Melhor solução para rede doméstica com APs?

fockewul

Membro
Boas.

Preciso de sinal Wi-Fi por toda a casa. Tenho tomadas de rede em todas as divisões (Cat 6). Atualmente tenho um router Fibergateway da MEO, mas estou à procura de uma solução que seja independente do operador (mudo de operador com frequência).

Estou a pensar instalar APs em duas das divisões para ter boa cobertura em toda a casa, gastando o menos possível, mas garantindo que não terei de mudar os APs se mudar de operador.

Perante estas condições, que solução me aconselham?

Obrigado.
 
Havendo ligação por cabo não há necessidade nenhuma de instalar sistemas mesh.
Há soluções para todos os gostos e carteiras. Marcas tens TPLink, ubiquiti, mikrotik etc.. Agora é veres o que pretendes gastar e adequar o equipamento à tua carteira, como os vais alimentar, uns trazem injector poe outros não, tens portas disponíveis suficientes no fibergateway para os ligar os AP's? etc etc.
Pretendes 2.4 e 5ghz ? Pretendes já Wifi 6 ?
 
Tenho 2 portas disponíveis no Fibergateway. Pretendo 2.4 e 5 GHz com Wi-fi 6. Preferia PoE, mas não sei se o Fibergateway suporta PoE?

Outra dúvida: Sendo Mesh cablada deixa de haver o problema de compatibilidade com routers de outros operadores futuros ou este problema mantém-se? É que com Mesh escuso de andar a mudar manualmente de AP para AP e de estar a dar nomes diferentes a cada AP. Pode sair mais caro, mas é mais prático (especialmente para o resto do pessoal lá de casa que não percebe nada de informática).
 
Tenho 2 portas disponíveis no Fibergateway. Pretendo 2.4 e 5 GHz com Wi-fi 6. Preferia PoE, mas não sei se o Fibergateway suporta PoE?

Outra dúvida: Sendo Mesh cablada deixa de haver o problema de compatibilidade com routers de outros operadores futuros ou este problema mantém-se? É que com Mesh escuso de andar a mudar manualmente de AP para AP e de estar a dar nomes diferentes a cada AP. Pode sair mais caro, mas é mais prático (especialmente para o resto do pessoal lá de casa que não percebe nada de informática).
Viva.

- para o fiber, nao influencia em nada ter outro equipamento la ligado, sendo poe ou nao.
- se comprares equipamento mesh fora do operador, nao tem qualquer condicionante.
 
Tenho 2 portas disponíveis no Fibergateway. Pretendo 2.4 e 5 GHz com Wi-fi 6. Preferia PoE, mas não sei se o Fibergateway suporta PoE?

Outra dúvida: Sendo Mesh cablada deixa de haver o problema de compatibilidade com routers de outros operadores futuros ou este problema mantém-se? É que com Mesh escuso de andar a mudar manualmente de AP para AP e de estar a dar nomes diferentes a cada AP. Pode sair mais caro, mas é mais prático (especialmente para o resto do pessoal lá de casa que não percebe nada de informática).
Não percebi essa de nomes diferentes em cada AP..
Os AP's deverão ter todos os mesmos SSID e Password, a única coisa que deve ser diferente entre eles é o canal, de resto tudo igual.
Esqueçam isso das mesh, isso só é útil quando não há cabos.

TPLink - EAP650-Wall | EAP610 (Não trazem injector POE)
Mikrotik - cAPGi-5HaxD2HaxD (Trás injector POE) | C52iG-5HaxD2HaxD-TC | C53UiG+5HPaxD2HPaxD
Ubiquiti - U6+ | U6 In-Wall (Não trazem injector POE)

Tanto o TPLink como o Ubiquiti necessitam de ter um controlador a correr na rede para serem configurados (sim dá para fazer com o telemóvel mas é limitativo)
O Mikrotik podem ser configurados diretamente e/ou 1 deles fazer de controlador para os outros. São mais chatos de configurar mas têm muito mais features que qualquer um dos outros, desde servidor VPN Wireguard / OpenVPN, dá pra correr containers, firewall etc.
 
Back
Topo