Opinião numa rede que estou a implementar

Se calhar vou optar por isto, para diferenciar as salas, uso conectores rj45 de cor, tipo azul= sala 5, amarelo = sala 4, que acham? e identifico com papel autocolante no próprio cabo claro

Pode ser com cabos de cor ou com etiquetas.
 
ok, nice
outra pequena duvida

vai se comprar este servidor aqui
HP - ProLiant ML350 G5

o servidor so tras 2gb de ram, e como se vai correr o server 2008, e vai correr alguns serviços, queria ja colocar mais uns 2 gb de ram, e ficar com 6GB, ja da para não mexer nisto tao cedo!

Assim, queria saber que memorias recomendam para isto a nivel de qualidade / preço
"DIMMs com Buffer Total PC2-5300 (DDR2-667) a 667 MHz"
e como tem 8 slots e ja vao estar 2*1, queria agora por mais 2*2

O que recomendam?

OBrigado
 
Eu não percebo muito do assunto, mas acho que a rede dos alunos devia ser fisicamente separada da administração, e nunca na vida ter wireless nessa rede.

Podes tem um problema de segurança em mãos, e acho que mais vale não arriscar.

Do que sei, normalmente tem-se uma rede para Conselho Executivo + Secretaria e uma outra para a restante escola. Todas as informações quer de Contabilidade quer da própria avaliação de cada aluno e respectivo background, devem estar em redes separadas, e sem qualquer tipo de brecha (já sei que com Mac Adress é difícil entrar, mas basta-me ter acesso à placa a que dás abertura na rede, para clonar esse Mac Adress e trabalhar à vontade).

Quanto à rede dos alunos, bem... apesar de levar um router e vários switches pela mesma, existe uma ligação física entre elas, logo é pelo menos teoricamente possível passar de uma para a outra, logo eu desaconselho essa opção.
Pode ter é um subaproveitamento da linha ADSL num lado, e sobrecarga na outra, mas é um mal que pode ser gerido se aplicares um QoS eficaz na rede dos alunos e eliminares o P2P da rede.

Just my 2 cents.

Cumpz jpsfs
 
Eu não percebo muito do assunto, mas acho que a rede dos alunos devia ser fisicamente separada da administração, e nunca na vida ter wireless nessa rede.

Podes tem um problema de segurança em mãos, e acho que mais vale não arriscar.

Do que sei, normalmente tem-se uma rede para Conselho Executivo + Secretaria e uma outra para a restante escola. Todas as informações quer de Contabilidade quer da própria avaliação de cada aluno e respectivo background, devem estar em redes separadas, e sem qualquer tipo de brecha (já sei que com Mac Adress é difícil entrar, mas basta-me ter acesso à placa a que dás abertura na rede, para clonar esse Mac Adress e trabalhar à vontade).

Quanto à rede dos alunos, bem... apesar de levar um router e vários switches pela mesma, existe uma ligação física entre elas, logo é pelo menos teoricamente possível passar de uma para a outra, logo eu desaconselho essa opção.
Pode ter é um subaproveitamento da linha ADSL num lado, e sobrecarga na outra, mas é um mal que pode ser gerido se aplicares um QoS eficaz na rede dos alunos e eliminares o P2P da rede.

Just my 2 cents.

Cumpz jpsfs

Acerca dio wireless sim eu sei., mas o Boss usa portatil que esta no gabinete dele que e no apartamento em cima, ou seja impossivel passar cabos.
Vou por wpa e mac control.

Acerca da rede adminsitrativa e rede dos alunos nao ha qualquyer ligacao de uma a outra, sao independentes como se ve em cima.

Ambas ligam é ao mesmo servidor, mas placas diferentes. nao partilhando uma com a outra.
alem da rede administratriva levar com uma firewall fisica.
 
Olá Flávio.

Se me permites, gostaria de deixar aqui algumas sugestões:

  1. Sou completamente a favor da ideia de agrupar os switchs todos no mesmo local. Fica mais caro em termos de cablagem mas tem algumas vantagens e, essencialmente, não necessitas de comprar tantos switchs. Um delas é que, assim, todos os clientes têm a mesma largura de banda disponível. Se colocasses um switch por sala que, por sua vez, iria ligar ao switch no bastidor, todos os alunos dessa sala iriam "sair" por uma única porta e, assim, dividir a largura de banda dessa porta entre todos;
  2. Se for possível, utiliza painéis de patching no bastidor. Fica tudo mais organizado e facilida em caso de cresimento;
  3. Eu configurava as placas de rede dos PCs a 100Mbs, mesmo que tenham placas Gb, e apenas a(s) porta(s) do servidor a 1Gbs. Caso hajam muitos acessos em simultâneo ao servidor, este porta-se melhor assim.
  4. Os switchs que vais utilizar (estou a tratar-te por tu, espero que não te importes) permitem VLANS? Se sim, podias criar duas (ou mais) e separar as águas directamente no(s) switch(s) sem teres que criar redes fisicamente separadas. Não sei até que pondo vais comprar switch layer 3, por isso, as Vlans teriam que ser criadas nos routers e configuradas porta a porta nos switch. Pode ser um caso a pensar:

  • Vlan 1: Administração
  • Vlan 2: Alunos
  • Vlan 3: Servidor

Fica a ideia. Espero que não tenha contribuido muito para a confusão ;)

Um abraço e boa sorte para o projecto,
Luis Pita
 
Boa tarde.... pelo que li aqui .... parece que pouca gente tem noção do que é montar uma rede com mais de 3 PC's....

Vamos apenas falar dos problemas de ter tudo no mesmo bastidor....

Experiencia mental:
-------------------------------------
Materiais:
10m de cabo de rede

Exercicio:
dobrar o mesmo cabo umas 4 vezes.....
ficamos com dobra*4 = numero de cabos
16 cabos....
ficamos com um molho de cabos.... ENORME!!!!
multiplicamos isso pelo numero de salas....
e ainda temos que fazer esses cabos passar pelas paredes, ou seja a primeira sala tinha que ter umas 3 calhas tecnicas de 40mmx120mm......
Seria engraçado ver mais uma bela escola em que numa das salas passavam 40 cabos de rede por uma parede em 2 ou 3 calhas....:lol:




Conclusão:
O bastidor tinha que ter um BURACO para passar os cabos todos, e qando digo um buraco.... digo um buraco mesmo GRANDE!!!! tipo... um dos lados era so para passar cabos.
E ainda temos outro problema, trabalhar dentro de um bastidor com muitos cabos.. é um castigo que nao se deve desejar a ninguem.

Experimentem ai em casa, montar um bastidor pequenino com apenas um switch com 24 cabos de rede... cravem tudo nos pentesde distribuição..... e depois rezem ao Santo dos UTP 568-B para que nenhum cabo se solte do sitio, nem tenha problemas ou seja necessario substitui-lo!!!! Porque se assim for... eu nem quero ver....

Se for necesario, posso por aqui algumas fotos de uns bastidores com muitos cabos para terem uma ideia daquilo que estou a falar...(mas não me apetece... sou preguiçoso)

O pior caso que posso contar é um bastidor em que temos duas switchs de 24portas, mais dois servidores de portas RS232 de 16 portas cada um... E o pior... o bastidor é fixo, daqueles baratos... (uns 300€)...para instalar cabos é necessario desmontar os pentes de distribuição... com os seus 24 cabos de rede agarrados com unhas e dentes naquela posição que durante tantos anos se habituaram a estar...

O espaço ocupado pelo equipamento é pouco, pois sobram U's, mais de metade estão livres...
O problema são os cabos....


PREÇO!!!!
-----------------------------------------------------------------------------------
Multipliquem 50 metros de cabo por 20 pc's ( a sala mais afastada do bastidor principal)
Justifica poupar no switch de 24 portas que custam uns 100€+50 metros de cabo (uns 50€) hoje em dia para gastar uns 200€ em cabo UTP !?!?!??!?!?!?!?

E o trabalho de fazer "BURACOS ENORMES" nas paredes para passar tantos cabos???
E o aspecto???

Sendo que a solução de muitos bastidores é bem mais cara pelo facto de cada bastidor de mural custar uma "pipa de massa", apesar de tudo, em termos tecnicos é tão boa como ter um bastidor com tudo.

Pelo facto de dentro do mesmo bastidor teriamos de ter uma switch de 100 portas, mas os controladores que as switchs usam, normalmente tem apenas 16 portas, no maximo!!!
Ou seja uma switch de 24 portas não custuma passar de 3 switchs de 8 portas montadas dentro da mesma caixa.... Excepção daquelas da HP que custam 10000€....


Não quero estar a levantar ainda mais duvidas, apenas gostava que tivessem em conta os custos totais envolvidos numa rede, não conta apenas o custo dos cabos, a instalação dos mesmos pode ser mais cara que uma rede repartida, com switchs por todo o lado...a instalação tambem tem custos...


NOTA
--------------------------------------------------------------------------
Pessoalmente, até 24 cabos de rede, podem meter tudo no mesmo bastidor.
Não vão ter problemas de maior com o numero de calhas tecnicas para passarem os cabos, nem com as dificuldades inerentes da instalação de cabos nos pentes de distribuição dentro do proprio bastidor.

Outro factor a ter em conta, a maior parte dos bastidores tem uma entrada por baixo e outra por cima para passar cabos, tentem meter 24 cabos a sair por uma dessas entradas do bastidor, e dobra-los para dentro de uma calha tecnica e vão ver o stress a que os cabos vão estar sujeitos durante... muito tempo...

Não tenho mais saliva para escrever o resto... apesar de ainda ter muito para dizer....

Se alguem quiser uma visita guiada ao mundo negro dos cabos de rede... mandem uma mensagem privada para fazerem uma visita a um local com muitos bastidores e muitos cabos de rede....
Zona: Sotavento Algarvio

Cumprimentos
Judas

EDIT: pontapés na gramatica.. enfim....
 
Última edição:
Bem... eu realmente fui um pouco optimista e parti do princípio que na escola havia a possibilidade de passar os cabos numa calha técnica por baixo do chão (chão falso), ou seja, sem ficar à vista e sem termos que nos preocupar com buracos nas paredes para passar de uma sala para a outra. A entrada nos bastidores, nesse caso, seria feita por baixo, ou seja, toda a parte de baixo do bastidor seria para receber os cabos. É assim que estou habituado a trabalhar...

Vou só dar um exemplo: num dos edifícios da empresa onde trabalho tenho 11 bastidores, um por cada andar. Cada bastidor tem no mínimo um switch de 24 portas e no máximo 2 switch de 48 + 1 de 24 portas. No piso da informática (que tem 2 bastidores só para switchs) tenho 7 switchs de 24 portas + 5 switch de 48 portas + o switch dos servidores que tem 4 módulos de 48 portas gigabit cada. E não temos qualquer problema. Tem é que estar tudo organizado! A juntar a isto temos ainda mais 2 bastidores para as fibras, firewalls, routers e dois packeteer.
Todos os andares estão ligados entre si por fibra.


Fábio, caso a escola não tenha chão falso por onde passar toda a cablagem, realmente poderá ser mais fácil colocar um switch em cada sala e passar apenas um cabo até ao bastidor "principal". Não é, quanto a mim, a melhor opção, mas poderá ser a mais viável.



Cumprimentos a todos,
Luis Pita
 
Boas, pois ja me avisam é ma hora, porque ja fis a requisição do material

Não tem chão falso, mas quase todo o caminho tem tecto falso, onde não tem, eu penssei em colocar daquelas calhas tecnicas no tecto mesmo logo penso não ser grande problema ai, o pior é mesmo no bastidor organizar os 80 cabos.
Sim, vou usar patch panels claro.
não sei, estou indeciso.

Eles la actualmente em cada sala teem um "buraco" onde tinham um switch, o problema é que que os alunos ca alguns dao cabo de tudo, estragam cabos, calhas etc, dai eu ate querer passar 1 cabo independente para cada pc, por que caso estraguem um dos cabos, nao me arrisco a que a sala toda fique sem acesso a rede, o que é muito mau devido a usarmos active directory.

as 2 salas ficam perto do bastidor, tipo 20 metros, e uma a 10, o pior é a outra sala que essa sim fica a uns 50 metros, secalhar opto por essa por passar so um cabo.

eu sei o trabalho que da, e sei a confusao que da, ja vi muitos bastidores, o mal é que a escola nao tem as melhores condicoes, se tivesse chao falso era um mundo, era como nos datacenters e ficava o problema resolvido.

eu queria colocar tudo no bastidor, para centralizar tudo, isto é algo para durar uns bons anos.
 
Respostas:

1) Yap, foi tambem ai que pensei, porque como todos usam muito o servidor, queria que se usasse uma boa largura, dai ja ter os cabos e switchs com suporte 1gigabit.

2) Sim claro, vai ser usado.

3) Sim, as placas sao todas ate de 100mbits

4) prefiro separar mesmo fisicamente, não quero arriscar! e sim pode me tratar por tu e ate agradeço!

Olá Flávio.

Se me permites, gostaria de deixar aqui algumas sugestões:

  1. Sou completamente a favor da ideia de agrupar os switchs todos no mesmo local. Fica mais caro em termos de cablagem mas tem algumas vantagens e, essencialmente, não necessitas de comprar tantos switchs. Um delas é que, assim, todos os clientes têm a mesma largura de banda disponível. Se colocasses um switch por sala que, por sua vez, iria ligar ao switch no bastidor, todos os alunos dessa sala iriam "sair" por uma única porta e, assim, dividir a largura de banda dessa porta entre todos;
  2. Se for possível, utiliza painéis de patching no bastidor. Fica tudo mais organizado e facilida em caso de cresimento;
  3. Eu configurava as placas de rede dos PCs a 100Mbs, mesmo que tenham placas Gb, e apenas a(s) porta(s) do servidor a 1Gbs. Caso hajam muitos acessos em simultâneo ao servidor, este porta-se melhor assim.
  4. Os switchs que vais utilizar (estou a tratar-te por tu, espero que não te importes) permitem VLANS? Se sim, podias criar duas (ou mais) e separar as águas directamente no(s) switch(s) sem teres que criar redes fisicamente separadas. Não sei até que pondo vais comprar switch layer 3, por isso, as Vlans teriam que ser criadas nos routers e configuradas porta a porta nos switch. Pode ser um caso a pensar:

  • Vlan 1: Administração
  • Vlan 2: Alunos
  • Vlan 3: Servidor

Fica a ideia. Espero que não tenha contribuido muito para a confusão ;)

Um abraço e boa sorte para o projecto,
Luis Pita
 
Boas,

Penso que cometeste ai erro de arquitectura. pois deverias desde logo ter cablagem estruturada, isto é chão falso ou caso não posso calha técnica (que nao recomendo) com pontos de chão. que vão directamente ao datacenter (onde deves ter os servidores, comunicações, etc) ai sim deves ter os switches para as 2 areas distintas e a cablagem toda irá a essa sala onde tens os bastidores que deverá ter os patch panels , como cabos ethernet podem ser qq problema precorrer 100m é a melhor solução. outra solução que a meu ver é melhor será criares Vlans 1 para a area a admin. e outra para os alunos de forma a não existir trafego partilhado entre as 2 areas bem como a aumentar os niveis de segurança, posteriormente poderás segmentar tb cada uma das salas se achares que é crucial. Essencialmente acho que deves ter uma rede estruturada em vez de teres switches pelas salas , até pq os miudos gostam de "mexer" e começares a teres switches desligados... não é nada bom.

Esse servidor com o 2008 é capaz de ser curto, depois verifica bem pq se queres 6gb de ram terás que ter uma versao de 64bits e muitos programas nao sao compativeis com 64bits, pois ainda nao vi muito bem o 2008 mas creio que deve seguir os seus antecessores que se limitam a 4gb em 32bits. Eu se calhar se fosse a ti inclinar-me ia para um 2003 R2 que tem muita maturidade enquanto que o 2008 nao tem e se correr mal apenas com um servidor ainda te salta o coração pela boca :)

espero ter ajudado.
 
respostas a negrito no quote:


Boas,

Penso que cometeste ai erro de arquitectura. pois deverias desde logo ter cablagem estruturada, isto é chão falso ou caso não posso calha técnica (que nao recomendo) vou usar calha tecnica com pontos de chão. que vão directamente ao datacenter (onde deves ter os servidores, comunicações, etc) e tal e qual isso, uma sala onde vai estar tudo centralizado- ai sim deves ter os switches para as 2 areas distintas ee tenho, uns para a area administrativa e outros para as salas. nao existe comunicacao fisica entre eles. e a cablagem toda irá a essa sala onde tens os bastidores que deverá ter os patch panels sim tambem tem , como cabos ethernet podem ser qq problema precorrer 100m é a melhor solução. outra solução que a meu ver é melhor será criares Vlans 1 para a area a admin. e outra para os alunos de forma a não existir trafego partilhado entre as 2 areas bem como a aumentar os niveis de segurança, posteriormente poderás segmentar tb cada uma das salas se achares que é crucial. Essencialmente acho que deves ter uma rede estruturada em vez de teres switches pelas salas , até pq os miudos gostam de "mexer" e começares a teres switches desligados... não é nada bom. tal e qual dai querer que fique tudo no bastidor. e sera assim que esta planeado ser.

Esse servidor com o 2008 é capaz de ser curto, depois verifica bem pq se queres 6gb de ram terás que ter uma versao de 64bits e muitos programas nao sao compativeis com 64bits, pois ainda nao vi muito bem o 2008 mas creio que deve seguir os seus antecessores que se limitam a 4gb em 32bits. Eu se calhar se fosse a ti inclinar-me ia para um 2003 R2 que tem muita maturidade enquanto que o 2008 nao tem e se correr mal apenas com um servidor ainda te salta o coração pela boca :) eu queria me aventurar ja no 2008. porque isto nao sera para levar format tao cedo, e pelo que mexi no server 2008, esta tudo bem, pois Windows Server 2008 Enterprise verção 32 bits suporta: 64 GB de ram.
pelo que testei ja num pc, corro os

espero ter ajudado.

opinem
 
Back
Topo