ligar dois switchs - cascata

omega

Power Member
Boas
tenho aqui um switch TP-Link TLSG108 que já está todo ocupado, agora queria expandir com mais um switch de 8 portas, mas desta vez com POE.
Estava a pensar no TP-Link TL-SG108PE
como é que eu ligo os dois switchs em cascata?
basta ligar um cabo de rede de um switch para o outro?

EDIT:
entretanto ja vi, ambos os switch têm a norma AUTO Negotiation/AUTO MDI/MDIX nas 8 portas, portanto é só ligar um cabo de rede de ou ao outro
 
Última edição:
Boas
tenho aqui um switch TP-Link TLSG108 que já está todo ocupado, agora queria expandir com mais um switch de 8 portas, mas desta vez com POE.
Estava a pensar no TP-Link TL-SG108PE
como é que eu ligo os dois switchs em cascata?
basta ligar um cabo de rede de um switch para o outro?

EDIT:
entretanto ja vi, ambos os switch têm a norma AUTO Negotiation/AUTO MDI/MDIX nas 8 portas, portanto é só ligar um cabo de rede de ou ao outro
Boas,

Se no caso o switch tiver plug and play, basta ligar o cabo um ao outro.

Caso queiras uma coisa mais complexa, tens que comprar switch gerenciáveis e depois configura conforme as necessidades.
 
Caros, estou a tentar fazer o mesmo e não consigo. Os cabos são directos ou crossover ?
Viva.
Qualquer cabo "directo", isto é um cabo de rede, o mesmo que usas para ligar um router a um PC.
A única coisa é incompatibilidade entre os dois switch. Já vi switch 10/100 a recusar ligar a switch mais recentes giga. Raro, mas acontece.
 
Caro, antes de mais obrigado pela tua informação. Estou a tentar ligar 2 switch tp link, em 2 pisos diferentes na minha casa. Se fizer ligação directa, independentemente do padrão, o tester de cabos diz que esta tudo bem ligado... mas depois não dão a net...
Será que tem que ser cruzado?
 
Caro, antes de mais obrigado pela tua informação. Estou a tentar ligar 2 switch tp link, em 2 pisos diferentes na minha casa. Se fizer ligação directa, independentemente do padrão, o tester de cabos diz que esta tudo bem ligado... mas depois não dão a net...
Será que tem que ser cruzado?
Viva.
Não, cabos cruzados é do tempo dos hubs. No switch são cabos "normais".
Presumindo que tens aí 2 switchs tplink recentes, não será incompatibilidade.
Testa assim, pegas no 2nd switch levas para junto do 1r e ligas um ao outro com um cabo normal, desse 2nd ligas a um portátil e verifica que está tudo a funcionar.
Caso seja, já sabes tem qq coisa no cabo/tomadas rede entre os 2 piso, ou na caixa ati de errado.
 
Obrigado. Excelente ideia. Já realizada e a funcionar a 100%, em gigabit...
Problema é mesmo quando ligo o cabo que está metido na parede entre os 2 pisos. Fiz a ficha várias vezes de forma directa e o testador de cabos da me tudo ok. Quando ligo o switch, é como se estivesse morto, nada de sinais. Quando ligo em cruzado da me net mas só a 100 me...
Portanto já eliminados problema nos switches, pelo que ou é no cabo ou na ficha ou tomada. Mas se quando meter o testador de sinais e da tudo bem... e entretanto vou cripamdo ficha e cortando cabo.
Estou mesmo perdido...
Se pudesse trocava era o cabo da parede, mas isso é quase impossível, com cabos metidos (2) e pela distância...
 
Pela descrição, é muito provável que seja do cabo, sim.
O que eu faria nesta situação seria ligar um computador directamente a cada ponta desse cabo, configuração de IP manual, e alguns testes na ligação directa (ping, iperf3...).
Se não conseguisse obter link, primeiro tentava desligar a auto-negociação e configurava ambos os lados para 1000baseT/Full; e se isso não funcionasse, ia descendo pouco a pouco até ver se alguma configuração funciona (100baseT/Full, 100baseT/Half, e nunca precisei mas eventualmente tentaria também 10baseT/Full e 10baseT/Half).

Se eventualmente conseguires ter link a Gigabit entre os computadores, pode ser que precises de algum switch melhor num ou em ambos os lados.
Se só conseguires ter link a 100 Mbps, resta saber se estás disposto a ficar com isso assim, ou se será melhor substituíres o cabo. Link a 10 Mbps hoje em dia simplesmente não faz sentido, aí eu trocava sem dúvidas o cabo.

Não percebi esta parte:
Quando ligo em cruzado da me net mas só a 100 me...
quando ligas o quê em que "cruzado"?
 
Portanto já eliminados problema nos switches, pelo que ou é no cabo ou na ficha ou tomada. Mas se quando meter o testador de sinais e da tudo bem... e entretanto vou cripamdo ficha e cortando cabo.
Estou mesmo perdido...
Se pudesse trocava era o cabo da parede, mas isso é quase impossível, com cabos metidos (2) e pela distância...
Viva.
Toma em atenção que existe 2 normas para as fichas e tomadas... Vê como está cravado as fichas num cabo comercial já feito.
Nas tomadas é fichas segue norma b.
 
Caro, tenho net a 100 mas se o cabo for cruzado, isto é com padrões diferente em cada ponta, num padrão A, noutro padrão B. No teste com o aparelho da me um problema no cabo 4, neste caso o azul.
Se fizer as ligações cabo directo, ambas as pontas no mesmo padrão, ou A ou B, apesar do teste de cabos me dizer que está tudo bem ( até o cabo azul) não me dá net...

Completamente perdido e baralhado. Há 2 dias a dar cabo da cabeça e a fazer ginástica (entre a cave e o 2 andar).
Mas obrigado pelas dicas. Agora a fazer um intervalo para pôr o cérebro a trabalhar em condições.

Ps: curiosamente no dr google é no seu assistente youtube, há afirmações que dizem para usar cabo cruzado entre switches.
 
Depois de muitos testes, fio cortado ficha de criar estragadas, e 2 dias a subir da cave para o 2 piso (3 vãos de escadas) lá consegui por a trampa da net a funcionar. Já começava a duvidar das minhas capacidades físicas e mentais...
E claro não sendo profissional na matéria ainda mais complicado se tornou.
Obrigado a quem perdeu algum tempo com as suas dicas para me ajudar...
 
Depois de muitos testes, fio cortado ficha de criar estragadas, e 2 dias a subir da cave para o 2 piso (3 vãos de escadas) lá consegui por a trampa da net a funcionar. Já começava a duvidar das minhas capacidades físicas e mentais...
E claro não sendo profissional na matéria ainda mais complicado se tornou.
Obrigado a quem perdeu algum tempo com as suas dicas para me ajudar...
E qual foi a solução?
Cumps
 
Viva.
Cruzado inverte-se o TX com RX numa das pontas. Isso era para ligar 2 PC em RJ45, ou para hubs de rede no tempo preistoric.
Para nota, a minha questão é que equipamentos - no teu cenário - tencionavas ligar com cabo cruzado :P
Desde que há Auto MDI-X que cabos cruzados ou straight-through deixaram de ser uma preocupação, e hoje em dia não sei se sequer existem equipamentos sem Auto MDI-X.
 
Para nota, a minha questão é que equipamentos - no teu cenário - tencionavas ligar com cabo cruzado :P
Desde que há Auto MDI-X que cabos cruzados ou straight-through deixaram de ser uma preocupação, e hoje em dia não sei se sequer existem equipamentos sem Auto MDI-X.

Viva.
1- foi há 20 e tal anos, era para ligar dois desktops ou laptops um ao outro por cabo UTP sem ter hub/swtich.
2- mesma coisa, hubs baratinhos de há 2 décadas.
A minha resposta foi só para elucidar o utilizador para esquecer a tipologia de cabos cruzados, e o que ele encontrou no dr. google. e youtube.
 
Back
Topo