Processador Intel Meteor Lake [2023]

Que exagero, sinceramente a intel vende isso pro gaming quando é o CPU errado. Um 7800X3D peita isso com 70-80W, enfim.

O 14600k serve muito bem pro gaming e seria ainda melhor se a intel não o capasse a L3...

Para gaming a intel precisa de um die com 8 P-cores sem HT, 8 eCores, pelo menos 64MB L3, clocks moderados e um iGP mais simples só para dar imagem

i9: 8+8
i7: 8+6
i5k: 6+6
i5 non-k 6+4, 48MB L3

Para "produtividade" que bastava os cpus atuais com clocks mais moderados e com menos versões.
 
Última edição:
É estive a ver na diagonal algumas reviews, que exagero...

Em gaming fica similar ao 7800X3D que consome menos de 1/3 em stock. Em produtividade fica 5% àcima do 7950X3D que gasta 140w peak.

A única coisa boa que poderia tirar daí é ter um CPU binned e fazer UV + limitar PL que deve atingir uma eficiencia jeitosa. Quase de certeza deve dar para limitar isso à 180-200w max load e 100w gaming e fica com 90-95% da performance original.
 
13900KS nao compensava, este e mais do mesmo, consegue ser ainda pior como tens mais uns pozinhos.

E a forma que a Intel arranjou de valorizar/monetizar os 14900k com melhor binning cobrando o extra...
 
Intel Core i9-14900KS Review - The Last of its Kind

YMUbS3X.png


https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i9-14900ks/
 
Isso é só um dos vários exemplos que determinam que a jogada da Intel, com o lançamento destes modelos numa arquitectura a "rebentar pelas costuras" é um erro. Já não faz sentido. É interessante para usarem para bater recordes mundiais de overclock, mas nada mais.

Aliás, a própria diferença do consumo em stock do 14900K para o 14900KS, de 170 para 208W, conforme indicou o TechPowerUP, revelam bem o disparate de CPU...
 
Olha quem ele é!! bem vindo de volta!

Pois é, nem o binning serviu para melhorar o consumo. É mesmo o canto do cisne da plataforma LGA 1700
Eu espero que esta loucura acabe. É CPUs de 400, placas de 500w
 
Olha quem ele é!! bem vindo de volta!

Pois é, nem o binning serviu para melhorar o consumo. É mesmo o canto do cisne da plataforma LGA 1700
Eu espero que esta loucura acabe. É CPUs de 400, placas de 500w
Não creio que essa tendência vá acabar.

Iremos assistir a um aumento de eficiência dos componentes, mas isso não representa directamente uma diminuição dos consumos. Haverá sempre a justificação do aumento da capacidade de processamento, e da complexidade das unidades de processamento... Ahh, e a cantiga da integração das unidades de processamento neural para a IA.
 
Olha quem ele é!! bem vindo de volta!

Pois é, nem o binning serviu para melhorar o consumo. É mesmo o canto do cisne da plataforma LGA 1700
Eu espero que esta loucura acabe. É CPUs de 400, placas de 500w

Nos GPUs de 500W ao menos há um aumento brutal de capacidade. A 4090 é obviamente overkill para a maioria dos cenarios, mas aquele consumo todo trás frutos. Eu tenho a minha a consumir "apenas" 350W porque não vejo grande necessidade de a ter nos maximos. A quebra de performance é quase nula.

Já estes consumos nos CPUs quando vemos a concorrencia a fazer a mesma performance com metade ou menos consumo...
 
Meu 13900k para fazer p cores 5.7ghz e e cores a 4.5ghz estáveis tive que meter limites de power e na mb meter a linha de oc no 5 , agora é raro dar problema com certas engines mais sensíveis .
RTX 4090 no geral anda sempre nos 350w/400W sem perca de performance .
 
Meu 13900k para fazer p cores 5.7ghz e e cores a 4.5ghz estáveis tive que meter limites de power e na mb meter a linha de oc no 5 , agora é raro dar problema com certas engines mais sensíveis .
RTX 4090 no geral anda sempre nos 350w/400W sem perca de performance .

linha de oc 5?!? Não queres dizer LLC5? Isso basicamente aumenta-te a voltagem é normal notares mais estabilidade. Mas o ideal é usar LLC mais baixo, 3 que é o default(asus) e aumentares mais o vcore. Tem mais vdroop mas menos undershoot. quanto mais overkill for o vrm da board menos undershoot com LLC mais agressivo. Na maioria das boards Asus mid range 3-5 é o ideal. 6 em boards de oc extremo como z690/z790 apex

Tens aí uma boa explicação:
https://elmorlabs.com/2019-09-05/vrm-load-line-visualized/

A malta que tem problemas de estabilidade não sabe o que está a fazer. É simples. Stock = load optimized defaults sem XMP. Quando ligas xmp os power limits são logo removidos, para além de aplicar voltagens relevantes ao imc/ram que podem não ser estáveis.


Se o cpu está instável com load optimized defaults, sem xmp ai sim é um problema.
 
Última edição:
O problema da instabilidade dos raptor lake, pelo que vi, na grande maioria dos casos não se deve a ram. É mesmo degradação do silício dos núcleos, em alguns casos também podes ter degradação do IMC mas não é tão comum.

É o que dá lançarem cpus em stock do lado errado da curva de v/f, a juntar a isso tens boards high-end que nem os limites da Intel respeitam. Alguns destes cpus estão a experienciar electromigração acelerada e por vezes é gente que só os colocou a funcionar em stock. Curiosamente é sempre em boards Z e processadores K, com PL1=PL2 ilimitado e MCE ativado por default. Que é basicamente o equivalente a comprares um ryzen já com OC de fabrica e como se não bastasse o fabricante da board ainda te ativa o PBO automaticamente.
 
Back
Topo