Limpeza do sensor de uma dSLR

Boas! Na minha máquina, uma compacta Lumix, aparecem-me estas coisas no ecrã e consequentemente nas fotografias (ver anexos), notando-se bastante!

Em primeiro lugar, este tópico é sobre limpeza de sensores de máquinas que dão para expor o sensor. No caso da tua compacta isso não é possível a não ser desmontando a máquina.

Em segundo lugar, pela imagem se vê que são fungos e não simples pó. Possivelmente no filtro do sensor. O mais certo é que o sensor tenha de ser subsitutído (ou a máquina por inteiro, se a reparação não for viável). Duvido muito que seja um dano coberto pela garantia.

@jamiro

Por mais cuidados que tenhas e por mais eficiente que possas ser a mudança de objetiva, como se costuma dizer: "quem anda à chuva molha-se".

O blower é muito bom para pó seco, mas basta um pouco de condensação para que o pó fique "colado" ao sensor de tal maneira que a única hipotese mesmo é usar limpeza líquida. Dependendo do quão frequentes forem essas condições para cada um, haverá mais ou menos necessidade de fazer limpeza líquida.

@Warlord

Esses swabs não terem o trabalho adequado parece-me um grande problema. Se é assim nas APS-C da Canon, nas da Nikon é ainda pior.

Pessoalmente, acho melhor fazer a limpeza líquida uma ou duas vezes no máximo, esperar que seque e depois complementar com o Butterfly para fazer o acabamento final (especialmente dos cantos, que são a parte mais problemática da limpeza líquida).
 
Última edição:
@Warlord coisa que aprendi quando fazia fotojornalismo e que me disseram logo foi: não tenhas cuidado, faz e siga. Eu digo isto porque vejo malta a ter enorme trabalho a trocar as lentes, com bastante cuidado e com todo este tempo tudo o que é pó entra.

Eu chegava a deixar a máquina sem tampa no sensor, em cima do relvado, enquanto usava outra.

A minha sugestão é mesmo o usar o tal giotto rocket regularmente, não só se "aparece poeira". Digo para se precaverem de problemas futuros. Grande parte da tal poeira fica alojada e acumulada.
Eu no inicio tinha mil e um cuidados, tentava trocar a lente dentro da mochila, etc. agora se for preciso até fica a lente sem tampa traseira dentro da mochila porque está a chover e não dá tempo de fechar :D

O blower é muito bom para pó seco, mas basta um pouco de condensação para que o pó fique "colado" ao sensor de tal maneira que a única hipotese mesmo é usar limpeza líquida. Dependendo do quão frequentes forem essas condições para cada um, haverá mais ou menos necessidade de fazer limpeza líquida.

@Warlord

Esses swabs não terem o trabalho adequado parece-me um grande problema. Se é assim nas APS-C da Canon, nas da Nikon é ainda pior.

Pessoalmente, acho melhor fazer a limpeza líquida uma ou duas vezes no máximo, esperar que seque e depois complementar com o Butterfly para fazer o acabamento final (especialmente dos cantos, que são a parte mais problemática da limpeza líquida).
Pois, infelizmente andei em locais bastante humidos (mesmo não estando a chover), já sujeitei a máquina a temperaturas muito baixas e altas e diferenças entre as duas (com inevitavel formação de condensação). por isso o que lá estava já não saia mesmo por mais que bufasse.

Sim é estupido não ter o tamanho certo, significa que não consigo limpar a totalidade do sensor com apenas uma passagem, e ao ter de dar uma segunda acabo por re-contaminar o sensor (ou ter de usar bastantes swabs).

Mas o ideal é mesmo como dizes, limpar com liquido e swab, depois dar uma passagem com swab seco e por fim terminar com a butterfly. o problema é que a butterfly ainda custa 100€, os (12) swabs ficaram-me por 14€, mas é certo que a butterfly dura o resto da vida...

mas tanta passagem tive de dar que perdi o medo de tocar no sensor... mas é chato ter o trabalho todo (tira lente, limpa, mete lente, tira foto, vê no pc, repeat) e mesmo assim não ficar como gostava...
 
Bom dia,

Questiono se sabem de algum sitio por Lisboa\Margem Sul, que efectue limpezas a sensores, a maquina em questão é uma EOS 30D que tem alguma sujidade no sensor, nota-se especialmente em abertura baixa, não me sinto com muita confiança em mexer no mesmo ou a ser eu proprio a fazer limpeza.

Já agora, este tipo de serviços andam por que valores?

Obrigado.
 
A jValles junto ao Mosteiro dos Jerónimos também efetua limpezas de sensor, já efetuei lá por uma vez e fiquei satisfeito. Têm mesmo o último sábado de cada mês limpeza na hora (atenção que só estão abertos até à hora de almoço ao sábado).
 
Confirmo na *****:

"O problema que nos relata será em principio provocado por pequenas partículas de sujidade no sensor.
Podemos limpar o mesmo nas nossas instalações num prazo máximo de 24 horas.
O custo é de 30€ (IVA incluído).
Disponha sempre."

Enviei e-mail a JValles para ver orçamento.

Obrigado.
 
P/C :

"
Obrigado pelo V. contacto.

O custo da referida limpeza é de 30,75 Eur.

Entretanto, temos o n/ técnico de ferias e só regressa dia 11 de Setembro."

É ela por ela (o preço), sendo que na JValles existe o beneficio de cada ultimo sábado de casa mês, a limpeza é efetuada na hora das 10 as 13h, na ***** tem que se deixar a maquina para limpeza e é entregue (em principio) no dia seguinte.
 
@Cooling existe uma ferramenta de procura no forum. Usa-a antes de criar novos tópicos sff. Já existem N com o mesmo titulo. Não há necessidade de abrir um tópico novo sempre que alguém tem uma dúvida comum, quando a solução e respostas passam pelo mesmo ;)
 
@Cooling existe uma ferramenta de procura no forum. Usa-a antes de criar novos tópicos sff. Já existem N com o mesmo titulo. Não há necessidade de abrir um tópico novo sempre que alguém tem uma dúvida comum, quando a solução e respostas passam pelo mesmo ;)


É verdade, my bad...um "cão velho" por aqui e falhei assim...miseravelmente! :P
Obrigado.
 
Sem_T_tulo.png


Sensor sujo ou pássaros? :v
 
Como é possível? Tenho máximo cuidado a trocar de lentes, nunca usei no mar nem rallys...
Alguém sabe de um sítio em Coimbra?

Eu também tenho imenso cuidado ao trocar de lentes e acaba sempre por acontecer. Claro que só notas mais quando fotografares com aberturas pequenas.

Eu procurei por Coimbra não encontrei nada. Tens uma loja perto do Caramulo que faz isso por 30€ se não estou em erro. Se der para tirar a seco eu posso fazer-te isso. =)
 
Eu fiz na ***** e jurei que nunca mais.... O problema era mesmo do sensor, mas mesmo assim tiveram com a maquina 4 meses. Nada fizeram e paguei normalmente...
 
Eu também precisava de limpar o da minha D3000.
Se ficar bem depois limpo também o da D5300 quando ela precisar...
@jjmaia essa sujidade pode ser no espelho - tira a lente e manda uns sopros para lá para dentro - eu tenho uma espécie de bisnaga que manda ar (não sei que nome dar aquilo).
Comprei na ***** um kit de limpeza, mas não me atrevo a mexer no sensor.
Tens também nas definições uma opção para limpeza do sensor...
Mas estando com o sensor sujo tens mesmo que mandar a alguém que saiba.
 
Back
Topo