Moderador de linguagem (corrijir herrus hortugràfýkus)

Moderador de escrita (corrector ortográfico). Concordam ou discordam? * Poll pública.


  • Total voters
    133
Status
Fechado a novas mensagens.
Outra sugestão: sistema de cartões amarelos! Passa a existir uma opção no tópico para os utilizadores votarem se o tópico tem erros ou não. Se esse tópico tivesse demasiados erros esse utilizador era penalizado. por exemplo um dia sem poder entrar no fórum. se ele repetisse, passava a dois dias e assim sucessivamente.

Se começasse a haver abusos (um grupo de utilizadores unir-se contra um utilizador) então esses cartões amarelos passavam a estar disponíveis só aos moderadores (caso estes soubessem diferenças entre "axo" e "acho" ou entre "encontras-te" e "encontraste")
 
Última edição pelo moderador:
É uma questão com muitos "Ses".
É realmente complicado corrigir post a post. E é plausivel pensar que a intenção/sentido fosse alterado mesmo que sem essa intenção por parte do moderador.

Mas se pensarmos não num corrector automatico, mas numa resposta automática, onde fosse referido, que os erros ortograficos constituissem dificuldades aos leitores, etc etc talvez fosse mais pratico.
Passando a teoria, escreve-se o texto, do genero, o seu post, foi considerado (...) XPTO mal redigido (...) pelo que deverá tomar atenção (...). Poderá torna-se imperceptivel aos leitores, elevando assim a percentagem de não resposta, bla bla bla (...)

Aqui, das duas uma, ou o user iniciador do post, iria realmente ter mais cuidado no proximo post, ou por falta de "abc" iria voltar a repetir o erro. Sim, porque não nos podemos esquecer, que nem todos os users cometem erros porque querem ou não se preocupam!!!

O sistema de sanções é um boa ideia, mas na minha opinião peca pelo excesso. Numa medida extrema sem dúvida iria reduzir os erros, isso é verdade.

Cumps
 
Acho que falta ai a opção:

"Não concordo, cada user é responsavel pelo que posta"

Desculpem mas esta deve ser uma das sugestões menos praticas que eu ja vi em muito tempo.

A meu ver cada um é como cada qual, e cada um escreve da maneira que escreve, é do maior interesse de cada user fazer-se entender e explicar as suas questões da melhor maneira possivel isto se quiser ser ajudado pelos outros users.

A criação de um moderador de escrita iria ter um efeito completamente adverso ao esperado ja que por terem conhecimento da existência do mesmo a tendencia seria de deixar de haver preocupação com o que é escrito (Algo na linha do "Deixa arder que o meu pai é bombeiro") e o nivel do Português nos posts iria descer consideravelmente.

Acho louvavel a preocupação com o pitês já que parece que os primeiros membros da geração pituxante parecem estar a dar os primeiros passos aqui no forum mas como podemos ver com este exemplo a resposta habitual dos membros deste forum a pitês é o flame ou o puro gozo isto para não falar da tendencia para ignorar o que a meu ver é perfeitamente natural visto querermos manter um determinado nivel aqui dentro, e o user pituxante tem duas hipoteses ou adapta o conteudo dos seus posts de maneira a deixar de ser flamado ou entao deixa de colocar questoes no forum ja que ja sabe por experiencia propria uqe o pitês é flamado, gozado ou ignorado.

Isso aconteceu-me a mim qdo entrei no forum cheio de vicios do irc e talkers em q so usava b's fosse a letra em questão um b ou um v, tanta vez fui flamado que tive de equacionar seriamente a mudança de direcção na minha maneira de postar. Acho que melhorou bastante o meu Português.
 
Não sei é possível. Mas porque não incluir um dicionário Portugues - Portugues?!
Assim como existe no office, nos programas de emails, etc... Iria ajudar a detectar o erro, a quem não o percebesse logo, e teria uma sugestão, a que facilmente o user recorreria ao passo dum "click" sem ter que pensar muito! Ajudava quem não sabe. E ajudava os preguiçosos. :D
 
Discordo, se a pessoa escreve mal deve de ser chamada á atenção para os seus erros para tentar não voltar a cometer os mesmos no futuro. Se for tudo corrigido sem o user saber, nunca mais aprende e nem sequer repara no erro.
 
Também acho completamente impraticável. A quantidade de posts escritos por dia dava trabalho para algumas horas. Não seria preciso fazer correcções em todos os posts mas seria necessários lê-los... :P

Esse trabalho e preocupação deve ficar do lado de quem escreve. Quem escreve bem tem melhores hipóteses de ser bem entendido e encontrado. Quem escreve mal é mais mal entendido e os conteúdos dos posts são dificilmente "buscáveis" por terem palavras que não passam pela cabeça de ninguém. Na busca do fórum nunca uso palavras como "grafika", "prossessador", "munitor" mas já vi posts nos classificados com palavras do género. Será que não querem vender nada?

(Deixa cá verificar a ortografia com a toolbar do Google antes de postar...)

Está OK. Aparecem uns erros mas foram de propósito :)
 
Ok... desculpem só responder agora, mas já expliquei numa outra thread o motivo. A partir das 8 da noite não posso estar no PC ^^'

axo k n vale a pena fazerem isso...

eu tb ja pensei em fazer isso num forum, passdo meia duzia de dias desisti pq eram tts os erros que :(....
mas vcs é k sabem...
Se repararem, ele escreveu "axo", "k n", "tb", "passdo", "pq", "tts" e "vcs" e "k". Mas da forma que escreveu é totalmente compreensível, e este é dos posts que eu referi que penso que não precisariam de qualquer correcção ou aviso.

ola a tods... vo xipar a minha ps2 mas nao sei se o devo fazer porque ja me disseram k da cabo da playstation ... o que faxo?
E este daqueles mais... :wow:
(de notar que o título diz "aconsenhavel"... wtf??? )
Acho que falta ai a opção:
A criação de um moderador de escrita iria ter um efeito completamente adverso ao esperado ja que por terem conhecimento da existência do mesmo a tendencia seria de deixar de haver preocupação com o que é escrito (Algo na linha do "Deixa arder que o meu pai é bombeiro") e o nivel do Português nos posts iria descer consideravelmente.
Algures entre as primeiras 20 respostas, eu percebi essa ideia... que o pessoal pensaria "ah eu poxo xkrvr cm m aptcr k os modz baum corrijir e eu num perciso d preokpr".

Acho louvavel a preocupação com o pitês já que parece que os primeiros membros da geração pituxante parecem estar a dar os primeiros passos aqui no forum mas como podemos ver com este exemplo a resposta habitual dos membros deste forum a pitês é o flame ou o puro gozo isto para não falar da tendencia para ignorar o que a meu ver é perfeitamente natural visto querermos manter um determinado nivel aqui dentro, e o user pituxante tem duas hipoteses ou adapta o conteudo dos seus posts de maneira a deixar de ser flamado ou entao deixa de colocar questoes no forum ja que ja sabe por experiencia propria uqe o pitês é flamado, gozado ou ignorado.

Isso aconteceu-me a mim qdo entrei no forum cheio de vicios do irc e talkers em q so usava b's fosse a letra em questão um b ou um v, tanta vez fui flamado que tive de equacionar seriamente a mudança de direcção na minha maneira de postar. Acho que melhorou bastante o meu Português.
Realmente, eu de vez em quando também fazia respostas como a desse exemplo (não sei é se já fiz isso na Techzone), só que depois recebia PM dos Mod's a avisar que o flame é proibido e que posso ser suspenso se continuar com essa atitude.... não sei se as mesmas regras se aplicam aqui na Techzone, mas se eu puder fazer isso, eheh :-D

que vao para a escola aprender a escrever
A maior parte já lá passou, e mesmo assim os erros continuam.
(maiusculas e pontuação rings a bell? :-D)

Discordo, se a pessoa escreve mal deve de ser chamada á atenção para os seus erros para tentar não voltar a cometer os mesmos no futuro. Se for tudo corrigido sem o user saber, nunca mais aprende e nem sequer repara no erro.

"chamada à atenção"

É precisamente a isto que me refiro! Esse é um grande problema meu. Desde sempre embirrei que os acentos devem de ser assim e por mais que me digam não consigo, é automático!
Obrigado!:D
Há tem acento agudo, e é do verbo Haver (=existe). À tem sempre acento grave. Mais info, http://www.publico.clix.pt/nos/livro_estilo/17-acentuacao.html ;)

Nestes últimos casos, tem sido assim a minha atitude (gozar com o pitês, ou durante um post (raramente post'o apenas com corecções - spam) quando o erro é despropositado, corrijo a pessoa), só que ora é flame e sou levado a mal, ora o utilizador simplesmente não se interessa pela correcção E também a leva a mal.

Não sei se aqui na TZ é "legal" eu corrigir o pessoal com gozos, como no caso da _krixtiana_ mas se puder, então vou deixar de estar calado :P

Em relação à hipótese de contar erros como infracções, penso que seja um pouco exagerado. Talvez se for um post como o do exemplo do Triston, aí sim, poderia ser uma infracção, mas daí a perder direitos no fórum... talvez só por acumulação de avisos/erros.

EDIT - Impressionante, como o mesmo utilizador fez um repost e nem leu as regras! http://www.techzonept.com/showthread.php?t=104063
 
Última edição:
Bem..., agora estamos numa de aulas de Português?

Sobre os flames que o Triston referiu, existem flames provocativos (que em 90% dos casos dão em mais respostas provocativas) e flames "educativos" (se é que a palavra se emprega) que basicamente se trata de "brincar" com uma situação sem ofender ou provocar resposta de offtopic, acho que é facilmente compreensivel que ele se referia a este último.

Sobre a ideia que alguém disse que deveria estar nas regras algo como "Escrever em Português correcto", concordo em absoluto com uma margem de aceitação, claro :P Erros ocasionais ou típicos todos damos, escrever algo ilegivel já me parece motivo para apagar um post/thread...

abraços, HecKel

PS: Pelo que notei nas respostas é quase unânime que todos concordam que a responsabilidade de cada post é do seu autor..., que é que ainda se debate?
 
Bem..., agora estamos numa de aulas de Português?

Sobre os flames que o Triston referiu, existem flames provocativos (que em 90% dos casos dão em mais respostas provocativas) e flames "educativos" (se é que a palavra se emprega) que basicamente se trata de "brincar" com uma situação sem ofender ou provocar resposta de offtopic, acho que é facilmente compreensivel que ele se referia a este último.

Sobre a ideia que alguém disse que deveria estar nas regras algo como "Escrever em Português correcto", concordo em absoluto com uma margem de aceitação, claro :P Erros ocasionais ou típicos todos damos, escrever algo ilegivel já me parece motivo para apagar um post/thread...

abraços, HecKel

PS: Pelo que notei nas respostas é quase unânime que todos concordam que a responsabilidade de cada post é do seu autor..., que é que ainda se debate?
É claro que eu vou começar a corrigir o pessoal, mas sem flames! I'm a nice fellow :P

Em relação ao P.S., o paradoxo está em a maior parte do pessoal RESPONDEU "discordo", mas VOTOU "concordo"... todos os que votaram deviam responder.... pelo menos a soma dos "discordo" é superior ao "concordo"
Que é que se debate? Realmente, penso que a discussão (pelo menos a base) já terminou...
 
É claro que eu vou começar a corrigir o pessoal, mas sem flames! I'm a nice fellow :P
Um bocado pretensioso, na minha opinião. Pode haver quem não queira ser corrigido e depois arriscas-te a ouvir o que não queres. Uma coisa é corrigir na brincadeira ou ocasionalmente. Tudo o que ultrapassar isso será desnecessário e maçador, até.
 
Uma coisa são erros esporádicos ou troca de letras qd se escreve rápido outra coisa é o "IRC mode".
Na minha opinião o primeiro percebe-se perfeitamente o que se pretendia dizer no segundo acho que é uma falta de respeito pelos restantes users do forum.
No meu caso tenho muita dificuldade em ajudar alguem que escreve dessa maneira.
Acho que é preciso saber estar. esta questão tem muito a haver com isso.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo