Nokia Lumia 830

em termos de funcionalidades o GPS no 10 bate o 8 "de olhos fechados". o 8 n deve ter nada q o 10 n tenha. n podemos ser saudosistas e dizer q o 8 é q era bom só pk sim.
se nalgum tlm tiver algum problema deve ser algo pontual. temos é de resolver o assunto e n generalizar.
 
DNOVO, sinal de GPS tenho, mas a utilização do MAPAS é francamente inferior às aplicações Here no WP8.1. Dá para desenrascar... Mas foi opção minha para ter um SO que ainda tem algumas apps que funcionam (contra o WP8.1).

Os Mapas em W10M estão melhores que no início sim, mas continuam a uma grande distância do Here Drive em WP8 em termos de funcionalidades, usabilidade, etc. Só o bug estúpido de não mostrar o tráfego durante a navegação (só em vista de mapa), ou não dar para utilizar o gps sem navegação assistida (desliga-se ao fim de um par de minutos)... Mas enfim para mim era passar a utilizar um GPS razoável ou continuar com WP8 e com cada vez menos apps e suporte.

Agradeço o feedback.

Custa-me a entender a disparidade no funcionamento do GPS entre dispositivos. Até aproveito para desenvolver um pouco mais o que acontece no meu em W10, o GPS liga perfeitamente, consigo escolher o destino (e restantes definições para a viagem), aquilo calcula a rota... assim que fica tudo definido e carregava em iniciar viagem, aparecendo a setinha no sítio onde me encontrava, lá vinha o fatal No GPS signal/Signal not found, ou lá o que era. Podia tentar de tudo, desde ligar e desligar wifi/dados móveis enquanto a rota estava definida, a reiniciar e fazer resets, que não dava em nada. Como encontrei tantos casos a dizer exatamente o mesmo pela net fora (mesmo no tópico que criei no reddit, malta com 950 ou 950 XL a queixar-se do mesmo, alguns a conseguir resolver, outros não) é que me deixa perplexo esta disparidade. Mas enfim.

O boiling point para mim foi ter ido a Londres ainda com o tlm no W10 e ser um falhanço por completo, por mais apps que experimentasse (Sygic, Waze, Gmaps, etc). Aliás, ser em cidades grandes, médias, pequenas ou vilas/aldeias também vai dar exatamente ao mesmo. A sorte foi ter ido acompanhado com alguém que tinha um iphone, não houve qualquer problema. Ainda por cima com uma aplicação fantástica, o citymapper, que também não havia para W10.

Também percebo perfeitamente o teu dilema, e se funcionasse minimamente como no teu, provavelmente também teria feito o mesmo. Como às vezes ter o GPS a funcionar em condições dá um jeito do caraças (especialmente com o Here Drive, Maps e Transit, resultam muito bem), e como costumo andar com o ipad, que me resolve tudo aquilo do dia-a-dia que era suposto ter no tlm (redes sociais em condições, notificações ou "luxos" como aplicações de desporto e multimédia)... vou-me mantendo no 8.1

@dnovo

Obrigado pelo teu testemunho na primeira pessoa a constatar o que muitos dizem por aqui, que o mapas/GPS em W10m não é assim tão perfeito como alguns o vendem, que o WP8.1 está um autêntico dumbphone ao fim de 3 anos e que outras plataformas com outro tanto tempo de vida ou mais ainda são bem competentes ao contrário do que também se diz por aí.

O 830 merecia era um SoC melhorzinho e 2Gb RAM, para o que custava quando foi lançado bem que os podia/devia ter tido.

Infelizmente é mesmo esta a minha experiência. Nem me queixo da RAM, que o tlm vai sendo fluído (apesar dos segundos de delay quando estava no W10 a abrir algumas aplicações, em 8.1 não noto isso) e, sinceramente, nem sequer há aplicações em W10 para as quais realmente daria mais uso à RAM. O dumbphone é que me dá mais pena; não ter um mero fb, instagram e twitter em condições, aplicações tão triviais como a do banco ou um citymapper, as pesquisas que é preciso fazer para tentar encontrar alguma alternativa (p.ex, para chegar ao Owl Reader, que se calhar "ninguém" conhece, para substituir o Pocket, tive que andar a experimentar tudo o que havia na loja, já que procurando na net ninguém fala disso; ou andar a testar o que há para conseguir ter algo para o Reddit ou Youtube), já para não falar dos tais luxos como o Kodi, Meo Go, emuladores, jogos em condições (nem falo dos mainstreams como um Pokemon Go ou Mario Run; até algo de baseball ou basket é quase mentira) ou aplicações como a vsports/Liga Portugal, p.ex. E a tendência é cada vez mais aumentar, que novas aplicações para um user "comum" apenas desenvolvem para ios/android. Essa da Liga Portugal, p.ex., que acho tão porreira, foi re-lançada recentemente e para Windows não existe. Nem fazendo o upgrade para W10, saindo prejudicando no GPS, resolveria a questão.

Lá está, vai valendo o ipad de 2012... continua a dar para tudo, sempre fluído, sempre com acesso a aplicações (uma ou outra funcionalidade que não consigo ter por ser o último ipad processador x32, como o nigh shift, mas pronto, nada de especial; talvez de agora em diante, já não tendo acesso ao ios11, a idade se comece a notar). Mesmo para algumas questões de jogos ou multimédia um tablet daqueles clássicos de oferta (2gb de memória interna, 1gb de ram) vai sendo útil e mantendo a longevidade
 
@dnovo: A Google está constantemente a mexer nas APIs do YouTube, se houver alguma alteração que tenha impacto na forma como as apps de terceiros estão programas, ou os programadores terceiros estão atentos e andam em cima das alterações às APIs que a Google faz, ou então tens problemas desses na app Tubecast. Eu uso a MyTube! e o programador volta e meia queixa-se disso nas release notes da Beta. Como no WP8.1/W10M não tens app oficial para YouTube e tens necessariamente que recorrer a apps de terceiros (algumas melhores que a oficial IMO), sentes (mais) isso, ao passo que o pessoal no Android nem nota essas alterações, só vê que a app oficial actualizou e pronto...

E já tens Kodi para W10M.
 
Última edição:
@dnovo: A Google está constantemente a mexer nas APIs do YouTube, se houver alguma alteração que tenha impacto na forma como as apps de terceiros estão programas, ou os programadores terceiros estão atentos e andam em cima das alterações às APIs que a Google faz, ou então tens problemas desses na app Tubecast. Eu uso a MyTube! e o programador volta e meia queixa-se disso nas release notes da Beta. Como no WP8.1/W10M não tens app oficial para YouTube e tens necessariamente que recorrer a apps de terceiros (algumas melhores que a oficial IMO), sentes (mais) isso, ao passo que o pessoal no Android nem nota essas alterações, só vê que a app oficial actualizou e pronto...

E já tens Kodi para W10M.

Pois, acredito perfeitamente que seja esse o caso, faz todo o sentido. É como disse, tudo o resto se na aplicação mantém (ver os vídeos normalmente, acesso às subscrições, tendências, etc); o feed em si é que deixou de dar, infelizmente. É uma pequena coisa, e nem sequer aponto o dedo ao Tubecast, que nos últimos 2 ou 3 meses já fez pelo menos duas atualizações à aplicação num SO a morrer, é de se louvar; vão-se é acumulando coisas destas, que lá está, nem me passam pela cabeça no ipad... também cheguei a experimentar a mytube há muito tempo atrás, mas depois de ver meia dúzia de vídeos deixava de os reproduzir (eventualmente limitações da versão free/trial, diferentes das que estão na loja); talvez experimente novamente se o Tubecast não resolver.

Sobre o Kodi, eu sei que sim. Até disse de certa forma no meu comentário, nem fazendo o upgrade resolve a questão da falta de aplicações, porque algumas tem-se acesso que no W8.1 não se tem (as redes sociais minimamente em condições, p.ex., ou recentemente o Kodi), mas outras, como o Citymapper, aplicação do banco, emuladores, vários jogos, etc, já não.
 
o MeoGo funciona muito bem tanto no wp 8.1 como no w10m. ;)

Muito bem, como diz... Se quiser ver algo que deu umas horas antes, que fica nas gravações automáticas (creio ser assim que se chama na box), ou um episódio anterior que deu noutro dia, chapéu; apenas me apresenta a informação do programa. Algo que obviamente não acontece no ipad, imagino que no tablet android também não. Daí ter falado no tal luxo, ainda que reconheça que talvez fosse mais explícito ter incluído o Meo Go no grupo do que há e funciona longe do desejado, como as redes sociais, e não do grupo do que não há.

Já para não falar da lentidão para se mexer naquilo, a lentidão para se mudar de canal, ou a própria apresentação gráfica do aplicação. Muito longe do que há na concorrência. Isto em W8.1., não faço ideia como está agora em W10M nem me interessa, sinceramente.
 
Última edição:
Realmente a minha experiência é diametralmente oposta. Tenho o iPad2 e desde a chegada do iOS8 para pouco mais me tem servido do que ver precisamente o MeoGo e mal pois desliga-se muitas vezes da rede e tenho que reiniciar tudo com uma lentidão exasperante a acompanhar até voltar à emissão. Neste aspecto o meu 630 8.1, na mesma rede, consegue ser irrepreensível ao permitir-me ver os programas do principio ao fim.

Tem de facto o handicap das gravações automáticas, mas creio que se salvaguardar manualmente aquilo que se quer ver, vai ser possível accionar a visualização qd apetecer.

Relativamente ao w10m, embora não seja chamado ao caso, convém vincar que a app não padece dessa limitação
y4mpZENJWl0FFgKlMqQPZrRXfHK9DzLUFSlPRZdy9WaXPVv7cbxdUl6IVbGLm_J7XjBDBojmJd0Fwy0iD0iSdZbuQhAkQUINYhAit2TZ2udRcEdPhF4iiqWva6kftWwso7JEj6NXHXVjxKR16x45Kia-FRk6-A83-8CH6s81CG_5oNtoWFc4EN5nWHqquLE4Hc0hARdr_ktO4ITJ4_RtoIekg
 
também cheguei a experimentar a mytube há muito tempo atrás, mas depois de ver meia dúzia de vídeos deixava de os reproduzir (eventualmente limitações da versão free/trial, diferentes das que estão na loja)

Deves ter apanhado a MyTube! Beta numa versão um pouco instável. É o preço a pagar para teres a app gratuitamente. Se quiseres a versão MyTube! estável que está na Loja, só mesmo pagando 1,99 €.

Tanto a normal como a Beta estão estáveis actualmente e nos últimos meses, que me lembre (tenho as duas), mas sempre que o programador faz alterações ou correcções (especialmente quando a Google mexe nas APIs), corrige tudo primeiro na Beta (a gratuita) e só depois é que actualiza a normal que está na Loja, por questões de estabilidade.
 
Continuo a ter alguns problemas na mytube, especialmente na xbox.

Se meto pausa num vídeo durante 5 minutos parece que ele fica a continuar em background porque depois ao continuar a ver o vídeo acaba 5 minutos mais cedo. O streaming também não é o ideal, num vídeo de 1h se faço o scroll para os 30minutos ele leva sempre muito tempo para começar.
 
Realmente a minha experiência é diametralmente oposta. Tenho o iPad2 e desde a chegada do iOS8 para pouco mais me tem servido do que ver precisamente o MeoGo e mal pois desliga-se muitas vezes da rede e tenho que reiniciar tudo com uma lentidão exasperante a acompanhar até voltar à emissão. Neste aspecto o meu 630 8.1, na mesma rede, consegue ser irrepreensível ao permitir-me ver os programas do principio ao fim.

Tem de facto o handicap das gravações automáticas, mas creio que se salvaguardar manualmente aquilo que se quer ver, vai ser possível accionar a visualização qd apetecer.

Com um ipad4, atualizado até à última versão do iOS10, e nunca vi nada disso acontecer... nem com um mero tablet meo ainda 4.3, das poucas vezes que usei o meo go lá deu perfeitamente. Mas tudo bem, cada um terá as suas experiências.

Quanto às gravações, é esse o problema; havia dias em que chegava a casa e queria ver alguma coisa enquanto jantava, mas não me agradava o que estava a dar em direto, portanto, simplesmente escolhia algo que tinha dado durante o dia (ou um episódio de qualquer coisa para passar o tempo) e siga. Obviamente que, salvo casos excecionais, não estou para andar a gravar manualmente de antemão algo relativamente aleatório que é para ver durante 20/30 minutos... é o tal luxo...
 
Continuo a ter alguns problemas na mytube, especialmente na xbox.

Se meto pausa num vídeo durante 5 minutos parece que ele fica a continuar em background porque depois ao continuar a ver o vídeo acaba 5 minutos mais cedo. O streaming também não é o ideal, num vídeo de 1h se faço o scroll para os 30minutos ele leva sempre muito tempo para começar.

A segunda parte que referes também acontece no PC e no Mobile. A Google aqui à uns tempos andou a mexer nas APIs e o programador teve que alterar a forma como a parte vídeo e áudio eram processadas pela aplicação. O método anterior que ele tinha implementado causava alguma dessincronização entre ambas as partes após a mudança das APIs e foi a forma que ele arranjou. Se bem me lembro, ele referiu que teve que forçar uma das partes a esperar pela outra, para ambas andarem sincronizadas, e só quando ambas estão sincronizadas é que o vídeo arranca, daí que demore a iniciar quando se faz um salto temporal considerável. No histórico das developer messages tem lá a explicação uns meses para trás.

Quanto à primeira frase, nada como reportares a anomalia, costuma resolver rapidamente os problemas.
 
Sendo o Mytube provavelmente o melhor cliente Youtube em W10m, com essas questões não sei como ainda o conseguem considerar melhor do que a app oficial.
 
Eu pessoalmente não gosto muito da app oficial no Android, porque é copy paste da versão web. O MyTube! se considerarmos que é feito por uma única pessoa, é bastante bom, e tirando alguns pormenores menos bons que nem sempre são culpa directa do programador (que agradece sempre o feedback e sugestões), não tenho nada a apontar. Mesmo no PC, deixei de usar o website do YouTube para passar a usar a MyTube!, e amigos que são consumidores diários de YT (e que não têm W10M, mas sim Android), também o fizeram no PC. É sinal de alguma coisa.
 
Não digo o contrário nem retiro o mérito ao developer, mas se em coisas básicas não funciona como é suposto (mesmo que por culpa de outros) é difícil considerá-la melhor que a oficial até porque design e afins é sempre algo subjectivo.

Eu também gosto da app mas nunca a considerei melhor que a oficial, é a melhor do que há em W10m isso sim ou do que ir ao site no desktop.
 
A segunda parte que referes também acontece no PC e no Mobile. A Google aqui à uns tempos andou a mexer nas APIs e o programador teve que alterar a forma como a parte vídeo e áudio eram processadas pela aplicação. O método anterior que ele tinha implementado causava alguma dessincronização entre ambas as partes após a mudança das APIs e foi a forma que ele arranjou. Se bem me lembro, ele referiu que teve que forçar uma das partes a esperar pela outra, para ambas andarem sincronizadas, e só quando ambas estão sincronizadas é que o vídeo arranca, daí que demore a iniciar quando se faz um salto temporal considerável. No histórico das developer messages tem lá a explicação uns meses para trás.

Quanto à primeira frase, nada como reportares a anomalia, costuma resolver rapidamente os problemas.

Isto é o grande problema de andar a fiar nas third parties. Além de possiveis problemas de segurança há sempre o risco de deixar de trabalhar de um dia para o outro.
 
O meu pai hoje queixou-se que não consegue ver vídeos no seu 830, na app Noticias da Microsoft, reiniciei o tele, actualizei a app e continua igual, quando se tenta ver um vídeo aparece a mensagem "Actualizar página" e não passa disso. Aconteceu a mais alguém?
 
O meu pai hoje queixou-se que não consegue ver vídeos no seu 830, na app Noticias da Microsoft, reiniciei o tele, actualizei a app e continua igual, quando se tenta ver um vídeo aparece a mensagem "Actualizar página" e não passa disso. Aconteceu a mais alguém?

Instalei a aplicação para dar o meu feedback e aqui os vídeos também dão sem problemas.
 
Back
Topo