Lenovo Legion 5 Pro - Não reconhece o próprio monitor do portátil

Ignis

Power Member
O meu Lenovo Legion 5 Pro com uma RTX 3070 e um 5800H, deixou de reconhecer o próprio monitor do portátil, depois de durante meses só usar um monitor externo, deve-se de ter esquecido que tem o monitor do próprio portátil. É um problema ridículo que muitas pessoas encontram nos portáteis Lenovo. O próprio windows só reconhece o monitor externo e não consegue encontrar mais nenhum. No passado usei a técnica de pressionar o botão power durante 60 segundos para fazer reset ao portátil, e o monitor voltou à vida. Mas agora nem com os 60 segundos. A motherboard, placa gráfica e isso funcionam no portátil, ou nem o monitor externo funcionaria. O monitor do portátil apenas ficou em estado adormecido. Alguém com este portátil conseguiu resolver a questão? Será que uma formatação resolveria? Obrigado
 
Podes abrir o portátil? se sim e não tiver garantia, verifica se o cabo flat que liga o lcd à motherboard está bem ligado, também pode ser algum problema na parte traseira do panel LCD que terá de ser desmontado para ver "cabo, fusivel, (sensor de tampa)etc..." tem defeitos.
****Sensor de tampa>>>O monitor do portátil apenas ficou em estado adormecido.****
 
Isso é estranho, uso um Y540 já há 4 anos com 2 monitores externos e nunca tive qualquer problema, provavelmente alguma coisa na bios.

o reset não é feito por apertares o botão power 60s, nos lenovo existe mesmo um botão reset precisas é de um bico do lapis ou mesmo um clip. vê o video:

A formatação é mesmo se após o post o windows continuar as escuras, problemas de drivers, o melhor será mesmo fazer uma instalação nova do sistema operativo...
 
Isso é estranho, uso um Y540 já há 4 anos com 2 monitores externos e nunca tive qualquer problema, provavelmente alguma coisa na bios.

o reset não é feito por apertares o botão power 60s, nos lenovo existe mesmo um botão reset precisas é de um bico do lapis ou mesmo um clip. vê o video:

A formatação é mesmo se após o post o windows continuar as escuras, problemas de drivers, o melhor será mesmo fazer uma instalação nova do sistema operativo...

O windows 11 agora deteta o monitor do portátil quando levanto o monitor do laptop.

Screenshot-2024-05-01-183055.png


A resolução, em vez de ser 2560 x 1600, identifica como 1024x768. Ou seja, o Windows deteta algo, mas não sabe o que é, e o monitor continua sempre sem imagem, poderá ser drivers não?
 
@Ignis

A minha duvida neste momento, é o que é que fizeste no entretanto???, formataste o pc ou não fizeste nada limitaste-te a fazer o mesmo procedimento que já fazias???
 
@Ignis

A minha duvida neste momento, é o que é que fizeste no entretanto???, formataste o pc ou não fizeste nada limitaste-te a fazer o mesmo procedimento que já fazias???

Não fiz praticamente nada, só reparei que quando desativo o hybrid mode da lenovo, ele reconhece o monitor. Mas estou a tentar falar com os serviços da lenovo.
 
@Ignis

O modo Hybrid só vale apena estar ativado, para ganhar alguma autonomia em caso que não necessites de grande poder gráfico, então ele troca da gráfica dedicada para a interna da INTEL, mas neste tipo de portáteis para o tipo de uso que tem ninguém tem isso ativo, pois é de todo o interesse que seja a gráfica dedicada sempre em main...

Seja como for, isso já deve ser ai uma embrulhada qualquer com drivers e precisa de ser formatado e reinstalar tudo e começar de novo, infelizmente volta e meia por muitos cuidados que tenhamos é ocorre sempre algum problema originado por updates do Windows ou mesmo do fabricante...

Sei que é chato mas há situações para se resolver só mesmo indo ao extremo e ter de reinstalar tudo de novo.
 
@Ignis

O modo Hybrid só vale apena estar ativado, para ganhar alguma autonomia em caso que não necessites de grande poder gráfico, então ele troca da gráfica dedicada para a interna da INTEL, mas neste tipo de portáteis para o tipo de uso que tem ninguém tem isso ativo, pois é de todo o interesse que seja a gráfica dedicada sempre em main...

Seja como for, isso já deve ser ai uma embrulhada qualquer com drivers e precisa de ser formatado e reinstalar tudo e começar de novo, infelizmente volta e meia por muitos cuidados que tenhamos é ocorre sempre algum problema originado por updates do Windows ou mesmo do fabricante...

Sei que é chato mas há situações para se resolver só mesmo indo ao extremo e ter de reinstalar tudo de novo.

Eu falei com a maislenovo por telefone, pois não me respondiam aos email. Foi isso mesmo que me disseram, o técnico disse-me que também já lhe tinha acontecido e que seria problemas de configuração. Disse-me para restaurar o computador ou formatar. Também me disse para desinstalar o anti virus e usar o windows defender e o lenovo vantage pois só criam problemas. O lenovo vantage eu preciso dele porque me faz jeito para preservar a bateria. Obrigado, vou ter de formatar o laptop. Pena que a Lenovo tenha destes problemas de drivers e configurações, pois são laptops muito bons.
 
@Ignis

O lenovo vantage é bom quando se tem de fazer alguns updates ou trocar alguma configuração, mas de resto não serve para nada, eu ainda tive isso instalado no inicio, depois descartei por completo...

O preservar a bateria, esquece lá isso, sendo a mesma interna, não te vai durar mais por andares a mudar o modo grafico, o que conta é os ciclos de carga e descarga, se usas um monitor externo a grafica dedicada é a que usas mais, logo não faz sentido andares com o modo hibrido, pouco se beneficia com essa opção ligada, dai ninguem optar por tela activa, pois num portatil destes autonomia não é o seu forte, é uma maquina que para usar todo o seu potencial tem de estar sempre ligada há corrente...

Vamos lá ver estes problema de drivers são transversais a todas as marcas e não só a Lenovo como estás a pensar, seja em portateis ou desktop's, eu e muitos não temos nada a dizer da Lenovo, neste momento face a custo beneficio é a marca mais acessivel que ai anda, e das mais recomendadas...

O problema destas situações acontecerem é tem haver mais com o sistema operativo do que com as drivers em si, obrigando a ter de formatar e começar de novo, neste momento com windows 11 ainda é frequente...
 
@Ignis

O lenovo vantage é bom quando se tem de fazer alguns updates ou trocar alguma configuração, mas de resto não serve para nada, eu ainda tive isso instalado no inicio, depois descartei por completo...

O preservar a bateria, esquece lá isso, sendo a mesma interna, não te vai durar mais por andares a mudar o modo grafico, o que conta é os ciclos de carga e descarga, se usas um monitor externo a grafica dedicada é a que usas mais, logo não faz sentido andares com o modo hibrido, pouco se beneficia com essa opção ligada, dai ninguem optar por tela activa, pois num portatil destes autonomia não é o seu forte, é uma maquina que para usar todo o seu potencial tem de estar sempre ligada há corrente...

Vamos lá ver estes problema de drivers são transversais a todas as marcas e não só a Lenovo como estás a pensar, seja em portateis ou desktop's, eu e muitos não temos nada a dizer da Lenovo, neste momento face a custo beneficio é a marca mais acessivel que ai anda, e das mais recomendadas...

O problema destas situações acontecerem é tem haver mais com o sistema operativo do que com as drivers em si, obrigando a ter de formatar e começar de novo, neste momento com windows 11 ainda é frequente...

A questão da bateria é que o Lenovo Vantage permite o modo conservação em que a bateria fica sempre entre os 50%-60%, não deixa carregar mais. Estar sempre a bombar nos 100% desgasta muito a bateria. O meu portátil está sempre ligado à corrente. Vou ter que formatar infelizmente... mas o que é estranho é que nem na BIOS o monitor do portátil dá imagem.
 
@Ignis

Não serve de nada estares a limitar os cilos, pois ao contrario do que pensas ainda estás a acelerar mais pois estás a torna-los mais curtos do que mais longos, essa configuração só te servia se podesses remover a bateria, tens essa opção é para limitar a carga para não ter de levar a bateria a 100% mas tinhas de usar a bateria, como não é o caso, não te tem qualquer utilidade o lenovo vantage, pois não existe forma de conseguires que bateria dure mais tempo se a mesma está no pc a trabalhar...


A bios não aparece o post porque está configurado para ser rápido, para acederes á bios e fazeres um reset as definições tens de usar o método do video que deixei atrás...
 
@Bullit

Isso já está ele a fazer no Lenovo Vantage, mas como ele não usa a bateria como devia não lhe vai servir de nada, pois não é por isso que a bateria lhe vai durar mais tempo, quando ele usa o portátil sempre ligado há corrente...

Infelizmente apartir do momento que as baterias deixaram de ser amovíveis, todas essas situações de andar a limitar carga de baterias e afins cairam por terra, simplesmente não existe qualquer solução benefica que garanta maior longevidade,sobretudo neste tipo de portáteis que para o hardware estar no seu todo tem de ser ligado há corrente...

O recomendado é usar e quando tiver de ser substituir a bateria, não é nenhuma fortuna, e com o tipo de uso, quando chegar a esse ponto já passaram 4 ou 5 anos...
 
Última edição:
@MOUSETM

Não sei o que desgasta mais a bateria, mante-la sempre nos 60% ou sempre nos 100% quando ligada sempre à corrente, mas sempre me disseram e pelo que li por artigos, que manter a bateria sempre a 100% é mais prejudicial, pois está a stressá-la, nos telemóveis o ideal é sempre entre os 20%-80%, os novos agr até limitam a 80% se quisermos. Mas imaginemos que manter nos 60 ou 100 é igual em termos de desgate, mesmo assim prefiro mante-la sempre nos 60%, a meio da capacidade, a bateria sempre nos 100% pode inchar principalmente com o calor e quando o portátil está muito quente, é sempre mais seguro deixar uma bateria a meio da capacidade.

https://www.evlithium.com/Blog/battery-swelling-causes-risks-prevention.html

Overcharging​

One of the leading causes of battery swelling is overcharging. When a battery is consistently charged beyond its recommended capacity, it can lead to the buildup of gas inside the battery, causing it to expand.
 
@MOUSETM

Não sei o que desgasta mais a bateria, mante-la sempre nos 60% ou sempre nos 100% quando ligada sempre à corrente, mas sempre me disseram e pelo que li por artigos, que manter a bateria sempre a 100% é mais prejudicial, pois está a stressá-la, nos telemóveis o ideal é sempre entre os 20%-80%, os novos agr até limitam a 80% se quisermos. Mas imaginemos que manter nos 60 ou 100 é igual em termos de desgate, mesmo assim prefiro mante-la sempre nos 60%, a meio da capacidade, a bateria sempre nos 100% pode inchar principalmente com o calor e quando o portátil está muito quente, é sempre mais seguro deixar uma bateria a meio da capacidade.

https://www.evlithium.com/Blog/battery-swelling-causes-risks-prevention.html

Overcharging​

One of the leading causes of battery swelling is overcharging. When a battery is consistently charged beyond its recommended capacity, it can lead to the buildup of gas inside the battery, causing it to expand.
As baterias não incham a não ser que tenham defeito o que não é o caso, e comparar smartphone e portátil nada haver, o portátil em termos de ventilação está a anos luz de um smartphone, logo, mais uma vez esquece isso, a bateria não vai durar mais, por estares a limitar a carga até aos 60%, isso só servia se usasses a bateria no dia a dia e nao era a 60 mas a 80, como tens isso como fixo é igual ao litro, a degradação está a acontecer e não qualquer controlo sobre a mesma, essas configurações eram boas quando se consegui remover a bateria, hoje não tem aplicação, nem os fabricantes tem solução para isso, tudo o que lês pela web não tem aplicação nos dias que correm...

Conselho usa o portátil em pleno foi para isso que o compraste, não tentes limitar as coisas só porque pensas que vai durar, que não vai, eu sei pois uso portátil há decadas, as baterias hoje usa-se e troca quanto tiver de ser, nunca limitei carga alguma e sempre 100% nas cargas ligados há corrente, ao fim de 4 a 5 anos bateria troca, que é o que estou a fazer agora ao meu y540...
 
Back
Topo