Localização das antenas MEO/NOS/VODAFONE/DIGI

Os valores são um dos factores que ditam o sucesso ou insucesso do projecto. O valor que a Empresa está disposta a pagar depende da cobertura que já existe no local, o tipo de equipamento a instalar, a população de clientes habituais no terreno, etc. Há situações em que condomínios recebem uma pequena fortuna mensal, na ordem dos 2mil euros. Outros casos são ainda mais exorbitantes dada a pertinência da instalação. Depois há sempre casos de apenas rendas de 500 euros ou menos. Tudo depende.
 
Os valores são um dos factores que ditam o sucesso ou insucesso do projecto. O valor que a Empresa está disposta a pagar depende da cobertura que já existe no local, o tipo de equipamento a instalar, a população de clientes habituais no terreno, etc. Há situações em que condomínios recebem uma pequena fortuna mensal, na ordem dos 2mil euros. Outros casos são ainda mais exorbitantes dada a pertinência da instalação. Depois há sempre casos de apenas rendas de 500 euros ou menos. Tudo depende.

Há sempre a alternativa de instalarem um destes onde moro como estão a fazer em várias localidades, este está na Parede - Cascais.

x18muvyodt4af7wj6djd.jpg
 
O Meo de facto tem uma muito boa cobertura no geral. A NOS preocupa-me em algumas zonas, designadamente em pleno Alentejo e no norte do país fora do Porto, onde a cobertura parece não ser tão boa...

Já a Vodafone ainda tem umas falhas de cobertura jeitosas, por exemplo em pleno distrito de Setúbal... aquela zona em branco que vêem é o final da estrada velha como quem deriva para Sesimbra, e nesta localidade a Vodafone tem cobertura fraca a nula em inúmeras zonas, algo que se mantém há anos, usando ali antenas com pouca potência o que leva a que quem tem rede Vodafone outdoor não tem indoor... e quem não tem outdoor esqueçam. Preocupa-me também os buracos enormes na zona do baixo Alentejo, bem como na área mais a norte do Algarve, embora aqui esteja melhor que a NOS.
 
Por acaso tinha visto isto noutro fórum e tinha ficado curioso sobre algumas das antenas.

Aqui na pequena cidade onde resido existem 3 ou 4 antenas "principais" (as que eu tinha conhecimento) e nesse mapa existem mais 2 ou 3 "desconhecidas". Curiosamente encontram-se junto à PSP/GNR e aos bombeiros.

Presumi que fossem antenas mais pequenas (tipo repetidores) devido à localização (junto a locais com antenas altas já existentes). Agora por este tópico fiquei com a certeza.
 
Eu como trabalhei para um operador espanhol em NOC tenho ideia dos valores pagos, chegava a haver estações "vip" em que o operador pagava 10K trimestralmente por isso nada me surpreende, mas honestamente as pessoas colocam tantos problemas que as vezes percebo que se torne impossível aos operadores colocarem estações onde quer que seja... uns alegam valores baixos, outros problemas de saúde....

P.S. Para quem não sabe, os ethernet radios (que tem outros nomes) são usados para fazer a transmissão de sinal entre estações, tem é de estar "a vista" umas das outras para ser possível fazer isso, é uma excelente solução para se poupar dinheiro em fibras opticas ou linhas de cobre contudo se não estiverem perfeitamente alinhados é só problemas (apesar de se colocar quase sempre uma protecção)
 
^ Essa maneira que estás a falar, acho que a tmn vai usar aqui na minha aldeia, para colocar uma antena 4g.
Porque não estou a ve-los fibrar ate aqui.. infelizmente..
Ah, e eles aqui não pagar renda a ninguem, vai ficar num edificio publico, neste caso um deposito de água.
Acho que já está tudo tratado em termos de burocracias entre C.M. e MEO.. Mas foi tudo e está a ser tudo demorado.
Agora só falta o engenheiro da MEO vir ver onde meter o armário, que já lá vai alguns meses e nada..
 
É praticamente a mesma coisa transmissão por "vanos" / "ethernet radio" ou por fibra optica, para o utilizador final ambas as tecnologias chegam aos 1GBps tranquilamente.
 
É praticamente a mesma coisa transmissão por "vanos" / "ethernet radio" ou por fibra optica, para o utilizador final ambas as tecnologias chegam aos 1GBps tranquilamente.

ODU´s, tanto a vodafone como a optimus possuem imensos links assim por FWA.

Vodafone com ODU FWA

y03lwylokxdugrtuzpl6.jpg


tmn/ / huawei

y3n5iqf0w7ztee3458f.jpg


Optimus / Ericsson

wyouiub02gsads7w72i.jpg




247udgbylkl2a94hh11q.jpg
 
Última edição:
Excelente tópico. Muito interessante. Vou analizar qual o melhor operador para a terrinha dos meus sogros.
Não fazia idéia da panoplia de aparelhagem necessária. O consumo de electricidade deve ser elevado, não é?
 
Última edição:
Depende das estações do tipo mas onde se deve gastar mais € é em refrigeração (AC's), e a parte eléctrica de uma estação não é ligar a uma tomada tipo as la de casa, isto leva baterias, mais uma serie de equipamentos para proteger picos de tenção etc :D Este material de transmissão funciona nos 18Ghz e tenho ideia ja ter visto nos 30Ghz!

Numa estação "completa" ou seja, com as 3 tecnologias as antenas que vês no topo é o fim de um ciclo que começa cá em baixo, tens a a placa de rede, controlador radio, modulo de bateria, controlador de fans, controlador energia, painel de alarmes, unidade de transmissão ou seja, muita coisa dentro de uma casa muito pequena, a juntar a isto tens o ar condicionado para refrigerar tudo!
 
Transmissão através de radio enlaces é bom, não tens de andar a passar fibras (as fibras que ligam as estações não são as mesmas que se ligam a casa), podes ter tipo uma zona com 1 estação "cabeceira" e umas 3/4/5 dependentes dela tranquilamente, tens apenas de orientar as ODU umas para as outras. Isto é particularmente bom para os operadores que não tem muitos circuitos próprios (NOS e Vodafone).

Isto claro que tem desvantagens, ODU mal alinhadas que não tenham protecção (ou seja, que não estejam redundadas) é sinonimo de no Inverno (com chuva e vento) andarem com perdas de sinal mas felizmente o nosso pais não tem muito disso :D Outro problema com ODU é o calor no verão!
 
E, qual seria a solução para as zonas mais remotas? Ligar as estações por Fibra? A cobertura nas zonas mais remotas é quase para Inglês ver, pois é quase tudo prejuízo. Se fosse ligação por Fibra, o prejuízo ainda seria maior!
 
Como referi anteriormente uma estação atinge 20Km tranquilamente, no Alentejo pelo menos a transmissão por radio enlaces não deve ser problema visto que o Alentejo é "plano" ou grande parte dele é, não tens necessariamente de passar fibra para todas as estações, apenas algumas! Acredita, este tipo de equipamentos não tem quase latência nenhuma! E sempre ficas melhor do que anteriormente quando as estações eram ligadas por 32 linhas de DSL (2MBps/2MBps)!
 
Ora na minha zona tenho 3 antenas NOS a fazerem quase um triângulo equilátero em relação a onde moro, e 3 da MEO onde mais parece este triângulo escaleno desta imagem mas ainda mais achatado http://pt.wikipedia.org/wiki/Triângulo. O que é certo é que consigo apanhar 4G da NOS tranquilamente e da MEO nem rede tenho por vezes...quando tenho é no máximo 2G. Terá mais a ver com a disposição das mesmas ou são mesmo as antenas que são fraquitas?

A única que tenho relativamente perto é uma da vodafone, mas é apenas 3G :(
 
Estarreja? Apenas uma dessas estações é 4G.
"Terá mais a ver com a disposição das mesmas ou são mesmo as antenas que são fraquitas?" <- provavelmente um misto dos dois.
 
"Apenas uma das estações é 4G" estavas-te a referir à MEO certo? A antena mais perto do centro deve ser 4G porque lá tenho, depois afastando-se dessa e indo para "onde as outras ainda não chegam" chega-se ás tais zonas como onde moro onde nem 2G, nem rede por vezes !!!. É um pouco "triste" e ridículo tendo em conta que passa lá A1 e A29, nacional 109, linha do norte e não sei quantas nacionais mais secundárias. Foi pela lei do menor esforço e concentraram-se apenas no centro de estarreja...o resto é paisagem...não estamos propriamente na serra.

A cobertura da NOS...sendo assim presumo que seja mais do que uma com 4G...ou seja, duas ou mesmo as três sejam 4G, o que juntando ao facto de provavelmente ser nos 800mhz faz com que o sinal seja excelente, eu só achava estranho como estando duas das três antenas da MEO e NOS nos mesmos locais praticamente...apenas a disposição de uma das antenas fizesse a diferença abismal entre não ter rede de todo/apenas 2G na MEO, para cobertura excelente de 4G da NOS. Mas se apenas uma da MEO for 4G, deve ser essa a explicação. Ou então o mapa está mal :).

Já a vodafone tendo uma relativamente perto o sinal deve ser excelente mesmo sendo apenas 3G ou 3,5G. Pelo menos por aqui o antigo anúncio da optimus em levar rede 4G a meios rurais faz todo o sentido, já as outras ou estão mais atrasadas ou simplesmente nem querem saber.
 
Back
Topo