Leica S2 - 37Mp - "Qualidade do formato médio no tamanho duma 35mm"

Full Specs & Lentes

leicassystem001.jpg


Leica has revealed specifications and a release date for its medium-format 'S system'. The S2 as a 37.5 megapixel Kodak CCD sensor which measures 45 x 30 mm, sensitivity is pegged from ISO 80 to 1250 and the camera can shoot 1.5 fps for up to 8 RAW DNG files. Around the back you'll find a three inch LCD with 460,000 dots (surprisingly not the higher resolution 920,000 dot screens found on other DSLRs). Everything else is pretty much to be expected; three metering modes, four exposure modes, integral metal shutter provides 32 to 1/4000 sec and a flash sync of 1/125 sec, optional lens leaf shutter delivers flash sync up to 1/500 sec. A basic 'kit' (S2 and one lens) will set you back around $30,000 and the first units should ship in October.


(...)

Dual shutter system

The LEICA S2 allows photographers to choose the shutter system which best matches the task at hand. The S2 is equipped with a metal focal-plane shutter with the fastest shutter speed of 1/4000 of a second and a flash synch time of 1/125 of a second. Lenses of key focal lengths will be available in the future with integrated leaf shutters designed by Leica engineers that photographers can activate via the camera’s main switch. The integrated leaf shutter allows flash units to be used at the fastest shutter speed of 1/500 second, giving photographers more options for suppressing unwanted ambient light. Several patents are pending for the Leica leaf shutter, which features an electronically-controlled drive guaranteeing reliable, fast exposure times and low energy consumption.

Precise, high-speed autofocus

The autofocus developed by Leica for the S2 is based on a centrally positioned cross-hair sensor for high precision focusing. Each S lens has its own Leica-designed microprocessor for precise autofocus and iris diaphragm control. The integrated focusing drive is a proprietary Leica design that features silent gearing. All S lenses have a generous focus ring with just the right amount of drag, letting the photographer override the autofocus at any time.

(...)
dpreview
 
não me excita.

é mesmo para ambientes controlados.. 1250 iso max? 1/4000s max shutter? 1.5 fps? e um lcd de 3" com 460k.. :)
são specs de uma câmara de entrada de gama, hehe.

mas depois junta-se um viewfinder do caraças, um sensor do caraças e vidro do caraças e pede-se US$30k por ela. :D

1000% de lucro ou coisa do género.
 
Esse comentário parece de quem leu a review na diagonal...
Ou isso ou não entendeste o sistema de que se trata. Dentro das médio formato, desde o inicio dos tempos, não há nada mais versátil que esta câmera. A nível de objectivas não existe nenhuma objectiva à face da Terra melhor que estas. E isso é "cientificamente" provado. Além disso estas objectivas não estão nem perto da sua capacidade máxima com este sensor...

Depois também não leste a possibilidade de aparecimento de novos firmwares que poderão trazer novidades a nível de ISO.
E já agora...Em que situações práticas é que utilizas mais de 1/4000 em fotografia de rua? (ou mesmo outra situação). A não ser que tenhas uma Noctilux f/0.95 ou estejas a usar um ISO muito alto (mas parece que a ideia não é essa pois já lá vai o tempo em que se procurava ter grão nas imagens).


A verdade é que o target principal para esta câmera haverão de ser os fotógrafos de estúdio e/ou que trabalham em ambientes sobretudo controlados... Mas a verdade é que eu vejo mais potencial e poderia ser interessante ve-la noutro tipo de fotografias, o que não me surpreendia muito.

Acontece é que a nível de retorno financeiro só mesmo os fotógrafos de moda/produto poderão ter mais facilidade em vir a rentabilizar tal investimento...
 
É minha impressão ou as fotos desta galeria mais parece snap-shots de turista do que fotos de reviewer? E ter o sensor sujo não é simpático.
Yeap, as fotos estão mesmo muito fraquinhas, também não percebi muito a ideia (e sim, o pó também não é abonatório). Btw, acho também que parte desses samples têm vestígios de noise-reduction que não seriam de esperar para isos tão baixos - não sei se terão usado um firmware mais antigo ou um software conversor ainda beta (por ex, a ISO320 as fotos do blog postado pelo Horus parecem muito melhor do estas da DPReview)

não me excita.

é mesmo para ambientes controlados.. 1250 iso max? 1/4000s max shutter? 1.5 fps? e um lcd de 3" com 460k.. :)
são specs de uma câmara de entrada de gama, hehe.

mas depois junta-se um viewfinder do caraças, um sensor do caraças e vidro do caraças e pede-se US$30k por ela. :D

1000% de lucro ou coisa do género.
Mas não me parece que para o tipo de uso que estas máquinas têm (maioritariamente estúdio?) precisem muito mais do que isso. Quanto ao preço, bem é o que se espera da Leica right? (não estou a tomar partido, apenas a constatar).

De uma coisa não há dúvidas, a qualidade das fotos que este novo sistema (S2 e novas lentes) consegue criar são abismais :wow:
 
Esse comentário parece de quem leu a review na diagonal...

aponta uma mentira que eu tenha dito naquilo que escrevi.

e o "não me excita" não conta !:p

Dentro das médio formato, desde o inicio dos tempos, não há nada mais versátil que esta câmera. A nível de objectivas não existe nenhuma objectiva à face da Terra melhor que estas. E isso é "cientificamente" provado. Além disso estas objectivas não estão nem perto da sua capacidade máxima com este sensor...

onde é que disse o contrário?

E já agora...Em que situações práticas é que utilizas mais de 1/4000 em fotografia de rua? (ou mesmo outra situação). A não ser que tenhas uma Noctilux f/0.95 ou estejas a usar um ISO muito alto (mas parece que a ideia não é essa pois já lá vai o tempo em que se procurava ter grão nas imagens).

acreditas mesmo no que acabaste de dizer? :)

num dia de sol, com ISO 100 e qualquer objectiva f/1.8 existem situações em que 1/4000s não são suficientes. quanto mais com f/1.4. tu dizes "fecha o diafragma" e eu digo, "mas eu gosto de shallow dofs"..

isto foi uma brincadeira com o meu irmão na varanda.. iso 100, f/1.8, 85mm, 1/6000s

» http://farm4.static.flickr.com/3611/3396241551_d72846b436.jpg

e sim, a foto tá rebentada ali na base que ele tá a saltar, ali um canto, mas foi porque eu aumentei o brightness porque a cara estava muito escura.. na foto original n ha nada rebentado (nem que seja porque é complicado a S 5 estoirar brancos).

e tenho várias fotos na praia.. com shutter speed acima de 1/4000s.. e quando chegar a 50mm f/1.4 ainda devo ter mais.

A verdade é que o target principal para esta câmera haverão de ser os fotógrafos de estúdio e/ou que trabalham em ambientes sobretudo controlados... Mas a verdade é que eu vejo mais potencial e poderia ser interessante ve-la noutro tipo de fotografias, o que não me surpreendia muito.

Acontece é que a nível de retorno financeiro só mesmo os fotógrafos de moda/produto poderão ter mais facilidade em vir a rentabilizar tal investimento...

aqui estamos totalmente de acordo. :)
 
Filtro ND... ;-)

quando escrevi aquilo pensei logo que essa seria uma das respostas de alguém.
mas tens razão, eu no fundo estava simplesmente a ser um bocado do contra.
mas no entanto a afirmação de que apenas com uma noctilux seriam necessários mais de 1/4000s, não foi a mais correcta.

pra uma câmara de médio formato actualmente não há nada do formato/tamanho/versatilidade desta.. mas a Leica chateia-me por causa dos price tags, foi o que eu disse anteriormente, eles têm prai 1000% de lucro no kit.. por muito que o R&D tenha custado. US$30k é um roubo! :p
 
a Leica chateia-me por causa dos price tags, foi o que eu disse anteriormente, eles têm prai 1000% de lucro no kit.. por muito que o R&D tenha custado. US$30k é um roubo! :p

Não há já um tópico qualquer para o pessoal se queixar dos preços da Leica? Se não há, devia! Volta e meia surge esta questão, que até é pertinente.

Não se pode é confundir as características técnicas e funcionais das Leicas com o facto da Leica se assumir com uma marca "premium".
 
Então e as pessoas que as montam à mão!? Têm de ser pagas, e olha que de certeza absoluta não recebem apenas 8€ à hora.

As pessoas tão é mal habituadas a coisas feitas por mão de obra barata e depois queixam-se do valor.
 
Quando falei da Noctilux estava a ser irónico, até porque este modelo não tem nada equivalente.

Claro que sei que em dias de sol facilmente se passa de 1/4000 mas não te esqueças que estamos a falar de uma médio formato e, se leste a review toda com atenção, hás-de ter reparado que mesmo a dificuldade aqui é conseguir fotografias com grande profundidade de campo.

A f/5.6 tens bokeh que nunca mais acaba... (e do bom lol)

:)


Existem muitas condicionantes para que a Leica pratique os preços que pratica...
Além disso é bom saber que temos cerca de 500 empregados na fábrica de Famalicão e se não fossem estes novos produtos andariam todos a contar os dias para irem para o desemprego.
 
Se pensam que o pessoal da fábrica de Famalicão ganha maravilhas estão bem enganados,
mas não vou entrar em guerras o preço das Leicas é exagerado e disso ninguém me convence
do contrário, mas como em tudo o que é vendas só compra quem quer por isso não me incomoda
nada os preços que eles praticam
 
Se pensam que o pessoal da fábrica de Famalicão ganha maravilhas estão bem enganados

Maravilhas não digo, mas certamente que será mais que os chineses, filipinos e tailandeses que fazem o mesmo trabalho.

EDIT: Antes que me caiam em cima, gostaria de esclarecer que não acho que a Leica custa o que custa porque tem uma fábrica em PT, mas precisamente o contrário: pode dar-se a esse "luxo relativo" porque custa o que custa. Mas podem ter a certeza que, se estivessem interessados em reduzir os preços, certamente que deslocalizar para um pais da Europa de leste ou do Pacífico seria uma das primeiras medidas, pois essa é uma prática perfeitamente normal. Evidentemente que fabricar em PT, apesar de tudo, é mais barato que fazê-lo na Alemanha. Quem viu os vídeos da linha de montagem da M9 apercebe-se que na Alemanha pouco mais fazem do que apertar uns parafusos, fazer umas afinações de última hora e colar o autocolante com a marca (um bocado como acontece com as roupas ditas "de marca"). E no entanto o que vem escrito na caixa é "Made in Germany", certo?
 
Última edição:
Maravilhas não digo, mas certamente que será mais que os chineses, filipinos e tailandeses que fazem o mesmo trabalho.

EDIT: Antes que me caiam em cima, gostaria de esclarecer que não acho que a Leica custa o que custa porque tem uma fábrica em PT, mas precisamente o contrário: pode dar-se a esse "luxo relativo" porque custa o que custa. Mas podem ter a certeza que, se estivessem interessados em reduzir os preços, certamente que deslocalizar para um pais da Europa de leste ou do Pacífico seria uma das primeiras medidas, pois essa é uma prática perfeitamente normal. Evidentemente que fabricar em PT, apesar de tudo, é mais barato que fazê-lo na Alemanha. Quem viu os vídeos da linha de montagem da M9 apercebe-se que na Alemanha pouco mais fazem do que apertar uns parafusos, fazer umas afinações de última hora e colar o autocolante com a marca (um bocado como acontece com as roupas ditas "de marca"). E no entanto o que vem escrito na caixa é "Made in Germany", certo?

Nop, estas 100% certo : a Leica em Famalicão faz grande parte dos corpos da Leica : as SL eram feitas ca, as R8 e as R9 tambem, a M8 tambem e agora a M9. ( que eu saiba, desde da M6 que tambem foram feitas cá )

A Leica uma das suas bandeiras é a qualidade de construção e quem ja teve / pegou / fotografou com uma sabe do que falo : o plastico é só usado muito, muito ao de leve... são maquinas e lentes que chegam a ser obras de arte.

Mudar a fabrica de sitio concerteza fariam mais dinheiro mas a qualidade iria sofrer.. alias já o fizeram uma vez, com os modelos ELCAN ( Ernest Leitz CANada ), em que se mudaram para o Canada e hoje em dia uma lente feita ELCAN vale 10 a 20% menos que uma Wetzlar.

E já agora, as R dizem por baixo "Made in Portugal" e valem no mercado o mesmo que uma "Made in Germany".





Quanto aos outros posters, a S1 tinha 25mp e não 75mp.

A S2 é porreira mas mesmo eu, amante Leica, não lhe vejo grande futuro e se me dessem à escolha, preferia gastar dinheiro noutro lado - não tem lentes disponiveis, o ruido é realmente elevado para uma maquina que está a sair ( compare-se com os backs da PhaseOne, os P+ ) e daqui a 18 dias vai sair uma Hasselblad com quase o DOBRO da resolução ( H4D 60mp ) ...

E contra uma H3DII ou uma H4D a unica coisa que a S2 tem de diferente para melhor é o facto de ser "weather selead", tudo o resto é igual ou pior ( performance AF, viewfinder, ISO - pior, etc ) .

As lentes são muito boas as que estão a sair mas não nos esquecemos que na arena do médio formato as lentes são muito muito boas.... A Leica tem sim grande vantagem com as suas M no formato 135 ( 35mm ) onde é muito melhor que as Canon, Nikon e companhia ( em praticamente todas as distancias focais abaixo dos 75mm ) mas em médio formato....

E já agora, 1/4000 é muito decente para MF... As hasselblad 500 tem a velocidade máxima de 1/500 ... as 200 de 1/2000 .. e por ai.

Lembrem.se que a grande parte de uma maquina de médio formato é passada num tripé, pois a grande vantagem do médio formato é a sua resolução e para isso é por a maquina num tripé... e por a maquina num tripé dá acesso a tempos baixos e a aberturas altas... Well you guys get the idea...

Alem disso, as distancias focais , tal como a abertura, têm de ser convertidas se estiverem a pensar em 35mm, tal como um APS-C e Full Frame.

Em 35mm, uma 50mm f1.4 é em 6x6 ( Hasselblad V por exemplo ) 80mm f2,8 . Em termos de exposição o 2.8 é 2.8 mas em termos de DoF é comparavel.
 
Back
Topo