Nvme nao funciona em uefi

Olá a todos, antes usava um ssd normal e ele funcionava tranquilamente e agora comprei um m2 da msi e não consigo se jeito nenhum por em uefi. Eu fiquei 3 dias a tentar e não consegui então deixei tar e hoje queria por o windows 11 e tentei por em uefi e secure boot só que ao fazer isso deu uma tela azul com um erro e isso acontece sempre quando tento por em uefi. Dei disable ao csm tentei formatar pelo rufus e nada. Alguma ajuda? Obrigado
 
Só uma pergunta que eu reparei só agora, na bios onde tem os discos tem lá os 2 discos sata mas no m.2 slot estão como N/A mas mesmo assim no boot options aparece o nvme da msi. Isto é muito estranho?
 
@Kmitzh_Plays

Mete aqui qual é o modelo do ssd e a motherboard que tens no pc, pois sem essa info, torna-se dificil dar uma ajuda...
AMD Ryzen 5 2600 Hexa Core
Gigabyte GTX 1660 6GB Dual OC
ASUS TUF GAMING B450M-PRO II
16GB RAM DDR4 2400Mhz Aegis CL 15
SSD MSI SPATIUM M461 1TB Gen4 M.2
480GB SSD Gigabyte Sata III
HDD Wester Digital 500GB
Caixa ATX Kolink Nimbus RGB
Kolink 600W 80+
 
@Kmitzh_Plays

Claro, estás a tentar usar um modelo mais moderno numa plataforma inferior, se ele ainda funciona em legacy que nem devia, mas pronto, é ires trocar isso por 3.0 que é as portas que tem, por isso é que se tem de olhar a estes pormenores antes de ir comprar...
 
@Kmitzh_Plays

Claro, estás a tentar usar um modelo mais moderno numa plataforma inferior, se ele ainda funciona em legacy que nem devia, mas pronto, é ires trocar isso por 3.0 que é as portas que tem, por isso é que se tem de olhar a estes pormenores antes de ir comprar...
Eu tinha visto em alguns forums que podia por, a unica diferença é que as velocidades nao iam corresponder. Mas se voce o diz agradeço! depois eu compro uma board nova e isso. Obrigado!!
 
@Kmitzh_Plays

Pois já vi onde está o problema, a tua board só suporta SSD MVme 3.0 e tu compraste um SSD MVme 4.0, por isso é que ele não funciona...
Isso é problema algum, são compatíveis não ultrapassa é a velocidade do PCiE x3. Eu tenho um SN770 4 gen no meu Legion de 2021 com gen3.

Atirando no escuro diria que o problema é a partição boot do OS não estar no formatação indicada.

Edit:Eu diria para reinstalar o windows a partir de uma pen.
 
Isso é problema algum, são compatíveis não ultrapassa é a velocidade do PCiE x3. Eu tenho um SN770 4 gen no meu Legion de 2021 com gen3.

Atirando no escuro diria que o problema é a partição boot do OS não estar no formatação indicada.

Edit:Eu diria para reinstalar o windows a partir de uma pen.
formato o pc de novo mas tiro os discos sata?
 
Isso é problema algum, são compatíveis não ultrapassa é a velocidade do PCiE x3. Eu tenho um SN770 4 gen no meu Legion de 2021 com gen3.

Atirando no escuro diria que o problema é a partição boot do OS não estar no formatação indicada.

Edit:Eu diria para reinstalar o windows a partir de uma pen.
Aqui não há tiros no escuro há evidencias, se tens um a funcionar e sem problemas dá-te por muito contente, pois a velocidade é mais baixa é, mas incompatibilidade e problemas é lotaria para muitos como está aqui a a acontecer e tiveram de ir para as versões gen3...
formato o pc de novo mas tiro os discos sata?
esquece lá isso é perder tempo, pois vais andar na mesma história há outros que nem arranca sequer ou bluescreens por instabilidade, dai eu ter dito o melhor seria teres irdo para um Gen 3 que é o que tens na tua board...

Até porque investir num gen 4 quando tens gen 3 não tiras partido do SSD no seu todo em termos de desempenho...
 
Back
Topo