Opinião Jogo(s) que toda a gente gosta mas tu nem por isso

Acho piada o pessoal ficar incomodado quando alguém diz que não gosta de um determinado jogo, ou que achou aborrecido. O que me parece diferente do que dizer que um jogo está sobrevalorizado ou que não é a 8ª maravilha "como dizem", o que implica um juizo sobre o gosto dos outros.

Na lista do @amrc10, tenho por exemplo o sekiro como um dos melhores jogos que já joguei, mas também tenho na minha lista o Witcher 3 no mesmo patamar. São jogos muito diferentes, e que na minha opinião, exercitam diferentes partes do nosso cérebro. No Witcher 3, para além adorar o Gwent, também me envolvi completamente na história, nas personagens e no mundo, que é o que se quer num RPG. No Sekiro, foi a adrenalina do combate. Depois desses dois jogos, nunca joguei nada que se aproximasse a estes em relação ao seu respetivo género.
Eu joguei o The Witcher 3 exatamente um ano depois do seu lançamento. Ano passado joguei a versão PS4 e tenho a dizer que amei o jogo na PS4 mas que para um jogo de 2015 envelheceu bastante mal em termos de Gameplay. E atenção que para mim o jogo na altura da PS4 foi 10/10 e um dos melhores jogos de sempre. Se o fosse jogar agora pela primeira vez teria uma opinião diferente.
 
Eu joguei o Witcher 3 há 3 anos atrás pela primeira vez. Não joguei antes, porque desde adolescente sempre fugi dos RPGs. Mas depois o Witcher 3 aparecia sempre na lista dos melhores jogos de sempre, e bom, decidi experimentar. E as primeiras impressões não foram as melhores. Os gráficos e o combate pareceram-me algo básicos, e depois fez-me uma confusão a quantidade itens que se podia apanhar, e não sabia o que fazer com eles. Um jogo de cartas dentro do jogo? Que raio. Anos atrás, teria desistido depois de 2-3 horas, e continuaria a não entender porque é que é um jogo tão aclamado.

Mas decidi ir ao youtube para guias de newbies para me ajudar a entender algumas coisas que não entendia, e também para esclarecer sobre o universo do Witcher. Três meses depois e completado o jogo e os DLCs, posso dizer que foi uma experiência única. Se pegasse o jogo pela primeira vez em 2023 haveria de sentir o mesmo. Os valores de produção em relação às histórias, personagens, universo, e o soundtrack, são bastante elevados, e honestamente, ainda não vi um jogo que se aproximasse ao Witcher 3 naquilo que o jogo é bom.
 
Última edição:
O não gostar depende de cada um mas no meu caso quando digo que não gosto de Final Fantasy é porque não gosto mesmo.
Tentei jogar na PS2, na PS3 e na PS4 até passei o 13 mas a muito custo.
Já o The Division 2 joguei 15 minutos e não gostei, no entanto acho injusto dizer que não gosto, se calhar naquela fase não tive a paciência necessária.

Quando digo que não gosto é porque tive a jogar x tempo, para ter uma opinião.
No Fortnite, vi o meu sobrinho jogar várias vezes, passou-me o comando, tentei jogar mas esquece...não faz o meu género.
 
@Jac Tuga tens todo o direito a dizer que não gostas de Final Fantasy, apesar de eu achar que não tem grande sentido dizer que não se gosta de cento e tal jogos com base em se jogar 3. Mas pronto são opiniões.
Ou estás só a referir-te à saga mainline? Aí até consigo perceber melhor (se bem que mesmo assim há títulos muito diferentes).

No entanto podes revelar os que jogaste? O que falaste (XIII) enquadra-se mais em "Jogos que toda a gente detesta".
Outros que não se enquadram neste tópico da saga principal são: X-2, XI, XII, XIII, XIII-2, XIII-LR, XV, ou seja quase todos os jogos da era PS2-PS4.

Pode parecer até que sou um grande fã da saga mas na verdade nem me considero um fã, como já disse tem jogos que adoro, que gosto, que não gosto e que não me interessam. Quando sai um título novo tanto me pode interessar (remake FFVII) como não me interessar (FFXVI).
 
@Jac Tuga tens todo o direito a dizer que não gostas de Final Fantasy, apesar de eu achar que não tem grande sentido dizer que não se gosta de cento e tal jogos com base em se jogar 3. Mas pronto são opiniões.
Ou estás só a referir-te à saga mainline? Aí até consigo perceber melhor (se bem que mesmo assim há títulos muito diferentes).

No entanto podes revelar os que jogaste? O que falaste (XIII) enquadra-se mais em "Jogos que toda a gente detesta".
Outros que não se enquadram neste tópico da saga principal são: X-2, XI, XII, XIII, XIII-2, XIII-LR, XV, ou seja quase todos os jogos da era PS2-PS4.

Pode parecer até que sou um grande fã da saga mas na verdade nem me considero um fã, como já disse tem jogos que adoro, que gosto, que não gosto e que não me interessam. Quando sai um título novo tanto me pode interessar (remake FFVII) como não me interessar (FFXVI).
Mas porque é tão difícil aceitar que ha pessoas (nas quais tb me incluo) que não gostam dos Final Fantasy? Lol o 16 poderá ser o primeiro que gostarei por causa do combate e ambiente.
 
Mas porque é tão difícil aceitar que ha pessoas (nas quais tb me incluo) que não gostam dos Final Fantasy? Lol o 16 poderá ser o primeiro que gostarei por causa do combate e ambiente.
Tal como já disse antes não é nada difícil aceitar isso, eu não gosto de mais jogos FF do que o @Jac Tuga e por essa lógica também dizia que não gosto da série. Por acaso comecei pelos que gosto, mas mesmo que não tivesse sido assim não ia descartar a série inteira.

É como pegar em 100 jogos aleatórios e jogar 3 e dizer que não se gosta de nenhum (dos 100). Faço esta comparação pois a série Final Fantasy é muito variada e tem jogos de vários géneros e que não têm nada a ver uns com os outros.

Se alguém disser que adora a saga Final Fantasy após jogar poucos jogos a minha confusão é igual, acho que não tem lógica.
Mas lá está são opiniões, e também é para isso que existe este fórum.

Edit: E mais uma vez volto a referir que o tópico é "Jogos que toda a gente adora e tu nem por isso", acho que é pertinente mencionar quais os jogos que se jogaram e o porquê de não se gostar. Eu não quero convencer ninguém a gostar de nada, todos temos gostos diferentes.
Eu próprio não tenho uma opinião geral sobre a saga, joguei uma percentagem pequena de todos os jogos.
Se estivermos a falar da saga mainline acho que é uma boa saga pois tem jogos excelentes, mas também tem vários títulos fracos na minha opinião.

Tu até estás a ir ao encontro do que o que estou a dizer ao falares no FFXVI, faz parte da saga e podes vir a gostar.
Eu percebo perfeitamente que se tenha alguma resistência a experimentar outro título quando ainda não se gostou de nenhum jogo, o que eu acho que não faz sentido é descartar a saga completamente por algumas más experiências, não sei se é o caso de alguém daqui mas às vezes é isso que dá a entender. Por isso também é que peço que digam os jogos que jogaram, se calhar são os mesmos que não gostei, ou não, são gostos.
 
Última edição:
League of legends, não gosto da top down view, preferia muito mais SMITE que é na 3ª pessoa, entretanto deixei de o jogar.

Psychonauts, começei o 1 e o 2 e deixei ambos. Acho a parte de platforming aborrecida e tem demasiado diálogo para encher chouriços. Gostei bastante dos ambientes e da criatividade dos jogos mas a jogabilidade não me cativou
 
Psychonauts, começei o 1 e o 2 e deixei ambos. Acho a parte de platforming aborrecida e tem demasiado diálogo para encher chouriços. Gostei bastante dos ambientes e da criatividade dos jogos mas a jogabilidade não me cativou
Nem me lembrei dos Psychonauts, por acaso são jogos que têm todos os ingredientes para eu gostar mas alguma coisa não clicou comigo e acabei por deixar o primeiro a meio e o segundo só joguei o início.
Até acho que são bons jogos mas hoje em dia a oferta é tanta que acabo por preferir jogar outros.
 
Acho que há alguma confusão quando se tenta generalizar o que se gosta ou não.
Vou dar um exemplo: Adoro a série Anno, joguei todos desde o 1602, até ao 1800.
Não consigo jogar os 2205 e 2070 porque o "setting" futurista a mim não me apela, embora reconheça que são bons jogos simplesmente não são para mim.
Outro exemplo é o Horizon: Zero Dawn, que acho a história tão sem sal que não consegui acabar.
 
@Daniel27DS

Que queres que te diga mais? Eu acho que já disse tudo...não gosto da série e não foi por jogar pouco.
Não é uma série que goste, é muito raro em mim mas Final Fantasy deve ser das poucas séries famosas de videojogos de que não gosto.

Para quem adora Uncharted, The Last of Us, The Witcher, Dead Space, Resident Evil, The Evil Within, Tomb Raider, God of War, Killzone, GTA, Mafia, Yakuza, Batman, Spider Man entre muitos outros IP's, não gostar de Final Fantasy é um mal menor.
 
Acho que o ele que dizer é que não jogaste os títulos que melhor representam a série, como o IV, o VI ou o VII. Mas de qualquer das formas, pelos teus gostos e não vendo aí nenhuma série de jRPG, acho que não irias gostar na mesma, pelo que não aconselho. Se gostasses de estratégia aconselharia o Tactics que acho fantástico, mas mais uma vez também não vejo nada parecido aí na lista.
 
Deviam fazer um tópico ao contrário e aí metia a saga máfia, não é muito amado mas eu adoro :)

Em relação a este tópico junto o Diablo IV, não me puxa esse jogo.
 
@Daniel27DS

Que queres que te diga mais? Eu acho que já disse tudo...não gosto da série e não foi por jogar pouco.
Não é uma série que goste, é muito raro em mim mas Final Fantasy deve ser das poucas séries famosas de videojogos de que não gosto.
Perguntei 2 vezes quais foram os jogos da saga que jogaste, e continuas sem os revelar, só isso. É esse o propósito do tópico, falar de jogos que "toda a gente adora". O FFXIII que foi o único que falaste não se enquadra pois é mal amado.

Se jogaste 3 jogos da saga em cento e tal jogaste pouco, isso é um facto. Jogar muitas horas do FFXIII, por exemplo, não te diz nada sobre jogos como o Tactics, o Dissidia e o Strangers of Paradise, tudo jogos completamente diferentes uns dos outros.
Quase que aposto que esses 3 jogos que jogaste são daqueles que eu próprio não gostei ou não tive interesse. E isto nem é assim tão relevante, não quer dizer que automaticamente gostasses dos que eu gosto.

O que eu estou a falar aplica-se a qualquer saga com muitos e variados títulos, troca onde eu digo Final Fantasy por Mario, é igual.
Eu não te estou a atacar por dizeres que não gostas, estou apenas a questionar a lógica dessa afirmação após ter jogado uma amostra minúscula da saga.

Para quem adora Uncharted, The Last of Us, The Witcher, Dead Space, Resident Evil, The Evil Within, Tomb Raider, God of War, Killzone, GTA, Mafia, Yakuza, Batman, Spider Man entre muitos outros IP's, não gostar de Final Fantasy é um mal menor.
Mal menor? Isso não quer dizer nada, são gostos. Não tem mal nenhum gostar ou não gostar dessas séries.
A única diferença entre esses jogos e séries como Final Fantasy e Mario, por exemplo, é que para além de terem poucos jogos eles são muito mais semelhantes entre si e percebe-se mais facilmente se não se gosta da série.

Acho que o ele que dizer é que não jogaste os títulos que melhor representam a série, como o IV, o VI ou o VII. Mas de qualquer das formas, pelos teus gostos e não vendo aí nenhuma série de jRPG, acho que não irias gostar na mesma, pelo que não aconselho. Se gostasses de estratégia aconselharia o Tactics que acho fantástico, mas mais uma vez também não vejo nada parecido aí na lista.
Também, mas de qualquer maneira continuava a não achar lógico jogar poucos jogos e ter uma opinião sobre a saga inteira, sendo ela positiva ou negativa.
Como é lógico ele até podia não gostar de jogo nenhum da série, o que é pouco provável pois existem jogos de muitos géneros e alguns do tipo dos que ele gosta. Mas é possível que mesmo assim não gostasse de nenhum e como já disse várias vezes isso não tem problema, são gostos.

Sinceramente já estou um pouco cansado de debater este tema, o que quis mostrar é que não é possível ter uma opinião sobre tantos jogos com base numa amostra tão pequena, e ao chutar a série (ou outra qualquer parecida) para canto podem estar a perder ótimas experiências. Mas isso é a escolha de cada um.
Edit: Para além de que falar por texto pode dar azo a interpretações erradas do que se está a dizer.
 
Última edição:
Acho que era bem perceptível, as pessoas hoje em dia é que são muito...

CLARO que este tópico era dedicado a quem por exemplo não gosta do Zelda, Last of US ou do God of War. Jogos aclamados pela crítica e pelo público.
 
Acho que era bem perceptível, as pessoas hoje em dia é que são muito...

CLARO que este tópico era dedicado a quem por exemplo não gosta do Zelda, Last of US ou do God of War. Jogos aclamados pela crítica e pelo público.
Claro que era percetível, tanto era que já tinha comentado antes com alguns jogos.
Aliás o exagero no título não tinha mal nenhum, só estava a responder ao comentário anterior.

Voltando ao que interessa que é o tema do tópico acrescento ao que já mencionei o GTA V, é verdade que ainda não dei uma oportunidade a sério ao jogo mas até hoje não me puxou muito para continuar.
 
Back
Topo