opengl

Nem tinha reparado não :( mas tem lá as bases da questão que ainda se devem manter se calhar...
E também não é linux/ms, é free/close lol o cs no meu pelo menos parece que dá melhor em opengl do que em direct3d
cumpzz
 
lol, pois é, também me engano muito vezes nisso :P

Já agora se eu quiser um tuturial mais direccionado a janelas, tipo as dos setup's e assim onde posso arranjar isso?

cumpzz
 
of-topic:
Ja sei, para sistemas proprietarios devia-se usar livrarias (afinal pagas os livros quando os compras) e bibliotecas para opensource (vais a biblioteca e usas os livrinhos como quiseres e nao pagas nada).
:p
 
greatbunzinni, eu que nao conheço bem opengl e directx, porque é melhor começar com opengl em vez directx? Existe alguma vantagem na aprendizagem em começar pelo opengl?

OpenGL é a norma. Trata-se duma especificação de interfaces de computação gráfica que é definida por um consórcio que representa toda a indústria de computação gráfica enquanto que o direct3D só sai e só existe da cabeça da microsoft. OpenGL é multiplataforma, oferece interfaces a várias linguagens e é especialmente talhado para poderes fazer tudo o que quiseres, enquanto que direct3d, como parte duma API só e exclusivamente para criar jogos para windows, só foi feito a pensar em jogos. OpenGL é usado em aplicações militares (interfaces gráficos de aviões, helicópteros, simuladores, etc...), em programas de realidade virtual, em programas de CAD, jogos, telemoveis, gestores de janelas, etc... Direct3D é apenas usado em joguitos.

A única vantagem que o Direct3D teve em relação ao OpenGL era a inclusão mais rápida de truques que algumas companhias de placas gráficas ofereciam, se bem que para isso tiveram de partir várias vezes os interfaces de programação ao ponto da única coisa que ficou Direct3D foi o nome (apenas a marca) da API. No entanto isso mudou com o OpenGL 2. Mesmo assim, o OpenGL manteve-se perfeitamente compativel com os lançamentos anteriores desde que saiu até à versão 3, o que implica uns 15 anos de estabilidade perfeita. A versão 3 que sai agora será a primeira a trazer interfaces novos. No entanto, continua a oferecer compatibilidade com as versões anteriores, coisa que o Direct3D da Microsoft nunca fez nem quer fazer. Por exemplo, a Microsoft usa o DirectX como arma de agressão para forçar os utilizadores a gastar mais dinheiro em produtos da Microsoft.

Resumindo: OpenGL é sem dúvida superior por correr em tudo que possa correr gráficos, por ser uma especificação técnica da indústria, por ser perfeitamente estável, por ser maduro e por haver uma infindade de recursos já disponíveis à tua disposição, quer em bibliotecas de programação como em material de aprendizagem. Direct3D é inferior pois só corre onde e quando a Microsoft quer, só serve para apenas um uso bem específico, parte-se todo mal há um lançamento e é instável.
 
Última edição:
Outros detalhes que são interessantes na comparação dos dois. No mundo dos jogos, todas as máquinas de jogos adoptaram o OpenGL para fazer os gráficos. Bem todas excepto a xbox e os computadores com Windows. Dá que pensar. Outra coisa curiosa é que a microsoft faz questão de "capar" o OpenGL. Ora recusa-se a implementar todas as capacidades do interface, ora recusa-se a implementar as versões actuais da especificação, ora implementa de uma forma tosca, como forçar a tradução dos comandos de OpenGL para comandos de Direct3D em vez de executá-los directamente.

Como se não bastasse, a Microsoft recusa-se a oferecer directamente aceleração por hardware aos programas de OpenGL, forçando assim os utilizadores a instalar os drivers das placas de forma a poder ter finalmente o acesso ao hardware que pagaram para usar.
 
Back
Topo