LaTeX? O que é isso?

Agora é que descobri que o excelente crimsoneditor também edita latex. Está-me é a dar uns erros quando passo de tex para pdf... mas acaba por fazer o doc, tenho de ler mais. :)

Isto é fixe. :)
 
Existe o Kile para o KDE, muito bom mesmo!

abraços, HecKel

PS -> Alph não me venhas com o BlueFish páki, sff :P

EDIT: Para quem quer listagens de código todo bonitinho e usar o LaTeX...., see this ;)
 
Última edição:
acrobat disse:
concordo ctg... apesar de o latex n ter muito a ver com o word. o Latex é pra escrita de documentos cientificos de nao pra andar a escrever textos cheios de mariquices.. tb nao sabia o que era o Latex mas este ano aki na ESTG implementamos uma versao de latex em java e deu pra perdeber alguns dos fundamentos do Latex..


Pois, eu na ESTG sou obrigado a entregar os trabalhos de métodos numéricos (E.I) em latex mas acabei por começar a curtir aquilo. É muito fácil de trabalhar quando se trata de coisas que envolvam muitas fórmulas matemáticas. Se tiverem dúvidas não deixem de me perguntar. Cumps
 
Curiosamente..., comecei com o LaTeX tb obrigado..., quando estive a estudar no Politécnico de Tomar, mas acabei por adorar aquilo tanto que sempre que posso tento fazer os meus relatórios em LaTeX.

Aqui na FCTUNL o LaTeX é mais conhecido entre os matemáticos (acho que têm mesmo uma cadeira onde aprendem a trabalhar com esta ferramenta) e alguns curiosos, no curso de Informática suponho que não existe nada relacionado com isto..., pelo menos que eu me tenha apercebido.

abraços, HecKel
 
Pois, eu estou em E.I. e de facto temos de entregar os relatórios de Métodos Numéricos em Latex. E penso que agora tb vai começar a ser implementado no 4ªano qq coisa acerca disso. Cumps
 
O LaTeX é muito bom! Já fiz trabalhos usando esta linguagem (não é assim tão difícil... é praticamente inglês, claro que a programação ajuda um pouquito mas pronto), e provoquei inveja relativamente aos meus colegas, dado que o output, se usar os packages certos, fica muito, mas mesmo muito melhor do que a maior parte dos editores WYSIWYG :D
 
bsod disse:
O LaTeX é muito bom! Já fiz trabalhos usando esta linguagem (não é assim tão difícil... é praticamente inglês, claro que a programação ajuda um pouquito mas pronto), e provoquei inveja relativamente aos meus colegas, dado que o output, se usar os packages certos, fica muito, mas mesmo muito melhor do que a maior parte dos editores WYSIWYG :D

O pior depois são os conteúdos... Perde-se tempo o aspecto gráfico todo pipi e depois um gajo lê os trabalhos e estão uma bela duma m.
 
Considero o Latex uma linguagem fantastica..
Faço todos os meus trabalhos com Latex.
Ficam muito fixe..
E não ha coisas k nao se consegue fazer com Latex.
Existem packages para tudo=)
 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Latex
http://en.wikipedia.org/wiki/LaTeX

Bem, acho que estes dois links servem para confirmar o que vou dizer :)

LaTeX não é uma linguagem, mas sim um sistema de tipografia. De facto assemelha-se bastante a uma linguagem e até dá para criar classes e package que "reagem" como um programa mas mesmo assim eu não considero que seja uma linguagem de programação, afinal de contas seria uma linguagem de programação bastante limitada..., apenas para criar documentos?

abraços, HecKel
 
eu.. pessoalmente considero o latex um material mto flexivel e bastante confortavel para preservativos!! =D

cumps

ja ouvi falar mt bem do latex. dizem ser bastante versatil para criaçao de documentos. de ***** maneira nc usei e nc senti falta.
 
Última edição:
LeeMan disse:
O pior depois são os conteúdos... Perde-se tempo o aspecto gráfico todo pipi e depois um gajo lê os trabalhos e estão uma bela duma m.

O "aspecto gráfico todo pipi" só se vê praticamente no fim. Não há coisas muito distractivas no editor: no Word (ou noutro qq editor WYSIWYG) distraímo.nos c a fonte, com o paragrafo, com qq coisa...

E para escrever equações e fórmulas o TeX está anos à frente daquela "coisa" da Microsoft. Para além d que é livre :D

Já agora, o editor que uso é o TeXnic Center. É jeitosito, e tem uma boa interface. Para Windows, é mt jeitoso. Já agora, conseguem-me dizer aí um bom editor para OS X? :D

Cumps
 
Boas. Ando praqui a experimentar esta "ferramenta" e realmente acredito que se ganhe mt tempo quando for para produzir grandes documentos.

Agora, precisava é que me dissessem uma coisa, como altero o formato dos documentos? Sei que há varias classes que formatam de forma diferente, mas queria aprender a definir margens, local onde colocar o titulo dum capitulo, etc.
Tb gostava de saber fazer uma capa naquilo :P
 
Boas!

Para as margens não me recordo decor..., mas para a capa tens duas alternativas, ou usas os comandos pré-definidos, caso do \author{texto} \date{data} \title{texto} FORA do \begin{document} e lá dentro metes o \maketitle (vê o exemplo do primeiro post)

Hipótese B, mas personalizável.

Dentro do ambiente do document, crias este ambiente:

\begin{titlepage}
metes o que te apetecer e da forma que te apetecer
\end{titlepage}

Que deve bastar ;)

abraços, HecKel
 
tks.

Já agora, que pacotes costumam usar assim num relatório normal. Por exemplo os diagramas, fazem pelo latex ou usam outro progamas e dps colocam lá a imagem?
 
O LaTeX foi o que me valeu para escrever o relatório de fim de curso.
Com os montes de fórmulas que tive de escrever caso tivesse usado o Word estava bem tramado.
Depois de um período inicial de adaptação escrever expressões matemáticas complicadas é tão simples como escrever qualquer texto.
 
Back
Topo