Para onde caminha a programação?

Então mas afinal o que é um bom programador?

Onde trabalho, mantêm duas versões da mesma aplicação. A transição de uma para a outra ainda não foi completa, mas cometeram o erro de a disponibilizar. Enfim.... Exigências do mercado.

A versão anterior é feita em VB6, enquanto que a actual em .NET v2.0.
Resumindo, a actual tem um funcionamento muito mais lento do que a anterior. A anterior carrega a mesma informação, por vezes até mais informação num número de controlos superior por formulário, mas em menos tempo.
Este facto já levantou muito mais poeira no departamento de desenvolvimento do que deveria. Será de quê?! Serão os ciclos, as estruturas, a plataforma na qual assenta a aplicação?! Todos tinham a sua opinião, e por incrível que pareça, todos tinham razão, pelo menos até se desenvolverem 2 ou 3 pequenos testes ( idênticos, com estruturas e ocupação de memória idêntica ) nos quais se verificou que .NET foi cerca de 10 vezes mais rápido do que VB6.

Então espera lá, não era a versão em VB6 que era mais rápida?!
Era.

Então como é que com testes idênticos .NET foi mais rápido?!
Boa pergunta, mas se não é do cu é das calças. Se o problema não é da tecnologia, tem de ser de outra coisa qualquer, e neste caso, não existem muitos mais intervenientes a quem atirar as culpas...

Isto tudo para me trazer a umas pequenas/grandes questões...
Quem é que me diz, o que raio é um bom programador, e quem é que o vai avaliar para dizer se efectivamente é ou não?! Outro bom programador?!
Quando é que um bom programador toma consciência de que se tornou efectivamente num bom programador, e qual foi o ponto de transição entre não ser um bom programador, e passar a ser um bom programador?!
Quem é que me diz o percurso a seguir para alguém se tornar num bom programador?!
Quem é que me diz o que é saber programar?!
Quem é que no seu juízo perfeito diz quais as linguagens a usar para me tornar num bom programador?!
Quem é que aqui me consegue comparar (se é mais ou menos fácil) a programação para a web, com a programação para Windows (por exemplo), se nunca tentaram converter uma aplicação rica visualmente de Windows para web?!
Quem é que aqui descobriu o Santo Graal do desempregado, e sabe o que as empresas querem ou deixam de querer?! Quem aqui tem uma (ou várias) para conseguir avaliar?! Melhor ainda, quem e que aqui já trabalhou numa empresa que mereça ser tida como referência em gestão de recursos humanos, ou administração para poder ser considerada como exemplo?!

Brigádux pelo vosso tempo.
Se puderem, respondam-me a estas pequenas questões, por enquanto programador (bom ou mau), ao fim de alguns anos, e vendo à minha volta, ainda não as sei responder....
 
Ora boas Pessoal!!

Isto é o meu 3ª post+- alcoolizado, portanto dêem-me uma folga....
"Para onde caminha a Programação?" a questão...

Muitos bons comentários eu vi por este post e apenas vos digo... (eu comecei por pascal, delphi, access, vb, e agora ando às cambalhotas com .net) (resumindo, sou um noob).
É normal que web tenha a sua vantagem, e eu não critico de forma alguma!!!
Meus amigos, digam-me 1 coisa... os vossos putos (ou primos, ou sobrinhos, etc) não chegam a um pc e brincam com o pc???? com uma consola e brincam com uma consola??? Explicam-lhe o que é msgbox "Hello World", ou ShowMessage"Hello World", e eles pegam e criam uma função??
Os velhinhos, pq é isso q o pessoal se trata enquanto ficar a dizer, "mas eu sei delphi..." , " mas eu sei c...", " mas eu sei....", n vale a pena ir por aí...
Mas afinal, programar "web" é semelhante àquilo q aprendi!!, e continuamos.... Só assim evoluímos, caso contrario, ficamos nas linguagens em que vão acabar por desaparecer... e se não desaparecerem é porque existe um pessoa com 90 anos que vai dar umas achegas ao compilador... eu vejo isto mais o menos como o senhor, que não deixa de ter o seu valor, da ponte D. Pedro V no porto, que anda a apertar parafusos pá ponte não cair...(n sei se me faço entender...) Mas depois surgem novas pontes que fazem o mesmo que as pontes antigas... ou até melhor... embora nao sejam correctamente elaboradas, como antigamente!!!...

A questão, no fundo, é como a máquina de calcular... Os putos de hoje dizem, não sabem a tabuada, mas no fundo...no fundo... os putos chegam ao resulato 2*2=4 embora não saibam a lógica de 2*2 = 2+2 =4, chegam à máquina e verificam q o resultaod é o mesmo... é diferente mas o resultado é o mesmo!!!
Hoje já não se questiona como existiu, mas o que fáz... e é por isso que certas vezes um puto é preso por ter entrado num site "seguro"... Ele só viu q A faz isto, B faz aquilo... logo A e B faz um exploit... ou bug ou seja o q for... embora não saiba o que é que originou A ou originou B...

Resumindo... é logico q quem sabe o que fazer para chegar a "A" e "B" pode melhorar a forma como se chega a "A" ou "B" mas não deu o passo para juntar "A & B". Logo o mérito (não a nivel de exploit's) é de quem chegou a "AB", e no futuro, o mérito será de quem usa a linguagem "Z" que teve origem na linguagem que originou "AB" e jutou "Y" dando origem à linguagem "Z" que faz tudo o que faz "AB" e "Y".... (Alcool!!! n bebo mais..)
Isto é... eu sou um velhinho q me custa perceber pq é q 2*2<>2+2... mas tento perceber e viro pás linguagens de alto nivel, que acompanham as novas tecnologias, e tento as perceber... embora me custe admitir dizer q a linguagem "x" é mais "prática do que "z".... enfim...

Qt às questões do Arh!!!... elas existem ... e estão ai... e eu não as sei responder... no fundo.. hoje usamos gravata (ou alguns ... eu não) pq é moda... embora não seja prático nem justificável, mas existe, e a maioria das pessoas usa gravata... enfim ... "Programação Actual=Moda"... Seja a moda qual for...
 
Última edição:
acho que cada vez mais caminhamos, e falo no mundo do trabalho e não no "home-coding", para o processo de linguagens de alto nível -> geração da estrutura do código -> implementação. isto é muito prático e eficiente pois poupa tempo, as linguagens de alto nível são bastante simples e um meio simples de por na máquina uma ideia e a geração da estrutura do código (seja UML para linguagens OO tipo java ou c++ ou SDL para MiPS ou outros processadores de telemóveis ou seja o que for, etc..) optimiza o tempo de um projecto e bem!
um departamento faz o uml e os outros implementam-no em java por exemplo...

o futuro passa por eficiencia, economia (seja de memória, tempo, ...) e portabilidade...isto na minha humilde opinião!
 
Quem sabe fazer algoritmos, sabe programar: Basta aprender a sintaxe de uma qualquer linguagem.
Quem não sabe fazer algoritmos, PENSA que sabe programar, ponto final. Fazer a+b=c isso também os tais "putos" fazem. Implementar uma espécie de memória com heaps e stacks à mistura, isso nem todos conseguem...

E aqui para um wannabe, o que me recomendam para aprender a fazer algoritmos?
 
Back
Topo