mac portatil

Madril disse:
Gentoo powa :P

Centrino é bom ... axo k foi a unica plataforma boa k a Intel teve nos ultimos anos (é a unica que tenho :P). Mas agora o seu hype já tá a passar... e os Turion tão a chegar ... os turion e os Sonoma ... :P

Mandrake/fedora power? (é o que eu tenho ca a mão para testar) :o :007:

Se eu for para um x86 para windows/linux, será ou um Turion ou um Sonoma, visto que só devo ter €€ para comprar lá para as férias do verão :(
 
eu tb tenho a mesma duvida do destroyer...

O que vou fazer é esperar pelo verao, e depois analisar bem cada proposta (g4,turion,sonoma)



o meu principal "Problema" é mesmo os €'s que um pb 15'' custa.. :(

_zZz_
 
Quem quer mac, tem que tar disposto a dar mais €...e se depois nao é pra usarem o OS X, entao vale mais a pena nem comprarem mac...pois no preço do hardware, está tb o software (programas e OS da Apple)...e se nao vão usar, tão a deitar dinheiro ao lixo.
 
pelo que tenho visto, para trabalhos de faculdade o ideal será um mac, pelo q tenho lido a fiabilidade de um sistema windows em comparação com um mac... enfim

so n sei bem como será com cadeiras de programação...

cumps..
 
johncool disse:
Outros tipos de programas menos comuns...

Programação por ex, lidar com 2 ou 3 ambientes diferentes (na faculdade utilizarem linux e o compilador/editor X e em casa com o powerbook outras coisas diferentes...)

Em P-2 o editor/compilador utilizado é o MS Visual Studio 2003, mas no mooshak (página de submissão) é em linux, embora o compilador utilizado seja o gpp que existe para o windows e já assim causa alguma confusão...
 
kidloco disse:
Quem quer mac, tem que tar disposto a dar mais €...e se depois nao é pra usarem o OS X, entao vale mais a pena nem comprarem mac...pois no preço do hardware, está tb o software (programas e OS da Apple)...e se nao vão usar, tão a deitar dinheiro ao lixo.

pois... Quem me dera ter 1200 € para um dothan mediano, quanto mais os 1600-1700 que pedem para um powerbook :(

Para alem da estabilidade e a estética (vi um mac portatil ao vivo e é linnnnnnnndoooo), que vantágens terei com um g4 frente a um intel/amd :P

Tal como o xplor ando a sondar tudo, para lá pro verão comprar um bichinho destes :009: já estou farto dos pc's da faculdade :mad:
 
xplor disse:
pelo que tenho visto, para trabalhos de faculdade o ideal será um mac, pelo q tenho lido a fiabilidade de um sistema windows em comparação com um mac... enfim

Não vás por aí. Um windoze bem cuidado é *bastante* mais fiável que um Mac bem cuidado.

Basta olhar para os uptimes dos servidores em Mac.
 
Última edição:
Tafinho disse:
Não vás por aí. Um windoze bem cuidado é *bastante* mais fiável que um Mac bem cuidado.

Basta olhar para os uptimes dos servidores em Mac.

tafinho contra ataca :P (joking)

mas nisto até concordo se vais para informática e esperas fazer dessas coisas complicadas... PC com windows

Mac é para artes graficas, arquitectura e produção musical
 
Tafinho disse:
Não vás por aí. Um windoze bem cuidado é *bastante* mais fiável que um Mac bem cuidado.

Basta olhar para os uptimes dos servidores em Mac.

Interessante. Tens números?

Neste estudo concluem:

When applying the benchmark of Uptime on the full sample of permanently connected 235,907 machines, the mi2g Intelligence Unit found that the only computing environments left standing without the need for a single reboot at the end of the 12 month period were either BSDs or Apple Mac OS Xs. This finding is echoed by Netcraft's independent research page - Sites with longest running systems by average Uptime in the last 7 days - http://uptime.netcraft.com/up/today/top.avg.html

mas se calhar vou ter que ler o artigo todo para perceber as entrelinhas.
 
Xpirit disse:
Interessante. Tens números?

Neste estudo concluem:

When applying the benchmark of Uptime on the full sample of permanently connected 235,907 machines, the mi2g Intelligence Unit found that the only computing environments left standing without the need for a single reboot at the end of the 12 month period were either BSDs or Apple Mac OS Xs. This finding is echoed by Netcraft's independent research page - Sites with longest running systems by average Uptime in the last 7 days - http://uptime.netcraft.com/up/today/top.avg.html

mas se calhar vou ter que ler o artigo todo para perceber as entrelinhas.


wow tantos servidores com windows com maior uptime nos ultimos 7 dias
 
I_Eat_All disse:
wow tantos servidores com windows com maior uptime nos ultimos 7 dias

Não sejas mau. Existem pelo menos 7 máquinas com windows 2000 no top+ dos 50 melhores uptimes. O resto é corrido a (free)BSD. Bom, anda por lá um IRIX perdido. Parece que o MacOS X é um dos sistemas operativos que não bufam cá para fora o uptime. Também há o pormenor das máuinas Linux fazerem um reset nos 400 e tal dias.
 
Xpirit disse:
Interessante. Tens números?

Neste estudo concluem:

When applying the benchmark of Uptime on the full sample of permanently connected 235,907 machines, the mi2g Intelligence Unit found that the only computing environments left standing without the need for a single reboot at the end of the 12 month period were either BSDs or Apple Mac OS Xs. This finding is echoed by Netcraft's independent research page - Sites with longest running systems by average Uptime in the last 7 days - http://uptime.netcraft.com/up/today/top.avg.html

mas se calhar vou ter que ler o artigo todo para perceber as entrelinhas.

Obviamente, como costumo fazer, mas já vamos a eles.

1. O estudo.

Com uma leitura *informada* do estudo pode-se tirar uma série de conclusões, e uns tantos comentários.
  • Não é por um sistema tem um uptime de 1 ano que o torna fiável. Se tiver 10 anos idle, é normal. É provável até que ao fim desses 10 anos vá abaixo por um problema de hardware.
  • Uptimes maiores ou iguais a 12 meses podem ter um grande número de leituras, como as seguintes:
    • O Admin é imbecil, e simplesmente não actualizou o respectivo kernel, só para dizer que tem muito uptime.
    • Não saiu nenhuma actualização nos últimos 12 meses
    • É um Solaris/TRU64 ou algum outro sistema Digital UNIX.
  • A maior parte dos casos descritos no artigo caem logo no 1º caso.
  • O MacOSX cai no segundo caso.
Como se pode ver, o uptime em si não diz nada.
Em relação ao link que indicas, caem todos no 1º caso que descrevi. No entanto pode-se notar que não existem aí máquinas Mac, mas existem vários win2000. Quem quiser pode tirar as conclusões que achar mais correctas, pessoalmente, não tiro nenhuma.

Por razões profissionais e pessoais, se quero ver a fiabilidade de uma plataforma olho para aqui: http://uptime.netcraft.com/perf/reports/Hosters

que também é da netcraft, mas não mede o uptime per se mas a disponibilidade de um sistema, que inclui variáveis que não dependem apenas do sistema operativo, mas dá uma visão mais *real* da *realidade*.
 
Xpirit disse:
Não sejas mau. Existem pelo menos 7 máquinas com windows 2000 no top+ dos 50 melhores uptimes. O resto é corrido a (free)BSD. Bom, anda por lá um IRIX perdido. Parece que o MacOS X é um dos sistemas operativos que não bufam cá para fora o uptime. Também há o pormenor das máquinas Linux fazerem um reset nos 400 e tal dias.

:D eu sei, eu até concordo com o tafinho quando ele diz que o windows bem cuidado aguenta-se, mas daí a ser mais estável...

faz-me lembrar as campanhas da microsoft a dizer que o windows é mais estável que linux e fica mais barato (até pode ser que fique mais barato).

achei muito interessante serem todas maquinas com windows 2000 e não windows XP/2002 ou Server 2003.

O windows 2000 para mim ainda é o melhor windows que já fizeram, pena que para tirar o hyperthreading do pentium 4 é presiso XP... senão...

EDIT: vi agora o post do tafinho não posso contestar que no topo estão servers com windows.

mas até isso pode ser interpretado de outras maneiras como... errrr hmmm... numero de visitantes ou até mesmo a banda larga contratada ou mesmo o hardware em questão, não sei muito bem se tou a ter razão neste ponto :S

mas quem tem freebsb não o teve necessáriamente de pagar logo pode também não ter as mesmas condições de quem comprou windows 2003 que não é barato

digo isto como utilizador normal, corrige-me se tiver errado é que tou na base das suposições
 
Última edição:
destr0yer disse:
pois... Quem me dera ter 1200 € para um dothan mediano, quanto mais os 1600-1700 que pedem para um powerbook :(

Para alem da estabilidade e a estética (vi um mac portatil ao vivo e é linnnnnnnndoooo), que vantágens terei com um g4 frente a um intel/amd :P

Tal como o xplor ando a sondar tudo, para lá pro verão comprar um bichinho destes :009: já estou farto dos pc's da faculdade :mad:

Olha, o portatil do Lidl ta muito fixe :P
O targa novo.

Amd 64 3000+ mobile, 512 ram, X700 e 2.8 kg de peso ja com bateria por 1300 euros :001:
Bem bom pro preço que pedem!
Nao é 1200, mas tb é so + um bocadinho!
 
O estudo que indiquei vai para além do uptime. O melhor é lê-lo.

A página que op Tafinho indica também não é das melhores para aquilo que se discute. Eles próprios dizem na FAQ que:

About Performance Measurement

The performance of a web site can be categorised by the two major parts

* The web server performance. This is composed of the time to process the http GET request and return the page contents. This time is affected by the speed of the processor, the size of the data, the number of concurrent requests etc. Dynamic content will usually take longer than static pages.

* The network. This time will be affected by the proximity to the monitoring point, the network capacity from the monitoring point to the web server and the amount of network traffic.

Ou seja, tudo menos OS related.
 
destr0yer disse:
Outros tipos de programas menos comuns...

Programação por ex, lidar com 2 ou 3 ambientes diferentes (na faculdade utilizarem linux e o compilador/editor X e em casa com o powerbook outras coisas diferentes...)

Em P-2 o editor/compilador utilizado é o MS Visual Studio 2003, mas no mooshak (página de submissão) é em linux, embora o compilador utilizado seja o gpp que existe para o windows e já assim causa alguma confusão...

Na minha faculdade até lançam as libraries necessárias para OS X, caso alguém use mac.

Mas sim, concordo nesse ponto. E então se fossemos a usar o VS .NET em Virtualpc havia de ser giro :p
 
tafinho: define ai um sistema windows(XP) bem tratadinho.

eu sinceramente por mt que me esforça, cada instalação dura-me cerca de 3 meses... :S
 
Última edição:
Back
Topo