Gráfica NVIDIA and AMD are both working toward 8K resolution, or 7680x4320

Para mim esta situação é um bocado diferente porque a partir de certo PPI (a Wikipedia diz 300 PPI) o olho humano deixa de ser capaz de discernir pixeis individuais à distância de utilização normal (distância esta que é obviamente variável).

Enquanto que em 640x480, 800x600, 1024x768 ou 1280x1024 sempre se conseguia distinguir entre pixeis às mesmas distâncias normais de utilização, logo sempre compensaria aumentar a resolução até ao limite que o olho humano consegue observar. Mais além, a mim, parece-me puramente académico, sem grandes vantagens práticas para gaming num monitor.

Link interessante: http://www.red.com/learn/red-101/eyesight-4k-resolution-viewing

Só para teres uma ideia, um ecrã de 24" com uma resolução de 4096x2160 "só" tem 193ppi, enquanto que à telemóveis que passam os 500ppi. Portanto ainda estamos longe do limite que falam.
 
Só para teres uma ideia, um ecrã de 24" com uma resolução de 4096x2160 "só" tem 193ppi, enquanto que à telemóveis que passam os 500ppi. Portanto ainda estamos longe do limite que falam.

pois é! mas há quem pense que 4k é muito! o 8k é demais!

Quero é que os preços torne-se mais acessível, e as placas gráficas acompanham e sejam capazes por preços bem mais baixos, e os 8k irão impulsionar que isso aconteça! penso assim, se 8k for topo, o 4k média??? logo preço de média? Sei que isso ainda levará anos, mas tem de vir para que aconteça a qualquer momento... Mas até, não acho lógica afirmarem que que 4k basta! senão ficará lá em cima os preços sempre.

A verdade que concordo também e isso sim, a 4k mal se aquentam as gráficas... e isso tem de evoluir, por isso se já falam disso, logo é bom :) penso eu... ou estou errado???
 
Só para teres uma ideia, um ecrã de 24" com uma resolução de 4096x2160 "só" tem 193ppi, enquanto que à telemóveis que passam os 500ppi. Portanto ainda estamos longe do limite que falam.

A capacidade de distinguir pixeis individuais também depende da distância, como realcei.

Por acaso era uma coisa que gostava de testar: pegar num monitor desses e à distância normal de utilização (0,95m - 2,75m, determinado de cabeça com a ajuda destas tabelas) ver se conseguia discernir pixeis individuais.

Alguém tem um que possa testar? ;)

EDIT: encontrei este gráfico, também é interessante!

resolutions-worth-it-comparison.png
 
Última edição:
No meu caso tenho um monitor de 24" e está a cerca de 65cm da minha cara, logo um monitor 4k iria fazer uma grande diferença.

Agora se estivesse a 2 metros o mais certo era não notar diferença absolutamente nenhuma.

A história das resoluções serem ou não demasiado tem tudo a ver com a distancia, como referiste.
 
Back
Topo