Software macOS 13 Ventura

Eu nos tempos dos Macs Intel, quando saía uma nova versão do Mac OS, fazia sempre um clean install a partir de uma pen com a instalação.
Mas agora com os M1 e M2, há a nova opção no sistema operativo de “Erase all content and settings”, semelhante ao iOS quando se faz um reset.

Nos novos Macs apple Silicon, ainda há vantagem em fazer boot para o disk utility, apagar o SSD e depois reinstalar o OS a partir do usb?

Ou basta fazer o upgrade, depois fazer o erase content and settings?

Ha alguma diferença actualmente em que o MAC os separa a partição de OS da partição de dados e em que a partição do OS é read only e signed?
 
@Trance eu uso dois monitores, mas mesmo com um e o que não te vi fazer é colocar duas apps lado a lado com o stage manager. O Stage Manager coloca sempre uma app no palco, se assim quisermos chamar, o que é péssimo.

Eu como gestou de janelas uso o Magnet e aquilo tem shortcuts que me habituei. Sempre trás alguma ordem ao caos.
Para ter o ecrã dividido em duas janelas faço Crtl+Opt+seta esq/direita e em três Crtl+Opt+d / Crtl+Opt+f / Crtl+Opt+g.


Um vídeo mais conciso do que o partilhado ontem.

Abraço.
 
Última edição:
Uma pergunta: estamos no safari quero voltar para a pagina anterior, eu fazia dois (ou três não me recordo) dedos para a direita no trackpad ...agora faço e não funciona , assim como avançar.

Não mexi em nada...
 
Eu nos tempos dos Macs Intel, quando saía uma nova versão do Mac OS, fazia sempre um clean install a partir de uma pen com a instalação.
Mas agora com os M1 e M2, há a nova opção no sistema operativo de “Erase all content and settings”, semelhante ao iOS quando se faz um reset.

Nos novos Macs apple Silicon, ainda há vantagem em fazer boot para o disk utility, apagar o SSD e depois reinstalar o OS a partir do usb?

Ou basta fazer o upgrade, depois fazer o erase content and settings?

Ha alguma diferença actualmente em que o MAC os separa a partição de OS da partição de dados e em que a partição do OS é read only e signed?
Nos mais recentes já não consegues instalar a partir de usb, a não ser que actives a opção para arrancar por sistemas externos.
Com os M1 acho que essa parte complica mais um pouco, mas em último caso dá para instalar a partir da net (clean install)
 
@Trance eu uso dois monitores, mas mesmo com um e o que não te vi fazer é colocar duas apps lado a lado com o stage manager. O Stage Manager coloca sempre uma app no palco, se assim quisermos chamar, o que é péssimo.

Eu como gestou de janelas uso o Magnet e aquilo tem shortcuts que me habituei. Sempre trás alguma ordem ao caos.
Para ter o ecrã dividido em duas janelas faço Crtl+Opt+seta esq/direita e em três Crtl+Opt+d / Crtl+Opt+f / Crtl+Opt+g.

Também uso o magnet uma vez que tenho um monitor ultrawide de 49'' e é bem mais simples de colocar 3 janelas lado a lado.
Com esta configuração acho que o Stage Manager não é muito eficaz uma vez que me está sempre a colocar apenas uma app em destaque ou sou eu que estou a usar isto mal?
 
Quem utilizar AutoCAD, vai ter de instalar os updates que sairam dia 25, ou então nenhum AutoCAD vai funcionar no Ventura.

Só AutoCAD 2021, 2022 e 2023. Os anteriores não são suportados.
 
@Trance Para saltar de aplicações "recentes" eu uso o Command-Tab que é muito mais rápido do que usar o Spotlight/Alfred. Recentemente também instalei o HotKey que permite lançar aplicações com shortcuts mas ainda não estou totalmente convencido.
Quanto a redimensionar janelas, para mim o melhor é mesmo o Rectangle (ou o Magnet). Qualquer coisa menos andar com o rato a desenhar onde elas devem ficar.
Também experimentei o Stage Manager durante uns dias mas não me habituei. Para ecrã único até deve dar jeito, mas com 3 ecrãs fica demasiado confuso.

P.S.: Se não usas a dock porque é que não a escondes? Só está a roubar espaço...
 
@Trance Para saltar de aplicações "recentes" eu uso o Command-Tab que é muito mais rápido do que usar o Spotlight/Alfred.

Se tiveres duas ou 3 aplicações sim ... pode ser. Mas para localizar uma janela em mais que 3 como é frequente no meu contexto de trabalho ... chego a ter 10 ... comigo não é. Eu uso o alt tab apenas para alternar entre as duas últimas aplicações do momento ... máximo 3. Se no vídeo não fiz isso foi porque queria da enforque á versatilidade.


P.S.: Se não usas a dock porque é que não a escondes? Só está a roubar espaço...

Uso a dock todos os dias para ir buscar os últimos ficheiros que estão na pasta Desktop ou Downloads ... Funcionam como um Inbox. Infelizmente não dá para desactivar as restantes funcionalidades ... nomeadamente a lista de apps abertas. Mas tens razão que poderia esconder pois não é algo que faça a toda a hora ... hábitos visuais.

Quanto ao Magnet ou mesmo o Moom ... não vejo grande utilidade em monitores de portáteis ... tanto que não o tenho instalado. Quem trabalha com monitores de 27" ou mais, ou com vários monitores é util, tenho instalado no Desktop. Mas nesse caso prefiro o Moom porque não tenho que estar sempre a configurar layouts. Tenho um layout pare desenvolvimento, comunicação .... Basta selecionar o layout com uma combinação de teclas e as janelas bem como as respectivas apps ficam posicionadas no ecrã ... melhor ... funciona entre vários ecrãs. Não ando a desenhar ou arrastar janelas. Raramente tenho que andar a arrastar janelas para os locais ... como é necessário com o Magnet.
 
Última edição:
Alguma dica para alternar entre janelas da mesma app? Já tive um atalho para isto, mas não me dei muito bem com o mesmo.

cmd-´

ctrl-tab quando são janelas integradas / tabs.

EDIT: Para não te esqueceres considera que está no lado oposto/simetria do cmd-esquerdo+tab (alterna janelas de apps destintas). Tenta usar a mão direita e não a esquerda, polegar no cmd-direito + ´
 
Última edição:
@lfdesign podes fazer isso no System Settings -> Keyboard -> Keyboard shortcuts. Agora no Ventura aquilo está muito confuso mas ok. Clicas duas vezes no shortcut que lá está que é efetivamente cmd+´. Mesmo em cima disso. Esse é o truque. Não é do lado esquerdo. Aí não acontece nada. Aparece uma janela e de seguida fazes o atalho que queres. No caso cmd+§.

Edit: Colocado o caminho completo para ser mais fácil para os principiantes.
 
Última edição:
@lfdesign podes fazer isso no System Settings -> Keyboard -> Keyboard shortcuts. Agora no Ventura aquilo está muito confuso mas ok. Clicas duas vezes no shortcut que lá está que é efetivamente cmd+´. Mesmo em cima disso. Esse é o truque. Não é do lado esquerdo. Aí não acontece nada. Aparece uma janela e de seguida fazes o atalho que queres. No caso cmd+§.

Edit: Colocado o caminho completo para ser mais fácil para os principiantes.
@Metro Obrigado, não sabia que dava para trocar esse atalho. De qualquer das formas, eu como faço remap de mais algumas teclas (uso teclado PT com layout US), acaba por ser mais fácil para mim ter tudo centralizado naquele ficheiro. Mas é uma boa solução a que sugeriste.
 
Já experimentaram o Freeform?

Comecei no iPad e depois abri no Mac. Tudo bem até aqui. Fiz alterações no Mac, no iPad não sincronizou.
No modo texto, altero para a formatação à esquerda e o texto fica sempre centrado ao meio.... A aplicação deixa muito a desejar. Isto nem beta devia ser. Não ter um night mode também não faz sentido e simplesmente não sincroniza, pelo menos comigo.
 
Back
Topo