Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

Os painéis QD-Oled da Samsung têm mais propensão para burn-in do que os WOLED da LG, portanto deve ser ainda mais arriscado usá-los como monitor.
E dizerem "three-year OLED burn-in warranty for peace of mind" quase parece ser a gozar. Um monitor é para durar 10 ou 15 anos, não para durar 4 ou 5. Por isso 3 anos de garantia de burn-in não me dão "peace of mind" nenhuma.

Há sempre a hipótese de usarem ph blue nos novos painéis...
 
Para mim era o LG 27" 1440p 480hz, ao preço certo claro. 4k 240hz só se for 27" e com Next gen GPU.
Mas infelizmente não acredito que lancem 4k 27" OLED em breve, com tanta densidade de pixels a eficiência é pior o que resulta em menos brilho/mais calor.
Para mim é 1440p 240hz que já temos mas a preço decente. Tipo sub 450€. Talvez daqui a 2 gerações...quiçá
 
VESA Updates Adaptive-Sync Display Standard with New Dual-Mode Support
January 3, 2024 – The Video Electronics Standards Association (VESA®) today announced that it has published an update to its Adaptive-Sync Display Compliance Test Specification (Adaptive-Sync Display CTS), which is the first publicly open standard for front-of-screen performance of variable refresh rate displays. Adaptive-Sync Display version 1.1a provides updated testing procedures and logo support for an emerging category of displays that can operate at different maximum refresh rates when resolution is reduced. This optional “Dual Mode” testing and logo support allows display OEMs with qualifying hardware to certify their products at two different sets of resolution and refresh rate (for example, 4K/144Hz and 1080p/280Hz).
VESA Certified AdaptiveSync Display Logo Changes
For displays that can operate at a faster refresh rate when operated at less than their maximum resolution, the Adaptive-Sync Display v1.1 update allows display OEMs to feature the VESA Certified AdaptiveSync Dual Mode logo on their certified products to represent certification at two speeds and resolutions. On the left side of the logo, the values shown indicate the display’s maximum certified refresh rate at maximum native vertical resolution, and the native maximum vertical resolution. On the right side of the logo, the values shown indicate the alternative certified resolution’s maximum certified refresh rate and vertical resolution.
AdaptiveSync-Dual-Mode-Sample-scaled-e1704301981654.jpg

https://vesa.org/featured-articles/...-display-standard-with-new-dual-mode-support/
 
Bem após uma autêntica novela mexicana entre loja e transportadora digna de série na netflix, já cá mora o M27Q-X, finalmente fico com tudo o que preciso e idealizava num só equipamento...

  • 27"
  • 240hz
  • 2k
  • KVM , indispensável para mim, dado o trabalho em casa e espaço
  • colunas integradas
  • conetividades extra

Curioso para testar o dashboard, pode ser que não seja lixo como a maior parte do software que os fabricantes metem neste tipo de artigos comparado com o aftermarket...

Depois dou feedback durante o fim de semana quando o testar.
 
Enquanto o fantasma do burn in andar por lá e os preços não baixarem não me parece
Entretanto os mini led tem cada vez mais zonas e muitas vezes a metade do preço.
 
Meu deus, isto passar de um S2721 da DELL para um M27Q-X... 8|

Até agora nada a apontar, painel muito mas muito melhor ao que tinha, totalmente uniforme que para IPS até achei estranho, comparar ao DELL dada a antiguidade do mesmo não é difícil.
Quanto ao gaming a experiência é totalmente diferente, até me fez confusão nos primeiros 30 min, parecia que o cérebro estava a adaptar-se...um gajo já não vai para novo :D
Colunas fazem o trabalho, não esperava nada por aí além .

Por burrice minha não me recordei que os cabos type-c que cá tenho em casa apesar de suportarem PD60 e PD100, não passam imagem, nunca tive essa necessidade logo ainda não testei o KVM, até final da semana já deverei ter o KVM a funcionar.

O software não sei se por updates que tenha tido desde as reviews iniciais até agora, não me parece tão mau como o pintam...

Nota negativa, pode ser picuinhas da minha parte, mas o joystick e o kvm faz cá um barulho ao clicar, meu deus, isto á noite em completo silêncio é qualquer coisa... podia também rodar e não ser apenas ajustável em altura mas já sabia ao que ia.

Face ás necessidades que tinha e preço, parece-me um nobrainer mesmo nesta altura do campeonato... para quem tenha as mesmas necessidades que referi acima, sei bem que é um nicho de mercado.

Abraço.

Abraço.
 
Enquanto o fantasma do burn in andar por lá e os preços não baixarem não me parece
Entretanto os mini led tem cada vez mais zonas e muitas vezes a metade do preço.

Pelo feedback que tenho visto do 27gr95qr burn in não parece ser um problema. E estes painéis Next gen devem ser melhores ainda.

Samsung qd-oled é que parece sofrer mais.

Mini led é só mesmo para HDR. No desktop consegues ver a zonas a apagar/acender porque são lentas e grandes.

Os tempos de resposta OLED combinado com 240-480hz torna quase impossível de bater em termos de motion clarity com LCD.
 
ROG tem sempre taxa extra.
Veremos o da LG por exemplo com Dual Mode.

Claro que não é esperado preço de LCD.
Mas quem já usa OLED é outro campeonato em tudo.
 
RIP LCD?

Quando vires os preços disso dizes logo o contrário.

Já sabemos os preços. O Alienware 1440p360 qd OLED custa 899$. E o 4k 240hz 1199

Os da LG devem ser o mesmo preço. O 27gr95qe também saiu a 899. Este 1440p 480hz faz todo o sentido que saia ao mesmo preço.
 
Última edição:
Na Europa os preços serão mais altos
Esperava pior, mas enquanto estiverem assim os LCD ainda tem vida.

Quase de certeza que vai ser o mesmo preço do 27gr95qe (a versão da LG sem rog faz). Para fazer concorrência ao Alienware.
Os monitores da Alienware também costumam ser mais baratos na europa e estão quase sempre em promoção.

Se a versão da Asus/LG vier com DP2.1 talvez compre, numa promoção como o 27gr95qe esteve a 670€ nos prime days. É que 1440p 480hz com dp1.4 não é ideal, DSC não é assim tão bom como muitos pensam.
 
Última edição:

Agora é esperar pelo LG 1440p 480hz. Suspostamente tem melhor coating e melhor text clarity. E em termos de burn in também deve ser melhor que qd-oled.
 
Última edição:
Vou deixar sair os 2 paineis oled 32" 4k para ver melhor os comparativos.

Acho que tou mais inclinado para o woled da lg... O qdoled da samsung deve ter uma presença de cor superior ao emitir a luz sempre de um dos 3 pixeis com cor... Mas o white pixel do woled faz muito heavy lifting e parece ser uma receita melhor no que toca a wearing.

A precisão no render de fontes no Windows não se vai comparar ao meu ips 163ppi rgb, mas esta aquisição vai ser mais para multimedia no fds, entao acho que com 32" 140ppi vai ser brutal nisso e as fontes podem ser pelo menos decentes.

Ver se no fim do ano surge alguma promo, se houver algum modelo com DP2.1, silencioso e sem drawbacks avanço.
 
Última edição:
Back
Topo