Processador Intel Raptor Lake [2022]

@LeonHeart Acho que (se) quando o APO chegar a jogos relevantes já estamos na 16th gen :D

Mas realmente não fazia sentido nenhum bloquearem isso a 14th gen. Ainda percebo limitarem apenas a 12900k / 13600k / 13700k / 13900k / 14600k / 14700k / 14900k. (2 e-core clusters min)
É que os ganhos que estão a obter tem a ver com o acesso ao L2 que estás por trás dos E cores. Quando se desliga os E cores perdesse acesso a esse L2
 
Última edição:
Mesmo era uma vergonha não trazer , quando usam praticamente a mesma arquitetura, foi preciso pessoal reclamar nos fóruns deles e etc .
Agora é preciso que a Intel aposte mais nas actualizações do APO em muito mais jogos , ganhos são bem giros até alguns deles superando os 3d cache da AMD .
Uma coisa que notei que nestes cpus da Intel em certas frequências mais altas tem algum jogo/programa que mania com crashs , muita gente a reclamar nos forums , tendo que baixar para 5.5ghz para ficar ok .

Cumps
 
Mesmo era uma vergonha não trazer pelo menos 13k e ao de top 12k , quando usam praticamente a mesma arquitetura, foi preciso pessoal reclamar nos fóruns deles e etc .
Agora é preciso que a Intel aposte mais nas actualizações do APO em muito mais jogos , ganhos são bem giros até alguns deles superando os 3d cache da AMD .
Uma coisa que notei que nestes cpus da Intel em certas frequências mais altas tem algum jogo/programa que mania com crashs , muita gente a reclamar nos forums , tendo que baixar para 5.5ghz para ficar ok .

Cumps

Se crasha é porque está instável. Gente a "reclamar" é malta que não sabe fazer OC.
A maioria da malta no reddit e afins não sabe o que está a fazer. Vês montes de posts de 5.8-6ghz a 1.2v :rrotflm:

Cinebench não é um stress test...
 
Última edição:
Se crasha é porque está instável. Gente a "reclamar" é malta que não sabe fazer OC.
A maioria da malta no reddit e afins não sabe o que está a fazer. Vês montes de posts de 5.8-6ghz a 1.2v :rrotflm:
Penso que também será voltagem hehe , tem que levar 1.3 +/1.4 + depende da lotaria .
cumps
 
APO pode vir a ser mais útil do que esperava.
Aparentemente vai ser possível ativar em jogos não testados extensamente. Assim é capaz de ser útil em jogos que que se joguem, é que ninguém joga f1 22 quando o 23 está disponivel. Marvels?! ashes?! A maioria dos jogos suportados não são relevantes.
A minha board já tem o driver novo disponivel

13900k / 14900k + ddr4 4300-4400g1 ou ddr5 7600-8200 + apo = RIP 7800x3d :D
 
Última edição:
APO pode vir a ser mais útil do que esperava.
Aparentemente vai ser possível ativar em jogos não testados extensamente. Assim é capaz de ser útil em jogos que que se joguem, é que ninguém joga f1 22 quando o 23 está disponivel. Marvels?! ashes?! A maioria dos jogos suportados não são relevantes.
A minha board já tem o driver novo disponivel

13900k / 14900k + ddr4 4300-4400g1 ou ddr5 7600-8200 + apo = RIP 7800x3d :D

Ativei o dtt na bios, instalei o ultimo driver, instalei a app e ativei o apo.

F1 22 benchmark run, bahrain dry, ultra high preset:

APO off:
bcwO78G.png


APO on:
yqT8dtc.png



Não tenho mais nenhum jogo da lista para testar.
É useless no f1 22 com o meu 13700k.

Edit: Testei novamente em ultra high e fechei/abri o jogo quando desliguei o APO, performance exatamente igual. Metro exodus +10% com apo on, mas como não tenho o jogo foi só para teste rápido não vou colocar aqui os resultados.
 
Última edição:
Back
Topo