Licenças Windows - Particularidades, regras e funcionamento

Bom tópico!


o que queres dizer com actualizações?

Isso que falas "1 licença = 1 PC", mas por exemplo, não posso fazer dual boot? (I.E. ter 2 windows na mesma maquina).

Sobre windows OEM, na ***** dizem o seguinte:



@ Baía: simples, um windows pro dia-a-dia, outro para testes/benchmarks/emergencia...
Eu refiro-me a Actualizações para as versões Update ou Upgrade. Não gosto de usar nomes ingleses inutilmente, mas se calhar neste caso até devia. :D

O Dual boot não interfere. Tu podes instalar dois sistemas diferentes no mesmo PC, desde que tenhas a licença de ambos. E como disse o Baía, instalar o mesmo sistema duas vezes não tem enorme utilidade, mas também podes fazê-lo.

Ruimoura: inicialmente era assim, mas o contrato da Microsoft mudou e permitem a venda sozinha de licenças OEM.
 
São retail, pelo menos este meu windows já passou por 2 motherboards diferentes e montes de upgrades e sempre consegui activar com sucesso.

Sobre o motivo de dual boot, está no post acima... Para benchmarks e overclock considero essencial, não vão arriscar destruir o vosso estimado windows todo xpto por causa de overclock instável? Ou se gostam de benchar e querem um OS limpo e cheio de tweaks, coisa que no dia-a-dia é impossivel (antivirus a correr, temas pipi, programas em background).
 
Última edição:
São retail, pelo menos este meu windows já passou por 2 motherboards diferentes e montes de upgrades e sempre consegui activar com sucesso.
Baseias-te nisso para afirmares que são Retail? Se sim, não percebeste. Qualquer versão poderá activada sem qualquer problema, seja Retail ou OEM, em qualquer máquina. Desde que consigas "enganar" o técnico ao telefone se for necessário, activa sem problema. A questão não é essa, não é isso que define se é Retail ou não. Se é uma versão Retail ou OEM, é especificado tanto na caixa (ou no tipo de caixa) como no CD (penso eu).
 
Baseias-te nisso para afirmares que são Retail? Se sim, não percebeste. Qualquer versão poderá activada sem qualquer problema, seja Retail ou OEM, em qualquer máquina. Desde que consigas "enganar" o técnico ao telefone se for necessário, activa sem problema. A questão não é essa, não é isso que define se é Retail ou não. Se é uma versão Retail ou OEM, é especificado tanto na caixa (ou no tipo de caixa) como no CD (penso eu).

mas o cd não é fornecido, é feito um download através do site do msdnaa e eles fornecem a key, como é que eu posso confirmar então se é oem ou retail !?!
 
Baseias-te nisso para afirmares que são Retail? Se sim, não percebeste. Qualquer versão poderá activada sem qualquer problema, seja Retail ou OEM, em qualquer máquina. Desde que consigas "enganar" o técnico ao telefone se for necessário, activa sem problema. A questão não é essa, não é isso que define se é Retail ou não. Se é uma versão Retail ou OEM, é especificado tanto na caixa (ou no tipo de caixa) como no CD (penso eu).

Não há caixa nem CD, simplesmente saka-se o ISO directamente e fornecem uma KEY!

Diz isso apenas:
Windows XP Professional with SP2 (Single User) ISO Image
 
Última edição:
mas o cd não é fornecido, é feito um download através do site do msdnaa e eles fornecem a key, como é que eu posso confirmar então se é oem ou retail !?!
Não há caixa nem CD, simplesmente saka-se o ISO directamente e fornecem uma KEY!

Diz isso apenas:
Ai é? Não sabia. Mas de qualquer forma não é da maneira que tu disseste que vais perceber que versão é. É impossível saberes, a não ser contactar a Microsoft.
 
Não há caixa nem CD, simplesmente saka-se o ISO directamente e fornecem uma KEY!

Diz isso apenas:


esta versão é igual a uma versão box.. mas coma particularidade.. quando deixares a universidade podes continuar a usar esta versão mas sem updates...(não me perguntem como é que fazem isso ou como controlam mas as regras são estas..).

tenho uma igual por isso sei
 
esta versão é igual a uma versão box.. mas coma particularidade.. quando deixares a universidade podes continuar a usar esta versão mas sem updates...(não me perguntem como é que fazem isso ou como controlam mas as regras são estas..).

tenho uma igual por isso sei

acho que não é isso, updates podes continuar a faze-los sempre, enquanto a m$ permitir, o q eu acho é que não podes utilizar um XP do msdnaa para fazer o upgrade para o vista p.e.. Eles assim garantem que aquele XP que tu tens legal morra quando deixares a faculdade. Quem ainda tiver na faculdade nao precisa de fazer o upgrade para o vista. Arranja a versao completa no site da msdnaa, em vez de fazer o upgrade. Foi isto que eu entendi ...


cumps
 
esta versão é igual a uma versão box.. mas coma particularidade.. quando deixares a universidade podes continuar a usar esta versão mas sem updates...(não me perguntem como é que fazem isso ou como controlam mas as regras são estas..).

tenho uma igual por isso sei

deixas a universidade e o windows automaticamente sabe q o fizes-te e deixa de actualizar???
essas chaves nao sao sempre as mesmas dadas pelo responsavel do departamento ou la q é?
umas das maneiras eligitimas de por o windows "legal" era arranjar uma chave dessas ,q se dizia q funcionava num numero ilimitado de pc's , nunca usei mas q isso circulava por ai...ate nao deixa de fazer sentido...quem o saiba ,que se revele :)

cumps
 
A melhor aposta para quem compra/monta um novo PC sem sistema operativo é esta versão Upgrade do Vista Home Premium (non-OEM), cujo preço é semelhante em todas as lojas:
http://www.vobis.pt/vobis/products/...095&FOLDER<>folder_id=827&bmUID=1170538553807

É perfeitamente possível (e legal) instalar um sistema de raíz sem ter outro windows já instalado ou em CD, a MS deixou um loop-hole. :p

Basicamente, inicia-se o boot do computador pelo DVD do Vista em versão Upgrade, e instala-se sem dar a key (entra num modo de demonstração durante 30 dias).
Quando estiver pronto, corre-se o programa de instalação do Vista de novo (desta vez dentro da primeira instalação efectuada), activa-se com a chave fornecida e volta-se a instalar o Vista (os ficheiros da 1ª ficam em x:/windows.old -onde x é a letra da partição/disco-, e podem ser apagados).


As versões OEM são de pouco interesse para a malta DIY, que troca frequentemente de componentes.
O Ultimate não tem interesse nenhum, o Home Premium é a versão mais equilibrada, na minha opinião.
 
Última edição:
A melhor aposta para quem compra/monta um novo PC sem sistema operativo é esta versão Upgrade do Vista Home Premium (non-OEM), cujo preço é semelhante em todas as lojas:
http://www.vobis.pt/vobis/products/...095&FOLDER<>folder_id=827&bmUID=1170538553807

É perfeitamente possível (e legal) instalar um sistema de raíz sem ter outro windows já instalado ou em CD, a MS deixou um loop-hole. :p

Basicamente, inicia-se o boot do computador pelo DVD do Vista em versão Upgrade, e instala-se sem dar a key (entra num modo de demonstração durante 30 dias).
Quando estiver pronto, corre-se o programa de instalação do Vista de novo (desta vez dentro da primeira instalação efectuada), activa-se com a chave fornecida e volta-se a instalar o Vista (os ficheiros da 1ª ficam em x:/windows.old -onde x é a letra da partição/disco-, e podem ser apagados).


As versões OEM são de pouco interesse para a malta DIY, que troca frequentemente de componentes.
O Ultimate não tem interesse nenhum, o Home Premium é a versão mais equilibrada, na minha opinião.

então o xp não é preciso para nada?

mas é preciso fazer isso todas as vezes que for necessário instalar o windows, ou só da 1ª vez?
 
A melhor aposta para quem compra/monta um novo PC sem sistema operativo é esta versão Upgrade do Vista Home Premium (non-OEM), cujo preço é semelhante em todas as lojas:
http://www.vobis.pt/vobis/products/...095&FOLDER<>folder_id=827&bmUID=1170538553807

É perfeitamente possível (e legal) instalar um sistema de raíz sem ter outro windows já instalado ou em CD, a MS deixou um loop-hole. :p

Basicamente, inicia-se o boot do computador pelo DVD do Vista em versão Upgrade, e instala-se sem dar a key (entra num modo de demonstração durante 30 dias).
Quando estiver pronto, corre-se o programa de instalação do Vista de novo (desta vez dentro da primeira instalação efectuada), activa-se com a chave fornecida e volta-se a instalar o Vista (os ficheiros da 1ª ficam em x:/windows.old -onde x é a letra da partição/disco-, e podem ser apagados).


As versões OEM são de pouco interesse para a malta DIY, que troca frequentemente de componentes.
O Ultimate não tem interesse nenhum, o Home Premium é a versão mais equilibrada, na minha opinião.
então o xp não é preciso para nada?

mas é preciso fazer isso todas as vezes que for necessário instalar o windows, ou só da 1ª vez?
Esta vossa questão é um bocado offtopic, já que o tópico é inteiramente dedicado às licenças do Windows e àquilo que envolvem. Mas para responder ao Jafonexus, não o XP não é preciso e é claro que a manipulação tem que ser feita de cada vez que formatares o disco e instalares o Windows de novo. Por que raio de magia iria ser isto uma dica definitiva?

/HS
 
então o xp não é preciso para nada?

mas é preciso fazer isso todas as vezes que for necessário instalar o windows, ou só da 1ª vez?

Sempre que estiveres a instalar o sistema operativo de raíz num disco (não numa partição) vazio.
Mas se quiseres ter multi-boot de várias versões do Vista, basta fazer o procedimento apenas uma vez, claro.
 
licença de estudante

Eu ouvi falar que havia uma licença para estudantes, como funciona isso? E onde se pode arranjar? É que estava a pensar adquirir um pc mais recente para usar na faculdade.
 
Procura nesta thread por MSDN.

Depende de Universidade para Universidade, e até mesmo de Departamento para Departamento dentro de cada faculdade. Os contractos são feitos pelos departamentos.

abraços, HecKel
 
bem... isto é brutal... uma pessoa tenta esplicar uma coisa e vem logo 500 gatos assanhados com pedras na mão... levando tudo a letra para poderem atirar as pedras... bem o que disse é a realidade.. se querem levar a letras fazendo perguntas do tipo
deixas a universidade e o windows automaticamente sabe q o fizes-te e deixa de actualizar???
mas vale estarem calados.

quanto ao resto.. cada um é livre de fazer oq ue quizeres... gastar o €€ onde quizer... mas se estão legais ou não comprando um certo tipo de licenças.... isto ai ja é outra historia...
 
Já li o tópico todo mas continuo com duvidas.

Então é assim. Tenho um desktop e um portatil. Instalei o Vista Bussiness com chave fornecida pela Universidade no desktop, tendo ainda 21 dias para fazer a activação.

MAS antes de o activar preciso de saber se a key da academic alliance me deixa instalar quantas vezes quiser e em quantos pc's quiser e activar quantas vezes o entender.

Alguém sabe?
 
Back
Topo