nForce 4 Reviews

Nemesis11

Power Member
Sli:
k8n-sli_small.jpg


5089.png


5084.png


It is not a surprise, then, given the massive updating that went into the nForce3-250 chipsets, to find the nForce4 more evolutionary than revolutionary. The new 4 name is certainly justified by the addition of PCI Express and SLI capabilities, but nForce4 is still underneath the excellent nForce3 Ultra chipset that we have come to trust. Except for PCIe and SLI, the new features generally refine those first seen in nForce3-250, and that is a good thing. The RAID controllers are now faster, more flexible, and even easier to manage than the last generation. The nTune Performance Configuration Utility does more, and does it better, than the previous utility, and 10 USB 2.0 ports must be better than 8. The performance also breaks no new ground, nor did we expect it to. The nForce3-250 was very fast and the nForce4 is just as fast, but not really any faster than the nF3 Ultra at this point.

The major new features, PCI Express and SLI, are the real sizzle here. It is difficult to argue with what appears to be a very successful move by nVidia to PCI Express, even if there is really no current performance advantage that we could find to a PCIe video card compared to the same card in AGP clothes. Certainly, the potential for better performance is there, and nForce4 certainly protects the end-user for a while longer from video card obsolescence.

However, nForce4 is exciting mostly because of the incredible performance potential of SLI, which combines two top nVidia video cards into a monster video performance engine. It's not for everybody - SLI is undeniably expensive - but the prospect of a 40% to 85% leap in the performance of the most demanding games that you can run today will be too much for some enthusiasts to resist. No, you don't absolutely need SLI, but it sure is cool! Consider nForce 4 an evolution and refinement of the progress that nVidia realized with the nForce3 Ultra, and that's a very good thing indeed.

http://www.anandtech.com/printarticle.aspx?i=2248
http://techreport.com/onearticle.x/7485
 
Última edição:
Coisas muito interessantes:


Since the nForce4 will have to rely on the Athlon 64's integrated memory controller, you shouldn't expect any major real-world performance differences between this chipset and current ones.

Penso que ninguem estava à espera que isso acontece-se. Portanto não é uma surpresa.

The big difference, of course, will be PCI Express support, including support for NVIDIA's new SLI GPU teaming capability.

Isto sim é assunto e questiono-me se 2 6600GT não serão melhores do que uma 6800 Ultra. Faço esta comparação pela questão do preço. Obviamente que bom é ter duas 6800 Ultra:D
Por outro lado isto cai levantar a questão do arrefecimento das placas. Só vejo que se possa optar por ar ou água.
Pessoalmente agrada-me a ideia de 2 6600GT em SLI:)

SATA II support — The nForce4 will support the latest incarnation of Serial ATA, with Native Command Queuing, hot-swappable devices, and transfer rates up to 300MB/s. NVIDIA says it will be first to market to SATA II.

Finalmente. Ao tempo que se fala no SATA II é bom ver suporte para eles. Falta saber quanto tempo falta para vermos discos. Alguem tem alguma informação sobre isso?

RAID morphing — This feature will allow users to convert from one array type to another on the fly, without destroying data. Of course, this will be added to NVIDIA's existing RAID capabilities. The nForce4 will not, however, include anything similar to Intel's Matrix RAID capabilities, which allows RAID 1 and RAID 0 arrays to coexist simultaneously on a pair of drives.

Questiono-me se será possivel ter por exemplo o sistema em RAID 0; e para fazer uma imagem passando os discos para RAID 1 e depois substituir um dos discos por outro e voltar a RAID 0. Isto supostamente será possivel.
Como comigo o Ghost nunca funcionou era uma excelente noticia:)


Pessoalmente continuo com uma reticencia e uma esperança:
A reticencia é que a AMD tem um problema com os chipsets. Não tem nenhum chipset à altura dos CPUs que tem actualmente. A intel sempre conseguiu ter chipsets fantásticos. Nisso sim eles são muito bons.

Esperança de que este chipset seja o chipset que a AMD merece.

Venham as reviews e venham as boards finais para nos deliciarmos.
 
Quanto às 6600GT, as 2 em SLI equiparam-se a uma 6800GT e não a Ultra.

Relativamente ao Sata II, já existem discos Seagate SataII de 160GB à venda.
 
Raptor disse:
Quanto às 6600GT, as 2 em SLI equiparam-se a uma 6800GT e não a Ultra.

Relativamente ao Sata II, já existem discos Seagate SataII de 160GB à venda.

Quanto às graficas já dei uma vista de olhos. Esqueci-me que só tinham metade dos pipelines da Ultra.

Onde viste discos SATAII. Esclaparam-me completament. Ainda não vi nada: nem preços, nem performance. Como se comportam?
 
Parece-me ser mais uma nF3 com PciEx.
Sata2 servirá para alguma coisa na prática?
Sli, é só para quem estiver interessado e as Via e Sis tb vão ter.

Não tem soundstorm, não tem agp (apesar de eles falarem em agp/pci lock), a nivel de performance é mais do mesmo (nem podia mudar muito).

Por isso, o que vai fazer as pessoas comprarem uma nF4 em vez da K8T890 (que pode ter Agp)?
OC?
 
Nemesis11 disse:
Parece-me ser mais uma nF3 com PciEx.
Sata2 servirá para alguma coisa na prática?
Sli, é só para quem estiver interessado e as Via e Sis tb vão ter.

Não tem soundstorm, não tem agp (apesar de eles falarem em agp/pci lock), a nivel de performance é mais do mesmo (nem podia mudar muito).

Por isso, o que vai fazer as pessoas comprarem uma nF4 em vez da K8T890 (que pode ter Agp)?
OC?

word, todos vimos o tempo que demorou a aparecerem no mercado discos SATA dps de já haver mobos com suporte para o mesmo.

Raptor esse disco a que te referes se é o mesmo que tou a pensar não é realmente SATA II mas tem 2 caracteristicas do mesmo (NQC e hot-swappable)

Agora parece que o unico motivo tirando o pci-e é so mesmo poder pensar que vão haver melhores boards para s939.

Ainda é cedo mas tou um pouco desiludido....
 
tb n vejo nd d especial como novidade, alem dos extras do Sata e tal...

tb faço a mm pergunta k o Nemesis11...
Por isso, o que vai fazer as pessoas comprarem uma nF4 em vez da K8T890 (que pode ter Agp)? oc ?

pra mim pci-ex, no thanks, soundstorm ja foi, e kero agp, k ja s suspeita k n va aparecer...

nf3 250 or Via K8T890 :p :001:
 
Há que ter consciencia que sendo o mais recente op pci-e vai tomar conta dos acontecimentos brevemente...its evolution baby...

Eu é que não tou para evoluir já agora (a não ser que tenha um grande negocio)
 
Não vejo grande interesse neste Nforce 4. A unica cena que vejo ali e as funçoeszecas SATA que parece que foram pensadas para montar um file server industrial em casa (que podem ser muito uteis para muita gente provavelmente) e aquela coisa da firewall que nao sei avaliar bem. Som de jeito ta quieto...
Acho que vou repensar o meu upgrade
Vendo que as graficas PCI-E de jeito tb nao se veem e a minha 9800 pro nao e exactamente uma trampa acho que vou apostar numa board barata s939 com AGP (K8T890?) e num bom processador em termos de OC
Depois troco board e grafica mais tarde
A montanha pariu um rato do ponto de vista dos meus interesses
 
Raptor disse:
Não sei, não experimentei, mas sei que já se arranjam discos Seagate SataII, mas apenas de 160GB.

Não seram os discos SATAI mas com NQC?
É k tb ainda n vi nada sobre discos SATAII

Quanto ao ***** da nvidia, so tenho uma coisa:
Me
clap.gif
IT

Realmente pela 1 x axo k uma bord para AMD é melhor em tudo do que uma bord para INTEL. ;)
Agora é esperar e desesperar pelas retail. :zzz:
 
Última edição:
No AGP,Sounstorm á vista ...

Para quem vai montar/mudar de sistema agora parece uma boa opção as com SLi ... Nf4+6800GT/Ultra agora e outra ultra quando tiverem a começar a levar ratada das nv48 nos jogos ... e ainda se aguentam mais 6 mesitos ... :)
 
Tou a ver k aki é só velhos do Restelo. :-D

Eu n kero nem sound storm nem agp. :P
E sem ser o sound storm n sei k milagre é k estavam a espera na Nforce4
Axo k adicionou tudo o k era necessário, ate mais do que isso em certos casos.

Em certos bench já se vê o PCI-E a frente do AGP, e axo k com cada nova ver. de drivers esta diferença vai aumentar, embora só seja muito significativa com as próximas arquitecturas.
 
Além de fornecer o suporte mínimo do s939 e do PCI-E o que é que o nforce 4 oferece mesmo? Se tivesse adicionado tudo o que era necessário não havia tanta gente lixada por não ter soundstorm ou algo equivalente.
Eu também prefiro PCI-E e não duvido que se vai impor a bem ou a mal seja necessário ou não. No entanto como ainda tenho uma gráfica AGP razoável prefiro comprar uma board s939 c/ AGP daquelas que custam tuta e meia (e se for nforce 4 tb serve) e depois quando placas gráficas decentes PCI-E estiverem no mercado avançar. Isto tudo dependendo claro de aparecer um A64 estilo barton 2500+ Mobile. Parece que o A64 3000+ 0,09 vai servir...
 
Zar0n disse:
Não seram os discos SATAI mas com NQC?
É k tb ainda n vi nada sobre discos SATAII

Quanto ao ***** da nvidia, so tenho uma coisa:
Me
clap.gif
IT

Realmente pela 1 x axo k uma bord para AMD é melhor em tudo do que uma bord para INTEL. ;)
Agora é esperar e desesperar pelas retail. :zzz:

Yep foi o que lhe tinha dito ;)

Melhor que tudo comparado com a Intel? Azalia cadÊ? :p
 
Eu esperava SoundStorm e talvez por isso fiquei um pouco desiludido... :(, por outro lado parece que a Intel gostou da ideia de ter boas placas de som onboard, e pelo que se tem visto parece ter conseguido.
Parece que a minha NForce 2 vai ter uma vida mais longa que o esperado :).
 
Back
Topo