XBOX Microsoft Gaming - Xbox Games Showcase, 9 de junho às 18h00

Relativamente ao podcast, para o que previa (e eu estava negativo em relação ao formato e à clareza das explicações), penso que a comunicação resultou na clarificação necessária no curto e médio prazo face ao avolumar dos rumores, numa série de questões sobre as quais se levantavam várias nebulosas

- os 1st party da Xbox continuarão a ser lançados day and date na consola e PC
- mantém o compromisso no lançamento de hardware futuro
- o lançamento multi-plataforma não faz perder a identidade da marca, pois é feito com ponderação da justificação para que tal aconteça, e olhando para os 4 títulos em causa que estão envolvidos nesta fase, faz todo o sentido no grande esquema das coisas

Apesar de tudo, deixam a porta aberta para outros lançamentos futuros de 1st party, em multiplataforma, pelo que fica sempre aquele espaço para a dúvida, em qualquer anúncio, de port beggings ou de não se ter a certeza se um atual exclusivo e anunciado como tal, não perderá esse critério ao final de um tempo, sem uma clareza sobre o timing ou os critérios internos para tal. Ou seja, aqui, começa a desvanecer-se a identidade da marca.

É uma avaliação pessoal deste anúncio, que acabou por ser bem trabalhado pela equipa de marketing da Xbox/Microsoft, e que na prática faz parte de um shift de estratégia que terá reflexos a longo prazo (e que também está a ser feito por outras marcas, para o crescimento constante que estas sempre procuram para saciar os accionistas).
 
Podíamos era começar a "desmascarar" estes "Insiders" da tanga e deixar de lhes dar relevância.
Lembro-me que (salvo erro) em janeiro já havia rumores de que Hi-Fi Rush ia para a Playstation 5 e Nintendo Switch. E vi que alguns fãs da Xbox não gostaram desses rumores.

Depois na semana passada, começaram a aparecer rumores que além de Hi-Fi Rush, também outros jogos iam para a Playstation 5 e Nintendo Switch, como Sea of Thieves. Depois foi Starfield. Depois foi o Indiana Jones. Depois foi o Halo MCC, algum Gears of War, Marvel's Blade. E depois os rumores já falavam que a MS ia abandonar o hardware, que iam deixar de lançar jogos day-one no Gamepass, e que iam se tornar numa Sega.

Ontem, tivemos o podcast da Xbox, onde confirmou-se que não apenas 1 jogo Xbox ia para a Playstation/Nintendo mas sim 4 jogos (2 GaaS e 2 jogos singleplayer menores). Eu acho que se não fossem os rumores da semana passada e o drama que geraram, os fãs da Xbox iam estar desapontados por saber que 4 jogos Xbox vão ser lançados para a Playstation/Nintendo. Mas por causa do que se passou, não só não vejo fãs da Xbox desapontados, como vejo fãs da Xbox esperançosos para o futuro da marca.

Por outras palavras, todo o drama que ocorreu nesta semana e meia, imo, acabou beneficiando a Xbox.
 
Ha jogos que "sabem" muito melhor em modo portátil do que na tv, como Pentiment e Sea of Thieves. Mais depressa jogo ai (como aconteceu com Slay the Spire, que é bom na xbox, mas ganha outra vida na switch)
 
E também anunciaram que todos os jogos da ABK vão parar no GP, o Diablo IV é apenas o primeiro.
Mas isso já era sabido, já o tinham dito após a aquisição que o iriam fazer começando em 2024.

Existe é muita gente com demasiado tempo livre para especular: que o CoD indo parar ao GP que iria canibalizar vendas logo que não o iriam fazer; jogos como o WoW sendo baseados em subscrições que também não iriam lá parar (chegamos a falar disso aqui, e o Phil disse que gostava de ver o WoW na consola); etc, etc - não me teria chocado que tivessem optado por um modelo semelhante ao EA Play por exemplo, jogos day-one no GP Ultimate mas nos tiers normais apenas alguns meses após o lançamento...

Nós aqui também especulamos sempre um pouco, mas estamos num cantinho da internet e não temos o alcance que outros têm, e que por isso deviam ter um cuidado maior em ser comedidos, pois o que escrevem/falam mais depressa é tido como verdade, ainda para mais se tiverem algum histórico de "scoops" que depois se vieram a confirmar. Eventualmente o tiro sai-lhes pela culatra.

De resto pouco ou nada se altera. Não é por haver um punhado de títulos, alguns com vários anos, nas plataformas concorrentes que existe uma mudança de estratégia ou de modelo de exclusividades. Basta lembrar que séries como Ori e Minecraft já estavam presentes na concorrência. O Minecraft Dungeons e o Legends tiveram inclusivamente lançamento simultâneo nas outras plataformas.

Vejo isto mais como um complemento, e não como uma alteração ou substituição da estratégia operacional como asseguraram.
Mas o que hoje é verdade, amanhã pode não o ser, como tudo.

Ha jogos que "sabem" muito melhor em modo portátil do que na tv, como Pentiment e Sea of Thieves. Mais depressa jogo ai (como aconteceu com Slay the Spire, que é bom na xbox, mas ganha outra vida na switch)

Eu mal consigo jogar SoT na consola/de comando, quanto mais em modo portátil. Para mim SoT é de KB&M, por se tratar de um FPS.
 
Última edição:
Já aqui deixei esta ideia, mas volto a repetir-me, o grande problema que a Microsoft tem a nível de Software e que na minha opinião dá cabo da balança é o suporte 3rd Party.

Só para termos uma ideia, são dois anos seguidos em que a SONY é carregada na primeira metade do ano por um exclusivo 3rd Party (curiosamente mais um Final Fantasy).

Não ignorando a grande qualidade dos exclusivos da SONY, a verdade é que a nível de 1st Party as coisas estão mais equilibradas. Agora cada vez que títulos da dimensão de um Final Fantasy VII Remake (ou sequela) e mesmo o XVI (que para os meus gostos foge muito do que espero da franchise) ignoram a Xbox é um tiro no porta-aviões. Juntamos a isto outros jogos (escolhidos a dedo) que saltam a plataforma e são logo factores que deixam o perfil de muitos potenciais clientes a nunca considerarem uma Xbox.

Foram buscar os Personas (coisa que nunca pensei ver numa Xbox), mas não chega para eliminar o FOMO de subitamente um qualquer jogo (mais uma vez escolhido a dedo) nunca chegar à Xbox.

Mais que comprar estúdios se havia algo no qual esperava ver a MS a usar o seu maior poder financeiro era a impedir situações recorrentes de exclusividades 3rd Party (não falo em combater fogo com fogo - passar essas exclusividades para a Xbox - até porque o MarketShare da Xbox não permite esse poder negocial).
 
Lembro-me que (salvo erro) em janeiro já havia rumores de que Hi-Fi Rush ia para a Playstation 5 e Nintendo Switch. E vi que alguns fãs da Xbox não gostaram desses rumores.

Depois na semana passada, começaram a aparecer rumores que além de Hi-Fi Rush, também outros jogos iam para a Playstation 5 e Nintendo Switch, como Sea of Thieves. Depois foi Starfield. Depois foi o Indiana Jones. Depois foi o Halo MCC, algum Gears of War, Marvel's Blade. E depois os rumores já falavam que a MS ia abandonar o hardware, que iam deixar de lançar jogos day-one no Gamepass, e que iam se tornar numa Sega.

Ontem, tivemos o podcast da Xbox, onde confirmou-se que não apenas 1 jogo Xbox ia para a Playstation/Nintendo mas sim 4 jogos (2 GaaS e 2 jogos singleplayer menores). Eu acho que se não fossem os rumores da semana passada e o drama que geraram, os fãs da Xbox iam estar desapontados por saber que 4 jogos Xbox vão ser lançados para a Playstation/Nintendo. Mas por causa do que se passou, não só não vejo fãs da Xbox desapontados, como vejo fãs da Xbox esperançosos para o futuro da marca.

Por outras palavras, todo o drama que ocorreu nesta semana e meia, imo, acabou beneficiando a Xbox.
Não, se assim fosse também ficariam chateados com os Ori, por exemplo. Aqui o receio era em relação ao hardware ficar inútil por causa de que se começam a sair "quase" todos as outras editoras abandonam a plataforma
 
Portanto, os rumores foram uma mão cheia de nada... No final do ano la estarei a preparar para comprar a próxima consola... Há muita gente aziada por essa internet fora lol

Nah,não foram. Há uma mudança de politica. Jogos de estúdios first party só saiam no ecossistema da Xbox. Agora estamos a ver 4 a saírem nos dois concorrentes directos em termos de platform holder. Pontos extra para o jagunço mor ter dito em 2021 que jogos da Bethesda só sairiam em plataformas com Game Pass e.no entanto estamos a falar do Hi-Fi Rush sair em plataformas sem Game Pass.

Mas hey,nada de novo. Mais uma para a lista do Spencer.


Faz sentido esses jogos e concordo ir para outras plataformas. Desde que os IPS principais se mantenham fica tudo tranquilo. Mão cheia de nada mesmo.

Quando uns são filhos e outros são enteados,a família não é grande coisa. Não devia haver cidadãos de segunda no que toca a exclusivos. É tudo estúdios internos,é tudo material que a MS decidiu financiar. Se não acham que trazem valor suficiente,não os financiam e lancem.

Os jogos deverão ser Sea of Thieves, Grounded, Hifi Rush e Pentiment.

Concordo em ver estes jogos em todas as plataformas. Os dois primeiros são jogos multiplayer que quanto mais jogadores tiverem, mais beneficiamos. Os outros são jogos de menor escala que devem vender bem, mas não vendem consolas.

Quem já estava a esfregar as mãos em ter Starfield ou Indiana Jones na PS5 (já agora... lol), tem de arrumar as botas. Sou apologista de que os jogos vendem consolas. É esta a estratégia da Sony e resulta de feição, basta ver a sua fanbase que não move o pé devido aos exclusivos.

A Microsoft que não queira ser a Madre Teresa de Calcutá das consolas, ou terá o mesmo destino que a SEGA. Apostem é na qualidade dos exclusivos, apostem em estúdios, em IPs novos e dessa forma conseguirão obter mais jogadores para o seu ecossistema e aumentar a fanbase.

Queiram começar pelos alicerces e só depois construir o telhado. Será um monumental tiro no pé se (ou quando) a MS colocar os seus principais exclusivos na Playstation. A Sony jamais faria o contrário, e sabem bem o porquê.

Se os GAAS não têm população suficiente,é matar-los e fazer outros.
AA e indies que sejam feitos por estúdios internos,são acompanhamentos necessários num modelo como o Game Pass.É preciso qualidade  e volume.

A xbox ia passar a ser multiplataformas, afinal são 4 jogos.

E daqui por um ano são outros 4. E daí por 2 ou 3 é os poeta estandartes como o Starfield e Indy.
O gajo é apanhado múltiplas vezes em mentiras e ele não negou liminarmente o Starfield e Indy nunca irem para outras plataformas.
Ele está la à quase 10 anos,será que ninguem aprendeu como é que ele e aquela gente funciona lol

Vem aí a portátil feita pela malta do Surface para o natal.

A malta do Surface nesta altura deve estar é preocupada com o posto de trabalho deles...

Por agora. Passaram o podcast a falar em levar mais jogos para mais sítios.
No entanto se mantiverem alguma lógica na regra, tipo de jogos e pelo menos 1 ano de exclusividade o estrago não será muito.
Isso se levar os jogos a mais sítios, mais formas de jogar, estava mesmo com esperança que iam anunciar a portátil. Pode ser que seja no natal.

Não vejo grande benefício em a portátil sair agora em vez de com a próxima consola.


Porque a Sony e Nintendo não são grande adeptas de deixar a raposa entrar no galinheiro.
A MS gosta de oferecer ovos do galinheiro às raposas.

Também o facto do Phil Spencer, no vídeo, ter assegurado a preservação de videojogos Xbox (especialmente jogos digitais) leva-me a acreditar que foi uma maneira de começarem a preparar o público para o tal lançamento de uma Xbox Series X 100% digital.

Sendo assim, eu acho que no que toca a hardware Xbox, os próximos lançamentos poderão ser assim:
  • Xbox Series X All-Digital para final de 2024
  • Xbox Portátil para 2026
  • Xbox Next-Gen para 2028

Rumores é que eles querem lançar a consola antes da Sony. 2026 ou 2027.

O facto de o "business update" ser feito no podcast oficial num formato de simples conversa/entrevista, sem um grande evento cheio de pompa e circunstância, revelaria logo que não seria um anúncio grande.

Questiono-me até se neste episódio do podcast oficial iriam abordar estes assuntos, ou se o podcast iria contar com este elenco sequer (altos quadros da Xbox), pois uma das várias nuances do(s) rumor(es) era que devido à propagação dos ditos, que tinham decido antecipar o anúncio da "mudança de estratégia".
Provavelmente iriam fazer isso que disseste, um anúncio no Xbox Wire/Twitter pelo Phil, e uns trailers no YouTube a acompanhar os anúncios oficias por parte das equipas de cada jogo, que ainda irão acontecer.
(Edit: como o @_GM_ referiu, o Phil logo no início diz que tinham realmente o evento planeado, e que seria apenas para falar da ABK, de hardware e do tema das exclusividades - para preparar terreno para os anúncios mais tarde?).
O único anúncio real foi o do Diablo IV no GP a 28 de Março, já que a questão dos 4 jogos na concorrência foi mais um "pré-anúncio" e o resto foi conversa de PR para sossegar os ânimos.

E ainda havia quem acreditasse que iriam revelar que iriam tornar-se uma editora 3rd party, anunciar o fim do Game Pass, o fim da Xbox enquanto plataforma/marca, etc, etc, depois de todo o investimento que têm feito, e depois de terem tido toda uma planificação operacional para os próximos anos divulgada através de um leak, onde nada disso era contemplado. Mas adiante.

Havia imensa gente do lado a PS a pedir o Sea of Thieves, por exemplo. Sempre houve, desde que me lembro. Por um lado acho que o jogo está a precisar disso e está no ponto para tal (infelizmente talvez), pois nestes últimos anos alienaram completamente a comunidade veterana do jogo, fizeram um "dumb-down" parcial com todos os facilitismos que têm introduzido pela simples razão de facilitar porque sim, e está bastante mais noob-friendly, apesar de todo o conteúdo lançado. Ao basear-me em estatísticas do Steam, o jogo deve estar reduzido a algumas dezenas de milhares de jogadores...

O Grounded acaba por ser um caso semelhante de um GaaS a precisar de jogadores, mas sempre foi divulgado como um pequeno projecto de paixão e secundário dentro da Obsidian. Imagino que nunca teriam grandes ambições em termos de player count.

Pentiment e Hi-Fi Rush são lançamentos menores, em que no caso do Hi-Fi o mesmo terá superado as expectativas, e então compreende-se o seu lançamento noutras plataformas por haver mercado, à semelhança do SoT.

Não estou a ver no entanto Pentiment e Grounded a alterar algo. Se o Hi-Fi e o SoT ainda poderão gerar mais algumas vendas e receitas (o SoT já há alguns anos que dá bastante destaque à loja ingame), não vejo isso a acontecer no caso dos outros dois.

O Phil diz que são jogos com mais de 1 ano de lançamento e que já terão atingido o seu potencial na Xbox e no PC. Deixa a porta aberta para outros lançamentos no futuro (serão os critérios os da frase anterior?), mas ao mesmo tempo diz que as exclusividades não vão a lado nenhum - no caso destes, o SoT é de 2018, o Grounded de 2020, o Pentiment de 2022 e o Hi-Fi Rush de 2023, e são IPs novos e secundários no panorama da Xbox.

A Xbox tem tido uma clara dificuldade em penetrar em certos mercados e em atrair jogadores fiéis a outras plataformas, principalmente à PlayStation, e talvez seja um passo que vejam como necessário nessa direcção com o objectivo de atrair jogadores para o ecossistema Xbox, mesmo que não seja numa "caixa X". Se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à montanha. Despertando o interesse, é depois acenar-lhes com o Game Pass e atraí-los para uma "caixa X".

O facto do Matt Booty dizer que o querem fazer no entanto com recurso a cross-play e a cross-save, como já é habitual no ecossistema, não me parece que já deixar a Sony muito contente. Mas face aos nomes que são apontados, acho que a Sony não tem muito a temer - o nome mais forte é o Sea of Thieves, no máximo irá competir com os GaaS da Sony, não retirando mercado a séries como God of War, Spider-Man, Last of Us, etc.

Depois, pode também ser uma jogada para apaziguar reguladores, no presente e no futuro...




Imagina a MS a colocar os seus principais IPs na PS. Iriam não só potencialmente encher mais os seus bolsos, mas também os da Sony.

Além do mais, isto pode não passar simplesmente de uma estratégia com o objectivo indirecto de apaziguar os reguladores, juntando o útil ao agradável.

Eles nunca encheriam mais que com um ecossistema da Xbox forte. Mas isso implica ter gente capaz a mandar e aguentar uma atitude protecionista por uns anos.

P . S : e essa dos reguladores,o único dos grandes que ainda não deu o sim foi a FTC. E a MS passou por cima deles quando o UK deu o sim,porque a FTC está a operar na base de parar a merger e nada mais. Não há espaço para negociação.

Muita força NPU na próxima geração. Não pensem que o grande salto será CPU e GPU.

Basta olhar para os leaks da PS5P para percebermos que os dois estarolas vão começar a fazer como a Nvidia e usar software para vender saltos de performance. Mas se ficarem com a AMD, para fazer isso,lol

Podíamos era começar a "desmascarar" estes "Insiders" da tanga e deixar de lhes dar relevância.

Eles têm a importância que as pessoas lhes dão.

Não, se assim fosse também ficariam chateados com os Ori, por exemplo. Aqui o receio era em relação ao hardware ficar inútil por causa de que se começam a sair "quase" todos as outras editoras abandonam a plataforma

Ori,Cuphead e mais quantos eram jogos de empresas externas. Sou contra jogos da XGS aparecerem em outras plataformas. Mas no que toca a XGP a minha opinião é que exclusividades temporárias são uma treta. Ou o jogo é exclusivo ad eternum, ou o jogo que saia em todas as plataformas mas esteja day one no Game Pass.
Exclusividades temporárias não é carne nem peixe.
 
Última edição:
Pois,mas o Minecraft está na categoria especial do COD.

Não está.

O CoD está na categoria que tiveram de chegar a acordos para o negócio ser aprovado, logo são obrigado contratualmente a lançar os CoD nas consolas, incluindo na Switch e no Geforce Now.

O Minecraft está na categoria que a Microsoft faz o que bem lhe apetecer, e o que fez foi lançar esses dois jogos em todo o lado.
 
@RuiBK A MS está a desenvolver o seu próprio ‘DLSS’, da AMD só irá depender do processamento de NPU.
Era bom que o Refresh da S e X já tivesse o chip dedicado NPU da AMD.
Pois a concorrência já irá ter.
 
Isso não ia alterar a performance e na verdade ficavam com 4 modelos diferentes?
A One S tinha uma ligeira vantagem sobre a One mas para além do HDR só estabilizava o framerate.
 
Pois a concorrência já irá ter.

A PS5 Pro não foi sequer anunciada, como já se sabe que irá ter um NPU?

Se for como na geração passada, o Cpu ficou exatamente o mesmo na versão Pro e apenas aumentaram os clocks do mesmo. Fizeram isso para garantir compatibilidade maxima.
O Gpu, esse sim é que levou o grande upgrade.

Se tivesse de atirar para o ar, diria que NPU's só na próxima geração de consolas.
 
Back
Topo