Processador Intel Tiger Lake [2020]

Nemesis11

Power Member
Depois do lançamento do Intel "Ice Lake", começam a aparecer Leaks do sucessor, com o nome de "Tiger Lake".
O Leak é novamente no segmento "U", para portáteis, que andará ali pelos 15 W.

K7Kn6nF.png


https://intel-gfx-ci.01.org/hardware/re-tgl-u/cpuinfo.log
https://twitter.com/InstLatX64/status/1173590492002562048

Pontos Interessantes:
  • Processo de Fabrico a 10nm+.
  • Geração 12 das gráficas, que deverá ser semelhantes às próximas gráficas dedicadas da Intel (Intel Xe).
  • Neste leak, é um Quad Core com HT
  • Clocks de 1 Ghz Base, 3,4 Ghz Turbo (Deve ser um ES ainda)
  • +50% de cache L3. Em 4 cores, passou de 8 para 12 MB.
  • 2020
A ver se aparecem em maiores quantidades que o actual "Ice Lake" e se terá versão Desktop.
 
Bom aumento de cache e, mais interessante, pode mostrar o potencial do que será a futura arquitectura de gpu's da Intel.

A data de lançamento a ser em 2020 deve ser para o ultimo trimestre, olhando para o roadmap da Intel.

A ver se aparecem em maiores quantidades que o actual "Ice Lake" e se terá versão Desktop.
Em principio, sendo 10nm+ não.
Em 2020 desktop continuará nos 14nm++++ e o que se conhece para desktop é que para 2021 já deverá ser 7nm - lá para o segundo semestre, depois dos gpu's discrete.

Servidores é que também devem vir com algo nos 10nm+ em 2020.

p.s.:
O primeiro link dá 404. O segundo link tem lá alguns questões interessantes do Ian da Anandtech e de outros a responderem-lhe.
 
Desde à muito tempo que eu pensava que o tigerlake seria a resposta da intel em desktop. Agora tenho quase a certeza que não por muito que a intel tente esconder o buraco em que se enterrou com os 10nm, não creio que exista optimização possível. Só bem perto de 2022 é que deve sair para desktop uma nova arquitectura em 7nm.

E para mim o mais impressionante é que nada arranha a intel. Nem meltdowns e companhias, nem o HT esburacado, atoms a morrerem precoce-mente...

De qualquer maneira a amd têm uma "vaquinha" de todo o tamanho pois o tigerlake certamente seria uma granda paulada.
 
Mas isso de aparecerem mais depende é do processo de fabrico ficar optimizado, certo?

Depende da capacidade de produção e dos yelds.
Os rumores dizem que inicialmente, a Intel iria produzir 10 nm em 4 fábricas e actualmente só está a produzir numa. As outras 3 ou foram reconvertidas para 14 nm ou serão convertidas para 7 nm. Isto é daquelas informações que será impossível saber se são reais, mas se for, é possível que a Intel nunca terá grande capacidade de produção a 10 nm.
Actualmente, do que tenho visto dos anúncios de Portáteis com "Ice Lake", acho que só há 1 no mercado (Dell XPS 13 2-in-1) e uns 7 ou 8 anunciados. Isto é muito pouco e a maior parte dos portáteis novos estão a ser anunciados com o "Comet Lake" a 14 nm.
Veremos se haverá mais oferta no futuro.

Bom aumento de cache e, mais interessante, pode mostrar o potencial do que será a futura arquitectura de gpu's da Intel.

O ponto dos GPUs levanta uma questão. Se vale a pena comprar um computador com "Ice Lake".
Uma das suas vantagens é o GPU, mas ao mesmo tempo, com a passagem da Intel para os GPUs Gen 12 (Intel Xe) que deverão ser bastante diferentes, parece-me fazer com o GPU do "Ice Lake" seja o fim de uma arquitectura. Uma "estrada sem saída".

p.s.:
O primeiro link dá 404. O segundo link tem lá alguns questões interessantes do Ian da Anandtech e de outros a responderem-lhe.

Sim, à volta da evolução do AVX512. Vão sendo adicionadas e alteradas instruções ao AVX512.
pmdkfzL.jpg


Um pouco confuso.....

Diferanças entre o "Ice Lake" e "Tiger Lake", segundo aquele dump:
TGL-U 806C0 flags vs ICL-U i7-1065G7: rdt_a=Resource Directory Tech, Allocation cat_l2=Cache Allocation Tech cdp_l2=Code and Data Prioritization,L2 smx=Safer Mode eXtensions tme=Total Memory Encryption clwb, movdir* Missing: CET=Control-flow Enforcement Tech

https://twitter.com/InstLatX64/status/1173897774921912321

Em principio, sendo 10nm+ não.
Em 2020 desktop continuará nos 14nm++++ e o que se conhece para desktop é que para 2021 já deverá ser 7nm - lá para o segundo semestre, depois dos gpu's discrete.

Pois. Eu durante muito tempo pensei que para Desktop a Intel iria passar por cima do "Ice Lake", mas que na geração seguinte a 10+ nm, aparecessem no mercado Desktop. Nesta altura não sei se não será apenas a 7 nm com o "Saphire Rapids".
 
Confirmado está no Intel Lakefield que é um processador "Big Little" da Intel, com 1 core Tiger Lake e 4 Atom.
Nos restantes mercados de laptop, nada está confirmado, mas todos os leaks apontam para que eles sejam lançados. Neste ponto, a única contrariedade poderá ser mudanças de planos da Intel, por causa dos problemas de fabrico.
Para desktop, não há qualquer certeza. É uma incógnita.
 
Um leak do "Sapphire Rappids", que se bem percebo, é a versão servidor do Willow Cove/Tiger Lake:

SPR : 48C , <200W , 1-2S
SPR : 32C , >200W , 2S/4-8S

https://twitter.com/momomo_us/status/1268176240097161217

Se os leaks estiverem correctos, este CPU será feito em 10++ nm e lançado em 2021, com o novo socket LGA4677, DDR5, Pci-Ex Gen5.
Alegadamente, irá concorrer com com o AMD Epyc Zen 4 "Genoa".

EDCUajO.png


O numero de cores não impressiona, mas o TDP em 1 e 2 sockets até poderá não ser mau.

EDIT: Já agora, a Intel anda a enviar "isto" a reviewers:
FeZSyeY.jpg


https://twitter.com/LegitReviews/status/1268998531865620485
 
Última edição:
https://www.notebookcheck.net/Intel...e-Vega-7-and-Vega-8-competition.477032.0.html

Isto a ser verdade é bastante interessante e torna o tigerlake numa solução bastante competitiva.

Edit:

Já agora o Ryan Shrout (antigo boss da pcper), que agora está na intel, a jogar bfV num tiger lake a 1080@high@~30fps

https://twitter.com/ryanshrout/status/1273352056208850944?s=19
Resultado muito interessante para a Intel, sem dúvida.

A questão é qual a frequência da ram usada nos AMD para a comparação com a Xe?

E falta ver qual a disponibilidade/capacidade de fabrico destes Tiger Lake e a disponibilidade/evolução de drivers para gpu por parte da Intel.
 
A questão é qual a frequência da ram usada nos AMD para a comparação com a Xe?

Um dos printsceens aparece a velocidade da RAM das gráficas, que como são integradas, é a mesma velocidade da RAM de sistema. O Ryzen está a usar DDR4-3200. O Ryzen suporta até LPDDR4X-4266.
Na velocidade do Tiger Lake, aparece 0 Mhz. Ele não está a apanhar a velocidade da RAM. Havia rumores que o Tiger Lake poderia suportar LPDDR5 que pode ir até 6400, apesar de por agora, ainda não deverá haver nessa velocidade. Não seria grande surpresa se suportar, porque a spec saiu à quase 1 ano.
Claro que também deve suportar DDR4 e também poderá estar a ser usado naquele benchmark.

disponibilidade/evolução de drivers para gpu por parte da Intel.

Tenho reparado que a Intel tem lançado drivers de forma muito mais frequente. Também reformularam o control pannel dos drivers à relativamente pouco tempo.
Se a Intel estiver mesmo empenhada nas Xe, é de esperar que exista bom suporte do lado dos drivers, até porque existiram gráficas dedicadas com essa arquitectura, mas como é um produto da Intel, eles podem desistir do projecto quando mais lhes convém.
Ao mesmo tempo, se eles estiverem empenhados nas Xe, pode ficar preocupante os drivers de GPU dos Ice Lake, já que é o fim da linha para aquela arquitectura.
 
Como é bom ver a AMD de forma natural forçar a Intel a se mexer :D quero ver é preços e outras características como se sai ambos... mas já é um sinal de melhorias para o mercado de CPUs já a muito tempo necessário... pois andava muito estagnado...
 
Back
Topo