Opinião Motivações para jogar / Videojogos em adulto

Curiosamente também vim de um jogo Lego que terminei a custo.
Há pouco fui espreitar o catálogo do plus e acabei por desligar a consola.
Não vi lá nada que me cativasse, muito possivelmente volto a repetir o RDR II ou o Witcher 3.

Entretanto "mordeu-me a mosca" e peguei no Mass Effect Legendary Edition :D.
Não é o meu estilo preferido, e não sei nada do lore do jogo.
Mas entretanto lembrei-me que o tinha na biblioteca uma vez que fez parte de uma das ofertas mensais do plus.

Está a ser engrçado, ainda estou na Citadel e já fui "promovido" pelo Conselho :D.
 
Eu uma vez tentei só dedicar-me ao multiplayer, depressa me arrependi. Sou jogador de campanhas, preciso de jogar bons jogos com boas narrativas.

Prefiro bem mais explorar o mapa do The Witcher 3 ou do Days Gone do que estar batido a fazer jogos de FC 24.

@Rubenzito

Mass Efect é top, um dos melhores RPG's que existem. A trilogia é fantástica, tens que dar é tempo, senão jogas pouco tempo e não tiras boa ideia do jogo.
 
Eu uma vez tentei só dedicar-me ao multiplayer, depressa me arrependi. Sou jogador de campanhas, preciso de jogar bons jogos com boas narrativas.

Prefiro bem mais explorar o mapa do The Witcher 3 ou do Days Gone do que estar batido a fazer jogos de FC 24.

@Rubenzito

Mass Efect é top, um dos melhores RPG's que existem. A trilogia é fantástica, tens que dar é tempo, senão jogas pouco tempo e não tiras boa ideia do jogo.

É como eu, o multiplayer não me diz nada.
Gosto é de explorar, e o Witcher 3 então, ainda me lembro tinha de ir a um certo sitio, pelo meio havia uma gruta ou floresta.
Vai de inspeccionar o terreno :D.

Sobre o Mass Effect para já estou a gostar, tem um lore muito creativo e com o seu q de complexidade.
O pace é um pouco lento, pelo menos a parte do prologo, mas tendo em conta a parte em que estou, penso que agora é que o jogo se vai "abrir".
 
Entretanto "mordeu-me a mosca" e peguei no Mass Effect Legendary Edition :D.
Não é o meu estilo preferido, e não sei nada do lore do jogo.
Mas entretanto lembrei-me que o tinha na biblioteca uma vez que fez parte de uma das ofertas mensais do plus.

Está a ser engrçado, ainda estou na Citadel e já fui "promovido" pelo Conselho :D.
Isso é como ver o Breaking Bad pela primeira vez.
Se só vais fazer uma volta aconselhava a usares um guia porque o jogo tem imensas implicações futuras e decisões no 1 afectam o 3.
E dentro de cada jogo podes bloquear imensas coisas com opções anteriores.
E pessoalmente digo que é o meu jogo preferido na Cidadela.
 
Depois de tentar jogar Evil West, ontem desisti do jogo e acabei por desinstalar. Por incrível que pareça hoje instalei o Mafia (nunca tinha jogado) e estou colado no jogo. Estou adorar o jogo mesmo estando a 30fps.
Além disso comprei o Helldivers 2 para começar a jogar com uns amigos.
 
Devo ser o mais velho aqui do tópico, mas lendo o que escrevem sinto-me bem mais novo. 😅

Para mim a razão de não encontrar motivação para jogar é simplesmente estar saturado com o mesmo tipo de jogo ano após ano. O tempo arranja-se sempre quando há motivação. :Winkani:

Eu como já tive oportunidade de dizer, sempre fugi dos RPGs. Mas depois comecei a dar atenção aos jogos considerados de culto, independentemente de serem do meu estilo ou não.

A minha última experiência com RPGs foi o Baldur's Gate 3 que adorei. Levei cerca de 40 horas para entender o jogo, mas depois adorei cada momento. Gostei tanto do jogo, que no início do ano fui à minha primeira sessão "real" dos Dungeons and Dragons (ajuda ser informático, há sempre alguém que conhece alguém que joga D&D).

Já tenho os meus próprios dados, e agora tenho um grupo de amigos com quem me encontro uma vez por mês para dar continuação a nossa aventura. O DM é um tipo bastante experiente, e tem contribuído para ser bastante divertido. A minha mulher - e os meus filhos adolescentes - acham isto tudo muito estranho, mas pronto, once a gamer, always a gamer.
 
O quick resume da xbox também ajuda basta a vida de um velho, consigo fazer uma sessão de 20 minutos de jogo com 19 minutos úteis de jogo, e porque tenho de ligar a televisão. Depois desligo a consola e no dia seguinte está la o jogo direitinho à minha espera.
 
É realmente uma maravilha. É preciso é dar-lhe alguns segundos para assegurar que os logins fiquem todos feitos (como aprendi à força no AC Valhalla) e é voltar ao jogo como se nada fosse.

Quando à motivação, noto que diminui sempre que acabo um jogo no qual estava investido, mas com tanta oferta o complicado tem sido apenas a escolha e obrigar-me a "entrar" nos jogos em vez de os descartar mal deixem de corresponder às expectativas.
 
Concordo, é incrível como regressar a um jogo é tão rápido, por vezes esqueço-me e pego no telemóvel para ver uma noticia, mas nem tempo tenho de o desbloquear porque o jogo já está onde o deixei :D

É uma característica que ajuda bastante nas sessões breves, porque antes nem ligava a consola só de pensar que para dar umas voltas a cavalo pelo RDR2 tinha que esperar uns 2 minutos, e com o quick resume em menos de 15 segundos estou pronto para jogar.
 
É realmente uma maravilha. É preciso é dar-lhe alguns segundos para assegurar que os logins fiquem todos feitos (como aprendi à força no AC Valhalla) e é voltar ao jogo como se nada fosse.

Quando à motivação, noto que diminui sempre que acabo um jogo no qual estava investido, mas com tanta oferta o complicado tem sido apenas a escolha e obrigar-me a "entrar" nos jogos em vez de os descartar mal deixem de corresponder às expectativas.

Sinto exatamente o mesmo. Acabei agora o Legacy e não tenho vontade nenhuma de pegar noutro SP agora. Estava a jogar COD e perdi a vontade agora também. Ainda hoje a falar com um colega de trabalho falámos exatamente disto: custa a pegar noutro jogo, mas ao pegar e se gostarmos, facilmente ficamos motivados. O problema é dar o leap, o passo. Principalmente quando saímos de grandes jogos. Isto na minha opinião claro.
 
Mais um a sentir o mesmo. Terminei Elden Ring que adorei. Segui o tema e fui para Demon souls e pelo desafio mantive. Segui direto para Sekiro e novamente o desafio prendeu-me ao jogo.

Tendo acabado o Sekiro, entre nesse mood. Não me apetece pegar noutro jogo. Tentei o Plague Tale mas não deu. Ainda ponderei vários mas acabei por encontrar no FC24 algum divertimento até voltar a ter vontade de pegar no extenso backlog que tenho. Como alternativa podia pegar noutro souls mas a minha cabeça tinha de descansar xD
 
Eu vou alternado sempre jogos enormes (ultimamente Yakuza) com outros de diversão imediata (normalmente um Forza Horizon, mas às vezes basta passar umas horas num qualquer jogo de luta (KOF, DOA, SC, VF, SF, MK), para mudar o chip e preparar-me para mais uma grande aventura). Assim não fico saturado tão depressa.
 
Depois de tentar jogar Evil West, ontem desisti do jogo e acabei por desinstalar. Por incrível que pareça hoje instalei o Mafia (nunca tinha jogado) e estou colado no jogo. Estou adorar o jogo mesmo estando a 30fps.
Além disso comprei o Helldivers 2 para começar a jogar com uns amigos.

Eu compreendo a tua fase e não estou a dizer isto para parecer simpático.
Durante muitos anos jogaste a muitos jogos e também dedicaste o teu tempo a obter Platinas.
Chega a um ponto em que desanimas, é normal. Até dá a ideia que perdeste o gosto de jogar mas não, uma pessoa vai mudando ao longo do tempo.

Eu também já desanimei muito mas o gosto de jogar continua lá. Já não consigo jogar tantas horas como dantes.
 
Sinto exatamente o mesmo. Acabei agora o Legacy e não tenho vontade nenhuma de pegar noutro SP agora. Estava a jogar COD e perdi a vontade agora também. Ainda hoje a falar com um colega de trabalho falámos exatamente disto: custa a pegar noutro jogo, mas ao pegar e se gostarmos, facilmente ficamos motivados. O problema é dar o leap, o passo. Principalmente quando saímos de grandes jogos. Isto na minha opinião claro.

Eu costumo variar, quando acabo um sp de mundo aberto, geralmente jogo um jogo mais pequeno/linear antes de pegar noutro jogo deste género.
 
Não é má ideia.
Comigo funciona voltar ao "jogo de transição" :D, neste caso o WoW.
Crio um personagem e vou jogando até me dar vontade/curiosidade para espreitar outro jogo qualquer.
Como nunca me interessei por end game e gosto bastante do processo de lvling, acaba por ser o jogo que me mantém entretido mais tempo.
 
O que eu faço é ir rodando.
Jogo um SP e depois jogo um MP, depois um SP. E ando assim.
Joguei o AC Rogue e depois fui para o Diablo 4. Joguei o Unity e estive no Honka. Joguei o Syndicate e agora estou no Tarkov.

O importante é jogar só um de cada vez. Quando me tiver a apetecer mesmo jogar um SP, basta parar com o MP.

Tenho feito isto há 1 ano +/- e resulta na perfeição. Nunca acabei tanto jogo como ultimamente.

Agora só falta é deixar a mania de jogar os jogos sempre na dificuldade máxima. lol
 
Back
Topo