCD superior é mais básico e, na maioria das máquinas, tem botões dedicados que te permitem mudar os settings muito mais rápido.
- Permite-te andar a mudar settings, mantendo a máquina virada para a frente ou para cima (há lentes que "caiem" se as virares para baixo), numa posição muito mais natural (até porque se a tiveres pendurada ao pescoço, este LCD fica virado para ti).
- É menos afectado pelo sol.

2- LCD superior vs Viewfinder
- O LCD superior mostra mais informação
- O LCD superior obriga-te a tirar o olho do viewfinder para mudares as coisas


Ah, okey fiquei esclarecido obrigado, mas ao fim ao cabo há 3 ecrãs a mostrar informações semelhantes...


Outra questão dizer que um erro da maquina são as jpegs que sao demasiado soft nao será incorrecto? Para todos os efeitos pode-se regular o noise correction, sharpenings...
 
Se leres o review ou os pontos mais importantes que retirei e coloquei num post anterior podes ver que a K200D não é inferior a nenhuma das outras cameras quando em RAW e em JPEG podes configurar para teres os mesmos resultados. A unica máquina que capta um pouco mais de detalhe é a 450D derivado da maior resolução...as outras duas comparadas ficam atrás

Alguns reviews em que mexeram nos settings do JPEG para obter melhores resultados:
Nikon D200
http://www.dpreview.com/reviews/NikonD200/page26.asp
Canon 40
http://www.dpreview.com/reviews/canoneos40d/page23.asp
Olympus E410
http://www.dpreview.com/reviews/OlympusE410/page21.asp
A Pentax além dessa particularidade dos jpegs, não tem live view, é um pouco lenta em contínuo. Por isso é que considero um pouco inferior em termos electrónicos.

Se essas particularidades são relevantes para quem compra, bem como as vantagens específicas deste modelo isso fica ao critério de cada um.
 
Ah, okey fiquei esclarecido obrigado, mas ao fim ao cabo há 3 ecrãs a mostrar informações semelhantes...

Não, tens 2. O LCD traseiro da minha máquina só acende "a pedido", tipo para veres as fotos, ires aos menus, etc.. De resto está sempre apagado.
Os outros dois é para usares conforme tens ou não o olho no viewfinder.

Outra questão dizer que um erro da maquina são as jpegs que sao demasiado soft nao será incorrecto? Para todos os efeitos pode-se regular o noise correction, sharpenings...

Não, não é incorrecto. Há que ver como é a máquina como ela é por pre-definição. Se vamos entrar pela parte dos ajustes, há máquinas em que o JPEG é de tal forma configurável que deixa de fazer sentido compará-los sequer.
 
Podes esclarecer? Não tenho a certeza de ter percebido o teu conceito de "problema" nos algoritmos...

Acho que não percebeste foi as aspas no problema.
As pentax são conhecidas por produzirem jpgs uns furos abaixo das reais capacidades das camaras. E isso vem do processamento da imagem na camara, por outras palavras, dos algoritmos usados nas mesmas para o demosaicing. E claro que podes dar sempre um jeito ao teu gosto com os ajustes, mas a "base" é a mesma.
Nesta ultima geração melhoraram esse aspecto, mas ainda assim, continuam a ser das camaras onde o salto qualitativo raw vs jpg é mais notório. Daí continuar a achar que pentax é para disparar em raw.
 
Outra questão, se numa maquina qualquer, eu meter todas as opções de modificação de jpeg, saturação +/- X , hue +/-X, sharpening +/-X e noise reduction +/-X, e tirar uma fotografia, a máquina até gravar a foto no cartão demora mais, comparado com uma foto sem alteração nenhuma da maquina?

Posso tirar uma foto com noise reducion elevado, sharpening, e outra em que proibo a maquina de mexer na foto. Será que na segunda foto o tempo até a maquina deixar tirar outra é menor?

É que teoricamente a maquina nao tem de calcular as modificações e grava logo no cartao, enquanto noutra foto, tem de calcular coisas antes...
 
Entendido!

Mas acrescento uma coisa: a base de processamento é sempre um ficheiro RAW (os dados que vêm do sensor), quer para o motor de JPEG da máquina quer para um conversor externo...
Mas concordo que o motor de JPEG desta máquina seja um dos 2 pontos fracos, mas que não compromete de forma alguma a qualidade da máquina, já que em JPEG, com os acertos certos, têm-se fotografias "virtualmente" idênticas à da concorrência (Entenda-se que apenas se notem diferenças olhando ao nível do píxel)
O outro ponto fraco é necessáriamente o buffer pequeno, que "mata" os fps rate
Quando a máquina tem pouco poder de processamento tem que utilizar algoritmos mais simplificados e geralmente está aí a origem destas discrepâncias. Não acredito que a esta altura do campeonato o problema da Pentax seja não conseguir fazer um algoritmo em condições.
 
Back
Topo