Limpeza do sensor de uma dSLR

A grande questão do despolido da 450D está ai mesmo. O gajo da Canon disse-me que basta um toque no lado direto ( com a maquina virada ao contrario ) para que a patilha onde podemos agarrar fique "acessivel". Tem lógica, pois se tirarmos o despolido, está lá outra "mola" por baixo.

A unica vez que o consegui tirar assim, foi com uma pinça com as pontas muito finas, e realmente ele levantou o suficiente para poder agarrar nas patilhas de suporte ( as mesmas que devemos agarrar para o colocar no sitio ).

Nas "outras vezes", só mesmo tirando a mola, virando a maquina e apará-lo com o dedo ( com um "dedo de latex" ). Mas continua a haver o problema do espaço.

Depois de o termos cá fora, para o meter no sitio ele tem que entrar meio na diagonal, caso contrario não passa.

De realçar que da ultima vez fiz tudo bem, sem riscos e pó... a mola é que me "tramou".
 
@Warlord: Chegastes a uma conclusão quanto ao metodo que vais usar?

Ontem fiquei curioso com uma "descoberta". Tive que dar umas lufadas de ar ao sensor ( trocar a lente dentro do meu carro é mais perigoso que do lado de fora em dias de vento ), e dei uma olhada ao sensor com uma lupa e luz forte e fiquei pasmado:

Parece uma janela que foi limpa com um pano do chão e ficou toda manchada! E como nunca usei mais nada, que não o blower, acredito que aquilo é o resultado de uma limpeza "molhada" por parte da canon.

Agora, se está naquele "estado" e NÃO AFECTA AS FOTOS, pensei: por mais azelha que seja com um swab, devo conseguir fazer aquilo ou igual!

Por fim, interrgo-me como a mais infima ponta de pó aparece ( digo.. a sombra dela ), e toda aguela "gosma" não... quase me apetece agarrar no pano com agua e lavar os sensor LOL
 
Já devias saber que se não se nota nas fotos ou se se nota só em situações especificas/raras tu, e só tu (não é valido para outros :P), não devias mexer e deixar estar. Ou então leva a canon e/ou pergunta se quando mandaste trocar os despolidos (até parece que a tua máquina tem mais que um lol) se não se puseram a limpar com liquidos...
 
Já devias saber que se não se nota nas fotos ou se se nota só em situações especificas/raras tu, e só tu (não é valido para outros :P), não devias mexer e deixar estar. Ou então leva a canon e/ou pergunta se quando mandaste trocar os despolidos (até parece que a tua máquina tem mais que um lol) se não se puseram a limpar com liquidos...

Sim, não aparece, mas actualmente tenho po no sensor que chegue para me "estragar" fotos de paisagem com céu, aperturas + f/16 e alto contraste. Tenho uma teia de aranha no viewfinder, mas estava a querer adiar a ida à canon.

Mas depois de ver aquele "serviço", pensei : Com um sensor swab livro-me do pó e se ficar com aquelas "manchas" menos mal.

BTW, se telefonar à Canon ( a ultima limpeza foi de borla ) já sei a resposta para o meu caso LOL
 
Limpar o sensor (ou mais propriamente o filtro passa-baixo) é bastante mais fácil e seguro do que limpar o despolido.

Limpar "bem" usando líquido requer:
- o cotonete certo (que não contenha impurezas),
- o líquido certo (que evapore rapidamente para não ter tempo de apanhar resíduos do ar),
- a quantidade certa (demasiada quantidade deixa resíduos, demasiado pouco não limpa), e
- a técnica de aplicação certa (para que o líquido seja espalhado uniformemente).

Se qualquer destas coisas falhar, é certo que fica um "rastro". Mas este "rastro" normalmente nota-se muito menos que as "pintinhas" de pó (a não ser que a limpeza tenha sido muito mal feita mesmo).
 
tanto pode ser no viewfinder como no ecra de AF (geralmente é aí). tb la tenho 2 fibras do lado de dentro, impossiveis de tirar c/ blower :(
yupiii, hoje conseguir tirar as fibras do despolido :D

ja nao pegava no equipamento a algum tempo e aproveitei um tempo livre para dar uma manutencao (deixa-lo respirar), reparei que a fibra maior se tinha deslocado um pouco, fui buscar o blower, mandei umas supradelas e nada, fui buscar o blower maior, mandei umas sopradelas mais fortes e bingo, desapareceu :D nasceram uns pontitos minusculos espalhados pelo despolido, mas foi de o ter limpo virado para baixo, devem ter voado de algum sitio e a gravidade colocou-os la, mas bastou virar ao contrario dar umas sopradelas e desapareceram (devem ter ido ter a outro sitio) :P
 
Tenho notado umas manchas pretas nas fotos, por isso fui hoje a uma ***** e comprei um soprador.

Lá abri a máquina, e quando vi o sensor, realmente ele tem lá um bocado de pó.

O problema, é que mesmo após umas bombadas com o soprador, com a máquina para baixo, o pó continua lá...

O que faço? Será do soprador se demasiado pequeno?
 
Tenho notado umas manchas pretas nas fotos, por isso fui hoje a uma ***** e comprei um soprador.

Lá abri a máquina, e quando vi o sensor, realmente ele tem lá um bocado de pó.

O problema, é que mesmo após umas bombadas com o soprador, com a máquina para baixo, o pó continua lá...

O que faço? Será do soprador se demasiado pequeno?


Levantaste o espelho? eu na minha nikon tambem tava suja mas era so o espelho e nunca consegui limpar bem :S
 
Uma pergunta ao pessoal que faz limpezas "caseiras"

Que kit limpeza liquida usam para APS-C? Algo em especial? ( Kits só com liquido+espatula )
 
O que tenho usado (até agora só na D70S) foi isto:

41OapvByLOL._SL500_AA300_.jpg


Atenção que este líquido já não é recomendado para as máquinas recentes, cujo filtro passa-baixo é revestido de óxido de índio e estanho (ITO). Para essas, existe uma nova versão:

http://image.*****.com/upload/spider/b/709/415/b_72z6vy415709_2.jpg
 
Última edição:
Compro o liquido separado das espatulas?

sim, mas também podes optar pelas espátulas green clean, que traz em kit espátulas molhadas e secas, assim não precisas de ser tu a aplicar o líquido, mas acho que comprando o líquido e espátulas secas sai mais em conta e dá para mais utilizações..

a minha também está a precisar de uma limpeza, mas como já não tenho espátulas acho que vou antes levar à ***** para eles limparem.. não me apetece estar com o trabalho :)

cumps
 
Compro o liquido separado das espatulas?

Comprei um kit que vinha com meia dúzia de espátulas e ainda não as gastei todas. E o frasco de líquido deve render para centenas delas.


acho que vou antes levar à ***** para eles limparem.. não me apetece estar com o trabalho :)

Fazes bem. Mas quem como eu e o CoisaX vive na província tem de se desenrascar com soluções caseiras.


sim, mas também podes optar pelas espátulas green clean, que traz em kit espátulas molhadas e secas

O kit Green Clean parece-me bastante mais fácil de arranjar (pelo menos na Europa). O material Photographic Solutions era todo vendido na Potássio Quatro, mas agora parece que já só vendem paninhos.
 
Pois, também queria ver o o custo "real" de cada limpeza é justificavel, pois seria para limpezas "intermédias" e a ver se a dita ia apenas 1 vez por ano para a Canon.

Depois de "moer" a Canon ( jurei que mudava para a Nikon LOL ) e posteriormente a Photostation, ele disse que o ideal era mesmo um kit da ***** que traz tudo ( swabs, escovas, escovinhas, lupas "vassouras" ), mas que um kit de espatulas + liquido seria o suficiente.

Ontem apanhei uma "mosca" de alguns 100pixels quadrados que até aparecia a f/4 nas fotos!! Lá a arrumei com o blower, mas tenho umas 2 que estão muito mal posicionadas e "spot healing" é muito bonito, mas com ceús de alto contraste e fotos que são vistas a 100% fica uma borrada. ..

BTW... a ***** faz limpezas? Quanto?

Comprei um kit que vinha com meia dúzia de espátulas e ainda não as gastei todas. E o frasco de líquido deve render para centenas delas.
Nesse caso, mesmo que não fique uma limpeza "excelente", evita uma ida desnecessária à Canon, e deve ficar mais em conta ( na photostation são 68 € + Iva + Portes cada uma ).

Realmente é uma vergonha não haver um centro de reparação/representante em Coimbra. Eu se vivesse em Lisboa estava bem, pois o tipo ad Photosation até me disse: "Passe por ai que dou uma assopradela de borla que já fica melhor..."
 
Última edição:
Back
Topo