Overclocking Para Iniciados

Eu nem faço comments em relação a overclock... gostava de apreender mais do que sei sobre isto (o básico) mas com o pc que disponho n vou lá... e os €€€ n são muitos.

A minha gráfica n aguenta ser puxada se n lhe meter qq coisa boa para a arrefecer.

E depois há um prob pior , a minha board é tão rasca tão rasca que n consigo fazer o minimo aumento ao vcore. O minimo overclock que meta ao cpu , sou bombardeado por crashs e ecrãs azuis. (tenho um p4 2.5ghz que podia tar mt bem a 2.8ghz com outra board!

Quando eu tiver um pc decente apareco aqui! LOL

Pocas - Já estreado na TechZone
 
Tenho um P4 que indica 2.53GHz, uma Asus P4T 533 C e 1Gb de Rimm.
Alguém já fez overclock a isto? Se sim, digam como.

Aceitam-se conselhos... :wow:

:009:
 
Última edição:
Respondendo ao meu próprio post:

Já fiz o overclock e, segundo o AIDA 32, tenho estes resultados:

- Vel. de clock original: 2.53 GHz
- Vel. de clock actual: 2.85 GHz

- V Core original: 1.47 V
- V Core actual: 1.6 V

- Temp. Board: 33º
- Temp. CPU: 56º

De referir que tenho o Folding @ Home a trabalhar. :004: :004:

Tenho a ventoinha original do CPU a 3000 rpm, tenho uma ventoinha comum na parte de trás da caixa e a ventoinha da fonte. A caixa é uma Mid Tower comum.

Comentários aceitam-se e agradecem-se.

:009:
 
Última edição:
Ajuda com Overclock

viva,

Sou principiante nestas andanças e gostaria que me dessem uma ajuda a fazer um overclocking no meu PC.

tenho:
Board ASUS A8N-sli Deluxe
AMD64 3200+
2x512MB Dual Side DDR400 TWINMOS

O que posso fazer para dar um pouco de power a isto.

Cumps,
 
sou pobre e tenho um duron 1ghz :|

boas.
tenho:
Asus A7A266-E
AMD Duron a 1Ghz
128Mb DDR 266Mhz + 512Mb DDR 333Mhz (esta ultima so trabalha a 266mhz que é o que a board aguenta e tambem tinha que ser assim para nao queimar o bloco de 128Mb..)
Asus V9560/TD (GeForce Fx5600 128mb)
ah, e tenho refrigeraçao simples, com uma ventoinha qualquer que refrigerava até 3ghz ou assim..

e pronto, resumindo.. queria puxar um bocado pelo meu PC, mas o facto de eu entrar na bios e ver que o processador nao está em overclock e ja está a 60ºC assusta-me um bocado e entao nunca me pus a mexer..
se me puderem dar uma opiniao e me souberem dizer umas configuraçoes viaveis para eu aumentar o desempenho disto, agradeço :)

cumps
 
As temperaturas que vês na bios podem não ser reais, para isso experimenta aumentar o fsb, se tiveres o sistema estável não te preocupes com isso.
Dá uma vista de olhos no manual da board, porque não sei se essa board o aumento do fsb é por jumpers, se for e tiveres algum problema no overclock, mete o jumper como estava e faz um reset à bios.
 
tenho um amd sempron 2800+, uma asus a7n8x-e deluxe c/ um bios custom(k por acaso funciona melhor k a original =x, e tem + settings pra definir) e 1024(512*2) ddr 400 dual channel kingston
que recomendam? da ultima vez k tentei um minimo overclock isto nem arrancava ai ficam os ss






cumps
 
sobreaquecimento?

oi eu tenho o seguinte sistema

p4 2.4 Northhood
2* 256MB SDRam
Mb Epox 4B2a+
Grafica xfx geforce 4 MX440 64mb
disco 60gb
grav. DVD

ha uns tempos fui a BIOS e fui mudando o FSB de MHz em MHz até chegar aos 109MHz o que dá no total cerca de 2600MHz. O problema e que perdi o som e entao resolvi baixar para os 106 (aprox. 2.54GHz) - Aí já tenho som mas nos jogos (gtas, etc...) o Motherboard monitor "diz" que a temperatura está nos 60ºC e com o CPU em 0% de funcionamento nao passa para abaixo dos 37, 38 graus...

penso q nao deve ser normal, sera q algo se passa?

respondam pf
 
Como overclockar um p4 2.6

Tenhu um P4 a fincionara 2.6G com uma board asus p4s8x-x, ja consegui por-lo a 3.2 mas nas opçoes da bios so permite alterar o fsb, visto o multiplicador tar blokeado e no fsb aparece tipo: 160/33 (axo eu) e o multiplicador ta a 20x. mas aumentando o vcore o fsb n aumenta logo noa consigo puxar mais por ele. ja gora tenhu um air cooling da coolermaster o hyper 6. podiam ajudar me sff.
 
Tenho o seguinte sistema:

A64 3000+ Venice
DFI NF4 Ultra-D
2*512 Twinmos BH-5
ATI X800RX 256mb (2ª feira)

Só me falta a gráfica, mas 2ª feira já vou por o sis à prova.

Queria saber umas coisas:

- devo usar o tutorial do Lasac para fazer o overclock?
- qual é a voltagem máxima que posso dar a estas memorias sem as pifar? e quais serao so timmings mais agressivos possiveis em default?
- qual é a voltagem máxima pro processador? tenho wc.
- ultima coias. imaginemos que o processador se encontra a 2000mhz. será mais benéfico tê-lo a 9*222 ou a 8*250?

Axo que primeiro vou testar o sistema com stock cooling e só dps c WC pra ver a diferença de temps.
 
Última edição:
FELiYCORA disse:
Tenho o seguinte sistema:

A64 3000+ Venice
DFI NF4 Ultra-D
2*512 Twinmos BH-5
ATI X800RX 256mb (2ª feira)

Só me falta a gráfica, mas 2ª feira já vou por o sis à prova.

Queria saber umas coisas:

- devo usar o tutorial do Lasac para fazer o overclock?
- qual é a voltagem máxima que posso dar a estas memorias sem as pifar? e quais serao so timmings mais agressivos possiveis em default?
- qual é a voltagem máxima pro processador? tenho wc.
- ultima coias. imaginemos que o processador se encontra a 2000mhz. será mais benéfico tê-lo a 9*222 ou a 8*250?

Axo que primeiro vou testar o sistema com stock cooling e só dps c WC pra ver a diferença de temps.
Vamos por partes, apesar de o tutorial do Lasac ser para 754 a base está lá.
As BH5 podem levar mais 3,5v para o dia a dia mas já requerem cooling extra, em default devem dar 2-2-2-5.
Para um venice com wc eu não recomendo mais 1,65 para o dia a dia e mesmo assim tens de ver que temps tens, se subirem demasiado baixa para 1,6.
Se conseguires manter as mems a 1:1 o 8x250 será mais benéfico, mas penso que deves conseguir o 9x250 se as mems aguentarem, apesar de para isso já precisarem de muitos volts e refrigeração extra, mas o melhor para tirares as duvidas a ver se compensa é benchares um pouco com programas que uses mais.
 
mt obg MJRL.

tipo cm é k sei se as mems tao mt quentes? basta apontar pra la uma fan de 120 para as arrefecer? estas mems não têm heatsinks mas já li k os heatsinks são inúteis pois a diferença é insignificante, servindo apenas para o motivo estético...
 
_Nikon_ disse:
Ainda não tinha visto esse tuto! Muito bem feito e simples de compreender!

Os meus parabén ao Lasac! :cool:

Obrigado.


O propósito deste meu post é dar-vos a conhecer um novo guia de overclocking a Athlon64.

Depois de passar duas noites em branco (durante o dia/noite não estou em casa portanto só me restou a madrugada), acabei agora á bocado um novo guia feito apartir do zero.

Como o outro guia já é muito antigo decidi fazer um novo e espero que tenha valido a pena o trabalho / esforço / paciência que ele envolveu.

Peço desculpas caso o guia contenha algum erro ortográfico. É possível isso acontecer já que foi feito em duas madrugadas e o corrector do word anda passado, portanto está tal e qual como escrevi.

Podem visitar o guia Neste Link.

Qualquer dúvida que ainda tenham ou que apareça, podem colocar aqui que estamos aqui é para isso e espero que este novo guia também esteja do vosso agrado.


Cumps.
 
FELiYCORA disse:
mt obg MJRL.

tipo cm é k sei se as mems tao mt quentes? basta apontar pra la uma fan de 120 para as arrefecer? estas mems não têm heatsinks mas já li k os heatsinks são inúteis pois a diferença é insignificante, servindo apenas para o motivo estético...


Ou colocas la um um sensor de calor para ver a temp ou entao metas la o dedinho :-D :004: , para bh5 convem sempre ter refrigerçao extra quando se da 3.0v para cima, sim uma fan de 80 ou de 120 faz o seu serviçinho bem feito.
 
Back
Topo