Deste lote de anúncios da Fuji a máquina que maior interesse tem gerado é sem duvida a F50fd, não só porque tem uma "spech sheet" bastante impressionante, mas também porque é a sucessora das míticas F30/F31fd e especialmente porque estreia a nova geração do SuperCCD HR (VII geração).
Esta questão do sensor é especialmente importante uma vez que pelo que pelos rumores que aparecem, muito provavelmente será exactamente este o sensor a equipar a sucessora da S9600...
Quando foi feito o anuncio muito se falou, muito mal se disse da Fuji porque a qualidade de imagem estava perdida, porque seria impossível ter a mesma qualidade metendo 12 Mpixels no mesmo tamanho, etc.. etc... A Fuji pela sua parte dizia que graças a uma série de novas tecnologias cada um dos fotosensores iria continuar a receber tanta luz como cada um no sensor de VI geração da F30/F31fd..
A partir do dia em que a F50 foi lançada nos USA têm aparecido alguns testes interessantes.. E este é especialmente bom...
Foram tiradas fotos com uma F30 e uma F50 nas mesmas condições, em ambas as camaras foi escolhido o modo 6M a fim de as fotos poderem ser directamente comparáveis sem ter que fazer resize no photoshop, a única diferença é que a F30 está a fotografar em modo "Fine" e a F50 em modo "normal" porque as Fuji normalmente só disponibilizam o Fine no maximo da resolução. Assim é natural que as fotos da F50 sofram de mais artefactos de compressão JPEG..
O cenário é este, e o que se mostra são crops a 100% da caixa de DVD's que aparece na imagem:
ISO 100:
ISO 200:
ISO 400:
ISO 800:
ISO 1600:
ISO 3200:
Uma das maquinas está sempre na foto de cima e a outra na de baixo... Tendo em conta que a F50 tem o dobro dos pixels num sensor +/- do mesmo tamanho e além disso está a fotografar em modo "normal" enquanto que a F30 está em modo "Fine" deve ser extremamente fácil adivinhar qual é a F50 e qual é a F30...
Já agora, deixo uma imagem que foi tirada no máximo da resolução em cada uma das máquinas, a ISO 800, e depois foram limpas com o Neatimage e redimensionadas para o mesmo tamanho... Esta imagem dá para ver qual das máquinas produz as melhores bases de trabalho para pós-processamento..
Para acabar com o suspense, a F50 é a de cima e a F30 é a de baixo, em todas as fotos.
Concluindo, parece que mais uma vez a Fuji com os seus SuperCCD's está um passo à frente e consegue aquilo que até agora nenhuma marca estava a conseguir com os sensores de 10+ Mpixels.. E agora nem se pode dizer que seja graças a sensores muito maiores, porque na concorrência os sensores de 10~12Mpixels também já são de 1/1.8" e não de 1/2.5".. Aqui a Fuji vence graças à superioridade tecnológica dos Super CCD...
E os fãs da Fuji podem estar descansados que aparentemente a F30/F31 vão ter uma sucessora à altura...