Dúvida Minha configuração de PC ainda "presta"?!

KuroAisu

Power Member
Olá pessoal!

Tenho esta configuração de PC,

CPU AMD Ryzen 5 2600x
Motherboard AB350-Gaming 3-CF
Memoria 16GB DDR4 Kingston Fury
Placa Gráfica MSI Nvidia GeForce GTX 1070
Placa de som Asus Xonar DGX
Monitor LG 24mp59g-p

e pergunto-me se ainda é uma configuração competitiva para as tarefas que realizo, maioria jogo em 1080p fora as outras tarefas "banais" que todos fazem vídeos, música etc.

Vocês acham que vale a pena fazer algum upgrade ou estou bem com o que tenho? Ou começar a pensar num futuro pc completo?!

Agradeço qualquer conselho. Obrigado!
 
Se estás satisfeito com a performance atual do PC, então estás bem, mas se vês algum cenário onde gostarias de melhorar o seu uso, podes atualizar algumas componentes. Por exemplo, em geral, um monitor com uma taxa de atualização maior trará uma melhor experiência de jogo.
 
Não posso jogar qualquer jogo em ultra settings claro! Mas em geral até nem está mau, claro que a ignorância é uma bênção! (não ter visto alta performance em outros jogos!)

Jogar em 4k penso que teria de comprar um PC completo!

Mas assim de vista gostava de jogar um Starfield mas pelo vistos até os PCs mais caros não rodam aquilo tudo ao máximo pelo que já vi, pelo menos até fazerem umas atualizações como fizeram ao Cyberpunk (espero estar a saber o que estou a falar!)

Um Baldur's Gate 3 isso vai ser de certeza! Sou do tempo do 1º com os 5cd's por isso! Mas estou a fazer a run novamente desde o inicio só para relembrar as 50 runs daquilo! Eehehe :D:D:D

Já agora que monitor aconselhavas?! Talvez ai nos Prime Days ou na Black Friday fique a bom preço!
 
Com essa informação já dá para pensar em algo mais concreto. Considerando algo mais recente sem «extravagâncias» que dê para jogar esses jogos em condições razoáveis, podes atualizar o processador, a gráfica, e o monitor, por ~550€-600€.

Qual é a fonte de alimentação?
 
Esse monitor 1080p 75hz não é mau de todo. Não interessa comprar um monitor novo se o hardware não consegue acompanhar. Se já nem em ultra consegues jogar...

O melhor era atualizares a BIOS e colocar um Ryzen 5 5600 (~137€). E uma gráfica nova RX 6600(~214€) ou RX 6700XT(~345€). Aproveita as promoções da Black Friday em Novembro.
 
Serve para o upgrade. De momento, algo como um Ryzen 5 5600(X) e uma RX 6650 XT fica-te a ~400€. Se depois quiseres avançar para o monitor, seria algo pelo menos FHD 144Hz (passa no tópico próprio).

Caso te interesse, também podes encontrar boas opções nos usados (com garantia).
Na prime days a rx 6650 xt esta por 241€, não sei se ficara mais baixa pela black friday. O ryzen esta bem mais caro la!

Nos usados do forum? ou da amazon?! No do forum nao vi o cpu nem a grafica, tambem fui so ate a pagina 10. (nao sei o que se passa com a minha pontuaçao, devo ter desligado os acentos...)
 
Pois, está quase ao preço mínimo anterior (~255€, menos 10€ com cupão).
Nos usados em geral (incluindo o OLX), desde que o material esteja em bom estado e tenha garantia. Encontras o CPU nestas condições a ~110€.
 
sinceramente não me procupava com o monitor para ja... metia um 5800x e uma 3060ti... ja dava para jogares a 1080p com os setting na maioria dos jogos no maximo ou proximo disso.... se o orçamento estiver apertado troca o 5800x por um 5600, mas se puderes acho que o 5800x compensa o extra que pagas por ele
 
Pois é uma dúvida que ando já à uns dias a ver, no tempo que tenho, se há assim tanta diferença nos jogos, jogar a 1080p e 1440p. Mas só tenho oportunidade de ver através de imagens ou vídeos e não "a olho"!

Além da resolução maior e se fosse num monitor 27 há mais alguma coisa que notava assim de tão notável que jogar no meu monitor LG 24mp59g-p com o máximo de settings?

Tipo jogo a 65cm +/- do ecrã!

Nem imagino um monitor de 32 ou mais! É como se tivesse sentado nas cadeiras do cinema à frente de todo e ver um helicóptero a passar de uma ponta à outra como se estivesse a seguir uma bola de ténis, se é que me entendem!!
 
Última edição:
Possivelmente, maior imersão. Como 1440p em 27" tem uma maior densidade de píxeis, deverás notar também menor pixelização, inclusive fora dos jogos.

No entanto, talvez faça mais sentido focares-te na gráfica e no processador por agora e deixares o monitor para mais tarde.
 
Back
Topo