XBOX Microsoft Gaming - Xbox Games Showcase, 9 de junho às 18h00

Algum "rumo a dar" à Tango já estava a pairar há muito como o "odd one out". Já na alçada da Zenimax (como raio uma start-up/estúdio japonês foi parar às mãos destes tipos) sempre se apresentou como um estúdio distante sem o mesmo controlo apertado e gestão dúbia.

Haver um shadowdrop de um jogo com 5 anos na criação, apenas demonstra o quanto distânciados das pressões/expetativas e "milestones" viveram em relação aos outros estúdios americanos que estão no outro lado do planeta.

Gostava de descobrir quanto dinheiro perderam, porque certamente foi um desastre financeiro.

Quem se escapou de boa foi a Toys for Bob. Ainda acabava a ir pelo mesmo caminho.
Não se escapou, já estava feito antes da aquisição o rumo que iria ter com a Activision atual/ou vendida.

Os desenvolvimentos pos-aquisição é que vieram ao lume em vácuo e no desconhecimento geral, e todos associaram a "encerramento", que foi uma presunção errada. Foi indepêndencia antecipada.
 
Última edição:
Em 2016 a Microsoft estava totalmente preparada para deixar cair o negocio das consolas e foi o Phil que montou um modelo de negocio que conseguiu convencer a Microsoft a não deixar cair as consolas, em que inclui por exemplo a criação do Gamepass no ano seguinte em 2017.

Curiosamente, esse modelo está a resultar em deixar as consolas para segundo plano.

Por isso sim, foi o Phil Spencer que salvou a marca Xbox e se não fosse ele, neste momento tínhamos a Playstation sozinha neste segmento de mercado (o que pelos comentários que vou vendo pelas redes sociais e foruns, até agradaria a muita gente).

O Spencer não salvou a marca Xbox. O Spencer salvou a Microsoft Gaming. Não é exatamente a mesma coisa.
 
Os tempo que os estúdios da MS demoram para entregar jogos, ou até para não os entregar é absurdo.
Assim de cabeça :

Hellblade 2, uma produção AAA, mas um jogo curto demora 5 anos.
Gears 6 em 5 anos nem gameplay temos.
Fable tb já vai nuns 5 anos.
Perfect dark 5 anos e nem gameplay
State of decay o mesmo
Everwild nem sei responder.
Já para não falar is que têm saído com ciclos enormes e incompletos: Forza, Redfall, Halo
 
Curiosamente, esse modelo está a resultar em deixar as consolas para segundo plano.

Quando disse deixar cair as consolas, não foi o termo correto, queria dizer deixar cair a Xbox, que engloba todo o negocio gaming da Microsoft.

Para a Microsoft é indiferente se fazem mais dinheiro nas consolas, ou no PC, ou na Cloud, etc. Têm é de gerar dinheiro e lucro.

O Phil não só montou o Gamepass, que foi a melhor maneira que encontraram de combater a Playstation (tinham de fazer algo ou mais valia fechar portas) e foi o Phil Spencer que os convenceu a investir dinheiro para aumentar o nº de estúdios da Microsoft Gaming, algo que era totalmente essencial. Quem não se lembra do meme "Xbox has no games"?

O Spencer não salvou a marca Xbox. O Spencer salvou a Microsoft Gaming. Não é exatamente a mesma coisa.

Xbox não é apenas as consolas, é muito mais do que isso. E além disso a Microsoft continua empenhada em lançar consolas, e na proxima geração vamos ter nova consola.
O que lhes é indiferente, é se te apetece jogar na consola, no PC ou na Cloud. Não interessa, desde que jogues... Mas eles colocam à tua disposição todos esses dispositivos, tu apenas escolhes aquele que te agradar mais.

Somos livres, é uma coisa que me agrada. Eu por exemplo escolho o PC e não a consola, permitem-me fazer essa escolha.

Hellblade 2, uma produção AAA, mas um jogo curto demora 5 anos.
Gears 6 em 5 anos nem gameplay temos.
Fable tb já vai nuns 5 anos.
Perfect dark 5 anos e nem gameplay
State of decay o mesmo
Everwild nem sei responder.
Já para não falar is que têm saído com ciclos enormes e incompletos: Forza, Redfall, Halo

Está igual em todo o lado, os jogos cada vez demoram mais tempo a serem lançados.

Seja como for, a Microsoft já tem tudo preparado para começar a lançar um minimo de 3 jogos por ano.
 
Eu neste aspeto com a mudança da PS para a Xbox aprendi uma coisa, não quero ter biblioteca em qualquer plataforma. Serviços e comprar para jogar no imediato. Troféus/achievements tornaram - se irrelevantes. Posso mudar de um dia para o outro.

No entanto vejo nos fóruns pessoal com esse sentimento de desconforto ao investir a longo prazo no ecossistema da XBox.
Eu continuo a investir na Xbox e curiosamente terei de comprar um PC para casa por outros motivos, claro que já ando com ideias de montar algo minimamente competente para uns joguitos gamepass PC que não tenho na Xbox. Perdi todo o interesse e confiança na PS na recta final da vida da PS4 pois não me revejo nos exclusivos deles(na sua maioria) e não concordo com as recentes políticas de promoções "só para alguns", de aumento de preço de serviços para valores que nunca se viram, mesmo tendo "pior" serviço(para os meus gostos), etc... Portanto irei continuar na Xbox num futuro próximo e na MS a longo prazo(PC), depois logo se verá quando saírem as sucessoras das actuais consolas
 
Nem todos são um Satoru Iwata, o que o Phil está a fazer com a Xbox é o que no passado já aconteceu, comprar estúdios e fechar.

Este ano a Ms Gaming fechou mais estúdios do que lançou jogos.

Vamos ver os próximos meses o que vai acontecer.

Estou desejoso de ver o próximo PR statement do Phil.
 
Espero mesmo é que não comecem a deixar de fora 1st party do GP, sempre foi o selling point, ter 1st party day one no GP.

Se o COD não sair no GP day one vai ser o prego final no caixão do Phil.

That reaffirmation comes from Microsoft Gaming CEO Phil Spencer, who spoke with Stephen Totilo of Game File on a number of topics, including industry layoffs, the future of physical games, and whether or not Call of Duty is coming to Xbox Game Pass.

“Our intent is the full portfolio of games from ZeniMax, Activision Blizzard and XGS —Xbox Game Studios —will be on Game Pass, day one,” Spencer says.
 
Espero mesmo é que não comecem a deixar de fora 1st party do GP, sempre foi o selling point, ter 1st party day one no GP.

Se o COD não sair no GP day one vai ser o prego final no caixão do Phil.

Se COD não sair no gamepass diria que os números de gamepass não passam mais do que já foi atingido, ou seja estagna e depois com subidas/descidas conforme o output.

A compra da Activision sempre vi como o elevador do Gamepass para números "surreais". Estamos a falar do COD, uma franchise que vende milhões todos os anos.
 
PW1veHM.png


eye-of-sauron.gif
 
Pois,subscrições é treta. Que o diga a Netflix que ainda este quadrimestre passado fez 9 mil milhões.
O problema é a MS não estar a alimentar o Game Pass de forma sólida aos anos. E o Game Pass dá força ao negócio do hardware e vice-versa. Eles nunca conseguiram alimentar o serviço como uma Netflix conseguiu ao longo dos anos(e agora ainda mais com a produção própria de blockbusters).


Iaso e falar como se a divisão gastou esses 70 mil milhões sem a autorização da malta acima do CEO da divisao de gaming. O Nadella esteve no tribunal e foi a cara do negócio em vários programas de televisao nos States a falar desse negocio. A aposta foi feita pela MS como um todo.
Mesmo dinheiro queimado ao desbarato como o Minecraft não teve expectativas para pagar-se no curto prazo e levar com um streamlining em cima.
 
Pois,subscrições é treta. Que o diga a Netflix que ainda este quadrimestre passado fez 9 mil milhões.

Aquilo que a malta se esquece quando menciona Netflix como um exemplo é que a) eles penaram imenso durante bastante tempo até chegarem onde estão hoje e b) o consumo de séries e filmes não é feito da mesma forma que jogos.
 
Última edição:
Para gaming um modelo de subscrição como a MS tem o GP é muito complicado de dar lucros como se vendessem jogos.

Basta ver os rios de dinheiro que os exclusivos Nintendo.

Sendo que o crescimento do GP foi 1%, eles estão a tremer por todos os lados e já nem sabem se COD vai ou não sair no GP.
 



Aquilo que a malta se esquece quando menciona Netflix como um exemplo é que a) eles penaram imenso durante bastante tempo até chegarem onde estão hoje e b) o consumo de séries e filmes não é feito da mesma forma que jogos.

Eles foram crescendo de uma forma sustentada,mas ainda antes do serviço de streaming davam lucro. É esse o problema que a competição mais recente tem,eles tiveram de ir de 0 a 100 em termos de output de conteúdo proprio enquanto que a Netflix durante vários anos misturou material licenciado com um crescimento da produção própria.

Até à pandemia eles até estavam numa situação pior,em que era tido lançado day one e temporadas inteiras podia ser papadas em dias. Não são tantos jogos quanto isso que não duram menos de uma semana a um jogador casual completar. Pelo menos algo com una história.


Para gaming um modelo de subscrição como a MS tem o GP é muito complicado de dar lucros como se vendessem jogos.

Basta ver os rios de dinheiro que os exclusivos Nintendo.

Sendo que o crescimento do GP foi 1%, eles estão a tremer por todos os lados e já nem sabem se COD vai ou não sair no GP.

Quando é a única coisa que tu sabes que vai sair de certeza na consola(apoio third party é atirar uma moeda ao ar e rezar para não haja hardware novo da concorrência nos próximos dois/três anos que mine a possibilidade de ports) e são alguns dos IP mais antigos do mundo gaming(nostalgia).
 
Aquilo que a malta se esquece quando menciona Netflix como um exemplo é que a) eles penaram imenso durante bastante tempo até chegarem onde estão hoje e b) o consumo de séries e filmes não é feito da mesma forma que jogos.
Mas a Microsoft não quer penar, quer resultados já. Aí é que está mal, não só os jogos demoram muito mais a fazer que series/filmes, como custam mais €€. O Tweet com o artigo que o @Jack-O-Lantern pos do Jason Schreier, basicamente confirma as minhas suspeitas:

"The massive Activision Blizzard acquisition has ramped up scrutiny on the Xbox division from leaders at Microsoft, according to people familiar."

Lá está, a Xbox deixou de ser aquela espécie de Start-up que actuava como queria dentro da Microsoft, e agora que vale tanto como a divisão Windows, tem a alta chefia a tomar conta daquilo. Não deixa de ser irônico, que o Phil Spencer ao fazer avançar a compra da ABK, tenha acabado por fazer a sua própria cama, e agora está a fazer de fantoche dentro da Microsoft.

Não me admirava que ele se afastasse pelo próprio pé, em vez de ficar lá apenas a dar a cara por decisões na qual já não tem controlo.

Isto chegou a ser comentado aqui? A parte dos corações? Começa a fazer sentido...

 
tio Phil gasta 70 biliões na Activision e agora tem de mostrar ROI à casa mãe, não há almoços grátis.

tudo o que não seja blockbuster vai desaparecer no futuro!
 
Back
Topo