Lenovo Legion Y540

Não é um erro. No ano passado por esta altura estava a encomenda do meu portátil acabada de fazer e passado as 3-4 semanas chegou impecável, até agora fora um acidente por culpa minha nada a apontar.

São casos pontuais que são exceção e não norma. Na minha opinião o que se relata aqui no fórum é mais culpa do centro de reparações do que da Lenovo.
 
Não é um erro. No ano passado por esta altura estava a encomenda do meu portátil acabada de fazer e passado as 3-4 semanas chegou impecável, até agora fora um acidente por culpa minha nada a apontar.

São casos pontuais que são exceção e não norma. Na minha opinião o que se relata aqui no fórum é mais culpa do centro de reparações do que da Lenovo.
Concordo, porque os centros de reparação nem são da Lenovo, são empresas com contratos com a Marca.
 
Não é um erro. No ano passado por esta altura estava a encomenda do meu portátil acabada de fazer e passado as 3-4 semanas chegou impecável, até agora fora um acidente por culpa minha nada a apontar.

São casos pontuais que são exceção e não norma. Na minha opinião o que se relata aqui no fórum é mais culpa do centro de reparações do que da Lenovo.

Desculpem, mas a partir do momento em que há vários departamentos da marca envolvidos e todos se mostram incapazes de resolver os problemas e se desviam literalmente de responder a questões muito explícitas (tais como as legais e o porquê dos meus relatórios serem ignorados), a compra torna-se num enorme erro.

Concordo, porque os centros de reparação nem são da Lenovo, são empresas com contratos com a Marca.

Mas o consumidor tem alguma coisa a ver com isso? Eu não sou cliente da Ename, nunca em momento algum procurei os serviços dessa empresa, e aliás, já pedi directamente à marca para não me voltarem a enviar para lá a máquina precisamente pelo centro se ter revelado repetidamente mais um elemento na cadeia de incompetência e de falta de profissionalismo e onde ignoram deliberadamente os muitos detalhes que já enviei e desmentem os factos e provas apresentadas.

Yet here I am, a ser prejudicado pela sua incompetência, meses a fio. Se a Lenovo não é responsável pela competência dos seus parceiros, quem é? Mais uma a juntar à já bem grande lista de red flags da própria marca.

Ninguém quer assumir responsabilidades deste "caso pontual". E o consumidor que se lixe, porque só um caso não faz moça e eventualmente a garantia acaba e a marca nem sequer tem de voltar sequer a dar troco. E a demorar ás vezes mais de 1 semana para obter respostas, que quando chegam são só uma continuação de tudo o que está errado e repetição do que já se percebeu antes.
 
Agendei reunião para o Centro de Arbitragem de Lisboa para dar início ao pedido de ajuda legal.

No entanto, ao consultar o site deparei-me com isto:

BJrvvQh.png

fonte - http://www.centroarbitragemlisboa.pt/recorrer.php


Visto que a compra foi feita no site da Lenovo... Quer então dizer que não tenho sequer como pedir ajuda legal para resolução do conflito?

É que já me tinham sugerido aqui no fórum este recurso, e também me foi sugerido quando falei ao telefone com o Centro Europeu do Consumidor, mas esta informação no site deles vai directamente contra essas indicações
 
@Kira-kun

Eu não estava a falar do teu caso, mas sim em comentário ao outro utilizador que dizia que era para esquecer comprar pelo loja oficial da Lenovo.

O teu caso está a ser mal tratado desde o inicio, que deviam analisar em termos técnicos e digo que isto tinha que ir parar a Lenovo HQ e não ao posto da Europa. Tu ainda tens o problema do aquecimento excessivo do PCH e do SDD M.2, que eu próprio não consigo perceber e eles tinham resolvido o problema e mantido um cliente que tivessem feito logo a troca do portátil e depois faziam outlet para retalhistas.

Na maioria das vezes as reclamações são mais fáceis de resolver se os técnicos fizessem outro tipo de testes, mas isso vai do procedimento de cada marca. Infelizmente marcas como a Lenovo, Dell, Asus, HP não consideram o ThermalThrottling como um defeito, para as marcas só se o computador desligar por aquecimento é que há um defeito.

O ThermalThrottling existe em praticamente todos os portáteis desta gama, especialmente 8ª e a 10ª geração da Intel. O problema na realidade é culpa da Intel por anunciar que o TDP dos CPU ser 45W e na realidade nós sabemos que é impossível alimentar a 100% 6C/12T ou 8C/16T a 3.4GHz a 3.6GHz+ com 45W e aumentam os TDP para 50/60/70/80W em sistema de arrefecimento que não foram desenhados para isso.
 
update:


Acabei por não ir ao Centro de Arbitragem, por achar que não iam fazer nada visto tratar-se de uma transação feita na Net num site não português. Entretanto houve novos desenvolvimentos.


A tentar chegar a novas pessoas porque as atuais continuaam a não ajudar, desta vez fui ao canal de facebook da marca para tentar chegar a novos departamentos da Lenovo e assim expôr o meu caso a mais pesoas dentro da marca. Fui ao Facebook Lenovo internacional queixar-me e resumir o caso de meses em meia dúzia de parágrafos. Foram prestáveis e rápidos; tanto que eu não expus logo o caso todo de seguido pq não podia no momento escrever tudo. Como a última mensagem foi deles e eu fiquei sem dar resposta, quem estava a falar mandou-me novamente mensagem menos de 24h de eu não lhes responder, para saber se ainda precisava e ajuda etc e para voltar ali quando me fosse conveniente. Lá acabei há uma semana atrás por fazer a nova exposição e imediatamente escalaram o meu caso para o departamento Customer Relations Team, dizendo que seria contactado por email ou telefone com uma resolução do meu caso. Ainda não fui contactado por ninguem deste novo departamento, mas entretanto, houve novos desenvolvimentos no processo - finalmente positivos!

Não sei se terá sido por reportar a um novo departamento, ou por mais uma série de emails com que inundei a caixa do outro departamento com quem estava já de momento a lidar (Lenovo EMEA Customer Care) com mensagens enormes onde expressei bem o ultraje que tem sido todo este filme e o quão queimada a marca está aos meus olhos como consumidor e profissional, acompanhado de imagens dos imensos Blue Screens e bugs, todos os videos e comportamentos anormais que fui coleccionando ao longo dos últimos meses, e basicamente com um ultimato de acção legal contra a marca por se recusar a prestar a resolução que lhe compete depois de repetidas falhas de reparação... Ou se terá sido o conjunto de todos os múltiplos factores em cima da mesa;

Certo é que esta sexta de manhã recebi pela primeira vez um email do Customer Care onde pela primeira vez li a única resposta possível para este problema: "After thorough investigation, I would like to refund your device."

Não sei como se vai desenrolar o filme agora, mas a partir do momento em que tenho prova escrita do manager do departamento a dizer que o refund vai para a frente, acho que já não se volta atrás. Mas se aprendi algo nestes meses a lidar com a Lenovo é que o bom-senso não lhes assiste. Espero que não demore mais uns meses, até porque só me chegará o refund depois de eles receberem o PC em armazém. Mas isto é, ao que tudo indicada, uma vitória duma luta de 9 meses. Travada 100% sozinho. Demorou, doeu, mas está quase lá. Nunca mais via o dia... :)
 
Última edição:
update:


Acabei por não ir ao Centro de Arbitragem, por achar que não iam fazer nada visto tratar-se de uma transação feita na Net num site não português. Entretanto houve novos desenvolvimentos.


A tentar chegar a novas pessoas porque as atuais continuaam a não ajudar, desta vez fui ao canal de facebook da marca para tentar chegar a novos departamentos da Lenovo e assim expôr o meu caso a mais pesoas dentro da marca. Fui ao Facebook Lenovo internacional queixar-me e resumir o caso de meses em meia dúzia de parágrafos. Foram prestáveis e rápidos; tanto que eu não expus logo o caso todo de seguido pq não podia no momento escrever tudo. Como a última mensagem foi deles e eu fiquei sem dar resposta, quem estava a falar mandou-me novamente mensagem menos de 24h de eu não lhes responder, para saber se ainda precisava e ajuda etc e para voltar ali quando me fosse conveniente. Lá acabei há uma semana atrás por fazer a nova exposição e imediatamente escalaram o meu caso para o departamento Customer Relations Team, dizendo que seria contactado por email ou telefone com uma resolução do meu caso. Ainda não fui contactado por ninguem deste novo departamento, mas entretanto, houve novos desenvolvimentos no processo - finalmente positivos!

Não sei se terá sido por reportar a um novo departamento, ou por mais uma série de emails com que inundei a caixa do outro departamento com quem estava já de momento a lidar (Lenovo EMEA Customer Care) com mensagens enormes onde expressei bem o ultraje que tem sido todo este filme e o quão queimada a marca está aos meus olhos como consumidor e profissional, acompanhado de imagens dos imensos Blue Screens e bugs, todos os videos e comportamentos anormais que fui coleccionando ao longo dos últimos meses, e basicamente com um ultimato de acção legal contra a marca por se recusar a prestar a resolução que lhe compete depois de repetidas falhas de reparação... Ou se terá sido o conjunto de todos os múltiplos factores em cima da mesa;

Certo é que esta sexta de manhã recebi pela primeira vez um email do Customer Care onde pela primeira vez li a única resposta possível para este problema: "After thorough investigation, I would like to refund your device."

Não sei como se vai desenrolar o filme agora, mas a partir do momento em que tenho prova escrita do manager do departamento a dizer que o refund vai para a frente, acho que já não se volta atrás. Mas se aprendi algo nestes meses a lidar com a Lenovo é que o bom-senso não lhes assiste. Espero que não demore mais uns meses, até porque só me chegará o refund depois de eles receberem o PC em armazém. Mas isto é, ao que tudo indicada, uma vitória duma luta de 9 meses. Travada 100% sozinho. Demorou, doeu, mas está quase lá. Nunca mais via o dia... :)
Fico feliz em saber que estás a conseguir resolver a tua situação. Nunca desistir.
 
Última edição:
update:


Acabei por não ir ao Centro de Arbitragem, por achar que não iam fazer nada visto tratar-se de uma transação feita na Net num site não português. Entretanto houve novos desenvolvimentos.


A tentar chegar a novas pessoas porque as atuais continuaam a não ajudar, desta vez fui ao canal de facebook da marca para tentar chegar a novos departamentos da Lenovo e assim expôr o meu caso a mais pesoas dentro da marca. Fui ao Facebook Lenovo internacional queixar-me e resumir o caso de meses em meia dúzia de parágrafos. Foram prestáveis e rápidos; tanto que eu não expus logo o caso todo de seguido pq não podia no momento escrever tudo. Como a última mensagem foi deles e eu fiquei sem dar resposta, quem estava a falar mandou-me novamente mensagem menos de 24h de eu não lhes responder, para saber se ainda precisava e ajuda etc e para voltar ali quando me fosse conveniente. Lá acabei há uma semana atrás por fazer a nova exposição e imediatamente escalaram o meu caso para o departamento Customer Relations Team, dizendo que seria contactado por email ou telefone com uma resolução do meu caso. Ainda não fui contactado por ninguem deste novo departamento, mas entretanto, houve novos desenvolvimentos no processo - finalmente positivos!

Não sei se terá sido por reportar a um novo departamento, ou por mais uma série de emails com que inundei a caixa do outro departamento com quem estava já de momento a lidar (Lenovo EMEA Customer Care) com mensagens enormes onde expressei bem o ultraje que tem sido todo este filme e o quão queimada a marca está aos meus olhos como consumidor e profissional, acompanhado de imagens dos imensos Blue Screens e bugs, todos os videos e comportamentos anormais que fui coleccionando ao longo dos últimos meses, e basicamente com um ultimato de acção legal contra a marca por se recusar a prestar a resolução que lhe compete depois de repetidas falhas de reparação... Ou se terá sido o conjunto de todos os múltiplos factores em cima da mesa;

Certo é que esta sexta de manhã recebi pela primeira vez um email do Customer Care onde pela primeira vez li a única resposta possível para este problema: "After thorough investigation, I would like to refund your device."

Não sei como se vai desenrolar o filme agora, mas a partir do momento em que tenho prova escrita do manager do departamento a dizer que o refund vai para a frente, acho que já não se volta atrás. Mas se aprendi algo nestes meses a lidar com a Lenovo é que o bom-senso não lhes assiste. Espero que não demore mais uns meses, até porque só me chegará o refund depois de eles receberem o PC em armazém. Mas isto é, ao que tudo indicada, uma vitória duma luta de 9 meses. Travada 100% sozinho. Demorou, doeu, mas está quase lá. Nunca mais via o dia... :)
Foi exatamente o que tinha dito, não foi parar as mãos das pessoas certas. Eu tenho um amigo que teve o mesmo problema um RMA da EVGA e teve que ir parar a EVGA USA para EVGA EU resolver o problema. Infelizmente isto é uma realidade que afeta as empresas gigantes, em que cada departamento faz uma coisa e nem sempre a comunicação entre eles (isto falando de vários sectores industriais).

Ainda bem que ficas com o problema resolvido (ainda falta o refund) e que esperamos que a Lenovo aprenda qualquer coisa.
 
Agora vai ser um problema é escolher a nova máquina para substituir esta compra falhada.
Tenho andado a pensar em mudar para Desktop pq com o novo lifestyle de estar em casa a full time já nao me faz falta um portátil de alto desempenho... mas consta que há por aí uma secura grave de componentes e especialmente de placas gráficas :\
E eu não quero passar, naturalmente, para uma inferior à que tinha no lenovo (GTX 1660 Ti).
 
Agora vai ser um problema é escolher a nova máquina para substituir esta compra falhada.
Tenho andado a pensar em mudar para Desktop pq com o novo lifestyle de estar em casa a full time já nao me faz falta um portátil de alto desempenho... mas consta que há por aí uma secura grave de componentes e especialmente de placas gráficas :\
E eu não quero passar, naturalmente, para uma inferior à que tinha no lenovo (GTX 1660 Ti).
Acho que o melhor a fazer é aguentares-te ao máximo com outros equipamentos que já tenhas até esta crise de stocks passar. Não só pela escassez de opções como pelo aumento de preços.
 
Agora vai ser um problema é escolher a nova máquina para substituir esta compra falhada.
Tenho andado a pensar em mudar para Desktop pq com o novo lifestyle de estar em casa a full time já nao me faz falta um portátil de alto desempenho... mas consta que há por aí uma secura grave de componentes e especialmente de placas gráficas :\
E eu não quero passar, naturalmente, para uma inferior à que tinha no lenovo (GTX 1660 Ti).
Verifica o gigabyte g5
 
Final Update sobre o meu case:

Dia 15 de Junho finalmente recebi o reembolso na minha conta.
Não sem antes me voltar a deparar com mais meia dúzia de incoerências e falhanços por parte da Lenovo e restantes envolvidos.


O reembolso foi aprovado a 23 de Abril pela Lenovo e só foi emitido pela Digital River a 25 de Maio, foi mais 1 mês inteiro "à espera" de desenvolvimentos. Recebi então um email da Digital River no dia 25 a pedir para inserir os dados pessoais e IBAN para me transferirem o valor devido; o link estava estragado, não dava para enviar os dados. lol. Contactei-os de volta e foi mais uns dias à espera para me dizerem que afinal já tinha sido feito no mesmo dia 25 e que ia demorar entre 5 a 7 dias úteis. Ao 8 dia útil sem ver o dinheiro cair na conta, voltei a contactar, responderam-me que agora afinal tinha de esperar entre 7 a 14 dias úteis.
Mais uma vez, não cumpriram o prazo indicado. O dinheiro chegou à minha conta no 16º dia.

Passaram-se 7 semanas e meia desde que foi aprovado o reembolso até que chegou à minha conta.
Quase 2 meses para concluir o processo de reclamações que se arrastou durante 1 ano e onde tive a experiência de contactar com vários departamentos e representantes da Lenovo e onde todos, literalmente todos os envolvidos conseguiram falhar para comigo e para com o que era dito pelos próprios, alguns a falhar repetidamente.

Posto isto, o caso está encerrado, não tive de ir para tribunal, mas tive de ter muita, mesmo muita paciência e queimar dezenas de horas para resolver um caso que só podia ter um desfecho e onde fizeram absolutamente de tudo para tentar evitar esse desfecho.

Passei-me dezenas de vezes com o quão vergonhosamente incompetente se revelavam uma e outra vez nas várias etapas dos processos, e senti-me desrespeitado, questionado e tomado por otário frequentemente. Isto é gravíssimo para as relações públicas de uma empresa, mas pelos vistos tenho mais eu em conta isso do que qualquer uma das outras partes envolvidas teve.
Por tudo isto digo com toda a certeza, Lenovo na minha vida, nunca mais.

Espero que exposição que aqui fui fazendo seja útil caso alguém esteja a ponderar consumir produtos desta marca multinacional.

Cumps
 
Bem, agora é a minha vez de me aventurar...

Não consigo utilizar drivers da NVIDIA recentes porque com o hybrid mode off o ecrã começa a piscar e até pode ficar preto. Para ter o hybrid mode off preciso de usar drivers antigos, coisa que não quero como é óbvio. As soluções apresentadas pelo suporte técnico foram reinstalar o Windows, que não resolveu, e trocar a motherboard. Trocar a motherboard não irá resolver o problema porque isto é algum conflito com o software e o hardware, já vi outras pessoas com o mesmo problema.

Como tal, decidi enviar um email para o departamento da loja online a explicar isto e a pedir a devolução do portátil. Vamos ver o que dizem.

Já agora, alguém aqui com o hybrid mode off e a utilizar os drivers mais recentes da NVIDIA com algum problema do género?
 
Rethew

Estranho tenho as ultimas drivers instaladas e consigo ativar e desativar o hibrid mode sem quaisquer problemas, tenho sempre feito todos os updates sempre que são lançados seja do Windows seja da gráfica, nada a relatar.

Neste momento as ultimas drivers da NVIDEO para a RTX 2060 é a V741.11 como podes ver nas imagens abaixo.
Agora a única explicação que encontro para isso é o problema ser das drivers, ai não é com a Lenovo, mas sim com a NVIDEO, que tem de resolver esse problema, uma vez que ao fazeres downgrade das drivers o problema fica resolvido, então é algo relacionado com as drivers recentes especificamente a serie GTX, ai só tens de aguardar que lancem novo update e esse problema venha resolvido.​
image-15F5_60E1F1DB.jpg

image-45DC_60E1F1DB.jpg
 
Rethew

Estranho tenho as ultimas drivers instaladas e consigo ativar e desativar o hibrid mode sem quaisquer problemas, tenho sempre feito todos os updates sempre que são lançados seja do Windows seja da gráfica, nada a relatar.

Neste momento as ultimas drivers da NVIDEO para a RTX 2060 é a V741.11 como podes ver nas imagens abaixo.
Agora a única explicação que encontro para isso é o problema ser das drivers, ai não é com a Lenovo, mas sim com a NVIDEO, que tem de resolver esse problema, uma vez que ao fazeres downgrade das drivers o problema fica resolvido, então é algo relacionado com as drivers recentes especificamente a serie GTX, ai só tens de aguardar que lancem novo update e esse problema venha resolvido.​
image-15F5_60E1F1DB.jpg

image-45DC_60E1F1DB.jpg
Ao utilizares o portátil no dia a dia e até enventualmente jogar com o hybrid mode off não tens quaisquer flickers no ecrã? É que às vezes não é instantâneo, demora alguns minutos, horas.

Se normalmente utilizas com o modo ligado, agradecia-te imenso se pudesses testar durante 1 dia com ele desligado, ou até verificares algum problema.

Conheço uma pessoa com um Legion 5 com uma 2060 e tem o mesmo problema.
 
Rethew

A atualização já ocorreu a 22-06-21 ando dias inteiros com o modo hibrid desligado, só recorro ao modo hibrido ligado, quando preciso de bateria, a esta altura já tinha dado por isso se houvesse algum problema do género como o que relatas, visto que uso o portátil intensivamente no dia a dia.

também andei a ver, e como dizes existe alguns relatos, mas são uma minoria, se fosse algo crónico acontecia a todos, uma vez que pelo que percebi é apenas software, pois houve quem trocasse de hardware na garantia e o problema manteve-se igual, só normalizou fazendo downgrade das drivers, como já tu próprio podes-te testar.

o que não deixa de ser estranho.


 
Rethew

A atualização já ocorreu a 22-06-21 ando dias inteiros com o modo hibrid desligado, só recorro ao modo hibrido ligado, quando preciso de bateria, a esta altura já tinha dado por isso se houvesse algum problema do género como o que relatas, visto que uso o portátil intensivamente no dia a dia.

também andei a ver, e como dizes existe alguns relatos, mas são uma minoria, se fosse algo crónico acontecia a todos, uma vez que pelo que percebi é apenas software, pois houve quem trocasse de hardware na garantia e o problema manteve-se igual, só normalizou fazendo downgrade das drivers, como já tu próprio podes-te testar.

o que não deixa de ser estranho.


Pois exato...

É que ainda não deu para perceber a raiz do problema. Pessoas com máquinas iguais e drivers iguais, uns com problemas outros não. Só se for alguma coisa com algumas BIOS de fábrica ou algum componente que tenha mais que 1 fornecedor.

Estou aqui numa espécie de encruzilhada que não sei para onde me virar, Lenovo ou NVIDIA. É que se fosse só nesta versão mais recente que tivesse problemas, sem stress. Mas são todas as versões depois da que a Lenovo dá, 442.23 que é velha como o raio.
 
Última edição:
Rethew

Sim de facto agora com o surgir do windows 11 e esta polémica toda do TPM 2.0, pedi um bocado a ver um pouco as coisas no caso deste modelo, no meu já tenho o TPM 2.0 ativo na bios, está ok, mas já vi por ai malta que, não tem opção na bios para alterar, mesmo modelo, logo por ai já deu para perceber que existe algumas pequenas diferenças na arquitetura do hardware entre os modelos desta série, o que depois pode dar origem a estas pequenas ocorrências que são basicamente muito poucas no universo de milhares de unidades, o que se torna chato depois tentar efetuar um despiste da origem do problema.

Honestamente, tens ai uma situação chata, pois o problema deve ser apenas algum bug que deve estar nas novas drivers e que só ocorre mediante o tipo de hardware que não é compatível.​
 
@MOUSETM

Acho que o plano agora é ver o que dizem do departamento da loja online. Se se recusarem a fazerem o reembolso, que é o mais provável, tenho que (pela 4° vez) falar com o apoio técnico para desta vez virem mesmo trocar a motherboard. Tenho arrastado isto durante 1 ano na esperança que se resolvesse mas nada.

Como substituir a motherboard não deverá resolver o problema, então aí devem fazer o reembolso. Mas vamos ver.
 
Bem, agora é a minha vez de me aventurar...

Não consigo utilizar drivers da NVIDIA recentes porque com o hybrid mode off o ecrã começa a piscar e até pode ficar preto. Para ter o hybrid mode off preciso de usar drivers antigos, coisa que não quero como é óbvio. As soluções apresentadas pelo suporte técnico foram reinstalar o Windows, que não resolveu, e trocar a motherboard. Trocar a motherboard não irá resolver o problema porque isto é algum conflito com o software e o hardware, já vi outras pessoas com o mesmo problema.

Como tal, decidi enviar um email para o departamento da loja online a explicar isto e a pedir a devolução do portátil. Vamos ver o que dizem.

Já agora, alguém aqui com o hybrid mode off e a utilizar os drivers mais recentes da NVIDIA com algum problema do género?
Por acaso de há 2 meses para cá tem-me acontecido isso só tive blackscreen do nada 1x e screenflickering de vez em quando. Deve acontecer 1/2x por semana. Tenho o modelo i7 com gtx 1660 ti
 
Back
Topo