Ligar fan a um interruptor tipo alavanca ON/OFF

Esquema para comutar entre 2 posições: 12v ou 8v

Coloquei 2 LEDs por circuito para que um assinale que a ventoinha está ligada a 12v (D1, D2, D3) e outro acende quando está ligada a 7v (D7, D8, D9).
O díodo 1N4004 foi adicionado ao circuito para que não haja retorno quando se comuta para os 8v e provoque também o acendimento do LED correspondente aos 12v. Claro que a sua inclusão no circuito faz baixar um pouco a tensão na linha dos 12v que chega á ventoínha, e se for usado um díodo com menor queda de tensão mas que suporte a corrente de consumo da ventoínha, tal será preferível (por exemplo 1N5817).
Os condensadores que aparecem no esquema destinam-se a suprimir eventuais interferências (transientes) e são opcionais (se não se estiverem para xatear, esqueçam que eles existem e não os coloquem. Mas se ocorrerem fenómenos estranhos no PC quando usam o comutador, é melhor xatearem-se um coxito e colocar os ditos).



Esquema para comutar entre 2 posições: 12v ou 7v

A diferênça essencial para o esquema anterior é que o LM317 necessita de 2 resistências adicionais para seleccionar a tensão de saída, que com os valores usados se situa em torno dos 7.1v. Claro que com recurso a uma resistência ajustável (trimpot) em vez de se usar resitências fixas, poder-se-is ajustar a saída para 7v exactos, mas isso parece-me um preciosismo desnecessário e fica mais caro.
Fica para referência um link para uma calculadora para o LM317: http://www.cpemma.co.uk/317calc.html




Claro que isto começa a ficar muito mais complicado do que colocar um simples comutador para os 12v e 5v, mas é a vida...
Qualquer dúvida... é só perguntar.

Abraço

PS: Com recurso a um comutador duplo, e querendo de facto usar LEDs para cada uma das linhas, não era preciso usar os díodos 1N4004, mas estou a tentar ajudar de acordo com o material que me é dito estar disponível. Se não se quiserem usar os LEDs, os 1N4004 também são desnecessários e deve fazer-se uma ligação directa no lugar deles, enquanto os LEDs e a correspondente resistência limitadora serão simplesmente omitidos.
 
Última edição:
Porque é que usas 3 reguladores se podes colocar 1 só, basta meteres os interruptores depois, um regulador desses aguenta bem com 3 fans... até mais


Ou ainda manténs o + da fan sempre ligada aos 12V e ligas o - ao interruptor seleccionando 0 ou 5V, não precisa de reguladores pra nada



Cumprimentos
 
Última edição:
Porque é que usas 3 reguladores se podes colocar 1 só, basta meteres os interruptores depois, um regulador desses aguenta bem com 3 fans... até mais


Ou ainda manténs o + da fan sempre ligada aos 12V e ligas o - ao interruptor seleccionando 0 ou 5V, não precisa de reguladores pra nada



Cumprimentos

Podia de facto usar só 1 regulador, mas da forma como a coisa estava e mudando o comutador para a posição que sugeres e que usei nos 1ºs esquemas apenas tinha 1 LED a sinalizar uma das comutações, e por outro lado estão lá 3 circuitos apenas para exemplo pois nem sei quantas ventoinhas se pretende usar e é preciso ter cuidado com o consumo de corrente caso se pretendam usar mais.

De qualquer forma tudo isso "passa ao lado" perante a tua segunda sugestão de usar a linha dos 5v para obter os 7v. É mais que evidente e simples, e confesso que não me ocorreu então, talvez por ter estado a beber uns copos nesse dia com um amigo alemão... o Alzheimer. :007:

Contudo isso obrigava a mudar o comutador novamente para a posição originalmente proposta e isso continuava a levantar-me o problema da sinalização das duas posições á conta de 2 LEDs. Ocorreu-me uma forma de solucionar o problema e assim que tenha condições volto a dizer algo, mas não posso voltar a falar entretanto com o meu amigo alemão. :joker:

Obrigado pelo "abre olhos" Jorge Candeias.

Abraço
 
Última edição:
Então aqui vai a minha redenção, baseada na sugestão do Jorge Candeias para que se fizesse uso da linha de alimentação como referência negativa alternativa para obter os 7v



Passo a explicar:

Ignorando por agora os LEDs, zener e resistências, vemos que o comutador na posição em que está no esquema liga o terminal negativo da ventoinha á linha dos 5v. O terminal positivo dela está ligado aos 12v, por isso temos aos seus terminais os tais 7v (12v-5v).
Com o comutador na outra posição, o terminal negativo da ventoinha fica ligado aos 0v, e o positivo mantém-se nos 12v, por isso a ventoinha será alimentada com 12v.

Agora vou explicar como é que os LEDs acendem de acordo com a comutação estabelecida para alimentar a ventoinha a 7v ou a 12v, sempre com referência apenas ao circuito da FAN1, pois os restantes são réplicas:

Comutador ---> 7v

Com o comutador na posição que se vê no esquema, a ventoinha fica alimentada a 7v. Se reparar-mos no ramo inferior constituido por R4 e D7 (LED verde), vemos que nos seus extremos está presente uma tensão de 5v. 5v numa ponta, 0v na outra, o que vai fazer com que o LED verde (D7) acenda quando o comutador se encontra nessa posição.
Por seu turno, no ramo superior R1, D1, D4, temos aos seus terminais 7v, pois no extremo superior estão 12v e no inferior 5v que dá o tal diferencial de 7v. Ora nesse ramo está um Zener com valor de 7.5v que como tem uma tensão inferior a isso aos seus terminais não vai conduzir de forma a acender o LED vermelho que está nesse ramo.
Resumo: comutador para 7v => LED verde acende

Comutador ---> 12v

Com o comutador na posição contrária á que se vê no esquema, o que acontece ao ramo inferior R4, D7 é que vai deixar de ter qualquer diferença de potencial nos seus extremos porque ambos ficam ligados aos 0v, e por isso o LED verde não se acenderá.
No ramo superior R1, D1, D4, temos agora nos seus extremos os 12v, pois o ponto inferiro está agora ligado aos 0v. Então o Zener D4, tem condições para manter aos seus terminais os 7.5v que o caracterizam, e por isso a diferença de potencial presente entre os terminais de R1+D1 é de 12-7.5v=4.5v Ora com 4.5v temos agora o LED vermelho em condições de conduzir e por isso ficará aceso quando o comutador se encontrar numa posição tal que a ventoinha esteja a ser alimentada com 12v.
Resumo: comutador para 12v => LED vermelho acende

NOTA: Se necessário, em vez de um zener de 7.5v pode também ser usado um 6.8v, que as condições manter-se-ão, pois no caso do comutador para 7v, os 0,2v de diferença de potencial (7-6.8v) mesmo levando o zener á condução, continuarão a não ser suficientes para acender o LED vermelho, que necessitaria de algo em torno dos 1,7v, e com o comutador para os 12v fica-se com um potencial de 12-6.8=5.2v que fará eventualmente com que o LED vermelho fique com um pouco mais de luminusidade.

Façam os comentários e sugestões que vos aprouver.

Abraço
 
E se quiser por 2leds para cada Fan : exemplo Led Azul - Fan Ligada Led Vermelho .
Isto num sistema de ligar fan unicamente com ON/OFF e Leds
 
E se quiser por 2leds para cada Fan : exemplo Led Azul - Fan Ligada Led Vermelho .
Isto num sistema de ligar fan unicamente com ON/OFF e Leds

Se bem percebi, queres um esquema com comutação para ligar a ventoinha a 12v e noutra posição OFF. Mas queres que qualquer das 2 posições seja assinalada com um LED de cor diferente. Um para o ON (azul) e outro para o OFF (vermelho).
É isso não é?

Se me for possível logo á noite já faço o esquema. Se percebi bem o que pretendes, então isso por cada ventoinha a controlar, vai levar 2 LEDs e as correspondentes resistências série, para sinalizar cada um o ON e OFF e um comutador de 2 posições (com ponto central ligado aos 12v da alimentação).

Abraço
 
Exactamente... para cada Fan independente , quando esta estivesse OFF estaria o Led vermelhor Ligado , para quando estivesse ON o Led vermelho desligava e o azul ligava .

Obrigado e Abraço
 
Exactamente... para cada Fan independente , quando esta estivesse OFF estaria o Led vermelhor Ligado , para quando estivesse ON o Led vermelho desligava e o azul ligava .

Obrigado e Abraço


Eu pessoalmente, acho que ficaria melhor só com um led, a dizer que estava ligado....
E daria menos trabalho xD


Mas gostos são gostos ;) :P


Se nao for antes lá para o verao devo entrar num projecto d modding e estou para fazer um controlador para ventoinhas....



Cumpz


Cumpz
 
Aqui vai o esquema



Na posição em que o comutador se encontra no esquema, a ventoínha está ligada aos 12v da alimentação, e o LED_blue_ON fica iluminado.
Quando o comutador assume a outra posição, deixa de chegar corrente á ventoinha e esta fica desligada, mas é alimentado o ramo onde se encontra o LED_red_OFF e por isso este LED acenderá indicando que a ventoínha está desligada.

Abraço
 
boas pessoal

eu tambem estava interessado em usar dois destes (http://www.lojatuning.com/images/produtos/diverso/1/topguncrom.jpg) num caixa po pc, mas a minha ideia era meter um como interruptor pa ligar/desligar e outro pa fazer reset.

Talvez o ideal fosse um daqueles de mola, mas eu não consegui encontrar nenhum com uma "capinha" (a qual é esteticamente necessária) ..seria possivel? Por acaso sabem onde arranjar um de mola com a tal "capinha"?

Cumps
 
Pessoal, eu n quero tar aki a armar m em esperto, mas um controlador de ventoinhas (reostato) podia vos ser muito útil e té vos permite desligar a fan e tem led's azuis
Na ***** encontram um porreirinho e barato.
icon13.gif



Fiquem bem e desculpem qualquer coisa, só kero ajudar...
 
Back
Topo