Para onde caminha o GNU/Linux?

E isto tudo, vai levar aonde? Como vai reagir o "mercado" das distros a este aumento excepcional? Vai haver uma especie de selecção natural? Quem vai conseguir prosperar no meio de tanta concorrencia?
E as distros mais antigas, como vão ficar? Manter a sua filosofia, como fazem à uma decada, ou adaptarem-se aos novos tempos, numa tentativa de aumentar a sua fan-base?
E a nível de software? E a nivel de hardware? Será que as houses vão acordar para o Linux?
* Selecção natural? Sim, claro, sempre houve e sempre continuará a haver...
* Mudar filosofias?? No mundo GNU-LINUX, não se usa isso: se queres uma coisa para fazer modas, faz um fork. Veja-se o slackware. Não há garantias sobre a sua sobrevivência, mas mudar tá quieto (e ainda bem! PERSONALIDADE de quem mantém)
* Sofware? Sempre a crescer. Não temos photoshop (GIMP rocks!) mas temos cadence (ultra top no mundo da electrónica).
* Hardware? Já tive mais medo e o 'trusted computing' assusta-me muito. Mas enquanto existir a China/India num lado e do mundo a Venezuela/Equador (estes 4 paises são quem faz frente aos EUA e aos seus lobbies) no outro, as coisas vão andando. Mais se o OLPC vingar... a batalha do hardware dá um grande passo. Note-se que se o boato da ATI for verídico (o que eu não acredito muito) a porta está definitivamente aberta.


Em relação à guerra linux vs mac. Primeiro, quem vai à frente é... o LINUX. No desktop talvez não mas o futuro é incerto e se o webDesktop for o futuro, então o mac fica no lugar onde sempre esteve. Depois, EU NÃO considero que esta guerra exista: o mac não será nunca um Windows no sentido em que o seu kernel é opensource. Eles (apple) usam OpenGL, eles usam gcc eles são Utilizadores de software de código aberto! O que fazem é por uma skin 'bonita' e trabalham muito sobre a ignorância de quem não sabe mexer nas máquinas, assim como para quem sabe eles facilitam certas coisas. Quando a Apple cresce, as incompatibilidades a nível de protocolos vão diminuindo. Quando o Linux cresce, a Apple também cresce, pois tendo um kernel BSD, eles podem correr código nativo Linux via layers de compatibilidade.

Também temos a guerra do embbeded em que a Apple não joga e o Linux dá LARGOS passos: o telemóvel mais vendido na china da motorola corre...linux! É de tal forma está para saír na Europa uma geracão de tlm's c/Linux.

É claro que o tio Bill vai manter uma liderança suja por mais alguns anos. Sobretudo se as pessoas continuarem a lixar na liberdade, podemos cair num mundo ainda pior do que já existe: fully drm, patentes, ... Se os governos começarem a não querer a taxa MS, talvez nos safemos por aí mas até lá ainda há muito caminho para andar (a taxa MS é bem pior do que se possa imaginar: onde é que está a soberania nacional no mundo digital??? Andam para aí a abanar bandeirinhas vermelhas e verdes nos jogos da bola mas onde a anda a independência?? Ah! já sei, anda tudo contente porque não respondemos perante o rei de Espanha... Façamos vénias ao tio Bill, afinal ele não é espanhol:rolleyes: )
 
Olhem para o que o comum utilizador quer; uma máquina em que possa fazer uns textos no word, navegar na internet, ligar uma câmara ou outro dispositivo qualquer ao pc, e jogar um jogo quando lhe apetecer. No linux quando ligam um periferico diferente, o que acontece? Pois, nada, não detecta, têm que ir á net e perceber como configurá-lo, não existe um um cd do driver para o poder configurar no linux. Eu quero jogar o Guild wars onde está a versão para linux, quero transferir as minhas fotos para o pc, olho para os cd's que veio onde está a versão para linux. Preciso do Flash para linux, onde está ele? O linux precisa de mais software, suporte para drivers, os mais recentes jogos têm de funcionar em qualquer distro, esta também serve para Mac.
 
...esta também serve para Mac.

Mais valia meteres uma rolha. Ha de tudo para mac. Até ja começamos a ter jogos. Drivers? LOOOL Engraçado todos os perifericos que comprei antes de ter mac (quando nao estava preocupado com isso), têm drivers para ele, se não tem, funciona na mesma pois o OS X detecta-os na perfeição.
 
Olhem para o que o comum utilizador quer; uma máquina em que possa fazer uns textos no word, navegar na internet, ligar uma câmara ou outro dispositivo qualquer ao pc, e jogar um jogo quando lhe apetecer. No linux quando ligam um periferico diferente, o que acontece? Pois, nada, não detecta, têm que ir á net e perceber como configurá-lo, não existe um um cd do driver para o poder configurar no linux. Eu quero jogar o Guild wars onde está a versão para linux, quero transferir as minhas fotos para o pc, olho para os cd's que veio onde está a versão para linux. Preciso do Flash para linux, onde está ele? O linux precisa de mais software, suporte para drivers, os mais recentes jogos têm de funcionar em qualquer distro, esta também serve para Mac.

Dizes uma quantidade de não verdades incrível. De que periférico é que falas em específico que não consegues ligar? Máquinas digitais que não são reconhecidas? Flash?

Guild wars? ----> http://games.cedega.com/gamesdb/games/view.mhtml?game_id=3370

Quando se fala do que não se sabe, mete-se o pé na argola.
 
@issues, deves andar a usar periféricos muito obscuros, eu desde impressoras, cameras fotográficas, leitores mp3, gamepads, bluetooth (aqui tive de ir ao synaptic buscar uma aplicaçãozinha), sempre tudo a funcionar mal os liguei. o unico problema foi e continuam a ser os modens por usb...
(ainda bem que já comprei um por ethernet)
 
Última edição:
@issues, deves andar a usar periféricos muito obscuros, eu desde impressoras, cameras fotográficas, leitores mp3, gamepads, bluetooth (aqui tive de ir ao synaptic buscar uma aplicaçãozinha), sempre tudo a funcionar mal os liguei. o unico problema foi e continuam a ser os modens por usb...
(ainda bem que já comprei um por ethernet)

Os problemas dos modems usb é devido ao facto de essa porcaria não ser de uso geral, só sendo moda cá na terrinha ... Mas até esses já estão a desaparecer, felizmente.
 
A escolha de software em Linux está a meu ver muito boa! Só falta (lá está) mais compatibilidade com Hardware que cada vez mais faz parte do nosso dia a dia :

-PDA's
-Telemóveis
-Camaras de Filmar, Fotográficas etc

Isto a meu ver está muito atrás em LINUX, e nem toco nas tão afamadas placas 3G/HSDPA! Que raio falta para uma distro vir de raiz preparada para se ligar uma placa destas? Eu só não uso Linux a 100% porque não consigo meter estas placas a funcionar, e não há Tutorial que me valha! Há "paredes" instransponiveis actualmente que ferem em muito a usabilidade de Linux.
Desculpa mas estás a bater na tecla errada sorry. Ja existem várias distros com suporte NATIVO para placas 3G. Dou o exemplo (nacional) da Caixa Mágica. E vao surgindo ferramentas pra sincronismo com PDA/telemóveis (no caso da nokia, ja existe á algum tempo). Desconhecimento é diferente de nao existência.

E mais uma vez chamo a atenção que, se não fosse a impulsão no desktop (e o seu dominio no mercado, e "taxas") da MS, o mundo gnu/linux nao teria esta crescente popularidade. Pensem bem, e veêm que nem tudo são "males".
 
Última edição:
Desculpa mas estás a bater na tecla errada sorry. Ja existem várias distros com suporte NATIVO para placas 3G. Dou o exemplo (nacional) da Caixa Mágica. E vao surgindo ferramentas pra sincronismo com PDA/telemóveis (no caso da nokia, ja existe á algum tempo). Desconhecimento é diferente de nao existência.

E mais uma vez chamo a atenção que, se não fosse a impulsão no desktop (e o seu dominio no mercado, e "taxas") da MS, o mundo gnu/linux nao teria esta crescente popularidade. Pensem bem, e veêm que nem tudo são "males".


Epá, não deixo passar esta!


Então alguém que me diga uma distro que tenha suporte NATIVO para um dos modems HSDPA mais usados por esse mundo fora:

O Huawei E220!

Em Ubuntu Feisty, que é o que tenho instalado no portátil, não consigo de maneira nenhuma configurar isto! Existem os Tutoriais sim senhor, mas quando faço o que está lá descrito acaba sempre por me dar um erro. o maior problema é mesmo a detecção, só me detecta ttyUSB0 e mais nada!

Depois dizem-me para meter aqui (ou seja lá onde for) o log... HELLO!!! HELLO!!! se eu não tenho net em Ubuntu ( o Huawei é o unico acesso á net que tenho) como diabo vou meter isso aqui?

Copio o log para uma pen para depois vir à net com o Windows? ANEDOTA!!!!


Caixa Mágica... só podes estar a brincar! Posso tentar, já estou por tudo! Esta noite saco isso!

Gostava que alguém me dissesse uma maneira de sincronizar o meu Motorola A1000, o HTC TyTN e um Motorola V6 com uma distro de Linux! Tou á espera!

Ou querem-me obrigar a comprar Nokias?

Tenho uma Canon Ixus 60 (grande máquina!!), há uns tempos quando tinha o Kubuntu Edgy instalado no Laptop, liguei a máquina e usei o tão afamado Digikam... CRASH!!!

Consegui à 3ª tentativa sacar imagens da camara, mas não sei porquê, depois disso o Digikam ficou tão lento que a espera só para abrir o programa era tanta que dava para Bootar o outro portátil em Windows e sacar as fotos e ainda começar a edita-las... incrivel! E não mexi em nenhuma definição do Digikam!


Agora vamos ao pior! Tenho um HP Pavilion dv9082eu... que tem uma WEBCAM, um leitor de cartões de memória (que uso imenso em Windows, dá um jeitaço e foi uma das razões da compra do portátil) e um DVD com Lighscribe...

É obvio que enumerei essas "features" porque são exactamente as que não funcionam em Ubuntu, Kubuntu, Mandriva, Mepis... e se eu continuar a testar outras distros axo que a lista aumenta.


Portanto, resumindo:

Não consigo ter net (fatal)

Não consigo descarregar fotos da canon Ixus 60 que me custou bastante dinheiro e é uma camara excelente!

Não consigo sincronizar com o PC mais de 2000 Euros de telemóveis e PDA's

Não consigo usar a Webcam integrada nem os microfones...

Não consigo fazer etiquetas para os CD's e DVD's que crio e tanto prezo...

E agora, com tudo isto dito, tenho a dizer que ADORO Linux... é verdade! Usar windows dá-me tristeza.

Adoro a maneira como as coisas são feitas em Linux, gestão de pacotes, rapidez, personalização etc.

Se do pouco que já experimentei, tou satisfeito, é mais uma razão para estar super irritado com "maravilhas" destas que um ou dois dev's debruçados sobre elas as resolveriam bem rápido!

Em vez de resolver questões importantes, andam é preocupados em integrar cada vez mais eye-candy nas distros!


Olhem, axei um bom "motto" para o destino de Linux! O que Linux precisa para conquistar de vez o Desktop é simplesmente uma:


REVISÃO DE PRIORIDADES!!!
 
Em relação ao resto não sei, que não tenho essa experiência, mas em relação à ligação da máquina digital ao pc estás completamente errado. Há inclusivamente profissionais de fotografia a usar linux, com máquinas de milhares de euros, e nunca se queixaram, e depois ainda por cima vais dar o exemplo do kubuntu, que é a pior coisinha alguma vez feita à face da terra ...

Quanto às placas, no meu já tive uma kanguru, uma tmn e o zaap a funcionar, com meia dúzia de kung-fus, é certo, mas funcionaram bem ...
 
Rallyus... todos esses "defeitos" do Linux se devem a uma coisa: empresas de hardware de maravilha :)
São as únicas responsáveis por isso acontecer. Simples!

Que culpa têm o pessoal que trabalha no desenvolvimento do "Linux" das marcas fazerem uma driver para o XP e lixarem pro resto?
A prova disso é que a maioria do hardware que o pessoal se queixa que não funciona em Linux nem sequer funciona no Win98 e Vista... limitam-se a funcionar no XP.
Que culpa tem o "Linux" disso?
Não funciona as placas 3G? Reclama com quem as faz? Porque é que os "engenheiros do linux" é que têm de fazer "reverse engeneering" para resolver os problemas criados por quem não faz o que devia. Patético... haver alguém que pense assim!
 
Olhem para o que o comum utilizador quer; uma máquina em que possa fazer uns textos no word, navegar na internet, ligar uma câmara ou outro dispositivo qualquer ao pc, e jogar um jogo quando lhe apetecer.
Tens alternativa para office chama-se openoffice
navegar na net firefox entro outros
ligar a câmara ou qq outro dispositivo se tiveres a referir a uma webcam, existem mtas suportadas, se for maquina fotograficas, existe um programa com suporte para grande parte q existe no marcado, e o melhor é q esses programas têm suporte para uma boa quantidade de maquinas.
Jogos, bem eu jogava no cedega, mas ai não se pode fazer mt coisa, ja q tem de ser as empresas a portarem.

No linux quando ligam um periferico diferente, o que acontece? Pois, nada, não detecta, têm que ir á net e perceber como configurá-lo, não existe um um cd do driver para o poder configurar no linux.
Existem boas ferramentas pa descobrir de quem é o hardware e se é possivel colocar o harware a funcionar. Depois uma pequena pesquisa na net, pode ser facil de colocar a funcionar.
Dispositivos USB ja detectados, quando retiras e colocas o sistema pode colocar logo a disposição aka windows mode.

Eu quero jogar o Guild wars onde está a versão para linux, quero transferir as minhas fotos para o pc, olho para os cd's que veio onde está a versão para linux.
Eu joguei Guild Wars no linux durante algum tempo, infelizmente a performance era fraca graças a ATI, mas um amigo meu tem uma Nvidia e diz q jogava melhor em linux do q em windows 8| seria manha dele?

Preciso do Flash para linux, onde está ele? O linux precisa de mais software, suporte para drivers, os mais recentes jogos têm de funcionar em qualquer distro, esta também serve para Mac.
É verdade q o linux precisa de mais suporte, mas acho q ja progrediu mt em relação ao passado (2 anos atras).

Acho q as pessoas têm uma ideia errado do linux. Quando peguei nele, ate me supreendeu.

[on topic]
Os da M$ não andam de olhos fechados, há algum tempo (muito no mundo da informatica) q andam preocupados com o linux. Acredito q o vista sera o fim deles (não pelo mau produto, mas q provavelmente so daqui a 5 a 10 anos devem colocar um novo SO e até lá ...).
Também aponto para outra coisa, a M$ começar a usar o opensource (leia-se roubar) nos seus produtos e assim começar a ter performances identicas, juntamente com um bom markting, conseguirem aguentar mais tempo.

Penso q o futuro está em várias distros baseadas em Linux, vão existir distros pipis para o pessoal q nao se importa arrotar (o q há mt), distros mais economicas e mais limitadas e no final as open ones em q somo nós a montar. É q via sempre haver o mercado dos q, querem td a funcionar e nao se preocuparem com nada, os q querem td a maneira deles e metem a mão na massa e os hibridos (um cadito de user friendly com meter mão na massa).

Uma das possibilidades q podera aparecer mais, é converter os PCs em consolas. Isto passa tanto or liveCDs ou multi-arranques (esqueci o termo correcto) em q inclui o jogo e td q é preciso por traz, tendo uma plataforma mais costumizada para obter mais performance.

O q é preciso para isto acontecer? As empresas de jogos começarem e usar mais o OpenGL em vez do directX. Quando isto acontecer, a revira volta vai começar.

PS: Enganam-se os q dizem q linux não é para jogos, linux é para td o q o PC pode ser.
 
Última edição:
Quanto a periféricos que não funcionam a 100% no linux sem um intervenção do utilizador, é simples e não há nada mais na moda do que isso, PDAs.

Não existem software decente para uma simples sincronização, não existe uma procedimento simples e universal para ligar um pda ao linux como existe no windows e no os x.

Eu uso o ubuntu a resmas de tempos e este é um dos sapos que tive de engolir :\ o que existe não agrada e desenvolve-se a velocidade do caracol e mais devagar ainda!

Quanto ao resto, o futuro é linux, quer seja através das distribuições do linux, quer seja através do os x (sim eu sei que é darwin, mas pronto separa-se na mesma), quer seja através das novas politicas da microsoft, que cada vez mais aproxima o windows das politicas do tux.

Sejamos realistas, um sistema operativo que já anda por cá a tanto tempo por alguma coisa é.
 
A minha respostas à questão do tópico é: vai evoluir, e muito.


Não existem mais computadores com Linux instalado (por acaso existem, as pessoas é que não usam) porque nasceram com o Windows e pretende morrer com o Windows, digam o que disserem, quem disser, é o que acontece em todo o lado, como por exemplo não quererem mudar para melhor por que não têm lá o Windows Media Player ou Windows Live Messenger? Essas pessoas, desculpem a expressão, mas o que me ocorre é: Ignorância, como o nome indica Windows Live Messenger, logo proprietário de Windows = Microsoft, logo não há disso para ninguém, existem melhores :).


O meu ponto de vista por ter optado por um sistema livre, é a minha apologia pela pirataria, não consigo usar software pirata (já usei e sei quais são os erros em fazê-lo), pois admiro todo o trabalho que os programadores têm.


Como o AndreAPL disse e bem os efeitos do Beryl/Compiz são mais uma grande vantagem para impulsionar Linux. Mas o que mais falta neste é a públicidade. Fazem públicidade aos Mac de forma indirecta, mas fazem, mas de Linux nunca vi nada. Já consegui com que dois familiares mudassem para Linux, falei-lhes da segurança, vírus, os programas que existem, a possíblidade de emulador software de outros sistemas. A primeira pessoa já sabe inclusivé compreender alguns comandos importantes na consola. A segunda quando se apercebeu dos efeitos todos bonitos que o sistema consegue ter logo de inicio surpreendeu, então quando viu todos aqueles efeitos do cubo, das janelas a tremerem, os efeitos de água, vi que talvez vá usar mais vezes Linux.
Talvez se todos chega-ssem o lume à vossa sardinha, podiamos ver o dominio da Microsoft a baixar nos desktops e laptop's pessoais, sei que existem também empresas de multimedia (estúdios que trabalham inteiramente com Linux, Hollywood?)


Falaram ai das máquinas fotográficas, pen's usb, etc., de não serem detectadas automaticamente... Devem ter tido realmente muito azar. É das coisas que eu gosto mais em Linux e em Mac, é ligar qualquer device, e poder logo começar a trabalhar, não preciso cá instalações do Windows para nada, é só para perder tempo. Com as impressoras, basta ligá-las, adicionar a impressora e imprimir o que quiser, tão simples como isto. Talvez podemos adaptar a tão simples frase de Steve Jobs “It just works”.


O hardware comigo é só instalar o sistema operativo que tudo funciona logo, é tudo detectado à primeira, retirando o modem usb, tirando isso não tenho mais qualquer trabalho para instalar drivers, etc., para ter uma imagem como deve de ser. No Windows com o mesmo computador, tenho de instalar drivers de som, placa gráfica, scanner, impressora e o usb. Ainda falam que Linux não tem out-of-the-box, pois eu digo o contrário, Windows não tem out-of-the-box.


Outra das coisas que mais admiro em Linux é a o software instalado, como é instalado e como está organizado.
Imagem que querem fazer um trabalho escrito, é simples, menu, produtividade, e selecionam o Procesador de texto que está bastante semelhante ao Office 2007 (tirando o aspecto, já vem com algumas funcionalidades importantes para muitas pessoas, as fórmulas) fazem o trabalho, gravam e exportam para PDF se for para enviar ao professor. Agora pensem se querem fazer isto no Windows, complicado demais, não?
Não temos Photoshop? Qual é o mal, temos uma ferramenta praticamente igual o que muda é só a maneira de como está tudo disposto, GIMP! Querem um programa para editar ficheiros de audio, têm o Audacity. Querem leitores MP3? É o que não falta basta irem ao Adicionar/Remover Programas e é só escolher.


Não falei nos jogos, pois é o que menos ligo nos computadores.

Resumindo, falta publicidade e mais algumas coisas importantes.
 
Falam falam falam mas eu dei um simples exemplo do PDA e ninguém fala do gajo, é no mínimo curioso :P é actualmente para mim das falhas mais graves ao nível do linux, a integração praticamente nula destes dispositivos.

Quanto ao out-of-the-box, o problema é que em linux este requer trabalho e conhecimento para o colocar a funcionar quando um dispositivo não é encontrado e, com azar nem drivers há para o mesmo, no windows, é só ires a net ou meter o cd, ligares o cabito usb quando te for pedido pelo programa de instalação e estás a andar de bicicleta. O segredo do windows nesta área é mesmo essa, é facil, é rápido e indolor e ainda dá uns milhões ao mesmo tempo ao Bill.

Pode ser o melhor do mundo, pode ser tudo, e é, mas enquanto as game houses e principalmente os fabricantes de hardware não começarem logo a pensar em drivers para o linux isto nunca vai conseguir dar o verdadeiro boom.
 
windows só é melhor nos jogos. isso possote garantir. porque? DX10... faltam ao linux standards para poder fazer algo do género.
quanto ao resto, é verdade que há algumas cenas que não são suportadas: leitores mp3 pouco populares - como os pouco usados da sony (eu tenho um que, se fosse hoje, nao teria comprado nem por nada, é perfeitamente compreensivel que nao haja software para esse leitor no linux, embora o consiga por a carregar e usalo como pen que já me chega). quanto aos PDAs nao sei, a nokia e a qtek lançam software que corra no linux? mesmo assim, por bluetooth deve dar para fazer praticamente tudo não? programas para ligar a dispositivos externos via bluetooth nao faltam...
 
Infelizmente enganas-te :\

Para windows necessitas apenas do Activesync e tens o pda sincronizado, em linux apenas existe 1 ou 2 amostras ainda muito verdes de software para sincronismo, porque o que importa é isto mesmo, sincronizar a info que tens no pda com o thunderbird por exemplo, já que o mesmo existe para linux :\ é das poucas coisas que ainda segura as partições de ntfs que tenho no meu portátil :\
 
Falam falam falam mas eu dei um simples exemplo do PDA e ninguém fala do gajo, é no mínimo curioso :P é actualmente para mim das falhas mais graves ao nível do linux, a integração praticamente nula destes dispositivos.

Quanto ao out-of-the-box, o problema é que em linux este requer trabalho e conhecimento para o colocar a funcionar quando um dispositivo não é encontrado e, com azar nem drivers há para o mesmo, no windows, é só ires a net ou meter o cd, ligares o cabito usb quando te for pedido pelo programa de instalação e estás a andar de bicicleta. O segredo do windows nesta área é mesmo essa, é facil, é rápido e indolor e ainda dá uns milhões ao mesmo tempo ao Bill.

Pode ser o melhor do mundo, pode ser tudo, e é, mas enquanto as game houses e principalmente os fabricantes de hardware não começarem logo a pensar em drivers para o linux isto nunca vai conseguir dar o verdadeiro boom.

A ver se te entendo. Tu criticas o Linux porque não consegues ligar o teu pda. Sabes que mais? No windows também não o consegues ligar, imagina lá isso ... Tens é um cd com drivers para windows, que depois de instalados te permitem comunicar com o PDA. Conselho? Envia um email ao fabricante do teu PDA a pedir-lhes para fazerem drivers para Linux, porque não é culpa de ninguém que eles não os façam. Simples. Tens problemas, queixa-te. Não venhas é meter as culpas para o Linux, porque isso é de uma hipocrisia descomunal.

Quanto a telemóveis, same shit. Os sony ericsson ligam-se por usb ou bluetooth e são logo reconhecidos como dispositivos amovíveis. É uma questão de ao comprar saber o que se está a comprar e se vai ser compatível com Linux. Eu já o faço à muito tempo. Claro que para dispositivos que já tenhas isto não se aplica, mas a culpa é única e exclusivamente dos fabricantes de hardware.

Proponho-te o desafio. Diz-me um periférico que consigas ligar em windows, sem instalar drivers, que não consigas ligar em linux. Vale um jantar.
 
Back
Topo