Novo contrato - Vodafone vs NOS

Vai caixa do fibergateway tens lá isso ou parecido.

IMG-20200221-192821.jpg
O que eu publiquei são as regras em vigor em Portugal desde 2014. Nesse ATI da imagem não há espaço nem ventilação. Poderá ser anterior a 2014 e o operador não se quer chatear e simplesmente cola isso para todos. Agora dizer como o @Pixel Lord disse que "router de ISP nunca se instala dentro dum ATI. É MANDATÓRIO SEMPRE NO EXTERIOR." não é correto
 
@Khack basta ver que nesse ATI que demonstra no aviso, nem sequer tem o espaço mínimo obrigatório para equipamentos ativos, nesse caso é obrigatório ter uma segunda caixa, CATI, para esses equipamentos. Esse ATI só comporta os RG's.

Ainda sobre o WIFI, a minha casa é um T3 de 120m², tenho o router dentro de do tal armário tecnico que está numa zona mais ou menos central da casa e o WIFI do router era suficiente se fosse só para a casa, mas como a casa está inserida numa quinta em que tive que colocar AP's exteriores, bem como este router faz a tudo o que é comunicações para outra moradia ao lado com mais AP's e um armazém, 10 cameras 4K WIFI, NVR, shelly's, entre outras coisas... Tenho reboot's a cada +/- 36h, no entanto não é por aquecimento, é mesmo porque o fiber é fraquinho, já tive aqui um router do trabalho (emprestado) em bridge e deixo de ter reinícios. Quando estive em parte em teletrabalho, ainda andei ás turras com o apoio técnico, em inclusive deram ordem para ir a uma loja meo trocar o fiber5 por outro igual. Resultado foi exatamente o mesmo, por falta de tempo em casa e porque de momento não faço teletrabalho, não me tenho chateado muito com isto.
Mas o engraçado disto, é que eles próprios tinham dificuldade em entrar no router, mesmo não tendo lá nada ligado, foi engraçado, ou não...

Mesmo assim admito que cometi um erro, devia era ter colocado um bastidor no sitio do ATI, pois tinha espaço para isso e talvez ficasse com as coisas melhor arrumadas, mas agora já está, solucionei o problema com prateleiras á volta do ATI para por por exemplo o NVR.

Dentro do ATI nos equipamentos ativos tenho o Fiber, um amplificador de sinal de TV e um modulador de sinal, para colocar o NVR a transmitir num canal especifico, não tenho switch's aqui.
 
Última edição:
@Khack basta ver que nesse ATI que demonstra no aviso, nem sequer tem o espaço mínimo obrigatório para equipamentos ativos, nesse caso é obrigatório ter uma segunda caixa, CATI, para esses equipamentos. Esse ATI só comporta os RG's.
A única vantagem que vejo em teres Residential gateway no ATI é não estar a estragar a decoração da sala. 😁
 
Os eng. que desenvolvem estes routers andaram a queimar pestanas nas faculdades....
Desde quando um router com Wi-Fi, é instalado dentro de uma caixa mesmo ventilada?
Percebem de propagação de sinal rádio confinado a um espaço fechado?
Nem comento!!
On topic.
 
Eu quero o router fora da caixa ATI.
Mas numa casa nova, tubagens e rede elétrica nova, com certeza conseguem instalar o router na sala, certo?
É algo que eu posso exigir ou então recuso a instalação do serviço?
 
Desde quando um router com Wi-Fi, é instalado dentro de uma caixa mesmo ventilada?
Percebem de propagação de sinal rádio confinado a um espaço fechado?
São as normas ITED da ANACOM, são as regras do país, também desenhadas por engenheiros eletrotécnicos. Os equipamentos desenhados devem corresponder a estas normas.

Agora, que prejudica a propagação do Wi-Fi, sim, prejudica e disse-o no post anterior e também disse já neste fórum que acho preferível que se instale na ZAP.

Aquilo que não confirmo é a tua afirmação de que um router não pode ser instalado num ATI e que é mandatório instalá-lo no exterior
 
Vou tentar novamente mas acho que as saídas vermelhas não conseguia passar internet para lá.
Relativamente ao router, este não deve estar na caixa até certo?
Devia estar no Hall e na caixa ter um switch?

Tens de encaminhas um cabo de rede do router para a porta onde queres ter internet.
Estou a olhar para o router e vejo que tens la dois cabos de rede ligados.


O router, dever estar ou não no ATI, é relativo, este deve estar aí ou junto á ZAP, que penso que seja na sala.

Embora hoje em dia não se usa, também pode estar no hall onde tens o telefone fixo. até faz mais sentido uma vez que é +/- uma zona central da casa.


Eu quero o router fora da caixa ATI.
Mas numa casa nova, tubagens e rede elétrica nova, com certeza conseguem instalar o router na sala, certo?
É algo que eu posso exigir ou então recuso a instalação do serviço?

Entre aspas conseguem fazer isso, mas olhei para o teu ATI e não vejo ai tomadas de Fibra.
Basicamente precisas de ter uma tomada como a que neste post AQUI, se quiseres da também um vista de olhos no tópico inteiro.


Tira uma foto as tomadas que tens na sala e mete aqui.
 
Tens de encaminhas um cabo de rede do router para a porta onde queres ter internet.
Estou a olhar para o router e vejo que tens la dois cabos de rede ligados.




Embora hoje em dia não se usa, também pode estar no hall onde tens o telefone fixo. até faz mais sentido uma vez que é +/- uma zona central da casa.




Entre aspas conseguem fazer isso, mas olhei para o teu ATI e não vejo ai tomadas de Fibra.
Basicamente precisas de ter uma tomada como a que neste post AQUI, se quiseres da também um vista de olhos no tópico inteiro.


Tira uma foto as tomadas que tens na sala e mete aqui.
- Eu tentei adicionar um cabo para a porta, mas as portas supostamente mistas (ethernet e telefone) não consigo. Por exemplo atualmente tenho a ir para o ZAP 2 (sala) e para o escritório tomada simples.


- As tomadas da sala estão assim:
KhdmrZC.jpg


mvIAy7E.jpg


E do outro lado da sala tem uma assim:
UWttYDP.jpg
 
- Eu tentei adicionar um cabo para a porta, mas as portas supostamente mistas (ethernet e telefone) não consigo. Por exemplo atualmente tenho a ir para o ZAP 2 (sala) e para o escritório tomada simples.


- As tomadas da sala estão assim:


E do outro lado da sala tem uma assim:
https://imgur.com/UWttYDP

Tens de fazer um alteração ai para teres a fibra até a sala.
Vou assumir que onde queres que o router fique é onde tens o cabo de rede amarelo.

1- Visto que tens essa tomada de reserva que abriste, vais ter de comprar o seguinte para meter:
- Centro para Acoplador para Conetores de Fibra Ótica SC APC Simplex - REF: 90449 S
- Acoplador para Conetores de Fibra Ótica SC APC SimplexIred - REF: 82210

2- Podes verificar se tem tubagem nesse espaço vazio, se tiver é só veres se isso vai dar ao ATI. Se não for vais ter de usar o mesmo tubo de onde vem o cabo de rede para a tomada ao lado e fazer um furo para passar para a tomada vazia.

2.1- Se tiver tubagem até ao ATI pode comprar um patch cord SC-APC de 5 ou 10metros dependendo do comprimento do tubo e passar até ao ATI.

3- Se não der o ponto 2.1, quando o técnico vier vais lhe dizer que tem de passar a fibra desde o ATI até a tomada que referi acima e fazer a ligação para a tomada que compraste. (Não vás na cantiga de te meterem la uma caixa de fusão optica da operadora)

4- Depois o sinal RF que sai do router injetas numa dessas portas de RF que tens nessas duas tomadas ai ao lado.

5- Sinal de internet vai pela tomada de rede até ao ATI

6- No ATI compras um SWITCH de 5 ou 8 portas dependendo de quantas portas queres ligar
PS: Escolhe um em alumínio, por exemplo TP LINK.


É isto que tens de fazer para ter o router na sala.
 
- Eu tentei adicionar um cabo para a porta, mas as portas supostamente mistas (ethernet e telefone) não consigo. Por exemplo atualmente tenho a ir para o ZAP 2 (sala) e para o escritório tomada simples.


- As tomadas da sala estão assim:
KhdmrZC.jpg


mvIAy7E.jpg


E do outro lado da sala tem uma assim:
UWttYDP.jpg
Tens a tubagem de reserva para fibra ótica entre o ATI e essa tampa cega, tens as telecomunicações feitas de acordo com o regulamento de ITED de 3ª edição. tirando a moldura ATI deves ter o sitio onde ligam as fibras por trás.
Este vídeo da marca do teu ATI, Efapel, pode te ajudar a perceber algumas coisas:

Sobre as tomadas restantes não funcionarem e só essas 2 darem, é simples, são as únicas que tens o cabo entre elas e o router, tens no ATI a dizer a que cada tomada pertence, numeradas... portanto a porta 2 é uma das duas da ZAP, a porta 6 será suponho eu na zona oposta á mista no mesmo quarto que será o direito., por exemplo para teres internet na tomada mista do mesmo quarto deveria ter um cabo entre o router e a porta 7.

EDIT: Só para salientar na para teres o router na sala deves na minha opinião fazer o que o @carvalheira diz no ponto 1 e 2.1. porque tubagem, o ponto 2, tens de certeza, era obrigatório.

Espero ter ajudado.
 
Última edição:
Obrigado aos dois! Vou tentar orientar-me nisso.. mas o mais provavel é depois quem vier instalar pedir para me fazer isso. Espero que consigam fazer.
 
Obrigado aos dois! Vou tentar orientar-me nisso.. mas o mais provavel é depois quem vier instalar pedir para me fazer isso. Espero que consigam fazer.

Se tiveres o material ja comprado ai em casa e fizeres o despista da tubagem até ao ATI o instalador faz te isso.

Se ele for esquisito e não quiser fazer o trabalho bem feito mandas a instalação para trás.

Ja fiz isso duas vezes que ca vieram a casa, depois voltaram e fizeram como eu queria.
 
Se tiveres o material ja comprado ai em casa e fizeres o despista da tubagem até ao ATI o instalador faz te isso.

Se ele for esquisito e não quiser fazer o trabalho bem feito mandas a instalação para trás.

Ja fiz isso duas vezes que ca vieram a casa, depois voltaram e fizeram como eu queria.
Já agora, onde consigo comprar esses materiais? Lojas de eletronica não vendem? Lojas de materiais de construção também acho que não vendem isso.
 
Já agora, onde consigo comprar esses materiais? Lojas de eletronica não vendem? Lojas de materiais de construção também acho que não vendem isso.
Como é material da EFAPEL quase qualquer loja de material de eletricidade tem disso.

Não sei de que zona es, mas procura se tens ai perto de ti a empresa electrosiluz.

Pelas ref que meti la no post mais a cima mete na net e encontras varias lojas a vender disso.
 
Olá a todos, acabei por ir para a Vodafone (a NOS afinal não tem cobertura na minha casa).
Estou a ver um switch para meter na caixa ATI. O router vai ficar ao lado da tv e box da vodafone. A utilização vai ser para de 3 a 6 tomadas.

Entre o D-Link DGS-108 e o TP-Link TL-SG108S, qual é melhor?
Um destes é suficiente para o meu caso? Tive a ler aqui no forum e users falaram em loop, não faço ideia como ver se me ia acontecer ou se estes switch baratos são indicados.

@Sonecas T4 @carvalheira
@RRJoao @Pixel Lord

Obrigado a todos.

Edit:
escolhi um pacote com 500Mbps de internet.
 
Última edição:
Para 3 a 6 tomadas um desses é suficiente, ficas com uma saída de reserva.

Entre o D-Link DGS-108 e o TP-Link TL-SG108S, são equivalentes, ambos têm igmp snooping, por isso, escolhe o mais barato.
 
Para 3 a 6 tomadas um desses é suficiente, ficas com uma saída de reserva.

Entre o D-Link DGS-108 e o TP-Link TL-SG108S, são equivalentes, ambos têm igmp snooping, por isso, escolhe o mais barato.
Parece que acertei num dos poucos sem igmp snooping, amanhã vou lá trocar pelo TL-SG108S. Obrigado
 
Back
Topo