Hardware MacBook Air 13" e 15" M3 Março 2024

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Foram hoje lançados apenas no site os novos modelos.

https://www.apple.com/pt/macbook-air/

Permitem ligar dois monitores externos desde que o portátil esteja com a tampa fechada. Nunca gostei dessa solução por ter receio do aquecimento, mas pelos vistos a Apple está confortável.

16GB RAM custam 230€ e o modelo base mantém apenas 8GB.
Só tem duas portas Thunderbolt mas a porta de carregamento é dedicada pelo que são sempre utilizáveis (também se pode carregar via USB-C). Não tem o M3 Pro nem o M3 MAX mas será interessante ver qual a quota de mercado que vai apanhar. Não vejo muitos motivos para muitas pessoas terem que comprar mais do que o Air.
 
Última edição:
"Não tem M3 Pro nem M3 Max"
Fazia algum sentido ter lol? Ainda mais sem arrefecimento.




Estamos em 2024 e ainda vamos ter 8gb de ram num computador de 1579€ lol.
 
Provavelmente compensa mais ter 16GB de RAM na versão M2 do que ter 8GB com o M3, em casos em que há budget limitado. Eu preciso uso 8GB desde 2011 num MacBook Pro e agora que vou reformar este não me imagino a continuar com 8GB de RAM. Preciso de 16GB e 512GB de disco e acho que vou para o M2 em vez do M3. A minha dúvida prende-se com a incorporação da IA no M3. Não sei se vão deixar de oferecer suporte do macOS para o M2 mais rapidamente do que normalmente fazem por não ter IA incorporada, já que estamos numa fase de transição.
 
"Não tem M3 Pro nem M3 Max"
Fazia algum sentido ter lol? Ainda mais sem arrefecimento.

Estamos em 2024 e ainda vamos ter 8gb de ram num computador de 1579€ lol.
O fazer sentido ter ou não tem também a haver com o posicionamento que a Apple decide para os diferentes equipamentos. A questão que levantas é pertinente mas claramente posicionam o Air para a entrada de gama. A questão da RAM é basicamente para as pessoas gastarem mais dinheiro. Eu não compraria o modelo base.

Provavelmente compensa mais ter 16GB de RAM na versão M2 do que ter 8GB com o M3, em casos em que há budget limitado. Eu preciso uso 8GB desde 2011 num MacBook Pro e agora que vou reformar este não me imagino a continuar com 8GB de RAM. Preciso de 16GB e 512GB de disco e acho que vou para o M2 em vez do M3. A minha dúvida prende-se com a incorporação da IA no M3. Não sei se vão deixar de oferecer suporte do macOS para o M2 mais rapidamente do que normalmente fazem por não ter IA incorporada, já que estamos numa fase de transição.

Budget limitado e comprar Apple é sempre um assunto difícil. Por outro lado são equipamentos que têm uma durabilidade grande. Por esse lado pode considerar-se um "bom investimento". É necessário sempre ponderar-se o que se necessita. Eu tenho por princípio esticar ao máximo o tempo que uso os equipamentos. Há quem atualize de ano a ano ou de dois em dois anos, por exemplo, nos smartphones e assim repartir os custos. São opções.

A atual linha da Apple é boa. Previsível em termos de performance, não é barata, mas ninguém se queixa de falta de performance. Desde que mudaram o teclado deixou de haver queixas. Diria que estão em velocidade de cruzeiro com um bom produto.
 
Se a Apple não oferecesse os 8gb ram e apenas tivesse os portáteis de 16gb o preço inicial seria mais caro. Funciona como a porsche em que os modelos base não têm quase equipamento extra. O que é ridículo é mesmo o valor que pedem pelo upgrade da ram. No meu pc de trabalho, atualmente um asus zenbook, os 8gb ram chegam-me perfeitamente, nunca vi o PC a passar de 6gb. Para uma pessoa que apenas usa PC para tarefas simples, os 8gb chegam perfeitamente e vão chegar nos próximos anos.
 
Se a Apple não oferecesse os 8gb ram e apenas tivesse os portáteis de 16gb o preço inicial seria mais caro.
Isso é apenas uma teoria. Nunca saberemos.

No meu pc de trabalho, atualmente um asus zenbook, os 8gb ram chegam-me perfeitamente, nunca vi o PC a passar de 6gb.
A alocação de RAM no macOS é diferente do Windows mas se te chegam em Windows acredita que também ia chegar em macOS. Para mim não chega.

Para uma pessoa que apenas usa PC para tarefas simples, os 8gb chegam perfeitamente e vão chegar nos próximos anos.
Também chega em macOS nessa lógica.
 
Isso é apenas uma teoria. Nunca saberemos.


A alocação de RAM no macOS é diferente do Windows mas se te chegam em Windows acredita que também ia chegar em macOS. Para mim não chega.


Também chega em macOS nessa lógica.
Por isso é que não me "chateia" o modelo base vir com 8gb de ram. Não chega para alguns mas chega para outros. É sempre bom ter opções. Por exemplo, a mim não me chatearia que o iphone pro max tivesse a opção de 128gb porque no meu caso é mais do que suficiente.
Quando tiver de trocar de portátil vou dar uma vista de olhos nos air. A minha cara metade tem um m1 com a touchbar com 8gb de ram e nota-se que é bem mais fluído que o meu i5 8th gen mesmo a abrir o browser e o office (nem falo na bateria, o meu portátil nunca durou mais que 4 horas).
 
Budget limitado e comprar Apple é sempre um assunto difícil. Por outro lado são equipamentos que têm uma durabilidade grande. Por esse lado pode considerar-se um "bom investimento". É necessário sempre ponderar-se o que se necessita. Eu tenho por princípio esticar ao máximo o tempo que uso os equipamentos. Há quem atualize de ano a ano ou de dois em dois anos, por exemplo, nos smartphones e assim repartir os custos. São opções.

A atual linha da Apple é boa. Previsível em termos de performance, não é barata, mas ninguém se queixa de falta de performance. Desde que mudaram o teclado deixou de haver queixas. Diria que estão em velocidade de cruzeiro com um bom produto.

Precisamente por ter olhos na durabilidade é que queria os 16GB de RAM. Só este ano é que vou substituir o meu MBP de 2011 (já nesse ano apostei no upgrade para 8GB). A durabilidade é excelente, daí não querer outra coisa.
 
No meu caso acho que vou optar pelo M2 16Gb e 512Gb que, com o desconto para professores, fica nos 1570€. O M3 com estes dois upgrades já passa os 1700€.
Tenho pena é de ser um modelo que apresenta queixas no que respeita ao som (em frequências mais altas, e em videochamadas, reuniões em grupos, etc etc). Espero que isso seja corrigido no modelo M3.
 
Alguém me pode esclarecer uma dúvida?

Visto que a Apple descontinuou o Macbook Air M1 juntamente com o serviço AppleCare para essa máquina, quem quiser ainda comprar um M1 (vários retalhistas ainda vendem) já não poderá comprar o serviço AppleCare para esse modelo? Na apple store não existe opção.
 
Última edição:
No meu caso acho que vou optar pelo M2 16Gb e 512Gb que, com o desconto para professores, fica nos 1570€. O M3 com estes dois upgrades já passa os 1700€.
Tenho pena é de ser um modelo que apresenta queixas no que respeita ao som (em frequências mais altas, e em videochamadas, reuniões em grupos, etc etc). Espero que isso seja corrigido no modelo M3.
O SSD dos M2 é muito lento, comparado com o dos M3. Sinceramente, por cerca de 100-150€ não hesitava, M3. Mais longevidade, mais velocidade, melhor revenda.
 
Alguém tem alguma sugestão de um hub para poder ligar um MacBook Air 13" M3 a dois monitores externos? Neste casa, dadas as limitações do Air, seria para usar em ClamShell Mode, ou seja, com a tampa fechada. Comprei um com 2 portas HDMI, mas não consigo ir além de os monitores externos ficar em Mirror Mode.
 
Alguém tem alguma sugestão de um hub para poder ligar um MacBook Air 13" M3 a dois monitores externos? Neste casa, dadas as limitações do Air, seria para usar em ClamShell Mode, ou seja, com a tampa fechada. Comprei um com 2 portas HDMI, mas não consigo ir além de os monitores externos ficar em Mirror Mode.
Esse hub que compraste, tem “Connect2mac”?
 
Esse hub que compraste, tem “Connect2mac”?

Francamente não faço ideia do que isso seja.
Comprei na Amazon de Espanha. O produto chama-se: "UGREEN 10-in-1 USB-C Multifunction Adapter".

Agora que inclusive peguei na caixa dele, li a seguinte frase que acaba por explicar a situação: "This adapter supports extended (A+B+C) or mirrored displays for Windows. However, it supports mirrored displays (A+B+B) only for macOS."

Está complicado encontrar um adaptador à venda que me dê 100% de certeza que funciona como eu expliquei no comentário acima...
 
Back
Topo