Processador Intel Meteor Lake [2023]

O problema da instabilidade dos raptor lake, pelo que vi, na grande maioria dos casos não se deve a ram. É mesmo degradação do silício dos núcleos, em alguns casos também podes ter degradação do IMC mas não é tão comum.

É o que dá lançarem cpus em stock do lado errado da curva de v/f, a juntar a isso tens boards high-end que nem os limites da Intel respeitam. Alguns destes cpus estão a experienciar electromigração acelerada e por vezes é gente que só os colocou a funcionar em stock. Curiosamente é sempre em boards Z e processadores K, com PL1=PL2 ilimitado e MCE ativado por default. Que é basicamente o equivalente a comprares um ryzen já com OC de fabrica e como se não bastasse o fabricante da board ainda te ativa o PBO automaticamente.

Degradação acho mais raro, mas também é possível. Os cores do meu 13700kf estão exatamente iguais a quando recebi o chip, mas nunca esteve a 90º+C e 250+w durante muito tempo.

Eu já trabalhei com 13700k / 13900ks e o meu 13700kf. E stock todas boards da asus fazem undervolt (AC_LL mais baixo), em todos eles reduzir o AC_LL ainda mais manualmente permite cerca de 20-30mv undervolt antes de ficar instável (whea errors/crashes) em loads pesados como y-cruncher small fft/prime95 smallfft/ stockfish chess engine.

Não deve ser difícil que apareçam chips com vf curve mais apertada que fiquem instáveis com o UV stock que as boards aplicam.

 
Última edição:
Back
Topo