Não sei se estas bem a ver o filme.
Lembro me de amigos meus de escola andarem a poupar durante tempos e a acumular premios de terem boas notas para largar mais de 100 contos numa gráfica.
Não percebo que raios se passava na vossas zonas mas os preços praticados na loja onde comprava o material na zona de Faro eram os que disse anteriormente e batiam relativamente certo com os preços tabelados que vinham na revista PC Format (que na altura de 97-2001 +\- era talvez uma das melhor revista de hardware).
A matrox foi muito forte nas séries G200 e G400. A G200 apesar de não ser a mais rápida do mercado não ficava muito longe de uma voodoo 2 ou de uma Riva TNT.
Já na G400 a matrox apostou em funcionalidades que tentavam ser diferenciadoras no mercado:
- Vibrant Color Quality - internamente fazia upscale de tudo para 32-bit numa altura em que ainda se usava muito texturas de 8-bit ou renderizações 16-bit. Para além disso ainda manipulavam a gamma e afins no resultado final congénere ou posterior nVIDIA vibrance.
- Environment Bump Mapping - Foram dos primeiros a implementar a técnica em fixed function - hardware dedicado sem grande flexibilidade pois não era programado com shaders.
- Dual-head - Os primeiros a implementar multi-monitor em condições numa gráfica. Permitia para além do multi-monitor habitual, usar dois monitores como se fossem um só.
Apesar de em DX6.0 ter uma performance brutal (em alguns casos a melhor) demoraram a ter Transform & Lightning e começaram a ficar para trás nos jogos DX7.0 e nas novas extensões OpenGL da altura. Jogos como Quake 3 começaram a favorecer muito as placas nVIDIA e as G450 nada melhoraram, demoraram muito a sair e vieram com performance meh! Até o fail das voodoo 3 eram melhores.
As G550 vieram depois com T&L mas com um atraso também brutal e com performance muito aquém das nVIDIA da altura e começou a prever-se o fim. Ainda apostaram na inovação com a introdução da primeira gráfica PCI-Express mas de resto não impressionava.
As coisas pioraram ainda mais com a Parhelia que foi um pesadelo. Má performance, bugs nos shaders que provocavam artefactos, lançada tardiamente e com preço demasiado elevado. Foi o fim da matrox como produtora de GPUs.
No entanto eles continuaram muito fortes noutros mercados como o mercado de DACs tendo quase domínio de mercado em soluções para banca e mercados de bolsas. Esta gráfica C900 não é a primeira lançada de género e mostra que o mercado de nicho onde estão ainda vive.