MAC OSX em pcs, para quando?

O safari exibiu várias falhas de segurança pouco tempo depois de ter sido lançado..
RuiMac, esses desafios já me parecem uma coisa "à tuning". Virus é coisa que se faz para qualquer OS, e não por gostar muito do OSX que vou achar que neste é mais difícil.

Mas é.
Tanto em osx, como em linux e outros (bsd p.e).
Isto não só por causa da estrutura de directórios, como também da forma como tratam das permissões de sistema.

Por isso é que os virus que há para sistemas de base *nix ou bsd não fazem nada de jeito a não ser imprimir umas mensagens inofensivas (mas mesmo assim chatas).
 
Mmmm, então pensemos em números (perfeitamente arbitrários).
Quantos programadores há no mundo?
Vou mandar um número perfeitamente absurdo e que vai pecar (em muito) por defeito.
Digamos que 500 000 (claro que há muitos mais, mas fiquemos por aqui).
Desses 500 000, quantos seriam programadores que usam sistemas Mac e quandos usam Windows?
Segundo dizem as estatísticas, o mercado Mac é só de quê? 3% do do Windows?
Ok, 3% de 500 000 são 15000. Sobram 485 000.
Desses 485 000 (anti-Mac) não haveria pelo menos um com vontade de dar uma coça ao Steve Jobs ou de pelo menos dar-lhe umas dores de cabeça. Só pelo gozo? Ou pela fama de poder dizer que foi ele que deu cabo dos sistemas Mac, mesmo que apenas entre os seus compatriotas da comunidade de "hackers"?
Não me venham com essa de "não há vírus porque a cota de mercado é pequena"! Isso sim, soa a desculpa deslavada.

Rui Batista

p.s. É precisamente pelo que o xtr3me disso que é tão complicado fazer vírus para OS X.
 
Mmmm, então pensemos em números (perfeitamente arbitrários).
Quantos programadores há no mundo?
Vou mandar um número perfeitamente absurdo e que vai pecar (em muito) por defeito.
Digamos que 500 000 (claro que há muitos mais, mas fiquemos por aqui).
Desses 500 000, quantos seriam programadores que usam sistemas Mac e quandos usam Windows?
Segundo dizem as estatísticas, o mercado Mac é só de quê? 3% do do Windows?
Ok, 3% de 500 000 são 15000. Sobram 485 000.
Desses 485 000 (anti-Mac) não haveria pelo menos um com vontade de dar uma coça ao Steve Jobs ou de pelo menos dar-lhe umas dores de cabeça. Só pelo gozo? Ou pela fama de poder dizer que foi ele que deu cabo dos sistemas Mac, mesmo que apenas entre os seus compatriotas da comunidade de "hackers"?
Não me venham com essa de "não há vírus porque a cota de mercado é pequena"! Isso sim, soa a desculpa deslavada.

Rui Batista

Estás-me a tentar dizer que achas que não é possível desenvolver um vírus "destrutivo" para osx?

Não achas mesmo que o osx é inviolável pois não? :wow:
 
Um computador não é só o processador, meus amigos.
Por exemplo, o Mac tem o sistema de som integrado na motherboard. É criado pela própria Apple. Os PC não são assim, usam placas de som separadas. Acham que o OS X contempla isso? Claro que não. O OS X "sabe" como usar o sistema de som da Apple que está na motherboard.
Os Mac têm um sistema wireless próprio, o Airport. Apesar de usar protocolos standard, é algo desenvolvido pela Apple. E o OS X sabe como usar esse componente feito pela Apple. Acham que o OS X sabe como usar uma placa wireless third-party? Não sem drivers. A Apple iria escrever drivers para dezenas de possíveis placas wireless de PC? Claro que não.
Percebam uma coisa: não é por terem processadores iguais que as máquinas podem compartilhar OS's. Há muito mais para além disso.

Rui Batista


Desculpa lá Rui, mas hoje em dia nos Intel tudo o que disseste não corresponde à realidade (nem mesmo nos *****).

A placa de som, wireless and so on são as constantes nas plataformas actuais da Intel. A placa wireless é uma Atheros, a placa de som também é uma Intel High Definition e por aí fora.

O nome "Airport" é mais uma designação pomposa do 802.11 que outra coisa qualquer. Aliás, nem os próprios drivers são programados só pela Apple. Aqui há também a mão da Intel, assim como nos drivers das gráficas que equipam os Macs.

Hoje em dia nem as motherboards são desenhadas pela Apple. Eram-no no tempo dos *****, mas no caso dos Intel é a mesma que as desenha.
 
Desculpa lá Rui, mas hoje em dia nos Intel tudo o que disseste não corresponde à realidade (nem mesmo nos *****).

A placa de som, wireless and so on são as constantes nas plataformas actuais da Intel. A placa wireless é uma Atheros, a placa de som também é uma Intel High Definition e por aí fora.

O nome "Airport" é mais uma designação pomposa do 802.11 que outra coisa qualquer. Aliás, nem os próprios drivers são programados só pela Apple. Aqui há também a mão da Intel, assim como nos drivers das gráficas que equipam os Macs.

Hoje em dia nem as motherboards são desenhadas pela Apple. Eram-no no tempo dos *****, mas no caso dos Intel é a mesma que as desenha.

Nos tempos do ***** era a apple que desenhava a board? Tens a certeza disso?
 
Estás-me a tentar dizer que achas que não é possível desenvolver um vírus "destrutivo" para osx?

Não achas mesmo que o osx é inviolável pois não? :wow:


Atrás escrevi isto:

Não vou dizer que é impossível fazer vírus para Mac. Tenho a certeza que é.

Mas que é muuuuuuuuuuuuuuuito mais difícil que para o Windows, é. Sem dúvida. Por isso é que ainda não há.

Rui Batista
 
continuo a dizer não tem nada a ver com a BIOS do Mac. não é crackado.. é apenas a instalação de drivers.. e um loader no DVD para detectar os drivers legacy..

É isso... o loader, a falta de melhor vocabulário usei o crackeado.

Quanto ao virus, já existem virus (poucos) para Linux, e como o OSX também é Unix penso que não seja muito difícil um "port".
 
Já agora (e é mesmo por ignorância e curiosidade), que fazem esses vírus de Linux?

Rui Batista


Só mostram mensagens irritantes.

Não fazem nada de destrutivo, porque o próprio sistema operativo (como todos os de base *nix) tem um controlo apertado das permissões (a não ser que seja executado como root).
 
E se os fabricantes de jogos apostassem mais no mac OSX. Conseguiriam performances iguais ou melhores às do windows?

Um dos grandes problemas da falta de performance nos jogos nos Mac é que quem escreve os drivers OpenGL é a Apple. Assim, estão longe de estar optimizados para as placas gráficas.
Se fossem a nVidia ou a ATI a escrever os drivers para o OS X, podes crer que o performance seria muito melhor.
Sei bem que assim é porque é disso que se queixa a Maxon (que fabrica o Cinema4D), da qual faço parte da beta team.

Rui Batista
 
Só mostram mensagens irritantes.

Não fazem nada de destrutivo, porque o próprio sistema operativo (como todos os de base *nix) tem um controlo apertado das permissões (a não ser que seja executado como root).

Pois, por isso (mais uma vez) creio ser complicado fazer um vírus muito nefasto para OS X.

Rui Batista
 
Um dos grandes problemas da falta de performance nos jogos nos Mac é que quem escreve os drivers OpenGL é a Apple. Assim, estão longe de estar optimizados para as placas gráficas.
Se fossem a nVidia ou a ATI a escrever os drivers para o OS X, podes crer que o performance seria muito melhor.

Vou repetir pela enésima vez que o OS X nunca mas mesmo NUNCA vai correr tão bem num PC como corre num Mac. Porque quem constroi os Macs é a Apple e o OS X tira partido do hardware exclusivo que "sabe" existir.

Humm, parece-me algo incongruente. A conclusão a tirar é simples: o OSX não rende mais porque a apple não deixa. Porreiro!
 
A citar Il Corto:
Se conhecesses a história da Apple, sabias isso, já assim acontece desde os anos 80.
Sempre foi assim, para o bem e para o mal, a acredita que estas restrições levaram muitos compradores Apple, e "deram de mão beijada" o monopolio à MS.
São filosofias diferentes, de empresas diferentes...e ainda bem, pois assim cada um escolhe o que quer, desde que faça o que planeou.

OFFTOPIC
Qt ao preço dos Mac, é também uma falsa questão (no caso dos portáteis), pois não comparem a qualidade do MBP com um ACER, ASUS ou HP). Já uso portatéis à mais d uma década (desde 1 velhinho IBM mono), passei por HP, Compaq, Toshiba, IBM e agora Apple, e o único equivalente era mesmo o IBM, mas...também eram 2500€ de portátil, logo a mesma bitola do Mac.
Co se diz na gíria: qualidade paga-se!


Abraço
Alex:)
 
Humm, parece-me algo incongruente. A conclusão a tirar é simples: o OSX não rende mais porque a apple não deixa. Porreiro!

Mais ou menos... digamos que é uma opção (pode não ser a melhor).
Digamos que a Apple prefere fazer o código todo in-house e assim manter o controlo de qualidade. Se surgirem erros, eles podem corrigir e não dependem de programadores externos nem têm de analisar código produzido por outros.
De qualquer modo, o OpenGL tem vindo a melhorar com cada versão do OS X.
Para mim, o melhor que a Apple fazia era "comprar" programadores da nVidia ou da ATI. Ou mesmo fazer uma parceria... mas eles lá sabem ;)

Rui Batista
 
A citar Il Corto:
Se conhecesses a história da Apple, sabias isso, já assim acontece desde os anos 80.
Sempre foi assim, para o bem e para o mal, a acredita que estas restrições levaram muitos compradores Apple, e "deram de mão beijada" o monopolio à MS.
São filosofias diferentes, de empresas diferentes...e ainda bem, pois assim cada um escolhe o que quer, desde que faça o que planeou.

OFFTOPIC
Qt ao preço dos Mac, é também uma falsa questão (no caso dos portáteis), pois não comparem a qualidade do MBP com um ACER, ASUS ou HP). Já uso portatéis à mais d uma década (desde 1 velhinho IBM mono), passei por HP, Compaq, Toshiba, IBM e agora Apple, e o único equivalente era mesmo o IBM, mas...também eram 2500€ de portátil, logo a mesma bitola do Mac.
Co se diz na gíria: qualidade paga-se!


Abraço
Alex:)

Concordo quase em tudo. Mas o meu lisa que está ali no sotão diz-me que se calhar até conheço um pouquito da história da apple (e microsoft também).:-D
 
Back
Topo