8/10 Mafia III - Definitive Edition (~60 Horas)
(Stadia PRO)
O pior jogo da série Mafia, é também o jogo em que claramente a Hangar 13 se tentou exceder demais e entregou menos.
Mafia III para mim destacou-se na narrativa, assim como o Mafia I e Mafia II, a narrativa sempre foi um ponto fortissimo na série, convem destacar que no Mafia III a banda sonora do mesmo é fantástica dada a epóca temporal da acção.
A cidade é consideravelmente maior e mais detalhada que a do Mafia II, com maior diversidade entre os distritos, porém assim como o Mafia II existe muito pouco que fazer.
O jogo em si demorou-me 60 horas a completar (acabei à 15 minutos) e as missões secundárias são repetitivas, aliás vou mais longe, todo o jogo é um enorme loop e é o motivo pela qual se demora as 60 horas a completar.
Inicialmente temos uma especie de prologue alargado em que o Lincoln Clay (Personagem Principal) prepara uma vingança a um ataque que recebeu e aos seus conhecidos, esse prologue passa nada mais nada menos que juntarmos 3 underbosses com quem queremos que liderem a cidade e tirar o trono ao nosso nemesis (Sal Marcano), durante todo este processo, não existe muito sentimento de repetição, e até ver tudo ainda aparenta ser fresco.
Porém após esta mesma fase, e assim que estabelecemos ligação com quem queremos que passe a liderar a cidade, temos de conquistar distrito por distrito da cidade, e aí começa a repetição e momento mais enfadonho do jogo, cada distrito possui por norma 2 tipos de racket, imaginando Sexo e Drogas, temos de conversar sempre com um NPC inicialmente que nos diz que existe um racket de sexo, e posteriormente causar danos em cada racket associado ao sexo, para o responsavel pelos rackets de sexo surja e matemos ou livre-mo-nos dele, depois temos de fazer o mesmo para o racket das drogas e só depois é que surge o responsavel do distrito em que temos efetivamente de matar.
Por norma as missões para limpar os donos dos distritos são as missões mais elaboradas e são equivalentes a uma missão principal de um Mafia II por exemplo, alguns bosses de rackets também quase escapam por principal, mas todas as restantes missões do jogo e limpeza de rackets é literalmente sempre a mesma coisa, vezes sem conta.
O jogo até é desafiador na condução no modo simulação e no combate inclusive se jogarem de gamepad a 30FPS como joguei, é dificil conseguir fazer tudo, com IA muitas vezes avançar de shotgun em punho e outros por vezes a tentar flanquear.
Honestamente gostei neste sentido.
Da parte gráfica, já conhecia a versão PC, porém decidi jogar no Stadia e para todos os efeitos, a versão Stadia é obviamente inferior à versão PC e possivelmente até mesmo inferior à versão PS4.
Corre a 30FPS com muitos microstutters, por vezes crashes durante os loadings, por vezes loadings corruptos (sem som ou com objectos que aparecem e desaparecem constantemente) que forçam a reiniciar o jogo, mas esquecendo as plataformas.
As texturas em todas as versões não são excepcionais, longe disso, mas toda a atmosfera do jogo com constante uso de volumetrics e ciclo dia e noite são fantásticos, não pelo realismo, mas pela fotografia, há momentos mesmo fantasticos graficamente quando se anda no open world, é um visual muito diferentes do que encontramos noutros open world que procuram realismos visual, aqui parece que temos um ambiente mais cinematográfico.
O sistema de policia é bastante desafiador, sendo que os mesmo fazem shoot on sight porque somos Pretos e vivemos numa altura de racismo, estes seguem a toda a velocidade de carro contra nós enquanto disparam e conduzem, por muitas vezes conseguem furar os pneus do nosso carro com bastante eficiencia o que imobiliza e torna muito dificil a fuga.
Só encontrei um truque que é seguir as linhas de comboio, que notei que eles não seguem as mesmas.
Os DLCs curiosamente foram um excelente balão de ar para o gameplay loop do jogo, alguns adicionando até novas àras e novos conceitos de gameplay, foram muito bons, mas não obrigatórios para a história e trouxeram o que considero boas missões não repetitivas para o jogo, ajudaram-me imenso a quebrar o flow monotomo que estava a passar com o jogo e a cena dos distritos.
Dou 8 porque:
Historia, com o bonus de multiplos finais que fazem sentido
Gameplay armas/carro good enough
OST e cutscenes muito bons.
Gráficos/Atmosfera (Nem sempre perfeito, mas muitas das vezes fantástico)
Negativo:
Gameplay Loop (Podiam ter cortado quase tudo o que foi repetitivo dos distritos e deixar as missões principais, o jogo passaria de 60 horas para 30 horas e seria bem mais emocionante)
Performance (Stadia), infelizmente o performance não é o melhor nesta versão por causa do micro-stutter
Problemas Técnicos (Stadia/Consolas): Pelo que averiguei estes crashes tambem ocorrem nas versões consola, é uma pena existir uma definitive edition em que aparentemente estes problemas ocorrem.
Curiosamente estou farto de open world e jogos repetitivos e
somehow este jogo conseguiu fazer-me gastar 60 horas e ir até ao fim.
Não pode ser assim tão mau