Nikon D40x

sim.. primeiro tiras a foto.. e depois ves como ela ficou ;)
Então nesse caso e resumindo... tal como tinha dito, tenho que olhar para a tal escala (régua) antes de captar a foto! :) Embora saiba que essa tal escala/régua é meramente indicativa, é apenas para se ter uma idéia do que vai sair.
 
Então nesse caso e resumindo... tal como tinha dito, tenho que olhar para a tal escala (régua) antes de captar a foto! :) Embora saiba que essa tal escala/régua é meramente indicativa, é apenas para se ter uma idéia do que vai sair.

falas dentro do viewfinder 1 controlo de luz que tens?

isso diz-te o nivel de luz 'certo' para disparar!
 
falas dentro do viewfinder 1 controlo de luz que tens?

isso diz-te o nivel de luz 'certo' para disparar!

jamiro: é isso mesmo! ;)

Outra coisa que eu já nem me lembrava e acho que é assim... a impressão de fotos numa dSLR é feita à escala (no tamanho "normal") de 10x15cm (tal como nos rolos de 35mm), em vez dos 10x13,5 das compactas/bridge. Correcto?

Reparei nisso quando reduzi uma foto para 1024 pixeis. Em vez dos "tradicionais" 1024x768 fica com o tamanho de 1024x685 pixeis.

:)
 
uma SLR é formato 3:2 (15:10 = 3:2), mas tens SLRs a fotografar em 4:3 (as da olympus e panasonic)
assim como tens compactas a fotografar em 3:2...
 
Ola a todos.
Este é o meu primeiro post neste forum.

A informação de que "no entanto, é preferivel que uma fotografia fique sub exposta, que sobre exposta, especialmente se a sobreexposição resultar em highlight clipping, onde perdes o detalhe todo das zonas "clippadas", não é correcta.

Numa digital é preferivel sobre-expor um pouco a sub-expor. Recorrendo a softwares tipo Phtoshop (PS) consegues ir buscar (alguns) detalhes aos highlights que se perderiam em zonas de sombras. Funciona ao inverso da fotografia em negativo tradicional.

Pessoalmente fotografo entre 0 e +1f, sendo que o valor normal anda nos +0,3. Contudo eu só fotografo em RAW que tem uma amplitude de quase +2f a -2f.

Claro está que não deverás exagerar e evitar a todo o custo o clipping.

Este topico está amplamente documentado na net.

Trident
 
Ola a todos.
Este é o meu primeiro post neste forum.

A informação de que "no entanto, é preferivel que uma fotografia fique sub exposta, que sobre exposta, especialmente se a sobreexposição resultar em highlight clipping, onde perdes o detalhe todo das zonas "clippadas", não é correcta.

Numa digital é preferivel sobre-expor um pouco a sub-expor. Recorrendo a softwares tipo Phtoshop (PS) consegues ir buscar (alguns) detalhes aos highlights que se perderiam em zonas de sombras. Funciona ao inverso da fotografia em negativo tradicional.

Pessoalmente fotografo entre 0 e +1f, sendo que o valor normal anda nos +0,3. Contudo eu só fotografo em RAW que tem uma amplitude de quase +2f a -2f.

Claro está que não deverás exagerar e evitar a todo o custo o clipping.

Este topico está amplamente documentado na net.

Trident


isso depende um pouco do alcance dinamico do sensor... no entanto, regra geral, um sensor capta mais detalhe nas sombras, que nos highlights. daí que tenha dito que é preferivel sub-expor.

no caso da d40x, o dynamic range é este:
d40x_wedge.png

dynrangenums.gif

fonte: dpreview.
(o alcance doinamico, é o que esta entre os traços verticais vermelhos)

por curiosidade uma maquina com um alcance dinamico mais reduzido como a olympus e410
e410_wedge.png

dynrangenums.gif


como é visivel, existe melhor definição tonal nas sombras, que nos highlights, é uma caracteristica de quase todos os sensores.
como tal, existe mais detalhe tonal numa fotografia sub-exposta, que numa fotografia sobre-exposta.

depois no photoshop, esse detalhe presnete numa fotografia sub-exposta é recuperavel, enquanto que se for sobre-exposta, também é possivel recuperar alguma coisa, mas não tanto.

por vezes a sobre-exposição é um mal necessario, ou eventualmente produz efeitos visuais mais interessantes, no entanto, a minha dica foi com base teorica.

Volto a frisar que os valores apresentados são com a sensibilidade mais baixa, quando se aumenta a sensibilidade do sensor, geralmente, perde-se alcance dinamico, especialmente nas sombras.
 
Última edição:
se há melhor? 30d, 5d, d80, d200, d2hx, 1ds mark II, mark III
acho que ele quis salientar o facto de um ter perguntado do kit/objectiva e outro ter respondido da máquina
 
se há melhor? 30d, 5d, d80, d200, d2hx, 1ds mark II, mark III
acho que ele quis salientar o facto de um ter perguntado do kit/objectiva e outro ter respondido da máquina
parece que ja nao preciso de responder :)


e nao acrescentei mais nada porque objectivas nao e' o meu forte, por isso e' que gosto daquela thread feita exclusivamente para se debater esse assunto
 
a lente é boa. tem uma boa range focal e qualidade boa. uma boa lente quer-se curta. um bom set de lentes deve ser composto por 3 a 5 lentes (qd há dinheiro). apostar sempre em lentes com zoom curto qd se tem dinheiro para isso.
oz zooms longos tem menos qualidade do que zooms curtos, excepto em casos pontuais.
 
So de referir que estas duas máquinas (D40 & D40x) estão em campanha na *****, menos 90 euros ( algo parecido com o canon fez com alguns produtos da gama EOS):

http://www.*****.com/pt/pt/nikon_90/cmr1_cmp413_cm.html?itag=20148

:)
 
Bom dia a todos, comprei ha pouco tempo uma Nikon D40X, tenho em casa algumas objectivas antigas ainda do tempo das maquinas analogicas, Pentax ME neste caso concreto. Estas objectivas são de rosca, razão pela qual eu ja no tempo da Pentax tinha de utlizar um adaptador de baioneta. A minha questão é sobre a possibilidade de as poder utilizar com a minha nova maquina.

Obrigado,
 
Pelo que sei, so podes usar objectivas com o F mount e do tipo AF-D, por isso tenho algumas duvidas quanto a compatibilidade dessas lentes com a maquina, mesmo com um adaptador..
 
Em adenda ao titulo original

Sou novo nestas andanças do SLR, tenho ha uns anos uma Kodak DX6** que tem um zoom optico de 10x e digital de 3x. Existe alguma tabela que me possa dar equivalencias entre as objectivas para a Nikon e as capacidades de zoom das Point and shoot?

Obrigado
 
Tens que fazer as contas de acordo com a máquina.
Por exemplo na D40x tens que multiplicar o que diz na lente por 1.5 (se não em engano): Por exemplo uma lente 18-55 = 27-82.5 35efl (35mm equivalent focal lenght).

Por exemplo na minha compacta a lente é 5.8-34.8mm e o FOV crop é de +-6, por isso a lente é uma 35efl de 35-210.

Se não me engano as máquinas FF (Full Frame) têm um sensor de 35mm e por isso a distância focal é o mesmo que diz na lente.

35mm é o tamanho do negativo de um rolo e por isso se manteve como termo de comparação standard.

PS: Pensava que a D40x só podia usar lentes AF-S por causa de não ter motor de focagem.
 
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