Máquina c Defeito? Ou não?

n sei se é bem assim... dependendo da resoluçao do monitor axo que isso so começa a fazer efeito como tu dizes abaixo dos 1.3mpx que normalmente anda a volta da resoluçao da maioria dos ecrans....
n sei se me fiz entender mas prants.
 
Aqui estou em desacordo. O ruido produzido vai ser o mesmo a qualquer resolução. O sensor continua a ter a mesma densidade quer o utilizador escolha uma resolução abaixo da nativa ou não.
O que a máquina faz é tirar a fotografia na resolução nativa e redimensionar. Se forem consultar a programação confirmam esta situação.
Daí, creio que o facto de escolher resolução abaixo vai ser pouco diferente de a tirar em grande e redimensionar no computador ;)
 
Sim, isso é verdade. Tinha percebido que tinham dito que (imaginando que a resolução da máquina é 2Mp)
tirar uma fotografia a ISO800 (onde o ruído é óbvio) a 2Mp seria pior que tirar a mesma fotografia a ISO800 a 1.3Mp (na câmara).

A minha resposta vem no sentido de discordar com essa afirmação. Não ponho em causa que a 1.3Mp ou 800x600 por exemplo o ruído esteja disfarçado, isso está ;) (daí a necessidade dos pixel peepers)
Agora, tirar a fotografia a 1.3Mp (na câmara) ou a 2Mp e redimensionar no computador é igual.
O sensor é o mesmo, a densidade está lá, a programação da máquina apenas redimensiona a imagem na camara e não no computador.
 
É precisamente o que disse o |Ferrari|. O ruído fica mais disfarçado por estar numa resolução mais baixa (num monitor numa passa de 1.3mp, pode é estar ou não a 100%), mas fotografar em resoluções baixas não reduz de forma alguma o ruído.
 
Estes pormenores são completamente invísiveis quando se reduz a resolução da foto.

O conselho que dás é então, reduzir a resolução, certo? Assim melhorará a imagem, né?

Para que fique bem claro: Não recomendo reduzir a resolução _na máquina_. O que recomendo é capturar o máximo de informação que a máquina consegue capturar (JPEG com resolução + detalhe máximos ou, melhor ainda, em RAW), e deixar para o post-processamento as "correcções" (redução de ruído, etc.). Claro que isso dá mais trabalho (e ocupa mais espaço em cartões e discos), mas também dá melhores resultados.

A questão é que normalmente não vemos os 10 MPix, mas menos (um ecrã Full-HD só mostra 2 MPix). Pelo que os defeitos que vemos a 1:1 não são muito graves. Claro que se fizermos crops 100% dos cantos a coisa já complica.

Actualmente as marcas, empurradas pelo marketing, têm andado a injectar MPix nas máquinas com se fossem esteróides anabolizantes, e depois os resultados são o que se vê: os MPix estão lá, mas o detalhe não. É de esperar que a SX10 seja das que mais sofre com isto, pois tem uma densidade de pixeis das mais altas do mercado.
 
Última edição:
Back
Topo