Nikon D60

Claro que faz sentido. Pode não fazer para toda a gente, mas muitos compram a D40/D60 para pouparem ao máximo no corpo e depois poderem investir em vidro bom.

Faria sentido nalguns casos ( que eu penso serem muito poucos) se não houvesse a hipotese de ir ao mercado de usados e comprar um corpo melhor para quem quer levar isto mais a sério.

A maioria das pessoas que adquide esta gamas ( salvo honrosas excepções) quer uma maquina e andar com uma só lente do tipo 18-135 ou 18-200.

Ao que muitos de voçes ressponderam "Comprem uma Bridge".

Mas esse não parece ser o sentido do mercado.

"For many years, consumers wanting more control and range than a compact but lower weight and cost than a DSLR have been able to buy 'bridge' cameras, which look a lot like DSLRs but do away with the bulky, expensive mirror assembly that defines an SLR. They have traditionally had smaller sensors which allow long zoom lenses to be created in a relatively smaller space.
However, in recent years, more manufacturers have started to compete at the bottom end of the DSLR market with slimmed-down offerings at ever-more aggressive prices. This has left the bridge camera in a tight spot - why buy a DSLR-like camera if you can nab the real thing for around the same money?"
http://www.dpreview.com/reviews/fujifilms100fs/

Se eu cria-se um tópico a dizer que estava a pensar comprar uma G9 ou a P6000 iriam chover resposta a dizer por esse preço compras uma DSLR, poucos seriam os que me recomendariam por ex. a A720IS.
E porquê ? Porque se eu tenho orçamento para entrar nas DSLR ninguém se lembra de mais nada.

Como dizia o outro " Enfim é a vida."
 
Última edição:
Então afinal reconheces que há uma limitação nisso. E nem todos gostam do mercado de usados.

Acredito que existam fotografos "profissionais" acham que uma D200 ou D300 é limitadissima e que até em que em determinadas situações sintam que até a D3 poderia ter "mais isto ou aquilo". Se não houvessem limitações não havia evolução nas maquinas.
Não se trata de "limitações" em abstrato pois limitações há as em tudo, trata-se de saber se para o segmento onde se insere (O mais baixo O de entrada) a maquina o facto de esta não ter motor de focagem é revelante ou não para o publico alvo a que se destina.

Uma limitação só o é enquanto tal qualdo limita o utilizador "alvo" da gama.
A limitação, essa sim real, para quem a D60 é limitada e a falta de orçamento para comprar aquilo que realmente lhe fazia falta (D80 para cima)

O que o ppl gostava era da D60 com as especificações da D80, da D80 com as da D200 e por aí fora:x2:
Reafirmo que quem quer levar a fotografia um pouco "mais a sério" (como se diz por aqui) não se vai interessar por estas gamas
 
Ora, se é um corpo de entrada, procurado por quem não quer gastar muito dinheiro. E se as lentes com motor normalmente são mais caras, não achas que é uma limitação relevante para o segmento em que se insere?
 
A maioria das pessoas que adquide esta gamas (salvo honrosas excepções) quer uma maquina e andar com uma só lente do tipo 18-135 ou 18-200.
Quem não quer gastar muito dinheiro não vair querer andar por ai a trocar de lentes.
Eu entendo o teu ponto de vista, mas a limitação é mais do orçamento das pessoas do que da maquina.
Se a D60 tivesse motor de focagem, exposure bracketing seria melhor ( é evidente) mas depois o que a separaria da D80 ?
 
Última edição:
A maioria das pessoas que se dá ao trabalho de vir cá pedir opiniões, faz intenções de se dedicar minimamente, comprar lentes e evoluir na fotografia.
 
Quem não quer gastar muito dinheiro não vair querer andar por ai a trocar de lentes.
Eu entendo o teu ponto de vista, mas a limitação é mais do orçamento das pessoas do que da maquina.
Se a D60 tivesse motor de focagem, exposure bracketing seria melhor ( é evidente) mas depois o que a separaria da D80 ?
o mm k separa a 350D/400D da 40D ;)
 
Reafirmo que quem quer levar a fotografia um pouco "mais a sério" (como se diz por aqui) não se vai interessar por estas gamas

Eu levo a fotografia a sério, e uso um corpo amador. Embora tenha investido em lentes topo de gama continuo com corpo amador.
Por isso o facto de dizeres que quem quer levar a fotografia a sério não se interessa na gama de entrada, discordo totalmente.

o mm k separa a 350D/400D da 40D ;)

Precisamente. São opções. A D40 não precisava ter essa limitação para se poder diferenciar da gama do patamar seguinte.
Há que reconhecer as limitações, da mesma forma que a 350D é limitada em comparação com a 40D.
Não se agarrem às marcas, agarrem-se às fotografias ;)
 
Por isso o facto de dizeres que quem quer levar a fotografia a sério não se interessa na gama de entrada, discordo totalmente.

A afirmação era uma generalização e em todas as generalizações á excepções que confirmam a regra :p.

Poderá não ter sido o teu caso (e de outros mais, por limitações orçamentais) mas que genericamente se é para levar a sério o escolha recai sobre modelo um pouco melhores que a D60 ou a 400d.

Uns anos atrás andava eu a iniciar-me no squash e comprei um livro, que no capitulo da escolha da raquete dizia qualquer coisa deste genero:
"Independentemente da raquete o que interessa é o jogador, e que o khan (um grande campião) até de mata moscas ganhava a um principiante."


O que eu tenho tentado fazer passar é que devemos analisar as limitações de qualquer objecto, pela utilização do utilizador alvo a quem o objecto se destina.

Imagina que eu compro um Ferrari quando o que eu quero é fazer "offroad"
O Ferrari é limitado ou a minha escolha foi errada ? (:x2:tive que fazer esta xalaça)
 
Imagina que eu compro um Ferrari quando o que eu quero é fazer "offroad"
O Ferrari é limitado ou a minha escolha foi errada ? (:x2:tive que fazer esta xalaça)

Por isso é que o pessoal vem aqui perguntar qual a melhor cana de pesca, caso contrário não poderiam conduzir, logo tinham que fazer o pino para jogar à bola.
Faz sentido não faz?

Quem vem aqui perguntar, quer no mínimo tomar uma decisão bem informada. Por isso o facto de a máquina não ter motor de focagem é SEMPRE relevante.

Depois a pessoa é que tem que pensar:
1 - Sou apenas amador, só quero a lente de kit e o zoom complementar.
2 - Sou apenas amador, mas quero mais lentes e ainda não sei quais são.
3 - Sou apenas amador, mas quero mais lentes e todas têm motor de focagem.
4 - Sou apenas amador, mas quero mais lentes e nem todas têm motor de focagem.

Na 1 e 3 não há problema em comprar a máquina. Na 2 e 4 convém a pessoa ponderar outra máquina que tenha motor de focagem. Mas isto é algo que tem que ser A PESSOA a pensar.

E em relação à "regra", vai lá ver quantas pessoas são amadoras, têm corpos como a 400D, D40, etc, e levam isto a sério. Só não vês mais com a d40/d40x/d60, mesmo por causa dessa limitação.
 
Por isso é que o pessoal vem aqui perguntar qual a melhor cana de pesca, caso contrário não poderiam conduzir, logo tinham que fazer o pino para jogar à bola.
Faz sentido não faz?

Quem vem aqui perguntar, quer no mínimo tomar uma decisão bem informada. Por isso o facto de a máquina não ter motor de focagem é SEMPRE relevante.

Depois a pessoa é que tem que pensar:
1 - Sou apenas amador, só quero a lente de kit e o zoom complementar.
2 - Sou apenas amador, mas quero mais lentes e ainda não sei quais são.
3 - Sou apenas amador, mas quero mais lentes e todas têm motor de focagem.
4 - Sou apenas amador, mas quero mais lentes e nem todas têm motor de focagem.

Na 1 e 3 não há problema em comprar a máquina. Na 2 e 4 convém a pessoa ponderar outra máquina que tenha motor de focagem. Mas isto é algo que tem que ser A PESSOA a pensar.

E em relação à "regra", vai lá ver quantas pessoas são amadoras, têm corpos como a 400D, D40, etc, e levam isto a sério. Só não vês mais com a d40/d40x/d60, mesmo por causa dessa limitação.

Bem, passado estes meses todos com a D40, concordo numa coisa, atinge-se facilmente o limites da máquina, se se tentar ultrapassar um pouco o nível do amadorismo, e sinceramente nem é tanto pela questão do motor de focagem (mas também).
 
Bem, passado estes meses todos com a D40, concordo numa coisa, atinge-se facilmente o limites da máquina, se se tentar ultrapassar um pouco o nível do amadorismo, e sinceramente nem é tanto pela questão do motor de focagem (mas também).

Por acaso deixaste-me curioso. Eu estou a falar no motor de focagem, porque ultimamente é o motivo pelo qual tenho visto mais pessoas a trocar de corpo (ou a pensar em), e o lccfaro insiste que não é uma limitação da máquina.
Mas aparte disso, em que mais te sentiste limitado?
 
Por acaso deixaste-me curioso. Eu estou a falar no motor de focagem, porque ultimamente é o motivo pelo qual tenho visto mais pessoas a trocar de corpo (ou a pensar em), e o lccfaro insiste que não é uma limitação da máquina.
Mas aparte disso, em que mais te sentiste limitado?

O viewfinder é minúsculo, e algo impreciso, mas mais por ser minúsculo. O facto de não ter o segundo ecrã no topo também é bastante limitador, e a nível mudar opções como ISO e outras coisas que convém que se possam mudar "on the fly" é muito, mas muito limitada.

O ecrã também não é nenhuma maravilha, e algo impreciso nas cores.

Atenção que isto já é num nível de exigência bastante elevado, para amadores ocasionais estes pormenores não dizem nada, como não me diziam a mim, há uns tempos atrás.

O motor de foco é uma limitação, não há como fugir a isso, mas não por culpa da máquina, mas por culpa das lentes, porque ainda há uma gama elevadíssima de lentes antigas, mesmo de outras marcas que não da Nikon. Mas pronto, se a máquina tivesse o motor nada disto acontecia. Erro de gestão ou de mercado da Nikon? Possivelmente.
 
O viewfinder é minúsculo, e algo impreciso, mas mais por ser minúsculo. O facto de não ter o segundo ecrã no topo também é bastante limitador, e a nível mudar opções como ISO e outras coisas que convém que se possam mudar "on the fly" é muito, mas muito limitada.

Sem dúvida que o viewfinder com pentamirror e a falta de ecrã no topo são, para mim, das maiores limitações de uma dSLR de gama baixa. Se me apontarem essas razões como factor para upgrade, compreendo perfeitamente.
 
Não é propriamente erro de gestão, visto que a Nikon não disponibiliza o motor propositadamente, para fazer uma distinção mais clara entre a gama de entrada e a gama avançada. Mas concordo que, tal como a Canon, poderiam ter incorporado o motor de focagem logo de inicio nas lentes.

PS: Concordo com o cantara. Mas mais importante ainda são os settings on-the-fly. Eu mudo ISOs, flash exposure, etc, sem sequer tirar o olho do viewfinder. E se tirar, tenho um LCD de apoio, retro iluminado, que não esbanja bateria.
 
Só não vês mais com a d40/d40x/d60, mesmo por causa dessa limitação.

Penso que estamos mais ou menos de acordo o que nos separa é uma questão de "semântica" e processo de escolha.

Diferença na semantica:
A maquina é limitada para uma utilização "mais a sério" (simplesmente porque de apesar de haver que a utilize dessa forma ela não foi projectada para tal, daí acharem que ela seja limitada)

Eu digo que a camara não é limitada (para o publico alvo e utilização para a qual foi concebida considerando a restante oferta da gama).

Se eu não considerar a afirmação entre () diria que obviamente que a maquina é limitada.

Diferença no processo de escolha.
Quem vem aqui perguntar, quer no mínimo tomar uma decisão bem informada. Por isso o facto de a máquina não ter motor de focagem é SEMPRE relevante.

Depois a pessoa é que tem que pensar:
1 - Sou apenas amador, só quero a lente de kit e o zoom complementar.
2 - Sou apenas amador, mas quero mais lentes e ainda não sei quais são.
3 - Sou apenas amador, mas quero mais lentes e todas têm motor de focagem.
4 - Sou apenas amador, mas quero mais lentes e nem todas têm motor de focagem.

Na 1 e 3 não há problema em comprar a máquina.

Se na 1 e na 3 não há problema em comprara como é que é sempre relevante ?

O teu "depois a pessoa tem que pensar" é o meu "antes" e isso é a unica coisa que nos separa.

De resto estamo mais em acordo do que pode parecer ;).
 
Última edição:
A maquina é limitada para uma utilização "mais a sério" (simplesmente porque de apesar de haver que a utilize dessa forma ela não foi projectada para tal, daí acharem que ela seja limitada)

Eu digo que a camara não é limitada (para o publico alvo e utilização para a qual foi concebida considerando a restante oferta da gama).

Bingo, a máquina não é assim tão limitada para o seu público alvo (se bem que isso seja bastante discutível), mas é limitada para quem quer puxar por ela e não pode. Para mim tornou-se limitada ...
 
Não é propriamente erro de gestão, visto que a Nikon não disponibiliza o motor propositadamente, para fazer uma distinção mais clara entre a gama de entrada e a gama avançada. Mas concordo que, tal como a Canon, poderiam ter incorporado o motor de focagem logo de inicio nas lentes.

PS: Concordo com o cantara. Mas mais importante ainda são os settings on-the-fly. Eu mudo ISOs, flash exposure, etc, sem sequer tirar o olho do viewfinder. E se tirar, tenho um LCD de apoio, retro iluminado, que não esbanja bateria.

Lá está, são as minhas razões, entre o ecrã extra, falta de mudança de settings de modo rápido e um viewfinder limitado, entre mais 2 ou 3 razões menores. O motor (a falta dele, vá) sinceramente, para mim, é uma questão mais secundária.
 
Não é propriamente erro de gestão, visto que a Nikon não disponibiliza o motor propositadamente, para fazer uma distinção mais clara entre a gama de entrada e a gama avançada. Mas concordo que, tal como a Canon, poderiam ter incorporado o motor de focagem logo de inicio nas lentes.

PS: Concordo com o cantara. Mas mais importante ainda são os settings on-the-fly. Eu mudo ISOs, flash exposure, etc, sem sequer tirar o olho do viewfinder. E se tirar, tenho um LCD de apoio, retro iluminado, que não esbanja bateria.
É mais uma tendência futura de retirar algo que dentro de algum tempo não servirá para nada. E começa pelos modelos inferiores porque é aí que faz mais sentido começar.

Quando à colocação do motor tem a ver com as particularidades de evolução dos dois sistemas.
 
Back
Topo