Lentes para Macro

Respondendo ao Illmatic
Podes experimentar uma coisa destas - Raynox DCR 250, dá para encaixar tanto em objectivas normais como em objectivas macro, desde tenham diâmetros de filtro entre os 52 e os 67mm, senão tens que usar outro acessório para adaptar. A minha comprei-a na "*****" e na altura ficou em cerca de 40 aérius.

http://www.raynox.co.jp/english/dcr/dcr250/indexdcr250eg.htm
http://www.forumfotografia.net/index.php?topic=6043.0


Quanto a zooms macro, acho que só há um da Nikon - "Micro-Nikkor AF 70-180mm f/4.5-5.6 D ED" é caro, antigo e não faz 1:1, fica lá perto, faz 1:1,3, está aqui uma review do bicho:
http://www.photozone.de/nikon--nikk...f45-56-d-ed-photozone-review--lab-test-report

Muito Obrigado.

http://www.*****.de/product_info.ph.../8629?osCsid=1d81a829b58a7165f623a4e92374cb59

vi essa e gostei.

Tenho que ir ver onde existe essa lente para experimentar.
Não fazer zooms talvez seja um bocado limitativo.
 
Pois, por isso é que sugeria comprares primeiro a Raynox (os tais 40 Aérius já com os portes), brincavas um bocado com aquilo na tua objectiva (zoom normal) e já vias se gostavas daquele tipo de fotografia - macro, claro que não é a mesma coisa que uma objectiva macro a "sério", mas desenrasca, com a vantagem de puderes usar o zoom como entendesses e não gastares logo um piparote de massa nessa Micro-Nikkor 105 VR...é que para os parâmetros da minha carteira de 40€ para 700€ ainda vão perto de 650€ de diferença...
Quanto a veres a 105 VR experimenta a ir a uma coisa tipo "El Corte Ingles" (eles costumavam lá ter um "canhão" desses em exposição) ou então à "*****", eles costumam ser bastante acessíveis e sabem do que falam.

Muito obrigado.
A minha lente é 42mm tinha ainda comprar o adptador para meter oo Raynox.
 
Alguém me pode responder a isto, p.f.?

Dentro das opções mais baratas é a melhor opção em termos de relação preço/IQ/facilidade de uso.

Dá uma vista de olhos no DCR-150 aumenta menos mas em contrapartida dá mais DoF.

Os numeros são de cabeça:

Raynox 250 - Lente 70mm -> 1:1
Raynox 150 - Lente 70mm -> 1:2

Raynox 150 - Lente 135mm - > 1:1

Raynox 150- Lente Pentax 55-300 -> 1,7:1
Raynox 250- Lente Pentax 55-300 -> 2,7:1 (mas o dof é minusculo).

Pelo que tenho lido numa zoom longa 250-300mm é muito mais facil obter bons resultados com o DCR-150.
 
Dentro das opções mais baratas é a melhor opção em termos de relação preço/IQ/facilidade de uso.

Dá uma vista de olhos no DCR-150 aumenta menos mas em contrapartida dá mais DoF.

Os numeros são de cabeça:

Raynox 250 - Lente 70mm -> 1:1
Raynox 150 - Lente 70mm -> 1:2

Raynox 150 - Lente 135mm - > 1:1

Raynox 150- Lente Pentax 55-300 -> 1,7:1
Raynox 250- Lente Pentax 55-300 -> 2,7:1 (mas o dof é minusculo).

Pelo que tenho lido numa zoom longa 250-300mm é muito mais facil obter bons resultados com o DCR-150.

Obrigado! Isso parece muito interessante... de facto nunca tinha ouvido sequer falar nessa 150... vou pesquisar...

Já agora... se puder subir mais um pouco a parada, qual a lente de macro mais barata possível (que valha a pena em relação à Raynox, claro...)?
 
Obrigado! Isso parece muito interessante... de facto nunca tinha ouvido sequer falar nessa 150... vou pesquisar...

Já agora... se puder subir mais um pouco a parada, qual a lente de macro mais barata possível (que valha a pena em relação à Raynox, claro...)?

Sinceramente tenho lido muito e visto muitas fotografia e penso que a solução raynox é a melhor em termos de IQ e facilidade/flexibilidade de uso, num zoom tipo 55-250/70-300/55-300 a lente funciona normalmente(mede exposição/abre e fecha o diafragma/faz zoom) a diferença é que consegue focar muito mais perto.

Outras opções baratas e utilizaveis:

Macro Antiga - Requer mais ginastica.
Lente invertida - As distancias entre a lente e o motivo são muito pequenas.
Extension Tubes - Os que permitem o uso das funcionalidades de metering/abrir fechar Diafragma não são baratos e normalmente funcionam melhor com primes.
Macro Normal dedicada tipo tamron 90mm custa mais 300€ que os raynox.

Vantagens dos Raynox:
Cabem num bolso podemos levar a opção macro para qualquer lado.
Baratos.
Não perde muita qualidade.
Versáteis (DCR-150 a 70mm é macro 1:2).
Com Step-Up Filters são simples de usar.

Desvantagens:
Qualidade VS Macro dedicada
DCR-250 tem pouca distancia de trabalho e um DoF muito pequeno a 300mm
Dependem da qualidade da lente usada.

Em principio devo comprar um DCR-150 para usar na minha 55-300.
 
Estou decidido... última questão: Onde encontro as Raynox à venda ao melhor preço? Parece-me que as danadas não são fáceis de encontrar...
 
Estive a ver algumas lentes macro para a minha d90, gostava de algumas opniões:

- Tamron SP 90mm f/2,8 Macro DI Nikon AF
- Sigma EX 105mm f/2,8 Macro DG Nikon AF

- Nikon Nikkor AF-S VR 105mm f/2.8 G IF-ED

http://olhares.aeiou.pt/lagarta_papilio_machaon_foto2460991.html

Foi tirada com a Nikon Nikkor AF-S VR 105mm f/2.8 G IF-ED? na descrição apenas diz Nikkor 105mm

Meti a Nikkor seperada visto ser bem mais cara. Gostava de saber se vale o preço.

Gostava de saber o que acham dessas duas lentes e suas diferenças:

Sigma Objectiva 70-300mm F4-5.6 DG Macro Nikon

Sigma Objectiva 70-300mm F4-5.6 APO DG Nikon


Alguem com tem alguma destas lentes ?

Obrigado
 
Última edição:
Gostava de saber o que acham dessas duas lentes e suas diferenças:

Sigma Objectiva 70-300mm F4-5.6 DG Macro Nikon

Sigma Objectiva 70-300mm F4-5.6 APO DG Nikon


Alguem com tem alguma destas lentes ?

Obrigado

Não tenho nenhuma das duas, mas a diferença entre elas é simples: A APO é apocromática, a outra não. Ou seja, na APO tens muito menos aberrações cromáticas que na não-APO. Se tencionares comprar uma das duas, vai para a APO.
 
Bom trabalho Strobe :)

Estive a ver algumas lentes macro para a minha d90, gostava de algumas opniões:

- Tamron SP 90mm f/2,8 Macro DI Nikon AF
- Sigma EX 105mm f/2,8 Macro DG Nikon AF

- Nikon Nikkor AF-S VR 105mm f/2.8 G IF-ED

Mete aí a Tokina 100mm f/2.8

Está dentro do preço da Tamron e da Sigma.
 
formula para DOF em macro:

DOF = 2 N c x [ (m+1)/m^2]

N - f number,
c - circle of confusion, = 0.018mm for aps-c, 0.029mm for FF,
m - magnification

exemplo:

Numa APS-C, a 1:1, a f/11 o DOF é = 2 * 11 * 0.018 [2/1] = 0.792 mm
 
sim, foi um copy paste de mestre ;)

na pratica quando estamos a falar de DOF inferiores a 1mm, pouco interessa saber o DOF, usa-se a abertura mais pequena que conseguirmos e pronto, DOF nunca vai ser demais :p
 
Tenho aqui uma prime manual antiga que comprei e pus-lhe uns tubos de extensão.

Queria saber e magnificação e lá fui eu buscar a régua.

Sendo que fotografei exactamente 2cm de régua, quer dizer que tenho magnificação de 1.1:1 ?? (222/200=1.1)

Thanks
 
Back
Topo