Para mim, a melhor marca em termos de assistência técnica era a Compaq. Foi a única até hoje em que mandei um portátil para a garantia e sempre foi rápida a tratar dos problemas. Chegava ao ponto de asistencia, entregava o computador e passado 3/4 dias ia levantar o portátil. Isto à 8 anos atrás. Agora, desde que foi comprada pela HP não sei, mas creio que se mantém a mesma política pelo que tenho lido.
Em termos de piores marcas não sei, mas estou neste momento a ter uma má experiência com a Asus e afirmo desde já que têm um apoio ao cliente que deixa muito a desejar.
Passo a explicar a minha situação: desde à uns 2 meses para cá, tenho tido problemas com a imagem que aparece no meu monitor. Por vezes o portatil desligava-se, e quando reiniciava, no boot ouvia-se o som que acompanha o logótipo da Asus, mas a imagem umas vezes ou aparecia com uns quadradinhos com cores variadas, ou outras vezes umas riscas finas verticais coloridas ou noutro caso, simplesmente nem aparecia a imagem. Depois disso a imagem aparecia umas vezes dividida em 6 pequenos retangulos e depois ficava com 6 ambientes de trabalho em simultaneo, só que a maior parte das vezes aparece tudo desfocado e não dá para se perceber nada do que lá está. Pensava que era algum problema de drivers e desinstalei as drivers da gráfica. Lá resolvia durante uns tempos, mas tornava sempre a acontecer a mesma coisa.
Não o mandei logo para a garantia quando começaram estes problemas porque precisava dele, pois tinha trabalhos para entregar na universidade e não podia ficar sem portátil. Um belo dia depois de estar a trabalhar, resolvo fazer uma pausa para ver um filme e, quando ia a meio do filme o bicho estava a ferver e reiniciou. Resultado: o mesmo problema voltou para ficar e acabei por não fazer uma apresentação de um trabalho no dia a seguir. Não conseguia ver nada e por conseguinte acabei por não conseguir salvar os meus trabalhos que tinha guardado no disco
Acontecer isto a uma semana de acabarem as aulas, foi um problemão daqueles...
Entretanto fiquei durante uns tempos com o portátil da minha irmã (O HP 530 do E-Escolas) e agora que voltei para casa, já tenho tempo para estar a tratar disto. Já à 3 dias que telefono para a assistência da Asus e desdobram-se em mil e uma complicações para eu não enviar para lá o portátil.
Antes de tudo mandei um mail através do site a descrever pormenorizadamente o meu problema, ao que me respondem com um mail meio em espanhol, meio em português com o "Manual sobre actualizacion Driver LAN Attansic". Tudo a ver com a minha situação
Telefono depois para a linha de apoio. A primeira vez atende-me uma espanhola a falar um português horrível, a dizer-me que a culpa era dos programas que lá podia ter instalados e eu lá lhe expliquei que não podia ser, porque tinha o computador formatado à pouco tempo e não tinha grande coisa instalada. Da segunda vez lá me atendeu um operador português. Pediu-me para enviar uns printscreens com o NB_probre para verificar a temperatura, e eu tive imensas dificuldades para o fazer visto que o ecrã está ILEGÍVEL. Mas pronto, lá consegui enviar isso. Depois já era a BIOS que tinha que ser actualizada. Enfim... nada resolveu o problema. Hoje já farto, lá telefonei outra vez para lá e finalmente resolveram-se a mandar o link para preencher o formulário de reparação.
É tal e qual como já disseram neste tópico. Fazem de tudo para que o portátil não seja enviado para lá a fim de reduzirem as despesas com a assistência. Por um lado compreendo o facto de eles tentarem fazer uma triagem cuidadosa, pois à muitos problemas que se resolvem facilmente com o que o operador diz, mas no meu caso e mesmo depois de enviar imagens tiradas com uma camara, onde se vê claramente a natureza do problema, foi sempre a desconfiar até ao fim. Agora tenho aqui o portátil embalado e na caixa, pronto para envia-lo. A ver vamos como corre tudo. Mas desde já fica uma certeza... Asus (pelo menos nos próximos anos) nunca mais!