Gráfica Matrox releases their new C900 GPU

Matrox G400 Max por uns "modicos" 90 contos
What? Essa gráfica na altura era quanto muito 50-60 contos (250-300€)... Aliás, durante essa época tudo o que eram gráficas high-end era tudo entre os 40 e os 60 contos (200-300€) tirando raras excepções como gráficas da quantum e afins que chegavam aos 100 contos (500€).

As GeForce 256 DDR já começaram a ir para os 60-70 contos (300-350€) e mais tarde as GeForce 2 Pro/Ultra para os 70-90 contos (350-450€). Desde então o preço no mercado high-end estabilizou muito e só recentemente começou a subir de preço.
 
Esses preços eram em lojas normais. Não te podes esquecer que nessa altura a informação era muito mais escassa e uma loja mais pequena sem concorrência podia praticar preços enormes. A matrox que tive penso que foi um absurdo também de muitos contos.
 
What? Essa gráfica na altura era quanto muito 50-60 contos (250-300€)... Aliás, durante essa época tudo o que eram gráficas high-end era tudo entre os 40 e os 60 contos (200-300€) tirando raras excepções como gráficas da quantum e afins que chegavam aos 100 contos (500€).

As GeForce 256 DDR já começaram a ir para os 60-70 contos (300-350€) e mais tarde as GeForce 2 Pro/Ultra para os 70-90 contos (350-450€). Desde então o preço no mercado high-end estabilizou muito e só recentemente começou a subir de preço.

Não sei se estas bem a ver o filme.

Lembro me de amigos meus de escola andarem a poupar durante tempos e a acumular premios de terem boas notas para largar mais de 100 contos numa gráfica.

A matrox é mais um fabricante de placas graficas, não de GPUs, essa é uma amd...


É agora mais um fabricante, mas já chegou a competir de igual para igual com os grandes em GPUs (ou aceleradores graficos, como se chamava antes).
 
Última edição pelo moderador:
É agora mais um fabricante, mas já chegou a competir de igual para igual com os grandes em GPUs (ou aceleradores graficos, como se chamava antes).
Foi por isto que eu fiz a pergunta acima.
Já tive há muito tempo uma Matrox e era uma excelente gráfica na altura.

A 3dfx Voodoo era a que dominava o mercado nos jogos a partir de um determinado momento mas eu recordo que essa gráfica tornava os gráficos dos jogos um pouco branqueados.

A Matrox apresentava os gráficos de forma muito boa com boa reprodução das cores nos jogos.
Mas poucos jogos tiravam proveito da Matrox era quase tudo 3dfx Voodoo.
 
Não sei se estas bem a ver o filme.

Lembro me de amigos meus de escola andarem a poupar durante tempos e a acumular premios de terem boas notas para largar mais de 100 contos numa gráfica.

Não percebo que raios se passava na vossas zonas mas os preços praticados na loja onde comprava o material na zona de Faro eram os que disse anteriormente e batiam relativamente certo com os preços tabelados que vinham na revista PC Format (que na altura de 97-2001 +\- era talvez uma das melhor revista de hardware).

A matrox foi muito forte nas séries G200 e G400. A G200 apesar de não ser a mais rápida do mercado não ficava muito longe de uma voodoo 2 ou de uma Riva TNT.
Já na G400 a matrox apostou em funcionalidades que tentavam ser diferenciadoras no mercado:
  • Vibrant Color Quality - internamente fazia upscale de tudo para 32-bit numa altura em que ainda se usava muito texturas de 8-bit ou renderizações 16-bit. Para além disso ainda manipulavam a gamma e afins no resultado final congénere ou posterior nVIDIA vibrance.
  • Environment Bump Mapping - Foram dos primeiros a implementar a técnica em fixed function - hardware dedicado sem grande flexibilidade pois não era programado com shaders.
  • Dual-head - Os primeiros a implementar multi-monitor em condições numa gráfica. Permitia para além do multi-monitor habitual, usar dois monitores como se fossem um só.
Apesar de em DX6.0 ter uma performance brutal (em alguns casos a melhor) demoraram a ter Transform & Lightning e começaram a ficar para trás nos jogos DX7.0 e nas novas extensões OpenGL da altura. Jogos como Quake 3 começaram a favorecer muito as placas nVIDIA e as G450 nada melhoraram, demoraram muito a sair e vieram com performance meh! Até o fail das voodoo 3 eram melhores.

As G550 vieram depois com T&L mas com um atraso também brutal e com performance muito aquém das nVIDIA da altura e começou a prever-se o fim. Ainda apostaram na inovação com a introdução da primeira gráfica PCI-Express mas de resto não impressionava.

As coisas pioraram ainda mais com a Parhelia que foi um pesadelo. Má performance, bugs nos shaders que provocavam artefactos, lançada tardiamente e com preço demasiado elevado. Foi o fim da matrox como produtora de GPUs.

No entanto eles continuaram muito fortes noutros mercados como o mercado de DACs tendo quase domínio de mercado em soluções para banca e mercados de bolsas. Esta gráfica C900 não é a primeira lançada de género e mostra que o mercado de nicho onde estão ainda vive.
 
Hehe e eu uma 3dfx banshee. Creio que foi a primeira integrada, gpu e aceleradora, foi a evolucao da voodoo com grafica, inves de 2 placas com o belo do vga de ligacao. tinha 16mb sdr. Ka bomba :)
 
Back
Topo