Multi Opinião: ps4 pro vs pc no mercado actual e provavelmente este ano

Bugu1990

Power Member
Boas, tudo bem?
Gostava de saber a vossa opinião acerca desta questão.
Eu sempre fui um defensor do pc como sistema para jogar.
O problema é que o mercado está totalmente virado do avesso.
Com a loucura de minar, com a escassez de memórias vram, com a especulação que há...
Actualmente uma placa de gama média para 1080p como uma 1060 ou uma rx580 custam mais do que uma ps4 pro.
E mesmo nos usados, uma 290x que é uma placa já com 4 anos custa mais de 200euros.
E a PS4 vem já com comando e pronta a usar.
Quem tiver já uma televisão, tem sistema para jogar.
Claro que no pc se podem jogar os jogos a 60fps ou mais e na ps4 a maioria corre a 30.
Mas há os exclusivos e a facilidade de ser um sistema fechado.
E o pior no pc é que temos também o problema dos preços da ram, a confusão toda com o spectre e o meltdown e os patches que roubam a performance aos sistemas...
Enfim...
Por isso pergunto, no mercado actual, ainda faz sentido um pc para quem quer jogar casualmente jogos single player?
O que pensa sobre isto? Toda esta questão dos Miners veio dar mais força às consolas e enfraquecer a posição do pc como máquina de gaming?

Um abraço
 
Por isso pergunto, no mercado actual, ainda faz sentido um pc para quem quer jogar casualmente jogos single player?
O preço sempre foi um factor diferenciador, mesmo antes do aumento do preço dos GPUs e memória RAM. Claro que a situação actual é ainda mais drástica e provavelmente será um factor dissuasor para quem está a considerar montar um PC, mas para quem já o tem, não vejo razão para mudar de plataforma, principalmente se dá ênfase ao desempenho; quanto muito, vai adiar actualizações ao seu hardware.
 
Sinceramente pensei adquirir um PC este ano mas para ter algo decente com algum destaque em performance pagar mais de 1000€ e tinha q aproveitar o q tenho em casa e de loucos, os precos subiram bastante e nao me apetece gastar €€€ para jogar um jogo ou outro exclusivo, uma grafica de media gama custa 300€ e uma de topo 700/800€, para nao falar de RAM que no minimo tens 16 GB por 200€ e dps vem as chatices aderentes a um PC q ja nao tenho mta paciencia para isso.
 
Bem, eu jogava PC onde jogava maioritariamente competitivo, mas SP (sempre fui reconciliando com a ps3, mas usava mais PC). Criei um grupo de amigos que perdura há mais de 7 anos (ainda no velhinho cs 1.6, e as suas comunidades), e permanecemos sempre "juntos" a jogar outro tipos de jogos. Mas, não sei se foi com a idade ou o que foi, a verdade é que comecei a não ter paciência para continuar mais no PC. Os custos elevados, atualizar drivers, patches, mexer em configurações a ver se encontramos a ideal, etc etc. Então há 2/3 anos optei por ir em definitivo para as consolas, e na altura era ps3... Mais tarde comprei a ps4 slim e digo-te: foi a melhor coisinha que fiz na minha vida! 300€ e estou na geração atual, com a unica preocupação de inserir o disco na consola, update e está a rolar. Os jogos online são tambem maioritariamente a 60 fps, como BF, RSS, FIFA, PES, etc etc... E digo que, jogar a 30 fps num monitor, é diferente do que jogar a 30 fps numa televisão. Parece mais fluído.

Eu sei que já vim a meio do ciclo de vida da PS4, mas mesmo que tivesse comprado a PS4 no lançamento, eram 400 ou 450€, que me duravam 8 a 10 anos sempre na geração atual e com grafismo de excelencia (Horizon Zero Dawn, Uncharted 4, Uncharted The Lost Legacy, The order, etc etc). Isto no PC, por esse preço, nunca na vida consegues... Por 600€ já montas um bom pc, a rodar melhor que a ps4 a nível de fps e graphics... mas isso dura-te 1 a 2 anos a teres a mesma qualidade em todos os jogos. Não vais conseguir manter o mesmo PC, a rodar os jogos a High/60fps durante 5 anos com a mesma build. E depois claro, tirando a parte dos exclusivos, que por si só já são excelentes.

O melhor ainda para quem pode, é reconciliar os dois. Atualmente, pouco ou nada jogo no PC, tirando Euro Truck Simulator 2 e FM, que são sempre dois vícios. (mas este ano ainda pouco joguei).
 
Última edição:
(...) com a unica preocupação de inserir o disco na consola, update e está a rolar.
Há uns anos, a frase seria, "inserir o disco na consola e está a rolar". A questão das actualizações é importante já que era algo que diferenciava substancialmente as duas plataformas. Neste momento levam as duas com actualizações de 23GB, como num caso recente. Relativamente à longevidade, nesta geração, pela primeira vez, levámos com actualizações de hardware a meio do ciclo; são facultativas, é certo, mas também o são no PC.

Cada vez mais, as consolas, especificamente as consolas da Microsoft e Sony, não são mais do que PCs proprietários, com software e acessórios proprietários, onde se paga para jogar online.
 
mas mesmo que tivesse comprado a PS4 no lançamento, eram 400 ou 450€, que me duravam 8 a 10 anos sempre na geração atual
Isto no PC, por esse preço, nunca na vida consegues... Por 600€ já montas um bom pc, a rodar melhor que a ps4 a nível de fps e graphics... mas isso dura-te 1 a 2 anos a teres a mesma qualidade em todos os jogos.
Outra vez estas mentiras?!? Por amor de Deus abre um pouco os olhos, ou nem vale a pena comentares.

Por isso pergunto, no mercado actual, ainda faz sentido um pc para quem quer jogar casualmente jogos single player?
Dadas as circunstâncias do mercado atual de PC´s (preços de ram/gráficas elevadíssimos), e tendo em conta que apenas és um gamer casual, eu ia para uma ps4 pro. Tem muito bom exclusivo e a performance melhora significativamente em relação à normal, que volta e meia já nem consegue manter 30fps em jogos recentes, para meu desagrado. Especialmente agora com o novo update que vai dar Supersampling ainda vai ser melhor se tiveres TV 1080p.
 
Sim a ps4 vai mesmo durar 10 anos. Acreditas mesmo nisso? Provavelmente nem os 8 vai durar, a consola (normal) já começa a mostrar idade já mal consegue 30fps constantes em jogos recentes.
Não vou elaborar sobre a questão de PC porque não quero tornar isto num PC vs consola, senão isto fecha logo e o OP sai daqui ainda mais baralhado.
 
Dado a ultimo parágrafo do op diria uma consola sem dúvida, jogar casualmente jogos SP sem dúvida.

Mas penso que ele tenha um PC, nesse caso não faz sentido.

Mas quero também deixar aqui a switch nesta conversa que é bem boa, pode jogar em casa, depois lembra-se vai sair com os amigos pode a levar, etc etc.

Tem uma excelente versatilidade, jogos divertidos, acho que também enquadra bem nas palavras single player e casualmente.
 
Sim a ps4 vai mesmo durar 10 anos. Acreditas mesmo nisso? Provavelmente nem os 8 vai durar, a consola (normal) já começa a mostrar idade já mal consegue 30fps constantes em jogos recentes.
Não vou elaborar sobre a questão de PC porque não quero tornar isto num PC vs consola, senão isto fecha logo e o OP sai daqui ainda mais baralhado.

Quando digo 10 anos, é uma expressão em média... E se durar tanto tempo como durou a ps3... E mesmo após sair uma nova consola, jogos continuam a sair durante 1 a 2 anos. Daí dizer que dura 8/10 anos, porque realmente dura! E ainda pra mais para ele, que é um jogador casual.
Mas um PC com a mesma build dura mais então :facepalm: ou então ainda és capaz de dizer que fica mais barato PC gaming :facepalm: As contas são fáceis de se fazer: pega em 300€ e montas um PC, que te dure o mesmo tempo de vida de uma consola, com a mesma perfomance. Tem mais variáveis!? Tem, nomeadamente pagar pra jogar online e custo dos jogos (embora este esta cada vez mais mais próximo um do outro).
 
Se entendi bem, a questão do @Bugu1990 é mais genérica: ele não está a pedir a opinião sobre uma possível compra; apenas está a questionar se a situação actual do mercado de PC pode prejudicar este, enquanto plataforma de jogos, em detrimento das consolas.

@JoaoRibeiro24

A longevidade de Playstation 3 coincidiu com a crise económica mundial e com a situação financeira precária da Sony, enquanto empresa. O expectável, para uma geração de consolas, são os cinco a seis anos, com o suporte adicional a limitar-se aos lançamentos anuais da EA e pouco mais.
 
Sim acredita mesmo que vai durar tanto como a PS3, quando já levou um refresh de meia vida (mais aquilo que o endless disse). Não há "médias" aqui. O OP está à procura de conselhos não de especulações/expressões.
Mas um PC com a mesma build dura mais então :facepalm: ou então ainda és capaz de dizer que fica mais barato PC gaming :facepalm:
Mais uma vez, a extrapolar coisas que eu não disse. Eu não disse nada disso. Disse que era mentira que um PC de 600€ não consegue 2 anos a jogar jogos em High settings.
Tem mais variáveis!? Tem, nomeadamente pagar pra jogar online e custo dos jogos (embora este esta cada vez mais mais próximo um do outro).
E nem queiras entrar por aí, porque já vais entrar em território de PC vs console. Já começa a ser offtopic
 
O que me causa curiosidade apenas, já que se fala no disparo de preços, é as consolas não serem também afectadas porque também usam vram e gddr5.
 
Em 2013 foi lançada a PS4, e até 2019 teremos a certeza que não sai. Se sair em 2020 será 7 anos de geração o que é o esperado! Mais 1 ano a lançarem jogos e fica 8! Sim, até porque acredito que não se mude bruscamente, como nunca o foi até agora! 8 anos por 400€ (já estou a falar preço de lançamento), é o melhor que temos.
Estes upgrades a meio da geração talvez foi o que contribuisse para esta geração ser mais longa, mas... Não vejo sinais de que uma nova esteja por vir... Aliás, como jogos anunciados que ainda irão demorar 2 anos a ser lançados (embora, tambem é verdade que isso eles podem mudar). As consolas sabem que se seguirem o caminho dos computadores, acabam por morrer! São boas especialmente por causa disso: preço e longitividade! Por isso , a Microsoft e a Sony não são burras ao ponto disso.

E voltando a questão do tópico, para um jogador casual, acho que o melhor mesmo é optar por uma consola. Fica um "hobby" mais barato, e sem tantas preocupações.


@David.S Acredito que as próximas andem na casa dos 450€, mas razão para isso não aumentar, é porque caso custe muito mais, começa-se a questionar a aquisição de uma consola (a ps3 é um belo exemplo disso). E depois, o lucro que as empresas vão buscar por cada consola é muito pouco ou quase nulo, muitas vezes vão buscar apenas 1€. A maior fonte de lucro vem dos jogos e serviços.
 
Para um jogador casual, como é o OP, a consola é a melhor opção. Era PC Gamer mas mudei-me para a PS4 faz dois anos em Junho e não volto atrás por nada. Passo o dia a trabalhar ao computador e como tal ligar a consola à noite é sentido como uma mudança de registo. Na consola é tudo mais simples (como já foi dito é só colocar o disco e jogar e fazer updates automáticos) e por 300/400€ tem-se maquina para 6 ou mais anos.
Agora para jogadores mais competitivos e que liguem muito à qualidade gráfica e queiram 60fps o PC é a melhor opção.
 
As consolas sabem que se seguirem o caminho dos computadores, acabam por morrer! São boas especialmente por causa disso: preço e longitividade!
Primeiro, as consolas são computadores. Correm software específico apenas.
Segundo longitividade não existe, é longevidade.
Terceiro, é perfeitamente possível jogar com melhor qualidade que uma consola com um PC de 2014. Claro que isto é com peças usadas da altura e claro que apesar de na maioria das vezes ser uma experiência superior nesse PC, há jogos que simplesmente são más ports para PC e correm bem na consola (uma das desvantagens do PC). Mas também há situações em que a consola mal mantém os 30fps enquanto que no PC consegues melhor framerate. Há ups and downs para os dois lados. Isto foi só para provar que esse argumento de não correr os jogos com o mesmo nível em 1/2 anos vai por água abaixo.

Mas como já disse para o caso do OP acho que a ps4 pro é a melhor opção.
 
Primeiro, as consolas são computadores. Correm software específico apenas.
Segundo longitividade não existe, é longevidade.
Terceiro, é perfeitamente possível jogar com melhor qualidade que uma consola com um PC de 2014. Claro que isto é com peças usadas da altura e claro que apesar de na maioria das vezes ser uma experiência superior nesse PC, há jogos que simplesmente são más ports para PC e correm bem na consola (uma das desvantagens do PC). Mas também há situações em que a consola mal mantém os 30fps enquanto que no PC consegues melhor framerate. Há ups and downs para os dois lados. Isto foi só para provar que esse argumento de não correr os jogos com o mesmo nível em 1/2 anos vai por água abaixo.

Mas como já disse para o caso do OP acho que a ps4 pro é a melhor opção.

Em primeiro, isso já estas a ser do contra só porque ssim
Em segundo lugar, estou a falar de computadores de 300/400€. Obvio que se comprares um PC de 600/800, daqui a 3 anos se calhar vais poder continuar a high/60 fps. E eu falo nesse aspeto! É simplesmente impossível isso acontecer. Isso se fores para o mercado de usados, tambem podes comprar consolas usadas a 150€, o que torna ainda mais impossível... Na ps4 não ves um único jogo que mal aguente os 30 fps como era no caso mais atual da ps3, pelo menos pra já...
 
Em segundo lugar, estou a falar de computadores de 300/400€
Chegaste a clicar no link sequer? Era um PC de 375$
Na ps4 não ves um único jogo que mal aguente os 30 fps como era no caso mais atual da ps3, pelo menos pra já...
Desculpa?
The Last Guardian, AC origins, Monster hunter world, são apenas alguns dos jogos que estão constantemente a baixar dos 30fps em cenas intensas na ps4 base.
Isso se fores para o mercado de usados, tambem podes comprar consolas usadas a 150€,
Agora, não quando a consola foi lançada, que era o propósito de um PC usado na altura!
 
O ponto fraco é mesmo os 30fps mas com o tempo vai-se habituando.
Ainda me lembro de há ano/ano e meio custar-te passar de 144hertz para 60 :wink:.
Jogos como o HZD ou o ACO jogam-se bem a 30.
Curiosamente, foram os dois jogos mais recentes que passei na consola. Tanto o Horizon como o AC em cenas com muitos inimigos baixavam dos 30. Talvez não no teu caso porque tens a pro, que tem um CPU melhor.
 
Back
Topo