opengl em leopard

Vou agora ter uma disciplina na fac que é ism(interacao de sistemas multimedia) e vou utilizar opengl, logo gostaria de saber se existe algum programa para mac que me permita programar opengl sem ter de recorrer a linux.. já experimentei no x-code mas dps nao consegui sequer correr os supostos exemplos que aparecem na net..
Já recorri a uns sites que estao referidos aqui no forum mas nada..:S

Agradecia algumas respostas..
 
TEnho opengl na faculdade mas não sou nenhum expert...por isso oque eu aqui escrever pode ser asneira... o bloodshed não tem versão Mac? Em relação a não conseguires correr os files, não consegues correr porque? da erro a compilar? Tens as bibliotecas todas? Glut?
 
o bloodshed não tem versão mac, pelo menos do que andei á procura pela net.. Contudo andei a inventar um pouco no Xcode e parece que consegui por isto a funcionar.. pelos vistos faltava-me adicionar uma framework opengl.. adicionei e funcionou. Mesmo assim achei um pco complicado a interface de utilizacao, pelo menos a comparar com linux, daí minha procura por software alternativo.
Obrigado.
 
O openGL é um standard aberto logo podes programar em qualquer plataforma.
Em MacOSx podes usar o gcc, existem as bibliotecas de opengl.
O Xcode não é um IDE?(corrijam-me s tiver errado)
Para escrever codigo podes ate usar um bloco de notas qualuquer.

O unico problema pode ser na interacção entre o sistema operativo e o OpenGL.
Se usarem glut ou SDL tas safo pk são multiplataforma, mas se usarem o GDI do windows
para fazer a ligação ao OpenGL então ai tas tramado.

Não sei como funciona no teu curso, mas no meu usamos o GDI logo tive de programar em windows, o que é um bocado..... va.... um pouco péssimo.

Procura saber o que vais usar.

Ajudei?
 
eu neste momento estou a usar glut, mas sinceramente ainda nao sei qual vou utilizar na fac, apenas tava a tentar adiantar-me e tratar já dos programas. Obrigado pela ajuda, mal souber mais alguma coisa ou tiver alguma dúvida eu nao hesito em postar..:p obrigado mais uma vez.

cumps.
 
O openGL é um standard aberto logo podes programar em qualquer plataforma.
Em MacOSx podes usar o gcc, existem as bibliotecas de opengl.
O Xcode não é um IDE?(corrijam-me s tiver errado)
Para escrever codigo podes ate usar um bloco de notas qualuquer.

O unico problema pode ser na interacção entre o sistema operativo e o OpenGL.
Se usarem glut ou SDL tas safo pk são multiplataforma, mas se usarem o GDI do windows
para fazer a ligação ao OpenGL então ai tas tramado.

Não sei como funciona no teu curso, mas no meu usamos o GDI logo tive de programar em windows, o que é um bocado..... va.... um pouco péssimo.

Procura saber o que vais usar.

Ajudei?

Acho que o xcode é um editor de texto apenas...mas posso estar aganado.
 
Se estiveres a programar no opengl do C em xcode podes escolher por exemplo o tipo de projecto C standard, depois adicionas as frameworks no menu "action" ao pé das opções "build" e "build and go"
As frameworks são opengl, glut e possivelmente Cacoa, depende do que estiveres a usar.
Não te esqueças que em vez de
Código:
#include <GL/gl.h>
#include <GL/glut>
#include <GL/glu.h>
#include <GL/glext.h>
fazes
Código:
#ifdef __APPLE__
#include <GLUT/glut.h>
#include <OpenGL/glext.h>
#include <OpenGL/gl.h>
#include <OpenGL/glu.h>
#else
#include <GL/glut.h>
#include <GL/glext.h>
#include <GL/gl.h>
#include <GL/glu.h>
#endif
A macro __APPLE__ está definida para sistemas Apple que são special em certas libs.
Depois o resto do código é como no linux sem quaisqueres WinAPI, apesar de no windows consegues fazer tudo sem WinAPI.
Só nao tenho a certeza se assim eles correm no finder, mas na linha de comandos correm de certeza.
Vou perguntar.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo