openSUSE 10.3 [Dúvidas]

Pois, mas já saquei 3 ou 4 ficheiros rpm de python e mesmo assim em todos eles tenho erros do genero.
Um deles era algo a ver com C. Compilador C ou coisa parecida...
Pelo que estou a perceber, o Vodafone qq coisa precisa de python, mas o python para se instalar precisa deste tal C qq coisa. Irra, coisinha complicada.
E como tenho que estar sempre a mudar de OS entre cada nova tentativa de instalação, acabo por perder o fio à meada.

Já agora, há algum site com tudo?? para poder ir lá e tentar encontrar o que faz falta. è que já tou farto de procurar no google...

https://forge.vodafonebetavine.net/frs/shownotes.php?release_id=14 penso que é isso que procuras.

OpenSUSE install instructions:
- rpm -i http://download.opensuse.org/reposi...penSUSE_10.3/noarch/pytz-2006p-7.1.noarch.rpm
- rpm -i http://download.opensuse.org/reposi...E_10.3/i586/python-sqlite2-2.3.4-4.2.i586.rpm
- rpm -i http://ftp.skynet.be/pub/packman/suse/10.2/i586/python-notify-0.1.0-0.pm.2.i586.rpm
 
http://en.opensuse.org/

Hás de ter aqui a maior parte. Já porque, não instalas o python via yum? Sempre te resolvia as dependencias de uma vez :)
Yum, não faço ideia sequer do que seja. Mas se calhar envolve acesso à net que é coisa que ainda não tenho.

Obrigado a todos pelos links.
Vou fazer uns downloads e tentar ler mais uns tutos (ainda n encontrei muitos) e a ver se hoje migro de vez (por uns tempos pelo menos) para OpenSuse.

O Segundo link não tem objecto mas fiz uma pesquisa e saquei uma versão mais recente, espero não ter problemas com isso.
Obrigado pela ajuda na mesma.
 
Última edição:
Desisto. Nesta lista de 3 links, o primeiro instala bem, os outros 2 pedem mais coisas... Irra que coisa complicada.

Segunda levo o portatil para a escola e tento actualizar isto lá.
Obrigado mais uma vez a todos.
 
Desisto. Nesta lista de 3 links, o primeiro instala bem, os outros 2 pedem mais coisas... Irra que coisa complicada.

Segunda levo o portatil para a escola e tento actualizar isto lá.
Obrigado mais uma vez a todos.

obviamente que é complicado, visto que não tendo internet, a resolução de dependências pelo package manager não é possível!

agora imagina quando, e não foi assim há tanto tempo, as dependências eram sempre resolvidas manualmente (sacar um rpm/deb de cada vez) e isto quando não tinhas de compilar. muitas pessoas não se apercebem mas quando num package manager instalam por exemplo um leitor de música ou um desktop environment podem estar a sacar milhares de pacotes diferentes interdependentes!
 
obviamente que é complicado, visto que não tendo internet, a resolução de dependências pelo package manager não é possível!

agora imagina quando, e não foi assim há tanto tempo, as dependências eram sempre resolvidas manualmente (sacar um rpm/deb de cada vez) e isto quando não tinhas de compilar. muitas pessoas não se apercebem mas quando num package manager instalam por exemplo um leitor de música ou um desktop environment podem estar a sacar milhares de pacotes diferentes interdependentes!
Sim, eu acredito e não ponho isso em causa. Se calhar, eu é que estou mal habituado, pois no ubuntu para ligar a placa PCMCIA da vodafone basta ir às configurações do modem e inserir valores em meia duzia de campos e a net já funciona.


Pois, se bem percebi, o 1-click-install é tipo um atalho que posteriormente saca o que precisa da net, mas o problema é que eu ainda não tenho net.
Alem do mais, ainda preciso do seguinte:
libnotify.so.1 para python-notify-0.1.0-0.pm.2.i586[_Krpmview_temporary]
libpython2.5.so.1.0 para python-sqlite2-2.3.5-2.2.i586

E pelo que percebi ainda mais de:
libc.so.6
libpng12.so.0
libsqlite3.so.0
libdb-4.4.so

O mais interessante é que encontrei os .rmp de alguns destes componentes mas não os posso instalar, e isso porquê??? Porque preciso de outras coisas antes. Ora coisinha complicada. Não podiam fazer um instalador de python que instalasse tudo o que é preciso???
Não encontro muita logica em fazer um instalador que "assume" que o sistema alvo já tem metade do que faz falta, metade essa que só se consegue depois de algumas outras coisas antes.


Segunda feira levo o portatil para a escola, ligo a net por cabo de rede e mando actualizar sozinho, a ver se resolve alguma coisa.
Senão volto para ubuntu ou tento outra distro qualquer.
Obrigado a todos.
 
Sim, eu acredito e não ponho isso em causa. Se calhar, eu é que estou mal habituado, pois no ubuntu para ligar a placa PCMCIA da vodafone basta ir às configurações do modem e inserir valores em meia duzia de campos e a net já funciona.



Pois, se bem percebi, o 1-click-install é tipo um atalho que posteriormente saca o que precisa da net, mas o problema é que eu ainda não tenho net.
Alem do mais, ainda preciso do seguinte:
libnotify.so.1 para python-notify-0.1.0-0.pm.2.i586[_Krpmview_temporary]
libpython2.5.so.1.0 para python-sqlite2-2.3.5-2.2.i586

E pelo que percebi ainda mais de:
libc.so.6
libpng12.so.0
libsqlite3.so.0
libdb-4.4.so

O mais interessante é que encontrei os .rmp de alguns destes componentes mas não os posso instalar, e isso porquê??? Porque preciso de outras coisas antes. Ora coisinha complicada. Não podiam fazer um instalador de python que instalasse tudo o que é preciso???
Não encontro muita logica em fazer um instalador que "assume" que o sistema alvo já tem metade do que faz falta, metade essa que só se consegue depois de algumas outras coisas antes.


Segunda feira levo o portatil para a escola, ligo a net por cabo de rede e mando actualizar sozinho, a ver se resolve alguma coisa.
Senão volto para ubuntu ou tento outra distro qualquer.
Obrigado a todos.


penso que essas coisas ele instala quando vais a net e actualizas, pelo menos a maior parte deles deve instalar.
 
nessas situações devias ter gravado o DVD do openSUSE que trás provavelmente todas essas dependências essenciais que podes usar como fonte de instalação (dispensando a internet). A versão em cd é uma versão 'mínima'. Mas sim, ligares a internet por cabo de rede é uma boa alternativa :)
 
Boas esquiso, nao sei o que foi, para a proxima faco mais uns testes.

Eu desliguei a maquina voltei a liga-la iniciei o Suse e por curiosidade voltei a ver se dava net... e ja consigo

Devia ter de reiniciar a maquina, pois fiz tudo sem a reiniciar...

Obrigado
 
Boas,

Acabei de instalar o Opensuse 10.3 em dualBoot com o Windows Xp. Tudo funciona bem, excepto a internet que não consigo aceder de maneira alguma. Alguem sabe como posso resolver o problema?

Internet: Por cabo de Rede.
Modem: Motorola SB5101
ISP: Cabovisão

Código:
# ifconfig
eth0      Link encap:Ethernet  HWaddr 00:01:29:22:C3:E1
          inet6 addr: fe80::201:29ff:fe22:c3e1/64 Scope:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Metric:1
          RX packets:817 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
          TX packets:410 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:320998 (313.4 Kb)  TX bytes:138156 (134.9 Kb)
          Interrupt:20 Base address:0x6000

lo        Link encap:Local Loopback
          inet addr:127.0.0.1  Mask:255.0.0.0
          inet6 addr: ::1/128 Scope:Host
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Metric:1
          RX packets:436 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
          TX packets:436 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:0
          RX bytes:30308 (29.5 Kb)  TX bytes:30308 (29.5 Kb)
Obrigado desde já.
 
Boas,

Acabei de instalar o Opensuse 10.3 em dualBoot com o Windows Xp. Tudo funciona bem, excepto a internet que não consigo aceder de maneira alguma. Alguem sabe como posso resolver o problema?

Internet: Por cabo de Rede.
Modem: Motorola SB5101
ISP: Cabovisão

Código:
# ifconfig
eth0      Link encap:Ethernet  HWaddr 00:01:29:22:C3:E1
          inet6 addr: fe80::201:29ff:fe22:c3e1/64 Scope:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Metric:1
          RX packets:817 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
          TX packets:410 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:320998 (313.4 Kb)  TX bytes:138156 (134.9 Kb)
          Interrupt:20 Base address:0x6000

lo        Link encap:Local Loopback
          inet addr:127.0.0.1  Mask:255.0.0.0
          inet6 addr: ::1/128 Scope:Host
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Metric:1
          RX packets:436 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
          TX packets:436 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:0
          RX bytes:30308 (29.5 Kb)  TX bytes:30308 (29.5 Kb)
Obrigado desde já.

estás com ip estático ou por dhcp? já a configuraste como se tivesses no windows?
 
Levei o portatil para a escola, actualizou durante 2 horas +/- e no final a porcaria da aplicação da Vodafone fica uns segundos que parece que vai abrir e fecha-se do nada sem um erro sequer.
Sem net no PC, não preciso dele para nada.

Por mim, OpenSUSE já era...
 
e fazeres um trace do problema? Se calhar era mais produtivo do que mandares a posta de que é o Suse que não vale nada... Mas isso são só os meus .02€
 
Alguém sabe instalar o UNetBootIn OpenSUSE 10.3?????

Por favor ajudem-me é que eu não quero estragar o meu WinXP e ter de formatar:'(
Conto com a vossa ajuda:)
PLS PLS PLS
 
Última edição:
Por agora não precisas de tanto mas corre a aplicação a partir de um terminal virtual e mostra o que lá diz...

ordisi_ultimate disse:
(...) Por mim, OpenSUSE já era... (...)

Posso ter escolhido mal o português, mas parece-me a mim que estás a dizer que o problema é do openSuse, o que não me parece que seja o caso :/
 
Por agora não precisas de tanto mas corre a aplicação a partir de um terminal virtual e mostra o que lá diz...



Posso ter escolhido mal o português, mas parece-me a mim que estás a dizer que o problema é do openSuse, o que não me parece que seja o caso :/

... a porcaria da aplicação da Vodafone fica uns segundos que parece que vai abrir e fecha-se do nada sem um erro sequer....
Não sei se o problema é da aplicação ou do OpenSuse, mas já percebi que ambos não funcionam um com o outro.
Quanto ao correr num terminal virtual, já vamos tarde. Já levou format.
 
Opensuse 10.3, ATI e compiz fusion a combinação perfeita?

Pois é estou com uma carga de trabalhos com isto, e já a explodir com o sistema, e decaminho vai tudo pelos ares, bem vou começar a falar do sucedido.
Lá estava eu todo contente a instalar opensuse aqui no meu pc para ficar lado a lado com o XP, instalar tudo bem uma maravilha mas só até instalar os drivers da ATI, o gestor de janelas X passou-se após reiniciar o pc, tudo bem lá consegui arranjar, mas o problema de maior veio depois de instalar o compiz-fusion, corri-o pela primeira vez e correu tudo bem, mas depois instalei o emerald e mais umas coisitas que agora não me recordo e do nada fica super lento o sistema, sem compiz é uma maravilha, mas eu quero ter compiz a funcionar.
Sei que ATI e linux não se dão muito bem mas é o que se arranja.
Alguma ajudinha? agradeçia imenso.

Cumpz.
 
Back
Topo